Buscar

conceito de interdisciplinaridade e trasdisciplinaridade

Prévia do material em texto

Defina, com as suas palavras, o que é interdisciplinaridade?
Na área pedagógica, é quando duas ou mais disciplinas relacionam seus conteúdos para aprofundar o conhecimento e levar dinâmica as aulas, torna possível que mais de uma disciplina seja explorada, possibilitando assim que mais competências sejam atingidas. 
Se tratando do aluno, é uma forte ferramenta de interação e tende a despertar o interesse pela participação, tornando a aula mais atrativa. 
Defina, com as suas palavras, o que é transdisciplinaridade?
É uma forma de conhecimento pluralista, onde busca responder ao método tradicional de divisão de disciplinas utilizados. O conhecimento atravessa todas as disciplinas de alguma forma mas também busca preservar as pluralidades de cada área do conhecimento.  
Qual a diferença entre interdisciplinaridade e transdisciplinaridade.
A interdisciplinaridade é o conceito que trata da ligação que existe entre duas ou mais disciplinas a partir das semelhanças entre elas, respeitando o campo de divisão de cada uma. Propões na base do diálogo a interação entre as muitas ciências, partindo do saber como um todo e não como pequenos fragmentos de conhecimento. 
Já na trasdisciplinaridade não existe barreira, ela não se estrutura nas esferas de cada disciplina, mas sim de uma visão mais ampla de conhecimento construída pela unidade destas, na busca do conhecimento do mundo real.

Continue navegando