Logo Passei Direto
Buscar

Prova Online ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO - DESENVOLVIMENTO E APROPRIAÇÃO

User badge image
Pri Silva

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Qual é a importância da escrita espontânea no processo de alfabetização?
a )Ela fornece subsídios para que o professor compreenda as reflexões que o aprendiz está fazendo sobre a língua escrita e saiba que intervenções precisa fazer para ajudá-lo a avançar.
b )Ela é útil para indicar as correções necessárias para que o aprendiz possa evoluir no processo, apesar de fornecer poucos subsídios para que o professor compreenda as reflexões que o aprendiz está fazendo sobre a língua escrita.
c )Assim como o desenho espontâneo, ela mostra em que nível de aquisição da escrita o aprendiz se e ncontra, indicando as correções que o professor deve fazer para que o aprendiz possa se alfabetizar.
d )Assim como o desenho espontâneo, ela é uma fonte de ocupação para as crianças, permitindo que o professor tenha tempo livre para se dedicar ao planejamento das aulas de alfabetização.
e )Ela fornece subsídios para que o professor saiba em que nível o aprendiz está e, de acordo com o nível indicado pela escrita, possa permitir que o aluno evolua sozinho no processo de alfabetização.

ª) De acordo com a teoria da psicogênese da língua escrita, o que é o erro construtivo? a) São respostas incorretas que não se separam das corretas. Apesar de não estarem totalmente corretas, o professor deve considerá-las como acertos, pois o aprendiz demonstrou seus conhecimentos prévios. b) São respostas que não podem ser consideradas corretas, mas que não estão totalmente incorretas também e que o professor deve usar como modelo para demonstrar ao aluno qual é a resposta correta. c) São respostas dadas pelo aprendiz que, apesar de não estarem corretas, abrem caminho para acertos posteriores, pois permitem a formulação de hipóteses com base nos conhecimentos prévios dele. d) São respostas que estão totalmente incorretas, mas que demonstram os conhecimentos prévios do aprendiz e que o professor deve usar como modelo para demonstrar ao aluno qual é a resposta correta. e) São respostas que estão incorretas, mas que demonstram os conhecimentos prévios do aprendiz. Então, o professor deve aguardar que o aluno descubra as respostas corretas por si mesmo.

No Brasil, durante décadas, esteve vigente a controvérsia sobre quais métodos seriam mais eficientes: os sintéticos ou os analíticos. Após os anos 1980, como foi a evolução desses métodos?
a )Os métodos analíticos, também chamados de globais, ganharam maior legitimidade, pois partem de unidades maiores da língua, como o conto ou a frase.
b )As facetas linguísticas ganharam legitimidade, pois dizem respeito à aprendizagem do sistema alfabético-ortográfico, sem partir da análise de fragmentos linguísticos.
c )Os métodos sintéticos, que partem da letra, do fonema ou da sílaba para chegar à palavra, ganharam maior legitimidade, pois começaram a partir de fragmentos linguísticos.
d )Vias alternativas mistas ganharam legitimidade, como os chamados métodos analítico-sintéticos, que combinam aspectos de ambas as abordagens teóricas.
e )Vias tradicionais ganharam legitimidade, como a do método fônico, por estarem fundamentadas nas ciências cognitivas, que, até então, não mais figuravam no discurso acadêmico hegemônico.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Qual é a importância da escrita espontânea no processo de alfabetização?
a )Ela fornece subsídios para que o professor compreenda as reflexões que o aprendiz está fazendo sobre a língua escrita e saiba que intervenções precisa fazer para ajudá-lo a avançar.
b )Ela é útil para indicar as correções necessárias para que o aprendiz possa evoluir no processo, apesar de fornecer poucos subsídios para que o professor compreenda as reflexões que o aprendiz está fazendo sobre a língua escrita.
c )Assim como o desenho espontâneo, ela mostra em que nível de aquisição da escrita o aprendiz se e ncontra, indicando as correções que o professor deve fazer para que o aprendiz possa se alfabetizar.
d )Assim como o desenho espontâneo, ela é uma fonte de ocupação para as crianças, permitindo que o professor tenha tempo livre para se dedicar ao planejamento das aulas de alfabetização.
e )Ela fornece subsídios para que o professor saiba em que nível o aprendiz está e, de acordo com o nível indicado pela escrita, possa permitir que o aluno evolua sozinho no processo de alfabetização.

