Buscar

prova de psico

Prévia do material em texto

1.
	Podemos encontrar a psicologia nos dias de hoje atuando em várias áreas, isso aconteceu após a psicologia ser reconhecida como ciência e profissão. Os estudos desenvolvidos pelos psicólogos vem ajudando muito a sociedade onde atuam. Sendo assim, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Psicólogo Educacional.
II- Psicólogo da Saúde.
III- Psicólogo Clínico.
(    ) Realiza acompanhamento psicoterápico individual ou em grupo, a fim de compreender os processos intrapessoais com enfoque preventivo e curativo.
(    ) Atua em instituições formais e informais e contribui para a mudança de comportamento de educadores e educandos.
(    ) Realiza psicoterapias, triagem e psicodiagnósticos em unidades básicas de saúde e ambulatório.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III.
	 b)
	II - III - I.
	 c)
	II - I - III.
	 d)
	III - I - II.
	2.
	A Psicologia Organizacional e do Trabalho atua na relação do indivíduo e do grupo de pessoas com o trabalho e nas organizações, com objetivos que visam à qualidade de vida no trabalho em todos os seus aspectos, tanto benéficos para o trabalhador quanto para os interesses da organização. Sobre as características da Psicologia Organizacional e do Trabalho, analise as seguintes sentenças:
I- Intervém somente nos fenômenos e processos relativos aos indivíduos e suas relações interpessoais. 
II- Auxilia as organizações apenas na obtenção de mais produtividade dos seus recursos humanos.  
III- Busca cuidar do bem-estar e da saúde mental dos trabalhadores.
IV- Atua diretamente na Qualidade de Vida no Trabalho.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	3.
	Até a década de 1990, o nível de inteligência de um indivíduo era medido com os testes de QI, sendo o fator determinante para rotulá-lo. Cinco anos depois, o psicólogo Gardner derruba esta tese, criando a teoria das Inteligências Múltiplas. Neste processo, Gardner define as inteligências em 8 diferenciais. Sobre esses diferenciais, analise as opções a seguir:
I- Lógica, Linguística, Corporal, Naturalista, Intrapessoal, Questionadora, Espacial, Relacionista.
II- Naturalista, Intrapessoal, Interpessoal, Intuitiva visceral, Calculista, Desenhista, Alquimista, Digital.
III- Lógica, Linguística, Corporal, Naturalista, Democrática, Essencialista, Pensativa, Socialista.
IV- Lógica, Linguística, Corporal, Naturalista, Intrapessoal, Interpessoal, Espacial, Musical.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a opção IV está correta.
	 b)
	As opções II e III estão corretas.
	 c)
	As opções I e IV estão corretas.
	 d)
	As opções I e III estão corretas.
	4.
	Qualidade de vida no trabalho é uma noção que está diretamente envolvida com o papel da psicologia nas organizações. Esse conceito apresenta um histórico de mudanças e desenvolvimentos. "O conceito de qualidade de vida no trabalho sob uma dinâmica multifacetada envolve aspectos culturais, sociais, econômicos, políticos e temporais, além das noções de saúde física e emocional, oportunizando uma sensação passível de ser interpretada desde uma perspectiva diacrônica, pessoal e social, como propiciadora da condição de bem-estar" (CAVEDON, 2014, p. 119). Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A qualidade de vida no trabalho é uma noção, relativamente, nova. Tal fato faz com que os estudiosos afirmem que seu início se dá a partir dos anos 1990.
II- A qualidade de vida no trabalho é sinônimo do desenvolvimento de práticas de ginástica laboral aplicadas nas organizações modernas.
III- A qualidade de vida no trabalho está ligada ao grau em que os membros são capazes de satisfazer as suas necessidades pessoais com suas atividades nas organizações.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CAVEDON, Neusa Rolita. A qualidade de vida no trabalho na área da segurança pública: uma perspectiva diacrônica das percepções olfativas e suas implicações na saúde dos servidores. Organizações e sociedade, Salvador, V. 21, n. 68, p. 119-136, 2014.
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	5.
	Na história da Psicologia Organizacional e do Trabalho, houve três períodos ou fases que ocuparam diferentes aspectos relativos ao homem e seu ambiente de trabalho. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Primeira Fase - de 1924 a 1970.
II- Segunda Fase - de 1970 a 1990.
III- Terceira Fase - de 1990 em diante.
(    ) A Psicologia Organizacional e do Trabalho passa a se preocupar com questões relacionadas ao bem-estar e à saúde do trabalhador. Além disso, temas como ergonomia, poder e conflitos também estão presentes. Os estudos estão relacionados à compreensão do trabalho humano nos seus significados e manifestações.
