Buscar

APOL OBJETIVA 4 TENTATIVA

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Didática, Currículo e Sociedade
Leia o texto:
Como o contexto social em que a escola está inserida afeta sua prática, podemos admitir que no fim do século 20 a educação teve uma mudança de paradigma em decorrência dos movimentos sociais da época.
Fonte: Texto elaborado pelo autor desta questão.
Considerando o texto e os conteúdos do livro-base Didática, assinale a alternativa que explica corretamente as características da sistematização coletiva do conhecimento como método:
Nota: 10.0
	
	A
	Esse método entende o professor como detentor do grande conhecimento.
	
	B
	O professor é o mediador do saber sistematizado e da prática social (do aluno e do professor).
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base, nessa abordagem: “O aluno é considerado um ser histórico, sujeito do processo, portador de uma prática social a ser problematizada e sistematizada coletivamente. Assim, o centro do processo não está nem no professor, como na abordagem da transmissão-assimilação, nem no aluno, como na abordagem do aprender a aprender, nem no planejamento como na abordagem do aprender a fazer. O centro do processo desloca-se para práxis social de ambos” (livro-base, p. 44).
	
	C
	O aluno é visto como ser histórico, por isso deve estar atento às indicações do professor.
	
	D
	O centro desse processo está no planejamento, que está a par das demandas político-econômicas.
	
	E
	A escola é o lugar no qual se desenvolve o processo de adequação dos conhecimentos.
Questão 2/10 - Didática, Currículo e Sociedade
Leia o excerto de texto:
“O I Encontro Nacional de Professores de Didática [1972] é realizado no período pós-1964, [...] caracterizado pelo esforço do Estado em racionalizar o processo produtivo [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARTINS, P. L. O. Didática. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 15.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Didática sobre a definição de educação no período pós-1964, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A educação passou a ser um fator de desenvolvimento para o país, considerada como investimento individual e social.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “O I Encontro Nacional de Professores de Didática é realizado no período pós-1964, momento histórico caracterizado pelo esforço do Estado em racionalizar o processo produtivo, tendo em vista a retomada do crescimento econômico e do desenvolvimento industrial. O planejamento educacional é considerado ‘área prioritária’, integrado ao Plano Nacional de Desenvolvimento. Nesse período histórico, a educação passa a ser vista como fator de desenvolvimento e, portanto, como investimento individual e social” (livro-base, p. 15).
	
	B
	A educação passou a ser um fator de desenvolvimento nacional e se tornou área prioritária para os investimentos privados.
	
	C
	A educação passou a ser um fator de desenvolvimento para o ser humano, obrigatória a todos, mas com o custeio particular.
	
	D
	A educação passou a ser um fator de desenvolvimento nacional, isto é, uma responsabilidade individual.
	
	E
	A educação passou a ser um fator de desenvolvimento pessoal financiado pelo governo.
Questão 3/10 - Didática, Currículo e Sociedade
Leia o extrato de texto:
“No fim do século XX [...], ocorre uma mudança de paradigma [...]. Nesse período, no âmbito da didática, o próprio processo de fazer (a forma) passa a ser considerado fundamental como elemento educativo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARTINS, P. L. O. Didática. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 42.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Didática sobre a sistematização coletiva do conhecimento, assinale a alternativa que define a concepção de escola nessa abordagem:
Nota: 10.0
	
	A
	A escola é um espaço comprometido com o processo de ação-reflexão voltado ao mercado de trabalho.
	
	B
	A escola é um espaço comprometido com ações transformadoras que se desenvolvem por meio de um processo de ação-reflexão-ação.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “Essa abordagem [a sistematização coletiva do conhecimento] pauta-se na concepção de homem concreto, síntese de múltiplas determinações, sujeito histórico, situado num contexto sociocultural e afirma-se na ação-reflexão-ação. O mundo é concreto, construído pelo homem nas relações sociais de produção dos meios e materiais de subsistência. A educação é um processo histórico, global e dialético de compreensão da realidade, tendo em vista a sua transformação” (livro-base, p. 43).
	
	C
	A escola é um local onde o saber sistematizado é transmitido para formar um cidadão com grande conhecimento.
	
	D
	A escola é um espaço onde professor e aluno estabelecem uma relação de dependência, com vistas à reflexão e à ação.
	
