Buscar

Sociedade e Meio Ambiente prova II

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Sociedade e Meio Ambiente (GAM08)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:512542) ( peso.:1,50)
	Prova:
	17002340
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A oitava Constituição brasileira, promulgada em 1988, representa a redemocratização do Estado, depois de 21 anos de ditadura militar. Com seus 245 artigos e 70 disposições transitórias, é um documento detalhado, tendo como princípio fundamental o valor da dignidade humana. Ela também comporta algumas normas destinadas a proteger minorias e grupos vulneráveis, como idosos, crianças, negros, mulheres, deficientes físicos, entre outros. Com base no teor específico das leis criadas para protegerem esses grupos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O racismo como crime inafiançável e imprescritível.
(    ) A criação do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente.
(    ) A proibição da exigência de comprovação de teste de gravidez nos exames admissionais.
(    ) A criação do Estatuto do Idoso, que abrange pessoas com idade igual ou superior a 80 anos.
(    ) A prevenção e a coibição da violência contra a mulher (Lei Maria da Penha). 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F - V.
	 b)
	V - V - F - V - F.
	 c)
	V - F - F - V - F.
	 d)
	V - V - V - F - V.
	2.
	A Constituição de 1988 foi a oitava constituição no Brasil, que veio depois de diversas tentativas de redemocratização e depois de muitos anos de ditadura militar. Este documento elaborado é detalhado e tem como princípio o valor da dignidade humana, inovou com relação às garantias individuais, instituindo instrumentos. Com relação aos instrumentos individuais que esta Constituição de 1988 proporcionou ao cidadão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Habeas data.
(    ) Abolição das penas de galés.
(    ) Ação civil pública.
(    ) Ação direta de inconstitucionalidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	3.
	A Constituição de 1824 trouxe alguns benefícios com relação à vida econômica e social, melhores condições de trabalho, entre outros aspectos. Ela permaneceu até a Proclamação da República, sendo que dois anos depois da proclamação é que se instalou a Constituição Republicana no Brasil. A Constituição Republicana se instaurou no Brasil em 1891 e há ações que podem ser consideradas avanços para o Brasil. Sobre essas ações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A separação definitiva da Igreja do Estado.
(    ) Voto a descoberto.
(    ) Abolição das penas de galés.
(    ) Liberdade de associação e reunião sem armas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	4.
	Todo o processo de evolução das sociedades humanas custou muito caro para o cidadão em si. Primeiro, a disputa por terras, e, por fim, a ganância dos povos culminou em eventos catastróficos, onde pessoas eram mortas e guerras eram geradas. Pode-se dizer que nosso crescimento e progresso esteve associado ao declínio das condições mínimas de integridade e dignidade. Diante do exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A expressão Direitos Humanos foi uma forma filosófica de expressar as condições mínimas para nossa sobrevivência.
II- Direitos Humanos são considerados essenciais, pois, sem eles, as pessoas não conseguiriam desfrutar das condições básicas a sua sobrevivência.
III- Pode-se dizer que os Direitos Humanos garantem ao ser humano o sentimento de pertencimento e também de ser útil à sociedade na qual está inserido.
IV- Não podemos confundir Direitos Humanos aos direitos que condicionam a vida em sociedade e o desfrute dos benefícios que a vida pode proporcionar.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	5.
	Em diferentes períodos da história brasileira, foram contextualizados diversos conceitos de cidadania. Como exemplo, após a abolição, os escravos deveriam ter tido o acesso à terra, à educação e aos mesmos direitos de cidadania que gozava a população branca. Várias foram as formas em que esta cidadania foi concebida. Diante desta perspectiva histórica, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 foi marco da consagração dos direitos humanos e da cidadania no Brasil.
	 b)
	A cooperação internacional para a preservação da paz foi reconhecida nas constituições de 1937 e 1967.
	 c)
	A Constituição da Era Vargas, de 1936, adotou meios pacíficos para solução de conflitos.
	 d)
	A Constituição da Era Vargas (1930-1935) trazia em seu arcabouço legal a garantia dos direitos políticos enquanto prerrogativa do exercício da cidadania.
	6.
	No contexto histórico, houve diferentes revoluções e documentos que tentavam trazer alguns princípios humanísticos, desde a Carta Magna até a Carta de Paris, para uma nova Europa. Todos esses eventos e documentos marcaram a história e tiveram grande participação para a geração de direitos humanos e elaboração da Declaração Universal dos Direitos do Homem. Com relação à geração desses direitos e seus principais eventos e/ou documentos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Primeira Geração dos Direitos Humanos.
