Buscar

Avaliação Online

Prévia do material em texto

Prova de "Direito Imobiliário"	
1 - A expressão Processo Legislativo compreende o conjunto de atos e iniciativas emenda, votação, sanção ou veto, promulgação e publicação que o poder legislativo e executivo executam para produzir um lei. Assinale a questão que NÃO denomina a competência do processo legislativo: (Valor: 1)
A) 	Leis Ordinárias.
B) 	Sanções.
C) 	Leis Delegadas.
D) 	Medidas Provisórias.
2 - Deve-se atentar para o fato de que a disciplina dos bens imóveis no que tange à prova da sua propriedade e transferência de domínio é significativamente mais complexa do que na realidade dos bens móveis. O direito reais sobre imóveis constituídos, ou transmitidos, apenas se adquirem com: (Valor: 1)
A) 	Celebração do contrato de compra e venda.
B) 	Com o reconhecimento das firmas no contrato de compra e venda das partes envolvidas.
C) 	Registro no cartório de registro de imóveis.
D) 	Posse do adquirente do referido imóvel.
3 - O título referente às servidões esta disposta no art. 1.378 aos 1.389 do código civil brasileiro. Podemos definir a servidão como: (Valor: 1)
A) 	A propriedade de um direito real, separada dos demais em razão da sua importância como fonte geradora e primária dos direitos reais. Não existe direito real se não existir a servidão.
B) 	A restrição imposta a um prédio. para uso e utilidade de outro pertencente a dono diverso, nascida da vontade dos proprietários; esse caráter de vontade inerente ao direito real de servidão o afasta das servidões legais, direitos de vizinhança que são impostos de forma ampla a todos.
C) 	Consiste na possibilidade de o proprietário, conceder a outrem o direito de construir ou de plantar em seu terreno, por tempo determinado.
D) 	O direito de usar e usufruir a coisa dada em usufruto.
4 - Fatos comuns ocorrem a todo o momento em todos os lugares; nem todos esses fatos são interessantes para a ciência do direito, mas podem a vir a ser, toda vez que a sua ocorrência implicar em uma consequência jurídica. Como podemos então definir os fatos jurídicos? (Valor: 1)
A) 	Os fatos que alcançam uma importância no mundo do direito são denominados fatos jurídicos sendo que estes fatos jurídicos derivados de ações humanas recebem o nome de atos jurídicos.
B) 	São os atos jurídicos voluntários, que impliquem em criação, modificação ou extinção de direitos.
C) 	Os fatos jurídicos são aqueles que disciplinam os negócios jurídicos, tendo como dispositivo o artigo 104, determina os requisitos para que os fatos jurídicos seja considerados.
D) 	Fatos jurídicos são representações conferidas dos poderes decorrentes da lei ou do próprio interessado, que manifesta sua vontade nos limites de seus poderes.
5 - A disciplina da sucessão está disposta, no código civil, a partir do artigo 1.784 podemos definir a sucessão como: (Valor: 1)
A) 	Forma de aquisição da propriedade na qual os créditos e obrigações de uma pessoa natural são atribuídos aos seus sucessores por ocasião da sua morte.
B) 	Como forma de comunicar a todos os bens do casal, tanto os que possuíam antes do casamento, quanto os que adquiriram posteriormente.
C) 	Expressa os bens, tudo o que for adquirido na Constância do casamento se comunica entre os cônjuges, ou seja, será de ambos, salvo a aposição de cláusula de incomunicabilidade, inclusive quanto a doações e heranças.
D) 	Expressa os bens que os cônjuges possuíam antes da celebração do casamento.
6 - O direito é como setor da vida social que deve ser estudado sociologicamente e independe de outras acepções. Dentro das concepções a serem estudada temos o direito estatal e não estatal, marque a alternativa que representa o direito estatal: (Valor: 1)
A) 	O direito estatal é a acepção de justo e o relaciona com o conceito de justiça.
B) 	É o direito como setor da vida social e deve ser estudado sociologicamente e independe de outras acepções.
C) 	O direito estatal é as obrigações elaboradas por diferentes grupos sociais e destinadas a reger a vida interna desses grupos.
D) 	O Direito é o conjunto das condições existenciais da sociedade, que ao Estado cumpre assegurar.
7 - É comum que seja solicitado, no momento da transação imobiliária a matrícula do referido imóvel objeto da transação. Podemos assim definir a matrícula como sendo: (Valor: 1)
A) 	Documento único e registrado em um único cartório de registro de imóveis; em algumas cidades os cartórios de registro de imóveis se dividem por zonas que podem abranger diversos bairros.
B) 	Como registro de contratos de locação e fiança locatícia.
C) 	Como registro de alvará construtivo, habite-se, incorporação imobiliária.
D) 	Como anotação de formal de partilha de inventário para transferência do imóvel aos herdeiros.
8 - A obrigação é a expressão jurídica do crédito de natureza econômica, embora não seja necessariamente de natureza monetária. No direito das obrigações, o credor é titular do crédito e o devedor dever cumprir a obrigação expressa numa prestação. Sendo assim assinale abaixo a alternativa que NÃO representa o direito da Obrigação: (Valor: 1)
A) 	Obrigações de dar coisa certa.
B) 	Obrigações de dar coisa incerta.
C) 	Obrigação imobiliária.
D) 	Obrigações divisíveis e indivisíveis.
9 - Sabemos que as maiorias das normas são criadas pelo homem sendo que a maioria das normas nascem a partir de convenções entre os membros da sociedade. Podemos, portanto definir o direito positivo como: (Valor: 1)
A) 	Conjunto de normas elaboradas por uma sociedade determinada, para reger sua vida interna, com a proteção da força social.
B) 	Conjunto de normas que são anteriores ao próprio homem.
C) 	São aquelas que independem de convenção ou positivação para que devam ser obrigatoriamente observada.
D) 	São normas pertencentes a um rol de direitos inerentes à condição humana, como a vida e a dignidade da pessoa humana.
10 - O código civil é dividido em uma parte geral e uma parte especial. A pessoa segundo o código civil, podem ser naturais, popularmente conhecida como pessoa física ou jurídica, esta de existência ficta, apenas no mundo jurídico. Diante do exposto acima podemos então definir pessoa jurídica como; (Valor: 1)
A) 	Aquela capaz de direito e deveres na ordem civil onde sua personalidade civil começa com o nascimento com vida.
B) 	E aquela que está sujeita aos direitos e deveres de ordem civil, a lei ressalva os direitos do nascituro, protegendo o indivíduo.
C) 	Conforme exibe o Código Civil, as pessoas jurídicas podem ser do tipo público ou do tipo privado, sendo que as do tipo público podem ser internas ou externas.
D) 	As pessoas jurídicas são pessoas naturais, que são sujeitas de direitos e deveres civis, porém com o desenvolver das atividades econômicas, sentiu-se incapacitado de empreender sua própria força na tarefa de maximizar os ganhos econômicos, criando assim a figura personalidade jurídica.

Continue navegando