ª) De acordo com a teoria da psicogênese da língua escrita, o que é o erro construtivo? a) São respostas incorretas que não se separam das corretas. Apesar de não estarem totalmente corretas, o professor deve considerá-las como acertos, pois o aprendiz demonstrou seus conhecimentos prévios. b) São respostas que não podem ser consideradas corretas, mas que não estão totalmente incorretas também e que o professor deve usar como modelo para demonstrar ao aluno qual é a resposta correta. c) São respostas dadas pelo aprendiz que, apesar de não estarem corretas, abrem caminho para acertos posteriores, pois permitem a formulação de hipóteses com base nos conhecimentos prévios dele. d) São respostas que estão totalmente incorretas, mas que demonstram os conhecimentos prévios do aprendiz e que o professor deve usar como modelo para demonstrar ao aluno qual é a resposta correta. e) São respostas que estão incorretas, mas que demonstram os conhecimentos prévios do aprendiz. Então, o professor deve aguardar que o aluno descubra as respostas corretas por si mesmo.

No Brasil, durante décadas, esteve vigente a controvérsia sobre quais métodos seriam mais eficientes: os sintéticos ou os analíticos. Após os anos 1980, como foi a evolução desses métodos?
a )Os métodos analíticos, também chamados de globais, ganharam maior legitimidade, pois partem de unidades maiores da língua, como o conto ou a frase.
b )As facetas linguísticas ganharam legitimidade, pois dizem respeito à aprendizagem do sistema alfabético-ortográfico, sem partir da análise de fragmentos linguísticos.
c )Os métodos sintéticos, que partem da letra, do fonema ou da sílaba para chegar à palavra, ganharam maior legitimidade, pois começaram a partir de fragmentos linguísticos.
d )Vias alternativas mistas ganharam legitimidade, como os chamados métodos analítico-sintéticos, que combinam aspectos de ambas as abordagens teóricas.
e )Vias tradicionais ganharam legitimidade, como a do método fônico, por estarem fundamentadas nas ciências cognitivas, que, até então, não mais figuravam no discurso acadêmico hegemônico.

Prévia do material em texto

Prova Online
Disciplina: 101284 - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: DESENVOLVIMENTO E APROPRIAÇÃO
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
Qual é a importância da escrita espontânea no processo de alfabetização?
a )Ela fornece subsídios para que o professor compreenda as reflexões que o aprendiz está fazendo sobre a língua escrita e saiba que intervenções precisa fazer para ajudá-lo a avançar.
b )Ela é útil para indicar as correções necessárias para que o aprendiz possa evoluir no processo, apesar de fornecer poucos subsídios para que o professor compreenda as reflexões que o aprendiz está fazendo sobre a língua escrita.
c )Assim como o desenho espontâneo, ela mostra em que nível de aquisição da escrita o aprendiz se encontra, indicando as correções que o professor deve fazer para que o aprendiz possa se alfabetizar.
d )Assim como o desenho espontâneo, ela é uma fonte de ocupação para as crianças, permitindo que o professor tenha tempo livre para se dedicar ao planejamento das aulas de alfabetização.
e )Ela fornece subsídios para que o professor saiba em que nível o aprendiz está e, de acordo com o nível indicado pela escrita, possa permitir que o aluno evolua sozinho no processo de alfabetização.
QUESTÃO 2
Qual das ações a seguir pode ser considerada uma estratégia de leitura, conforme Solé (1998), a ser utilizada antes da leitura?
a )O professor pode pedir aos alunos que sorteiem algumas palavras para ler. Caso consigam, essas palavras podem ser objeto de análise, de modo que o texto não precisa mais ser lido.
b )O professor pode pedir aos alunos que leiam o último parágrafo e conheçam o final da história, para decidirem se lerão ou não o texto inteiro.
c )O professor pode pedir aos alunos que leiam um resumo do texto na internet, de maneira que não precisem ler o texto caso encontrem um resumo com todas as informações.
d )O professor pode pedir aos alunos que façam perguntas a ele sobre o conteúdo do texto, para decidirem se lerão ou não o texto inteiro.
e )O professor pode pedir aos alunos que leiam o título e tentem imaginar qual é o assunto do texto, para que, após a leitura, possam confirmar o que imaginaram.
QUESTÃO 3
De acordo com a teoria da psicogênese da língua escrita, o que é o erro construtivo?
a )São respostas que não podem ser consideradas corretas, mas que não estão totalmente incorretas também e que o professor deve usar como modelo para demonstrar ao aluno qual é a resposta correta.
b )São respostas que estão incorretas, mas que demonstram os conhecimentos prévios do aprendiz. Então, o professor deve aguardar que o aluno descubra as respostas corretas por si mesmo.
c )São respostas incorretas que não se separam das corretas. Apesar de não estarem totalmente corretas, o professor deve considerá-las como acertos, pois o aprendiz demonstrou seus conhecimentos prévios.
d )São respostas que estão totalmente incorretas, mas que demonstram os conhecimentos prévios do aprendiz e que o professor deve usar como modelo para demonstrar ao aluno qual é a resposta correta.
 