II- Segunda Geração dos Direitos Humanos.
III- Terceira Geração dos Direitos Humanos.
(    ) Carta Magna.
(    ) Carta Africana dos Direitos do Homem e dos Povos.
(    ) Revolução Industrial.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - I.
	 b)
	I - III - II.
	 c)
	I - II - III.
	 d)
	III - I - II.
	7.
	Obedecendo a uma ordem cronológica de acontecimentos históricos, a classificação dos Direitos Humanos deu-se em gerações, sendo uma convenção que se tem adotado para ressignificar as lutas e as revoluções que precederam a Declaração de 1948, bem como documentos póstumos sobre o cenário atual. Com relação às gerações dos Direitos Humanos, classifique V para as sentenças verdadeira e F para as falsas:
(    ) Os Direitos Humanos de Primeira Geração -  liberdade, tem como característica ser individualista, limitando o poder do Estado e defendendo o indivíduo diante do poder do soberano.
(    ) Os Direitos Humanos de Terceira Geração - fraternidade, tem como característica ser individual/estatal, no qual o Estado era obrigado a interferir na economia, para evitar injustiças cometidas pelo capitalismo. 
(    ) Os Direitos Humanos de Segunda Geração - igualdade, tem como características ser individual/estatal, em que o Estado era obrigado a interferir na economia, para evitar injustiças cometidas pelo capitalismo. 
(    ) Os Direitos Humanos de Terceira Geração - fraternidade, tem como características ser coletivo, com direitos de solidariedade, tais como paz, desenvolvimento, patrimônio, autodeterminação dos povos, comunicação e meio ambiente.
(    ) Os Direitos Humanos de Primeira Geração - liberdade, tem como característica ser individual/estatal, no qual o Estado era obrigado a interferir na economia, para evitar injustiças cometidas pelo capitalismo. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F - V.
	 b)
	F - V - V - F - V.
	 c)
	V - V - V - V - V.
	 d)
	V - F - V - V - F.
	8.
	A Constituição de 1891 e as reformas constitucionais de 1926, que vigoraram até 1930, tinham a finalidade de questionar as condições dos processos de industrialização. Neste período ficou estabelecido um governo provisório que ficou marcado pela Revolução de 30. Qual foi o presidente que assumiu nesse período?a)
	Washington Luís Pereira de Sousa.
	 b)
	Juscelino Kubitschek.
	 c)
	Getúlio Vargas.
	 d)
	Jânio Quadros.
	9.
	Na Declaração Universal dos Direitos do Homem - DUDH -, o quesito educação, componente ao 26º artigo, merece ser tratado como prioridade, pois dele vai depender o acesso a muitos outros direitos humanos. Assim sendo, a educação, como direito humano, disputa com outros prejuízos historicamente acumulados no Brasil, uma vez que a crise da educação brasileira vem de longa data, culminando com a expulsão dos padres jesuítas em 1759. Tendo como referência a Declaração Universal dos Direitos do Homem em seu artigo 26º, analise as sentenças a seguir:
I- Toda pessoa tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico-profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior está baseada no mérito.
II- A instrução será orientada no sentido do pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais. 
III- Os pais delegam ao Estado a escolha do gênero de instrução que será ministrada a seus filhos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	10.
	Depois do surgimento da primeira Declaração dos Direitos Humanos e do Cidadão, vários países passavam por diversos conflitos e guerras. Foi a partir deste momento que se pensou em uma convenção que tratasse de melhores condições e dos direitos das pessoas durante os períodos de guerra. Esta convenção ficou conhecida como Convenção de Genebra, local onde ela aconteceu e que, posteriormente, agregou diversas questões relacionadas às condições humanitárias de pessoas que estavam submetidas a situações como as de guerra. Diante do exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A terceira Convenção de Genebra trouxe as questões dos direitos e tratamento humanitário com os prisioneiros de guerra. 
II- A quarta Convenção de Genebra ocorreu no período pós-guerra, sob a coordenação da ONU (Organização das Nações Unidas).
III- Verificou-se que atualmente poucos países são signatários das Convenções de Genebra.
IV- A segunda Convenção de Genebra tratou das questões envolvidas com os conflitos marítimos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina