Buscar

av3 pratica simulada civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Apelação
Conforme preconiza o artigo 1009 do CPC, da Sentença cabe apelação. É o recurso cabível contra sentença proferida por Juiz de primeiro grau, com o objetivo de requerer a reforma da sentença prolatada. Este recurso tem como prazo para interposição, 15 dias úteis.
2) Princípios da teoria dos recursos.
Os princípios são compostos pela admissibilidade do recurso, requisitos intrínsecos e extrínsecos, cabimento e adequação recursal, desinteresse recursal, legitimidade do recurso, análise de inexistência de fato impeditivo ou extintivo do direito do recurso, regularidades formais, tempestividade, preparo recursal. Nos Princípios devemos levar em consideração: O duplo grau de jurisdição que é mais do que um principio, é uma garantia constitucional conforme preconizado no artigo 5, LV da CRFB/88. É previsto o contraditório e a ampla defesa, o que assegura todos os mecanismos de defesa, inclusive os recursais. Além disso, devemos prestar atenção a taxatividade onde será o recurso todo o mecanismo fixado em lei federal como tal.
3) Procedimento recursal perante juizado especial
O rito processual está regulamentado pela lei 9.099/95, em seu artigo 2º onde norteia os procedimentos do JEC.
“Art. 2°. “o processo orientar-se-á pelos critérios da oralidade, simplicidade, informalidade, economia processual e celeridade, buscando, sempre que possível a conciliação ou a transação”.
Faz- se necessário: Petição Inicial embasada nos artigos 319 e 320 do CPC, audiência Conciliação ou Instrução, produção de provas solicitadas na exordial, se necessário, pericia, após definição do mérito conforme art. 269 CPC, segue-se a sentença, cabendo as partes recorrer da decisão via Embargos de Declaração ou Agravo de Instrumento caso ocorra D.I.
Deve-se levar em consideração o principio da Congruência conforme artigos 128 e 460 do CPC.
Art. 128 - O juiz decidirá a lide nos limites em que foi proposta, sendo-lhe defeso conhecer de questões, não suscitadas, a cujo respeito à lei exige a iniciativa da parte.
Art. 460 - É defeso ao juiz proferir sentença, a favor do autor, de natureza diversa da pedida, bem como condenar o réu em quantidade superior ou em objeto diverso do que lhe foi demandado.
4) Agravo de instrumento
a. 15 dias;
 b. art. 1.016. O agravo de instrumento será dirigido diretamente ao tribunal competente, por meio de petição com os seguintes requisitos: I - os nomes das partes; II - a exposição do fato e do direito; III - as razões do pedido de reforma ou de invalidação da decisão e o próprio pedido; IV - o nome e o endereço completo dos advogados constantes do processo.
 c. art. 1.017. A petição de agravo de instrumento será instruída: I - obrigatoriamente, com cópias da petição inicial, da contestação, da petição que ensejou a decisão agravada, da própria decisão agravada, da certidão da respectiva intimação ou outro documento oficial que comprove a tempestividade e das procurações outorgadas aos advogados do agravante e do agravado; II - com declaração de inexistência de qualquer dos documentos referidos no inciso I, feita pelo advogado do agravante, sob pena de sua responsabilidade pessoal.
 d. se eletrônico poderá, facultativo portanto, se for físico é obrigatório. Art. 1.018. O agravante poderá requerer a juntada, aos autos do processo, de cópia da petição do agravo de instrumento, do comprovante de sua interposição e da relação dos documentos que instruíram o recurso. § 1º Se o juiz comunicar que reformou inteiramente a decisão, o relator considerará prejudicado o agravo de instrumento. § 2º Não sendo eletrônicos os autos, o agravante tomará a providência prevista no caput , no prazo de 3 (três) dias a contar da interposição do agravo de instrumento. § 3º O descumprimento da exigência de que trata o § 2º, desde que arguido e provado pelo agravado, importa inadmissibilidade do agravo de instrumento.
 5) teoria da causa madura
Resposta: Art. 1.013. (...)
§ 3º Se o processo estiver em condições de imediato julgamento, o tribunal deve decidir desde logo o mérito quando: I - reformar sentença fundada no art. 485 ; II - decretar a nulidade da sentença por não ser ela congruente com os limites do pedido ou da causa de pedir; III - constatar a omissão no exame de um dos pedidos, hipótese em que poderá julgá-lo; V - decretar a nulidade de sentença por falta de fundamentação. Tem a finalidade de celeridade ao processo, em admitir que o tribunal possa enfrentar o mérito da causa, quando a sentença extingue o processo com sentença terminativa, ou seja, sem discussão do mérito.