Buscar

Teoria e Prática da Cor: Avaliação e Conceitos

Prévia do material em texto

FACULDADE UNINASSAU
 CURSO DE GRADUAÇÃO EM DESIGN DE INTERIORES
 DISCIPLINA TEORIA E PRÁTICA DA COR 
 SEGUNDA AVALIAÇÃO
	ALUNA
	
	MATRÍCULA
	
	DISCIPLINA
	TEORIA E PRÁTICA DA COR
	DATA DA PROVA
	
	PROFESSORA
	
	TIPO DE PROVA
	 
	TURMA
	 
	CÓDIGO DA TURMA
	 
	NOTA
	 
 ATENÇÃO: 
Apenas alunxs matriculadxs estão autorizadxs a realizar a prova. 
A prova (gabarito) deverá ser devolvida em formato PDF para o programa Teams na aba “tarefas” ou para o e-mail: (apenas para quem não tem acesso ao portal), o título do arquivo em PDF assim como o título do e-mail deverá ser preenchido com o NOME COMPLETO do(a) aluno(a). No corpo do e-mail adicione as informações de Curso, Turno e Matéria. 
Apenas a página do gabarito deve ser devolvida. 
QUESTÃO 01. Observe a imagem a seguir e marque a alternativa correta:
1. A ilustração faz alusão a um fenômeno óptico da dispersão\decomposição da luz branca em cores ao passar por um prisma de vidro opaco. 
2. Em uma de suas experiências, Isaac Newton observou que um feixe de luz solar ao atravessar uma fresta do quarto escuro onde estava, sofria dispersão\decomposição em cores após passar por um meio (prisma) transparente. 
3. A decomposição é possível porque cada cor tem um índice de refração diferente. Isto é, apresenta um desvio diferente quando passa de um meio (ar) para outro (vidro).
a) Somente os itens 1 e 2 estão corretos 
b) Somente o item 2 está correto 
c) Somente os itens 2 e 3 estão corretos 
d) Todos os itens estão corretos 
e) Todos os itens estão errados 
QUESTÃO 02.  Julgue as proposições a seguir:
I – As cores dos objetos são determinadas pela luz que é refletida e chega aos nossos olhos. 
III – Um objeto que apresenta cor preta absorve grande parte da luz que recebe;
IV – Um material de cor branca não reflete nenhuma frequência de luz.
A sequência que apresenta a resposta correta é:
a) V, V, F
b) V, F, F
c) F, F, V
d) V, V,V
e) F, F,F
QUESTÃO 03. Observe a imagem abaixo e julgue os itens a seguir: 
1. A ilustração remete ao Espectro eletromagnético que é uma escala de radiações eletromagnéticas. Nele estão representados os sete tipos de ondas eletromagnéticas: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios x e raios gama respectivamente. 
2. Os comprimentos de onda da luz visível são classificados segundo uma variedade de cores que vão do vermelho (comprimento de onda longo) ao violeta (comprimento de onda curto). 
3. A luz visível é uma onda eletromagnética que possui frequências reconhecíveis pelo olho humano, ao atingir suas células fotossensíveis (cones e bastonetes), provocando a sensação da visão.
a) Apenas os itens 1 e 3 estão corretos
b) Apenas o item 2 está correto
c) Apenas os itens 2 e 3 estão corretos 
d) Todos os itens estão corretos 
e) Todos os itens estão errados
QUESTÃO 04. A respeito das propriedades das cores avalie a imagem abaixo e assinale a resposta que apresenta a sequência correta: 
a) A- MATIZ, B- SATURAÇÃO\INTENSIDADE, C- BRILHO\VALOR 
b) A- BRILHO\VALOR, B- MATIZ, C- SATURAÇÃO\INTENSIDADE
c) A- SATURAÇÃO\INTENSIDADE, B-BRILHO\VALOR, C-MATIZ 
d) A- MATIZ, B- BRILHO\VALOR, C- SATURAÇÃO\INTENSIDADE 
e) A- BRILHO\VALOR, B- SATURAÇÃO\INTENSIDADE, C-MATIZ 
QUESTÃO 05. O que define nossa impressão visual dos materiais, objetos e espaços é a interação entre a luz e as superfícies. Sobre a interação da luz com a matéria, julgue os itens a seguir e assinale a resposta INCORRETA:
