Buscar

história e geografia 2

Prévia do material em texto

Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Para Almeida (2001), a Geografia consiste numa ciência que se ocupa dos estudos com relação à organização do espaço, onde utiliza os mapas para investigar como constatar seus dados. Assim, a cartografia e a geografia estabelecem relações teóricas com a geologia e a biologia, para que se tenha a compreensão espacial de um determinado fenômeno. Sobre a prática educativa onde o professor utilize da cartografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, analise as sentenças a seguir:
I- A noção de espaço precisa de uma representação por meio de desenhos simplificados, que evidenciem as vivências dos alunos, como a sala de aula.
II- O professor deve apresentar a representação espacial da esfera terrestre como imagem real que retrata sua existência para os alunos.
III- A prática educativa deve evidenciar que as representações dos espaços ocupados pela sociedade na cartografia buscam a compreensão dessa situação de forma concreta.
IV- A devida organização dos espaços em medidas reais precisa ser adaptada para o papel, assim as áreas extensas sofrem redução de medidas na sua representação.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ALMEIDA, R. D. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. São Paulo: Contexto, 2001.
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	2.
	O ensino de geografia sofreu alterações no seu contexto educacional relacionado aos novos entendimentos que surgiram a partir da revolução técnico-científica. Assim, alguns documentos também incitaram a reflexão sobre as antigas práticas desenvolvidas nesta disciplina, como os Parâmetros Curriculares Nacionais, Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica e a Base Nacional Comum Curricular. Sobre os novos objetivos do ensino de geografia com relação ao processo de ensino e aprendizagem dos alunos, analise as sentenças a seguir:
I- Passa a ter compreensão do mundo em que vive, com conhecimentos sobre o local onde mora e os demais territórios do planeta.
II- Elementos como as indústrias, as cidades e a agricultura não fazem parte dos estudos que englobam o contexto da geografia.
III- As alterações que os indivíduos imprimem no espaço são atualmente de maior proporção com relação as do passado.
IV- Pode se afirmar que existe uma única sociedade humana formada por um contexto de desigualdades e diversidades.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	3.
	Segundo o PCN de história e geografia (BRASIL, 1997), os alunos ao final do Ensino Fundamental necessitam ter desenvolvido alguns conhecimentos referentes aos conceitos, procedimentos e atitudes relacionados ao ensino da geografia. Desse modo, uma das capacidades assinaladas pelo documento infere sobre a utilização correta da linguagem cartográfica para que os alunos entendam as informações e saibam representá-las nos fenômenos geográficos. Sobre o conceito dos pontos cardeais com relação à posição do Sol, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: História, Geografia. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
	 a)
	O poente diz respeito à direção onde o Sol nasce no início do dia e o poente na região onde se observa o seu desaparecimento até o anoitecer.
	 b)
	A posição do Sol em relação à Terra diz respeito ao movimento do planeta, mas também do Sol em relação ao espaço. Ambos se deslocam originando a noção de poente.
	 c)
	O movimento da Terra ao redor do Sol infere numa percepção equivocada de nascente e poente, influenciado pelos ciclos de rotação e translação do planeta.
	 d)
	A Terra sempre terá o ponto cardeal sul para o nascente e o norte para o poente devido seu movimento de rotação, onde o Sol desaparece no poente.
	4.
	O PCN de história e geografia (BRASIL, 1997) sugere que os alunos ao final do Ensino Fundamental precisam ter desenvolvido competências referentes à leitura cartográfica, ou seja, os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental devem trabalhar em suas práticas educativas situações de aprendizagem referentes a leitura de imagens, dados e diversos documentos. Sobre o ensino do conceito de hemisfério para os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
(    ) Introduzir nas aulas o conceito a respeito de hemisfério numa linguagem apropriada às crianças que será mais tarde aprofundado em outros anos/séries.
(    ) Explicar aos alunos que o hemisfério Norte e Sul se situam a partir da linha do Equador e atravessa o globo no sentido horizontal. 
(    ) Apresentar aos alunos informações sobre o Meridiano de Greenwich, que envolve a Terra no sentido vertical e forma o hemisfério Leste e Oeste.
(    ) Aprofundar nas aulas os conceitos sobre o hemisfério visto que o conteúdo pertence aos anos iniciais e precisa ser bem trabalhado nas aulas. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: História, Geografia. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	5.
	O estudo da geografia busca desenvolver nos alunos a compreensão de mundo, a partir das ações humanas que são construídas nas diversas sociedades que existem em nosso planeta. Assim, a leitura de mundo estimula o pensamento espacialmente, ampliando o raciocínio geográfico. Sobre o ensino da geografia, segundo a Base Nacional Comum Curricular a respeito dos objetivos para os anos iniciais do Ensino Fundamental, analise as sentenças a seguir:
I- Preparar os alunos para que consigam realizar as provas nacionais utilizando de seus conhecimentos científicos para que atinjam bons resultados.
II- Buscar inserir no trabalho educativo situações que privilegiam o trabalho de campo e favorecer a estimulação do pensamento crítico e criativo.
III- Inserir no contexto educativo da sala de aula buscando problematizar as vivências e as experiências trazidas pelos alunos de forma lúdica e interativa.
IV- Desenvolver práticas que potencializem a pesquisa em diferentes documentos, observação e registro para que compreendam a si mesmos e aos outros. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: CONSED; UNIDME, 2017.
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	6.
