Buscar

A GESTÃO DO CONHECIMENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A GESTÃO DO CONHECIMENTO
1)(Qconcursos.com - 2014) Uma empresa iniciou seu processo de gestão do conhecimento. Uma das primeiras iniciativas foi levantar, junto aos operadores de máquinas de produção, os procedimentos adotados em caso de pane do maquinário, pois não havia padrões definidos e as soluções para essas situações eram criadas “na hora do problema” pelos operadores mais antigos, muito experientes. A partir desse levantamento, foram elaborados manuais com os procedimentos que seriam, posteriormente, transmitidos em treinamentos para os novos operadores. Esse processo representou a:
a)geração de conhecimento tácito e de conhecimento explícito.
b)transmissão de conhecimento explícito.
c)geração de conhecimento tácito.
d)transformação de conhecimento explícito em conhecimento tácito.
e)transformação de conhecimento tácito em conhecimento explícito.
2)Quando se fala de gestão do conhecimento, a organização necessita saber a diferença entre dado, informação e conhecimento para que consiga, então, alcançar a sabedoria organizacional. A alternativa que melhor conceitua dado, informação e conhecimento, respectivamente, é:
a)O dado é um fato relativo a eventos sem significado, a informação é um dado organizado para descrever uma situação e o conhecimento é a forma como o ser humano interpreta esses dados e informações e os repassa aos demais.
b)O dado é um fato sem significado, a informação é um dado organizado para descrever uma situação e o conhecimento é a junção de dados e informações no âmbito corporativo.
c)O dado é a informação sem tratamento, a informação é um dado tratado e o conhecimento diz respeito às diversas maneiras que o ser humano encontra para se aperfeiçoar.
d)O dado é sempre numérico, a informação é sempre palavra e o conhecimento é sempre abstrato.
e)O dado é o começo da informação, a informação é intermediária e o conhecimento é a fase final do processo de gestão do conhecimento.
	
3)As organizações que aplicam a gestão do conhecimento sabem que os indivíduos que a compõem possuem dois tipos de conhecimento: o tácito e o explícito. Pensando em uma questão prática, imagine que você é recém-chegado em uma empresa e foi colocado para fazer um treinamento com um colaborador que possui mais experiência na parte prática e grande conhecimento, mas não sabe transmiti-lo a você. Em contrapartida, no segundo dia de trabalho, você é colocado junto a outro colaborador que tem bastante facilidade de transmitir aquilo que sabe. Você, inclusive, terminou o treinamento sem nenhuma dúvida sobre os processos aprendidos. No terceiro dia de trabalho, você já conseguiu treinar um novo colaborador sobre os conhecimentos que lhe foram transmitidos no dia anterior. Com base neste texto, os três dias de trabalho relatados configuram situações de aplicação de conhecimentos. São eles, respectivamente:
a)Tácito, explícito e tácito.
b)Tácito, tácito e explícito.
c)Explícito, explícito e tácito.
d)Explícito, tácito e tácito.
e)Tácito, explícito e explícito
4)(Qconcursos.com - 2013) Por trás do aumento da importância da gestão do conhecimento, emerge um fato simples: uma quantidade enorme do conhecimento da organização não lhe pertence, mas sim, aos indivíduos que a compõem. Muitas vezes, quando alguém deixa a organização, sua experiência desaparece com ela (conforme David Garvin. Uma nota sobre gestão do conhecimento. Pesquisa nº 9-398-031, preparada para Havard Business School e publicada em 26 nov. 1997). No cerne da gestão do conhecimento estão quatro processos, podendo-se afirmar que o processo de:
a)organização envolve duas etapas: identificar o conteúdo desejado e fazer as pessoas contribuírem com ideias.
b)distribuição, denominado Páginas Amarelas da empresa, consiste na identificação dos conhecimentos disponíveis e de quem os possui.
c)geração envolve a inteligência do concorrente: planos, produção, fatia do mercado, preços e processos de venda.
d)desenvolvimeto corresponde à seleção e ao refinamento do material para aumentar seu valor para os usuários.
e)consolidação diz respeito às lições aprendidas: o check-list do que deu certo ou errado em projetos anteriores.
5)(Qconcursos.com, 2014) - A gestão do conhecimento apoia-se em um conjunto de processos relativos à geração, organização, desenvolvimento e distribuição de conteúdos relevantes a serem disponibilizados. Um dos principais problemas enfrentados, que o processo de desenvolvimento de conteúdos objetiva solucionar, é o(a):
a)falta de infraestrutura tecnológica.
b)excesso de material disponível.
c)resistência psicológica em compartilhar o conhecimento.
d)falta de registro de conteúdos confidenciais.
e)geração de conhecimento tácito.

Outros materiais