a) A reflexão da luz é um fenômeno óptico em que um feixe de luz, ao incidir sobre uma superfície, retorna ao seu meio de origem. Graças a esse fenômeno conseguimos enxergar os objetos ao nosso redor, pois a luz incide sobre os corpos, que, por sua vez, refletem-na, fazendo com que os raios de luz cheguem aos nossos olhos, possibilitando a nossa visão.
b) Chamamos de reverberação da luz o fenômeno em que a luz muda o seu meio de propagação. Nessa mudança, ocorrem alterações na velocidade e podem ocorrer mudanças na direção de propagação da luz.
c) Um meio é dito transparente quando ele permite a propagação regular da luz. Ou seja, um objeto colocado atrás dele pode ser percebido com detalhes, com nitidez.
d) Um meio é dito translúcido quando a propagação da luz ocorre de forma irregular, ou seja, eles são meios intermediários. Por exemplo, papel vegetal, vidro fosco, etc. Nesse tipo de meio óptico o observador não consegue enxergar com nitidez o objeto através do meio. 
e) O meio opaco é o meio óptico que não permite a propagação da luz. Por exemplo, madeira, placa metálica, tijolo, vidro pintado, etc. Nesse tipo de meio o observador não consegue enxergar o objeto através do meio.
QUESTÃO 06. O olho humano é capaz de detectar informações pela absorção de uma parte do espectro (luz visível) das ondas eletromagnéticas. Sobre a fisiologia da visão para a percepção das cores, analise a imagem e julgue os itens a seguir e marque a opção CORRETA:
1. A evolução sobre os estudos a respeito da visão cromática possibilitou a descoberta sobre a existência de células especificas responsáveis pela visão humana das cores. O gráfico acima simboliza as frequências de cores perceptíveis por essas células. 
2. “A” simboliza as cores perceptíveis pelos cones sensíveis aos comprimentos de onda longos, quanto “B” simboliza as cores perceptíveis pelos cones sensíveis aos comprimentos de onda médio, e por último “C” perceptíveis pelos cones sensíveis aos comprimentos de onda curtos. 
3. Protanopia é o tipo de daltonismo em que os cones do tipo “C” não estão presentes na retina. 
a) Somente os itens 2 e 3 estão corretos 
b) Somente o item 1 está correto 
c) Somente os itens 1 e 3 estão corretos 
d) Todos os itens estão corretos
e) Todos os itens estão errados 
QUESTÃO 07. Analise as afirmações abaixo sobre a escola Bauhaus e marque a alternativa correta: 
1. O ensino da cor na Bauhaus recebeu uma dedicação sem precedentes pelos seus mestres. Fundado por Walter Gropius a Bauhaus contrariava o sistema de ensino vigente que não integrava a arte. Sua pretensão era de tornar a arte democrática, por meio da aplicação na produção industrial. A escola teve como professores personalidades engajadas no estudo da cor como Josef Albers, Wassily Kandinsky, Paul Klee, e Von Goethe. 
2. A terceira fase a Bauhaus é marcada pelo retrocesso dos seus métodos de ensino com ênfase no funcionalismo pleno, tecnificação, produtos padronizados, que deveriam ser usados como tipos na produção em série em segregação das teorias artísticas;
3. A famosa cadeira Barcelona é um dos ícones produzidos pela Bauhaus por Ludwig Mies van der Rohe e Lily Reich. 
a) Apenas os itens 1 e 2 estão corretos
b) Apenas os itens 2 e 3 estão corretos 
c) Apenas o item 2 está correto 
