Buscar

RESUMO GESTÃO DE PROJETOS E EVENTOS EM ESPORTE E LASER PRONTO

Prévia do material em texto

GESTÃO DE PROJETOS E EVENTOS EM ESPORTE E LASER
Aprendemos na aula que o projeto é uma construção propia do ser humano, que se concretiza a partir de uma intencionalidade representada por um conjunto de ações que ele antevê como necessária para executar, com a finalidade de transformar uma situação problemática em uma situação desejada, envolve a antecipação de algo desejável que ainda não foi alcançado trazendo assim de pensar uma realidade que ainda não aconteceu. Lembrando que hoje em dia o projeto é muito importante para o mercado de trabalho é como se fosse a base de tudo. 
O projeto assim é dividido em ciclos de vida que são a: elaboração, estruturação, realização e o encerramento. Temos também na estruturação para eleboração do projeto itens importantíssimos como a apresentação, a justificativa, os objetivos, o publico alvo e a localização, atividades e metodologia os recursos (humanos, materiais e técnicos). Vimos na aula também que segundo MEIRELLES, 1999 eventos são “instrumento institucional utilizado na comunicação dirigida, com a finalidade de criar conceito e estabelecer imagens de organizações, produtos, serviços, ideias e pessoas por meio de um acontecimento previamente planejado a ocorrer em um único espaço de tempo com a aproximação entre os participantes, quer seja física, ou por meios de recursos de tecnologia.” Nos eventos temos fases importantíssimas são elas: pré – evento, evento propriamente dito e terceiro pós evento. Na fase pré – evento temos como características conceitos e objetivos do evento, politica de segurança, analise de risco, equipe de informação e inteligência, planejamento que é de suma importância, orçamento dentre outras características, na fase pro- evento temos: monitoramento de risco, distribuição das equipes, comunicação, controle de acesso e do publico, start do evento dentre outras e já na fase pós – vento temos: saída do publico, saída de convidados e autoridades, controle de patrimônio, desmontagem da infraestrutura e relatórios de ocorrências.
No processo de disputas em competições esportivas vimos que temos os processos de eliminatórias que podem ser: eliminatória simples, eliminatória de consolação e eliminatoria dupla. Já nos processos de rodízio temos: rodízio simples, rodizio duplo e rodizio em grupos ou séries. Na eliminatória simples prevê a permanência apenas dos competidores vencedores, assim os perdedores são eliminados a cada confronto e consequentemente o vencedor de cada confronto sera o campeão do certame. Já na eliminatória dupla prevê a permanência dos concorrentes nas disputas mesmo após a primeira derrota, ou seja os concorrentes são eliminados apenas após a segunda derrota, elas ocorrem como esportes individuais como tênis, judô, xadrez dentre outros como o professor abordou na aula. No rodizio simples também conhecido como turno simples, prevê o confronto entre todos os concorrentes participantes em uma única ves (em um único turno). Sendo campeão do certame o concorrente que obtiver o maior numero de pontos após o confronto com todos os participantes. No rodizio duplo é o mesmo procedimento do rodizio simples ele é muito comum como por exemplo no campeonato brasileiro como o professor abordou na aula a única diferença é que o mandante do primeiro turno passa a ser o visitante no segundo turno, sempre multiplicando assim o numero de jogos, é o famoso turno e returno.