	A Base Nacional Curricular Comum - BNCC - consiste no documento que auxilia na orientação das práticas desenvolvidas pelos professores em sala de aula, incluindo o ensino de geografia. Desta forma, para os alunos conseguirem realizar a leitura do mundo em que vivem, necessitam do pensamento espacial, por meio do raciocínio geográfico. Sobre as características quanto às premissas do ensino de geografia para os anos iniciais do Ensino Fundamental, avalie as asserções a seguir:
I- As práticas educativas precisam valorizar os acontecimentos que ocorrem na escola, comunidade e Estado, para que os alunos compreendam o significado das relações que os indivíduos estabelecem entre si e com o ambiente. 
PORQUE
II- Nessa etapa de estudos favorecerá aos alunos o entendimento da relação que ocorre entre o espaço e tempo vivenciados, por meio de atividades que inspirem a observação, estruturando o espaço biográfico relacionado as suas experiências. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: educaçãoé a base. Brasília: CONSED; UNIDME, 2017.
	 a)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 b)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 c)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 d)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	7.
	De acordo com a Base Nacional Curricular Comum - BNCC (BRASIL, 2017) o conceito de espaço deve ser trabalhado nos anos iniciais do Ensino Fundamental por meio do desenvolvimento das relações espaciais topológicas, projetivas e euclidianas. Os mapas consistem em representações reduzidas da Terra ou de seus territórios, sendo necessário o uso da escala. Sobre como deve ser desenvolvido a prática educativa com crianças na produção de mapas utilizando a escala, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: CONSED; UNIDME, 2017.
	 a)
	Os exercícios sobre o uso da escala devem conter questões que instiguem as crianças a identificar, no mapa, as informações solicitadas para que compreendam os signos utilizados.
	 b)
	O trabalho deve contemplar atividades contínuas e gradativas, apresentando a nomenclatura correta: escala ao invés de substituir por tamanho, para que as crianças identifiquem o termo em outras situações.
	 c)
	O desenvolvimento do trabalho deve considerar a confecção de mapas a partir de outros já elaborados e divulgados em atlas ou sites confiáveis, para que as crianças reproduzam na íntegra as informações.
	 d)
	A prática privilegia a confecção de mapas com materiais diversificados e coloridos, para que as crianças sintam vontade de confeccionar os territórios segundo seus entendimentos.
	8.
	De acordo com a BNCC (BRASIL, 2017), o trabalho desenvolvido nos anos iniciais do Ensino Fundamental deve ampliar as vivências lúdicas das crianças no período da Educação Infantil, aprofundando conhecimentos sobre si mesmas e da sua comunidade. Assim, na prática educativa sobre o conceito de espaço, o professor deve ofertar situações que desenvolvam a alfabetização cartográfica. Sobre o uso de símbolos, legendas ou convenções nos mapas, nas atividades educativas desenvolvidas com as crianças, analise as sentenças a seguir:
I- Os símbolos consistem em formas de figuras que indicam informações sobre dados objetivos no mapa.
II- Na elaboração dos mapas de forma geral não há símbolos convencionais, possibilitando uma liberdade de criação.
III- Para que os mapas possam ser compreendidos por todos há necessidade de utilizar símbolos legendados no rodapé do mapa.
IV- Os símbolos são criados e modificados por uma convenção ou acordo estabelecido internacionalmente para que todos tenham acesso às informações.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: CONSED; UNIDME, 2017.
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	9.
	O professor no ensino de geografia deve considerar em sua prática educativa o desenvolvimento de alguns conceitos fundamentais que se interligam aos interesses e à maturidade da sua turma, ou seja, quando estudam sobre um determinado assunto podem incluir aspectos de seu cotidiano com o que ocorre no mundo ao mesmo tempo, evidenciando que os conceitos se encontram nas partes e no todo. Sobre as características que estruturam o conceito de espaço geográfico no ensino da geografia, analise as sentenças a seguir:
I- Consiste na compreensão do homem como alguém que transforma a natureza por meio do trabalho, o que infere na produção do espaço geográfico.
II- São os espaços que representam a constituição natural ou física já utilizadas pelos povos nômades no período que coletavam alimentos.
III- Deve ser desenvolvido em sala de aula de forma gradativa, em que os alunos primeiramente percebem o espaço de ação.
IV- Trabalha nos anos iniciais questões referentes à noção de orientação e localização, com a representação e o estudo dos espaços.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	10.
	De acordo com Almeida (2001) a leitura de um mapa parte da observação do título, para identificar qual o espaço que foi representado para entender suas informações. Depois, analisa-se a legenda dos signos buscando a reflexão sobre sua distribuição e organização, por fim se observa a escala numérica no mapa para identificar o cálculo das distâncias para conseguir realizar a comparação ou interpretação dos dados. Sobre as características quanto à representação da forma e dimensões exatas da Terra nos mapas, avalie as asserções a seguir:
I- O mapa apresenta a imagem real e completa do terreno ao revelar na forma gráfica suas especificidades e parâmetros ambientais, idênticos ao de uma imagem apurada por fotografia aérea.
PORQUE
II- Evidencia de forma simplificada a realidade e utiliza de símbolos e sinais apropriados na sua construção, para representar a realidade, como um contexto físico para compreensão concreta dos espaços geográficos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ALMEIDA, R. D. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. São Paulo: Contexto, 2001.
	 a)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 b)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 c)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 d)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Parte inferior do formulário

Continue navegando