	E
	A escola é um local apolítico, que tem como meta a transmissão de conhecimentos e a formação para a práxis social.
Questão 4/10 - Didática, Currículo e Sociedade
Leia o fragmento de texto:
“[...] o estudo da didática se fará pela caracterização das formas assumidas pelo processo didático em seus diferentes contextos históricos – seus fundamentos e instâncias operacionais na teoria e na prática [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARTINS, P. L. O. Didática. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 12.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Didática assinale a alternativa que explica corretamente como a didática é entendida nos meios educacionais na atualidade:
Nota: 10.0
	
	A
	É entendida como sinônimo de métodos de ensino nas escolas que transmitem os conhecimentos sistematizados, com técnicas específicas para cada disciplina.
	
	B
	É entendida como disciplina de caráter instrumental que oferece os meios necessários para manejar, com maior ou menor diretividade, o comportamento do aluno em sala de aula.
	
	C
	É entendida como uma área do conhecimento, com objeto de estudo próprio, que busca compreender o processo de ensino-aprendizagem em suas múltiplas determinações, à luz do contexto social.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “[...] embora ainda hoje essa representação [da didática como disciplina de caráter instrumental] se manifeste com frequência, [...] a didática passou por intenso questionamento. Deixou de ser considerada disciplina instrumental ocupada apenas com o fazer e passou a ser entendida como uma área do conhecimento, com objeto de estudo próprio, qual seja, o processo de ensino e suas relações. [...] Já no início deste século, Veiga [...] defende a ideia de que ‘analisar e revisar o processo de ensino à luz do contexto social, às mudanças ocorridas na instituição educativa e às condições objetivas do exercício profissional é uma tarefa do professor. Essas mudanças exercem uma influência no planejamento e no desenvolvimento do processo didático’” (livro-base, p. 12).
	
	D
	É entendida como uma disciplina que ensina a fazer planejamentos pautados no ensino tradicional, com regras e critérios preestabelecidos, enfatizando a transmissão do conhecimento.
	
	E
	É entendida como um guia de ação própria, isto é, como um manual para ser seguido em sala de aula, enfatizando técnicas de ensino específicas a serem aplicadas no cotidiano escolar.
Questão 5/10 - Didática, Currículo e Sociedade
Leia a passagem de texto:
“A expressão aprender a aprender é do final do século XIX e início do século XX, tendo surgido no movimento da Escola Nova”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARTINS, P. L. O. Didática. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 24.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Didática sobre a aprendizagem com ênfase no aprender a aprender, difundida nos anos 2000, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Os alunos devem ser produtivos, ativos e criativos, com aprendizagem centradano “fazer” e nas práticas.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com livro-base: A expressão aprender a aprender é do final do século XIX e início do século XX, tendo surgido no movimento da Escola Nova. [Na atualidade,] [...] volta a ser utilizada, mas com outro sentido. Não é mais centrada no sujeito psicológico, mas sim no sujeito produtivo, intelectualmente ativo, criativo, capaz de dominar os processos de aprender. A questão central é que o aluno aprenda a aprender [...]. Com efeito, torna-se fundamental que a escola prepare um trabalhador intelectualmente ativo, criativo, produtivo e, para tal, volta-se a discutir a importância de centrar o fazer e as práticas de interação entre professores e alunos no aprender a aprender” (livro-base, p. 24-25).
	
	B
	Os educandos devem ser críticos e autônomos, capazes de aprender sozinhos; com isso, gradativamente se retira o papel do professor.
	
	C
	Os estudantes devem ser passivos e disciplinados, e o professor é a figura central do processo de aprendizagem.
	
	D
	Os professores têm papel fundamental na transmissão do conhecimento teórico, e os alunos são coadjuvantes nesse processo.
	
	E
	Aprender a aprender significa dizer que os alunos do século XXI são mais capazes de aprender sozinhos do que os do século XX.
Questão 6/10 - Didática, Currículo e Sociedade
Leia o fragmento do texto:
“Valorizam-se os estudos do cotidiano escolar como fonte de conhecimento para o alcance  da íntima relação entre a didática pensada e a didática vivida – o novo desafio de então”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARTINS, P. L. O. Didática. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 18.
Considerando o fragmento do texto e os conteúdos do livro-base Didática sobre a mudança para a didática fundamental a partir da década de 1980, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Deixou de apontar alternativas concretas para o ensino da didática, considerando que ele acontecia da melhor forma possível.
	
	B
	Com as críticas e as denúncias que fez contra a didática instrumental, a perspectiva da didática fundamental passou a pensar no planejamento como o principal ponto a ser enfatizado.
	