(    ) Também é conhecida como Psicologia Industrial. Faz uso da psicometria, orientação vocacional, além de desenvolver estudos sobre as condições de trabalho, objetivando o aumento da produção e lucratividade.
(    ) A Psicologia Organizacional volta sua atenção aos efeitos da estrutura organizacional e de outras variáveis relacionadas às disposições e ações do trabalhador. Os estudos estão direcionados ao clima ou cultura organizacional e à qualidade de vida no trabalho. Faz uso de técnicas de dinâmicas de grupos, estuda liderança e desenvolvimento de equipes.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - III.
	 b)
	III - II - I.
	 c)
	I - III - II.
	 d)
	III - I - II.
	6.
	No ambiente de trabalho, várias condutas discriminatórias e humilhantes podem estar relacionadas ao assédio moral, mas nem todos os empregados são ou se tornam vítimas desse tipo de violência. A perseguição ao empregado pode se dar por conta de preconceitos como:
	 a)
	Roupa, moradia e costumes.
	 b)
	Raça, religião e opção sexual.
	 c)
	Moradia, escolaridade e cargo ocupado na organização.
	 d)
	Nível socioeconômico, carro e formas de lazer.
	7.
	A qualidade de vida no trabalho é um tema que vem sendo discutido nas organizações há muito tempo. Além do salário e dos benefícios, os funcionários buscam cada vez mais melhorias no ambiente de trabalho. Sendo assim, sobre a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), analise as sentenças a seguir:
I- Qualidade de Vida no Trabalho está relacionada desde a segurança do ambiente físico até a forma como se lida com as situações de crise e conflito dentro da organização.
II- Pode-se dizer que Qualidade de Vida no Trabalho tem uma perspectiva biopsicossocial, e o equilíbrio dessas três dimensões (biológica, psíquica e social) reflete na produtividade e no crescimento da organização.
III- Qualidade de Vida no Trabalho refere-se exclusivamente à segurança no ambiente de trabalho e por isso seus programas não precisam envolver temas como bem-estar e lazer. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	8.
	A psicologia apresenta diferentes áreas de atuação, por exemplo, Psicologia Clínica, Psicologia Escolar/Educacional, Psicologia de Trânsito, Psicologia do Esporte, Psicologia Organizacional e do Trabalho, entre tantas. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a definição para a Psicologia Organizacional e do Trabalho:
	 a)
	O ramo da psicologia responsável por atuar no âmbito da Justiça, contribuindo para a elaboração, as revisões e as interpretações das leis.
	 b)
	O ramo da psicologia responsável por diagnosticar e tratar problemas e desordens psicológicas.
	 c)
	O ramo da psicologia responsável por analisar as situações e suas variáveis, de forma a entender como o comportamento humano sofre e gera influências.
	 d)
	O ramo da psicologia responsável por estudaros fenômenos e processos relativos ao fator humano e sua jornada de trabalho nas organizações.
	9.
	Há diferenças entre a realidade observada e a realidade percebida. Existem dois fenômenos que explicam estas diferenças, que são a percepção seletiva e a adaptação sensitiva. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Percepção seletiva.
II- Adaptação sensitiva.
(    ) Apenas uma pequena parte dos estímulos é percebida.
(    ) A percepção ajusta-se a variações no comportamento dos estímulos.
(    ) Com o tempo, as variações deixam de ser percebidas.
(    ) Pode produzir julgamentos apressados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - II - I.
	 b)
	I - I - II - II.
	 c)
	II - I - I - II.
	 d)
	II - II - I - I.
	10.
	Gardner (1995), propôs a Teoria das Inteligências Múltiplas, a qual se refere à existência de um conjunto de diferentes inteligências manifestadas pelo ser humano. Sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As oito inteligências propostas são: linguística, lógico-matemática, espacial, musical, sinestésica, naturalista, interpessoal e intrapessoal.
(    ) Os diferentes tipos de inteligência, propostas por Gardner, são independentes umas das outras.
(    ) Os diferentes tipos de inteligência se manifestam de maneiras semelhantes nas pessoas.
(    ) A inteligência interpessoal está associada às habilidades que os indivíduos apresentam em utilizar a língua para comunicação e expressão.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GARDNER, H. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - F.

Continue navegando