d) Todos os itens estão corretos 
e) Todos os itens estão errados 
QUESTÃO 08. Teoria das cores é tema muito vasto e estudado a séculos por inúmeras áreas do conhecimento. Sobre a teoria concebida por estudiosos mencionados abaixo marque a alternativa INCORRETA: 
a) Paul Klee procurou identificar a cor através de noções de movimento. Segundo ele, círculo cromático é possível identificar o movimento periférico-infinito (que remete ao movimento de rotação e mistura das cores do círculo) e o movimento diametral (que remete as cores complementares diretamente opostas no círculo).
b) Wassily Kandisky defendia a correspondência entre cores e formas como um meio de alcançar o equilíbrio. Criou a lei de afinidade entre cores e formas básicas: Triângulo – azul; Quadrado – vermelho; Circulo – amarelo. 
c) Josef Alberes desenvolve uma metodologia didática indutiva que motiva a descoberta dos efeitos dos contrastes simultâneos e sucessivos, explorado pela percepção direta e não por teorias ou sistemas cromáticos. 
d) Os estudos acerca da cor formulados por Von Goethe foram rejeitados por muito tempo como teoria cientifica. Goethe contestou Isaac Newton e foi em desencontro com os princípios da ciência extremamente racionalista que era predominantena época.
e) Johannes Itten adota para sua didática das cores sete tipos de contrastes. 
QUESTÃO 09. Acerca da cor no processo de orientabilidade marque a alternativa que expressa a ferramenta que “[...] objetiva tratar toda a informação pertinente ao espaço físico de maneira que o indivíduo possa, mesmo em um ambiente desconhecido para ele, ter precisão e presteza em deslocar-se no espaço e em reconhecer o seu destino” (Passini, 1992; Carpman e Grant apud Atkins et al. 2003; Bins Ely, in Moraes e Amado. orgs, 2004). 
a) Wayfinding 
b) Convergência cromática 
c) Divergência cromática
d) Lei da continuidade
e) Baixa Pregnância
QUESTÃO 10. Leia atentamente a seguinte afirmação e marque a alternativa em que indica o fenômeno cromático descrito pela autora: “[...] tem um papel importante no marketing de produtos e embalagens, principalmente quando a expansão das cores produz mais do que uma estimulação – em outros termos, quando não só apenas a visão participa, mas também outros sentidos, como a gustação, o tato, o olfato, contribuem para a geração de um determinado efeito de sentido”. FARINA, Modesto. Psicodinâmica das Cores em Comunicação. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2011.
a) Contraste sucessivo 
b) Discromatopsia
c) Sinestesia Cromática 
d) Alta pregnância 
e) Convergência Cromática 
	ALUNA
	
	MATRÍCULA
	
	DISCIPLINA
	TEORIA E PRÁTICA DA COR
	DATA DA PROVA
	
	PROFESSORA
	
	TIPO DE PROVA
	 
	TURMA
	1°SEM. DESIGN DE INTERIORES
	CÓDIGO DA TURMA
	 
	NOTA
	 
 ATENÇÃO: 
Apenas alunas matriculadas estão autorizadas a realizar a prova. 
A prova (gabarito) deverá ser devolvida em formato PDF para o programa Teams na aba “tarefas” ou para o e-mail: (apenas para quem não tem acesso ao portal), o título do arquivo em PDF assim como o título do e-mail deverá ser preenchido com o NOME COMPLETO do(a) aluno(a). No corpo do e-mail adicione as informações de Curso, Turno e Matéria. 
Apenas a página do gabarito deve ser devolvida. 
GABARITO – 
QUESTÃO 01. C
QUESTÃO 02. A
QUESTÃO 03. D
QUESTÃO 04. A
QUESTÃO 05. B
QUESTÃO 06. C
QUESTÃO 07. B
QUESTÃO 08. B 
QUESTÃO 09. A
QUESTÃO 10. C

Continue navegando