Buscar

AOL 2 DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AOL 2 DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Pergunta 1 - Os professores precisam dar lugar para as situações de mediação, trocas e partilhas nas situações didáticas. Dessa maneira, devem encorajar os estudantes a se comportarem como mediadores uns dos outros, exprimindo a necessidade dos estudantes poderem e querer participar regularmente; e o estudante por sua vez, deve assumir sua inquietude frente aos acontecimentos, aos conteúdos, ao que se trabalha em sala de aula e/ou outras situações didáticas. Essa afirmativa diz respeito a:
R: Ensino e aprendizagem colaborativos.
Pergunta 2 - A contribuição do “outro” para a construção do conhecimento, rompe com a visão de “reprodução do conhecimento”. Construção implica pesquisa, debate, dúvidas, inquietações, trocas e diálogo. Diferentemente da reprodução, pois, o conhecimento já se encontra acabado, não há abertura para uma reflexão crítica e aprofundamento das questões (LIMA, 2014). Admitir que cada indivíduo tem o que ensinar e contribuir, se contrapõe a uma expressão criada pelo educador Paulo Freire, que de forma pertinente criticou o fato dos conhecimentos trazidos pelos estudantes não serem considerados em alguns espaços. Qual era essa expressão?
R: Tábuas rasas.
Pergunta 3 - Pierre Lévy (1999), considera que a atividade docente será centrada no acompanhamento e na gestão das aprendizagens: o incitamento à troca dos saberes, a mediação relacional e simbólica, a pilotagem personalizada dos percursos de aprendizagem. Dentro dessa perspectiva, o autor conferiu ao professor a tarefa de ser:
R: Animador das indigências coletivas.
Pergunta 4 -A respeito de estilos de ensino e aprendizagem, levando em conta a imensidão de aspectos que influenciam ambas as práticas, as demandas apontam para uma nova percepção de educação, que deve se flexionar e se reinventar para poder atender a todos os atores em suas múltiplas necessidades e individualidade. Sobre as influências que perpassam as ações de ensinar e aprender NÃO É CORRETO afirmar que:
R: As abordagens pedagógicas dificultam professores e alunos a desenvolverem um trabalho de excelência.
Pergunta 5 - As inteligências não podem nem devem ser condicionadas a espaços rígidos, a sirene não precisa tocar para que necessariamente o conhecimento, as produções coletivas sejam encerradas junto com ela. Essa afirmação melhor se relaciona com:
R: Podemos aprender e ensinar, a qualquer hora, em qualquer lugar e com todo indivíduo. 
Pergunta 6 -Somente podemos educar para a autonomia e para liberdade com processos fundamentalmente participativos, interativos, libertadores, que respeitem as diferenças, que incentivem que apoiem orientados por pessoas e instituições livres. (MORAN, 2007, p.21). O autor em sua fala se coloca contra modelos que fomentam:
R: Mentalidades predominantemente individualistas.
Pergunta 7- Sobre estilos de ensino e aprendizagem podemos inferir que:
R: Temos individualmente um modo, uma postura, uma atitude particular de ensinar e, por sua vez, de aprender. 
Pergunta 8- Quando valorizamos o outro de acordo com o leque variado de seus saberes, permitimos que se identifique de um modo novo e positivo e ao mesmo instante, contribuímos para mobilizá-lo, para desenvolver neles sentimentos de reconhecimento que facilitarão, consequentemente, a implantação subjetiva de outras pessoas em projetos coletivos. (LÉVY, 1999, p. 30). É atribuído ao autor o conceito de:
R: Inteligência Coletiva
Pergunta 9- Segundo BEHAR (2009), um novo espaço pedagógico está em fase de gestação, cujas características são: o desenvolvimento das competências e das habilidades, o respeito ao ritmo individual, a formação de comunidades de aprendizagem e as redes de convivência entre outras. A autora incita um novo olhar sobre a necessidade de um novo espaço pedagógico. Devemos considerar como sendo esse espaço:
R: Ambientes informacionais, informatizados e tecnológicos, para novas oportunidades de aprender e ensinar.
Pergunta 10- Aprender deve implicar em uma rede que conecte os sujeitos aos conteúdos e ao mundo das coisas. Podemos compreender essa afirmação dentro de uma perspectiva de:
R: Construção do conhecimento.

Continue navegando