Buscar

Prova de Comportamento do Consumidor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA DE COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR – ANHEMBI MORUMBI
Pergunta 1
Motivação refere-se a um estado ativado dentro de uma pessoa o qual leva a um comportamento direcionado por objetivo. De acordo com Kotler (1998), “um motivo ou impulso é uma necessidade que está pressionando suficientemente para levar uma pessoa a agir”. De acordo com o conceito de motivação avalie as assertivas que seguem:
 
I - A motivação é a força motriz interna dos indivíduos que os impele à ação, a qual é produzida por um estado de tensão, que existe uma vez que há uma necessidade não satisfeita.
II - A motivação consiste dos impulsos, anseios, desejos ou vontades que iniciam a sequência de eventos que levam a um comportamento.
III – A motivação começa com a presença de um estímulo que impulsiona o reconhecimento de uma necessidade.
 
Pode-se afirmar que está(ão) correta(s) a(s) assertiva(s):
I, II e III
Pergunta 2
Ao se considerar as perspectivas de pesquisas sobre o comportamento do consumidor analise as afirmações que seguem:
 
I - A perspectiva da tomada de decisão propõe que a compra resulta da percepção dos consumidores de que eles têm um problema e então se movem em direção a uma série de passos racionais para resolvê-lo.
II – A perspectiva experiencial propõe que em alguns casos a compra resulta da necessidade do consumidor de se divertir, criar fantasias, obter emoções e sentimentos; usa normalmente métodos de pesquisa interpretativa.
III – A influência da perspectiva comportamental assume que intensas forças ambientais impulsionam os consumidores a fazer compras sem necessariamente desenvolverem primeiro fortes sentimentos e crenças acerca do produto.
 
Estão corretas as assertivas:
I, II e III
Pergunta 3
Classe social é um grupo de pessoas que têm status social similar segundo critérios diversos, sendo destacadamente o econômico o mais utilizado. As duas visões mais relevantes para determinar a classe social são:
O critério Brasil, da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa (ABEP) e o Critério por Faixas de Salário Mínimo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
Pergunta 4
Explique o que é cultura e como ela influencia o comportamento do consumidor?
O fator cultural diz respeito aos valores adquiridos convivendo socialmente em determinada região. Essa parte cultural é que possui grande influência sobre o consumidor, pois vai mostrar suas preferências, costumes e atitudes. Fatores culturais, além de explicarem, exercem um papel importante diante da influência no comportamento de compra dos consumidores, uma vez que a cultura consiste no conjunto compartilhado de valores e crenças duradouras que caracterizam e distinguem grupos sociais.
Pergunta 5
A satisfação é definida como a avaliação objetiva, com respeito a um bem ou serviço, contemplando ou não as necessidades e expectativas do cliente,
 
PORQUE
 
A satisfação é influenciada pelas contrapartidas emocionais dos clientes, pelas causas percebidas para o resultado alcançado com o bem ou serviço e por suas percepções de ganho ou preço justo.
 
É correto afirmar que:
As duas estão corretas e a segunda justifica a primeira.
Pergunta 6
A perspectiva da tomada de decisão propõe que a compra resulta da percepção dos consumidores de que eles têm um problema e então se movem em direção a uma série de passos racionais para resolvê-lo. Quais são as etapas do modelo genérico de decisão de compra?
Considera-se que os clientes ou consumidores passam pelas etapas: reconhecimento do problema; busca de informações; avaliação de alternativas; decisão de compra e; comportamento pós compra (uso e descarte).
Pergunta 7
Em um mundo repleto de inter-relações complexas, em que o volume de informações que atinge cada indivíduo é enorme, mas necessariamente incompleto, suas atitudes, opiniões e comportamentos estão permanentemente expostos a atitudes, opiniões e comportamentos distintos. Todos eles são fontes potenciais de conflito psicológico e, portanto, de dissonância. Desta forma, a dissonância cognitiva pode ser descrita como o:
a dissonância cognitiva é definida como um processo e resultado emocional final da verificação da diferença entre o que se desejou e o que ocorreu.
Pergunta 8
A preparação de uma peça publicitária deve levar em conta vários fatores, dentre os quais o público a atingir, a linguagem a empregar, o produto a anunciar e a mídia a utilizar. Como tem a intenção de propagar uma ideia de forma que esta seja considerada positiva pelo público em qualquer circunstância, a propaganda é diretamente relacionada à persuasão. Ao se considerar a persuasão, pela perspectiva do comportamento do consumidor, avalie as assertivas que seguem:
 
I - A persuasão, definida como qualquer mensagem destinada a formar, reforçar ou alterar as respostas dos outros pode impactar no processo de decisão dos consumidores.
II - De acordo com a forma pela qual são abordados ou como recebem as mensagens de comunicação sobre um novo produto ou serviço, os consumidores podem tomar decisões completamente opostas no momento de uma compra.
III - A tomada de decisões que o consumidor pode ter ao adquirir um produto varia de acordo com a representatividade e o valor do objeto.
 
Pode-se afirma que está(ão) correta(s) a(s) assertiva(s):
I, II e III
Pergunta 9
Fatores culturais, apesar de explicarem, exercem pouca ou nenhuma influência no comportamento de compra dos consumidores.
PORQUE
 
A cultura consiste no conjunto compartilhado de valores e crenças duradouras que caracterizam e distinguem grupos sociais.
 
É correto afirmar que:
A primeira afirmativa é incorreta e a segunda correta
Pergunta 10
A antiga proposta de asilo foi repaginada e hoje existem condomínios pensados exclusivamente para o público com mais idade. São moradias que oferecem estrutura de conforto, segurança e qualidade de vida para uma parcela da população que é aposentada e tem um padrão de vida que lhe permite usufruir de tudo isso. As empresas de turismo também descobriram este filão e apostam, cada vez mais, em pacotes exclusivos para este público. O processo de dividir o mercado com base em características da população, agrupando os consumidores de acordo com variáveis como idade, rendimento, gênero, tamanho da família e escolaridade utiliza o critério:
 
Demográfico
Pergunta 11
A partir do séc. XXI, pela perspectiva empresarial, o consumidor converteu-se no elemento fundamental do desenvolvimento de estratégias. Desta forma, as empresas preocupam-se em:
Desenvolver investigações sobre as tendências de mercado e compreender os problemas de consumo dos indivíduos, a fim de elaborar bens e serviços mais próximos das suas necessidades.
Pergunta 12
A compreensão da percepção é importante para entender e influenciar o comportamento humano. É central na interpretação do mundo que nos rodeia, pois faz a distinção entre o mundo percebido e a realidade. Afeta o resultado dos comportamentos porque os consumidores agem baseados no que veem. Entre os fatores que influenciam a percepção encontram-se:
Os fatores externos. Como intensidade, contraste, movimento e incongruência a; e os (II) fatores internos, como motivação e interesse, experiência, estado emocional, diferenças individuais e preconceito.

Outros materiais