Buscar

Prova de Negócios Internacionais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova de Negócios Internacionais
Resultado 100%
Questão 1
Ter vários produtos a serem comercializados para uma grande gama de clientes aumenta a possibilidade de sucesso nos negócios. Da mesma maneira, podemos pensar em termos de expansão no mercado internacional, sendo que desta forma se tornar menos dependente de um único mercado, esta situação pode ser denominada em que elemento das alternativas a seguir?
A - Aumento de mercado e redução de produtos.
B - Contenção de custos aleatórios na produção.
C - Diversificação de mercados e diluição de risco.
D - Externalização de produtos por demanda.
E - Multiplicidade territorial com vantagem operacional.
Questão 2
Percebemos que a exportação é boa para a empresa e também para o país que a estimula. No caso do Brasil, que possui o real como moeda, há a necessidade de se fazer o câmbio. O real não é uma moeda aceita internacionalmente. Dessa maneira, na exportação, as empresas brasileiras encaminham mercadorias para o exterior e os compradores enviam para o Brasil de que forma os pagamentos?
A - Carta conversível.
B - Créditos internacionais.
C - Moeda transcontinental.
D - Moedas conversíveis.
E - Trocas internacionais.
Questão 3
Mercados emergentes tem se tornado importantes para a comercialização de uma ampla variedade de bens e serviços. Pois a expansão da classe média nesses países implica uma grande demanda de produtos de consumo, além de serviços, como assistência médica. Mercados emergentes são lugares perfeitos para que tipo de produtos?
A - Alimentos e moveis.
B - Madeira e cereais.
C - Manufaturados e tecnologia.
D - Perecíveis e veículos.
E - Pesca e atratividade.
Questão 4
A participação em feiras internacionais no Brasil e no exterior é um primeiro passo para se iniciar no mercado estrangeiro. A participação inicial pode ser realizada como visitante, e posteriormente como expositor. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior disponibiliza o calendário brasileiro de feiras e exposições em seu site. Qual outra forma de obtenção de informações sobre oportunidades comerciais, pode ser observada nas alternativas a seguir?
A - Associações mercantis.
B - Câmaras de comércio
C - Listas telefônicas.
D - Livros fiscais.
E - Sindicatos.
Questão 5
Negociar é uma arte das mais antigas na história da humanidade. Formar preço é uma das maiores dificuldades para o empresário brasileiro, principalmente para os pequenos empresários, devido à dificuldade em acompanhar a legislação tributária que envolve o que fatores?
A - Identificar os clientes e fornecedores.
B - Identificar materiais e processos.
C - Identificar os custos e definir o lucro.
D - Identificar colaboradores e regras.
E - Identificar mercados e demandas.
Questão 6
A marca é um sinal distintivo de uma empresa, podendo ser um símbolo e/ou uma palavra que a identifique em seu ramo de atividade econômica (MINERVINI, 2005). O registro de marca deve ser feito em cada país. Assim, é possível que uma marca brasileira já tenha sido registrada em outro país. Como o controle do registro é local, vale o critério da precedência: o primeiro a registrar tem o direito sobre ela. Existe um acordo internacional do qual o Brasil não é signatário, que permite um único depósito do registro da marca para ser válido em quase oitenta países, como chama-se este acordo?
A - Registros mundiais.
B - Acordo europeu.
C - Associação Americana de marcas.
D - Protocolo de Madri.
E - ABNT.
Questão 7
Podemos dizer que a infraestrutura compõe, as instalações, serviços e recursos básicos, assim como, transporte e comunicações, as quais são necessárias para o funcionamento de uma comunidade ou sociedade. Não seria novidade dizer que a infraestrutura que mais afeta a logística seria a infraestrutura?
A - Dos transportes.
B - Dos custos.
C - Dos armazéns.
D - Das associações.
E - Das normalizações.
Questão 8
Algumas empresas exportam contra sua própria vontade, na verdade elas preferem estar apenas no mercado doméstico, acreditando que exportar se tornará uma venda difícil, por isto tentam interagir o menos possível nestes tipos de operações. Para estas empresas que preferem estar mais distantes da atuação internacional, a forma mais simples é optar por um tipo de empresa correspondente. Qual é?
A - Empresa Comercial Exportadora – ETC.
B - Empresa Internacional de Comércio – EIC.
C - Cooperativa de Comércio Exterior – CCE.
D - Associação Internacional de Representação – AIR.
E - Agenciamento Internacional Bilateral – AIB.
Questão 9
Podemos observar que historicamente a terceirização envolvia a aquisição de matérias primas, peças e componentes de fornecedores independentes. Mas recentemente, a terceirização foi estendida na inclusão de prestação de serviços. A empresa pode terceirizar serviços tais como?
A - Contabilidade, pagamentos e algumas funções de recursos humanos.
B - Experiência de mercado, patentes e propriedade intelectual.
C - Setores ligados a qualidade, produtividade e segredos comerciais.
D - Gestão direta de recursos, direção e toda a administração.
E - Competências essenciais ou que envolvem a utilização de conhecimento.
Questão 10
Podemos observar que as empresas vão as compras pelo mundo inteiro, procurando insumos ou produtos acabados para cumprir com os objetivos estratégicos e de eficiência e para continuarem a ser competitivas. Perceba que a busca pelas melhores fontes de produtos e serviços é uma tarefa permanente na organização, e em alguns casos, as empresas levam atividades inteiras da cadeia de valor, tais como?
A - O colaborador.
B - A manufatura.
C - A matéria prima.
D - O investimento.
E - A propriedade.