Buscar

Análise do desenho infantil

Prévia do material em texto

Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte
Disciplina: Psicopedagogia Clínica
Professor (a): Flávia Alcântara
Análise do desenho infantil
 
Criança: Bernardo Horta
Idade: 5 anos
Mãe e pai: Camila e Thiago
Em uma entrevista rápida com a mãe do Bernardo, ela me relata que ele é filho único de pais separados e que estão brigando na justiça pela pensão, e que ele quase não tem contato com o pai. Era uma criança de Umei, que deixou a escola pública em março de 2019 para entrar em uma escola particular, porém na primeira semana que ele chegou à escola particular, ele relatou a mãe que a coordenadora da escola havia batido nele. Bom ela não relata se procurou as verdades sobre o fato, más tirou ele daquela escola e matriculou-o na escola que eu trabalhava, e me fala que ele é um menino custoso, porém muito carinhoso.
Nos primeiros dias de aula pude perceber a carência da criança, chorava muito querendo a mãe, e todo funcionário que chegava à porta da minha sala ele corria e abraçava, mesmo que ele não conhecesse, pude perceber também que é uma criança que as outras crianças querem manter distância, pude perceber também a falta de interesse dele dentro do conteúdo escolar, não participando das aulas e quando era dada uma atividade ele rabiscava tudo ou até mesmo rasgava a folha. Após ter conversado com a direção e coordenação da escola chamamos a mãe para uma conversa e pedimos que se pudesse seria bom leva-lo a um psicólogo e até mesmo a uma fonoaudióloga devido ao fato dele sempre conversar igual bebê. 
Bom com esse período de Pandemia ele esta ficando comigo no horário integral e com esta convivência percebi a extrema carência, por isso ele faz com que seja chamado a sua atenção o tempo todo, sempre procura te chamar atenção em todos os momentos, é um menino que tem uma dificuldade de aprendizado e também sem regras, ou seja, não tem limites, a mãe sai para trabalhar cedo e quase sempre não tem hora pra busca-lo. Com relação aos conteúdos da escola estou conseguindo fazer com que ele foque um pouco mais, porém ele está em uso da Vitalina, e sem o medicamento não consigo prender sua atenção já tentei de vária formas. Mas estou acompanhado ele somente como professora e cuidadora mesmo. 
E há alguns dias atrás pedi a ele que desenhasse uma família, e assim que acabou de desenhar me falou que era a sua casa e sua família:
Bom, ele me falou que era a casa dele e eu pude perceber que ele queria mostrar que morava em um prédio, pela altura que desenhou, também vi que ele desenhou a mãe, ele e seu cachorro, o pai não faz parte da família, a mãe e ele com as mão em formato de garras pode significar dificuldade de aprendizagem e a mãe com uma cor bem marcante pra chamar a atenção e de um tamanho superior ao dele que demonstra que ela é quem manda, pelo tamanho da casa demonstra uma grande emotividade. Ele me informou que esse outro desenho em formato de balanço era uma trave de futebol e o outro boneco que aparece é o Lucas neto seu boneco de estimação.
Referência:
Diagnóstico Psicopedagógico do curso de Pós Graduação em Psicopedagogia Clínica e institucional da Estácio. 
Interpretação de desenhos infantis em Psicologia www.psicanaliseclinica.com

Continue navegando