e )São respostas dadas pelo aprendiz que, apesar de não estarem corretas, abrem caminho para acertos posteriores, pois permitem a formulação de hipóteses com base nos conhecimentos prévios dele.
QUESTÃO 4
No Brasil, durante décadas, esteve vigente a controvérsia sobre quais métodos seriam mais eficientes: os sintéticos ou os analíticos. Após os anos 1980, como foi a evolução desses métodos?
a )Os métodos analíticos, também chamados de globais, ganharam maior legitimidade, pois partem de unidades maiores da língua, como o conto ou a frase.
b )As facetas linguísticas ganharam legitimidade, pois dizem respeito à aprendizagem do sistema alfabético-ortográfico, sem partir da análise de fragmentos linguísticos.
c )Os métodos sintéticos, que partem da letra, do fonema ou da sílaba para chegar à palavra, ganharam maior legitimidade, pois começaram a partir de fragmentos linguísticos.
d )Vias alternativas mistas ganharam legitimidade, como os chamados métodos analítico-sintéticos, que combinam aspectos de ambas as abordagens teóricas.
e )Vias tradicionais ganharam legitimidade, como a do método fônico, por estarem fundamentadas nas ciências cognitivas, que, até então, não mais figuravam no discurso acadêmico hegemônico.
QUESTÃO 5
Como se dá a passagem da criança pelos níveis estruturais da linguagem escrita, formulados por Ferreiro e Teberosky (1999)?
a )Trata-se de um processo uniforme e linear.
b )A criança pode pular etapas, mas não pode voltar a uma etapa já superada.
c )É um percurso dinâmico e, por vezes, irregular.
d )É um processo dinâmico, mas bastante rígido.
e )A criança não pode pular nenhuma das etapas.
QUESTÃO 6
Leia as seguintes assertivas sobre o paradigma cognitivista de aprendizagem e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. Foi fundado em meados dos anos 1980 na epistemologia genética de Piaget e difundido no Brasil especialmente por intermédio dos estudos de Emilia Ferreiro.
II. Tirou o foco do método e situou-o no aprendiz, que constrói progressivamente o princípio alfabético.
III. Preconizou que o processo de apropriação da escrita se dá basicamente pela memorização e pela repetição.
a )Apenas as assertivas I e III estão corretas.
 b )Apenas a assertiva II está correta.
c )Apenas a assertiva III está correta.
d )Todas as assertivas estão corretas.
e )Apenas as assertivas I e II estão corretas.
QUESTÃO 7
Qual das ações a seguir pode ser considerada uma estratégia de leitura, conforme Solé (1998), a ser utilizada após a leitura?
a )Recuperar a ideia principal do texto com os alunos, a fim de que demonstrem compreensão global.
b )Verificar qual aluno consegue localizar algumas palavras do texto mais rapidamente.
c )Não é necessário utilizar nenhuma estratégia após a leitura, pois o objetivo é que os alunos apenas tenham contato com textos diversos.
d )Selecionar palavras do texto e solicitar aos alunos que as soletrem, verificando quais deles conseguem fazer isso sem cometer erros.
e )Realizar uma prova oral sobre o conteúdo de cada parágrafo do texto, sem poder consultá-lo, para verificar se conseguiram memorizar o seu conteúdo.
QUESTÃO 8
Considerando Soares (2017), assinale V quando a assertiva for verdadeira e F quando for falsa. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Para os métodos sintéticos e analíticos, o domínio do sistema de escrita é considerado irrelevante para que a criança desenvolva habilidades de uso da leitura e da escrita.
( ) Primeiro, a criança deve aprender a ler e a escrever (etapa em que esses verbos são considerados intransitivos).
( ) Depois que a criança aprende a ler e escrever, são atribuídos complementos, como ler textos ou livros, escrever histórias ou cartas etc. (etapa em que os verbos passam a ser considerados transitivos).
a )V, F, F
b )F, V, V
c )V, V, V
d )F, V, F
e )F, F, V
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina