Buscar

Princípio da Proteção no Direito do Trabalho

Prévia do material em texto

Com base nos conhecimentos adquiridos nessa aula, vamos responder as questões abaixo, de acordo com o enunciado. 
1. O Regulamento da empresa BONS VENTOS LTDA revogou vantagens deferidas a trabalhadores em Regulamento anterior. Neste caso, segundo a Súmula 51 do TST, “as cláusulas regulamentares, que revoguem ou alterem vantagens deferidas anteriormente, só atingirão os trabalhadores admitidos após a revogação ou alteração do regulamento”. Considerando os ensinamentos da Aula 1, qual princípio e subprincípio de Direito do Trabalho é 
O principio da proteção e a base de todo o ordenamento jurídico; o alicerce sob reo qual se constrói a sistemática jurídica. O principio da proteção e a direção que norteia todo sentido da criação do direito do trabalho, no sentido de proteger a parte mais frágil, na relação jurídica. O trabalhador que ate os surgimentos de normas trabalhistas, em especial, destas especializadas, se via desprotegidos face altives do emprego. As condições mais benéficas-ou seja, uma condição de trabalho já conquistado não pode ser substituída por outra menos vantajosa, na relação de emprego (art.468, CLT). A jurisprudência do tribunal superior do trabalho agasalha tal entendimento, consoante o teor Súmula nº51. TST encontramos um bom exemplo do princípio da condição mais benéfica.
2. Considere que esteja em vigor Convenção Coletiva que fixa jornada de 6 (seis) horas. Considere, ainda, que foi celebrado Acordo Coletivo reduzindo referida jornada em 15 (quinze) minutos. Nesse caso, considerando as regras aplicáveis aos conflitos aparentes de normas, os empregados das empresas que subscreverem o Acordo deverão trabalhar, por dia, 5h45m? Fundamente sua resposta.
ATENÇÃO: esta questão envolve assunto abordado pela Reforma Trabalhista.
Neste caso aplica-se a Princípio da Proteção subprincípio norma mais favorável quando se interpreta duas ou mais normas jurídicas trabalhistas em relação ao mesmo tema, aplica-se a que seja mais benéfica ao trabalhador, é necessário que ocorra a sobreposição da norma de direito coletivo do trabalho.
�
ATIVIDADES
�
Preciso mandar minha atividade!
ATENÇÃO:
As respostas deverão ser enviadas por intermédio do Portfólio da plataforma UNIGRAN NET dentro do prazo assinalado, sob pena de não serem consideradas.
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: jkrewer@unigran.br;

Continue navegando