Buscar

Estudo de caso- jogos e ludicidade na escola

Prévia do material em texto

Estudo de caso- módulo B 2020
JOGOS E LUDICIDADE NA ESCOLA
Flexibilização e adaptação curricular são possibilidades educacionais que dão suporte aos alunos com dificuldade na aprendizagem, buscando uma adaptação por meio de ajustes, para que todos possam se desenvolver e aprender o conteúdo proposto, respeitando às suas peculiaridades e suas características. Para isso é necessário o envolvimento e engajamento de professores, pais e comunidade em geral. 
Em Curitiba, na Escola Municipal CEI Ritta Anna de Cássia, é desenvolvida a Educação em tempo integral, em que o aluno desenvolve o mesmo conteúdo de maneiras diferentes, usando a ludicidade, atendendo, assim, as suas dificuldades. Por meio do brincar, o aluno desenvolve a sua linguagem, pensamento, concentração, atenção e psicomotricidade, o que contribui no seu processo de aprendizagem. 
Através da ludicidade, é possível fazer com que o aluno aprenda o conteúdo a ele proposto. Serão apresentadas atividades utilizando 3 métodos de ensino: individualizado, produção em grupo e expositivo. A primeira atividade usará o método individualizado. Será feito o bingo das letras. São feitas cartelas em folha sulfite, com as letras do alfabeto, nas quais cada aluno irá marcar a letra sorteada pelo (a) professor(a). Explorando assim, a linguagem oral e escrita, e desenvolvendo o conhecimento do alfabeto. A segunda atividade usará o método de produção em grupo. Será o jogo da trilha matemática. Os alunos em grupo irão construir uma trilha em uma cartolina, com desenhos e escrevendo os números em sequência, utilizando estratégias de contagem. Com isso conseguirão compreender o uso dos números em diferentes aspectos, desenvolvendo o raciocínio lógico matemático, identificando e reconhecendo os numerais. A terceira atividade usará o método expositivo. Os alunos, em grupo, irão preparar um teatro, com algum tema específico. Esse teatro será apresentado em sala de aula. Essa apresentação irá ajudar os alunos a desenvolver aspectos como criatividade, coordenação, memorização e vocabulário.

Continue navegando