Buscar

Prova Epizootiologia das Doenças Microbianas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Durante o atendimento a um plantel equino, o veterinário observou os seguintes sintomas nos animais doentes: hipertermia (39-41ºC), tosse seca e intermitente, secreção nasal aquosa à mucosa, sensibilidade nos linfonodos submandibulares, sons pulmonares anormais caracterizados por crepitações e sibilos. Alguns animais apresentaram edema dos membros e anormalidades eletrocardiográficas. De acordo com os sinais clínicos observados, você médico veterinário diagnosticaria que doença, e quais exames complementares solicitaria para auxílio no diagnóstico?
R.: O provável diagnóstico é garrotilho. Os exames complementares para auxílio do diagnóstico podem ser: 1. Cultura e identificação (padrão ouro); 2. Citologia; 3. Métodos moleculares e 4. Histopatologia (biópsia). 
A paralisia espástica e paralisia flácida são sinais clínicos característicos de quais doenças? Cite também o agente etiológico de cada uma.
R.: A paralisia espástica é o principal sinal clínico do tétano, causado pelo Clostridium tetani. Assim como a paralisia flácida é o principal sinal clínico do botulismo, causado pelo Clostridium botulinum.
As doenças infecciosas podem ser detectadas por diversos tipos de testes, descreva o que são técnicas diretas de diagnóstico e cite um exemplo.
R.: São técnicas que objetivam encontrar o agente da doença. Como exemplo podemos citar as culturas de microrganismos.
Descreva o significado dos seguintes termos epidemiológicos: período de incubação, período pré-patente.
R.: O período de incubação é o intervalo que vai desde o início da infecção até o aparecimento dos primeiros sintomas, já o período pré-patente é o intervalo que se estende desde o início da infecção até a eliminação do agente no ambiente.
A suspeita ou ocorrência de qualquer doença listada no anexo da Instrução Normativa 50 de 24 de setembro de 2013 do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, deve ser notificada imediatamente, no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas de seu conhecimento, quando apresentarem certas características epidemiológicas. Descreva ao menos duas dessas características.
R.: A notificação deve ser em feita em até 24 horas quando: 1. Ocorrer a 1ª vez no país ou reaparecer em zona ou compartimento declarado livre; 2. Qualquer nova cepa de agente patogênico que ocorrer no país, zona ou compartimento; 3. Houver mudanças repentinas nos parâmetros epidemiológicos (distribuição, incidência, morbidade, mortalidade); 4. Houver mudanças de perfil epidemiológico (mudança de hospedeiro, de patogenicidade, novas variantes ou cepas).

Outros materiais