	C
	Além de criticar e denunciar a didática de caráter meramente instrumental que estava em voga, buscou alternativas para a construção de novos conhecimentos na área.
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: "Pioneira nesse movimento de revisão didática, em oposição à abordagem instrumental vigente até esse período, [Vera Maria Ferrão] Candau sistematiza as questões desse momento histórico. A autora propõe uma didática fundamental, que, nas palavras de Freitas [...], 'mais do que um enfoque propriamente dito, foi um amplo movimento de reação a um tipo de dialética baseada na neutralidade...' Dessa forma, o movimento que inicialmente incluiu uma crítica e uma denúncia ao caráter meramente instrumental da didática avançou em seguida para a busca de alternativas e reconstrução do conhecimento da área" (livro-base, p. 19). 
	
	D
	Realizou as devidas críticas contra a didática instrumental, porém não houve propostas de novos conhecimentos para a área.
	
	E
	A nova proposta da didática fundamental pautou-se na neutralidade pedagógica e no rigor metodológico com base na pedagogia tecnicista.
Questão 7/10 - Didática, Currículo e Sociedade
Leia a passagem de texto:
“[O método de solução de problemas] [...] é um bom exemplo de interação entre professor, aluno e conteúdo nessa perspectiva [do aprender a aprender]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARTINS, P. L. O. Didática. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 38.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Didática sobre o método didático de Dewey, assinale a alternativa que elenca os conceitos corretamente:
Nota: 10.0
	
	A
	Coleta de dados, argumentação, problemática, metodologia, conclusão.
	
	B
	Licenciatura, bacharelado, pós-graduação lato sensu, pós-graduação stricto sensu e doutorado.
	
	C
	Atividade, problema, coleta de dados, hipótese, experimentação.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “Encontramos em Dewey [...] um bom exemplo de interação entre professor, aluno e conteúdo nessa perspectiva. É o método de solução de problemas, que percorre o seguinte caminho: [...] atividade [...] problema [...] coleta de dados [...] hipótese [...] experimentação” (livro-base, p. 38).
	
	D
	Introdução, objetivos, metodologia, dissertação e resultados.
	
	E
	Prática pedagógica, projeto político-pedagógico, elaboração de conteúdos, revisão e sistematização.
Questão 8/10 - Didática, Currículo e Sociedade
Leia o fragmento de texto:
“[A organização do trabalho na escola, entre 1989 e 1993,] [...] foi um período de transição em que os professores quebraram normas, tomando iniciativas que consolidaram novas formas de organização”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARTINS, P. L. O. Didática. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 24.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Didática sobre a organização do trabalho na escola, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Houve a intensificação da quebra do sistema organizacional da escola.
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “[...] a organização do trabalho na escola (1989 a 1993) [...] é marcado pela intensificação da quebra do sistema organizacional da escola. Os movimentos sociais que consolidaram novas formas de organização e mobilização foram se desenvolvendo à revelia e alheios às instituições [...] e às formas tradicionais de organização do trabalho, chegando não só a mudanças dessas instituições, como também, e sobretudo, a mudanças, ainda que embrionárias, nas próprias relações de produção” (livro-base, p. 23).
	
	B
	Foi marcado por menor participação social.
	
	C
	Teve como proposta a ação prática substituindo a teoria.
	
	D
	Denunciou o caráter instrumental da didática.
	
	E
	Reconstruiu e atribuiu caráter instrumental.
Questão 9/10 - Didática, Currículo e Sociedade
Leia o excerto de texto:
“[A abordagem da sistematização coletiva dos conhecimentos] [...] pauta-se na concepção de homem concreto [...], sujeito histórico, situado num contexto sociocultural e afirma-se na ação-reflexão-ação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARTINS, P. L. O. Didática. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 43.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Didática sobre as características da sistematização coletiva do conhecimento, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Esse método entende o professor como detentor do conhecimento e que auxilia o aluno na sistematização do conhecimento em sua vida.
	
	B
	O professor é o mediador do saber sistematizado e da prática social, tanto do aluno quanto do próprio professor.
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “Nessa abordagem [a sistematização coletiva do conhecimento], a interação entre professor e alunos se dá pela atuação do professor como mediador entre o saber sistematizado e a prática social de ambos. O aluno é considerado um ser histórico, sujeito do processo portador de uma prática social a ser problematizada e sistematizada coletivamente” (livro-base, p. 43-44).
	
	C
	O aluno é visto como ser histórico, devendo estar atento às indicações do professor.
	
	D
	O centro desse processo repousa no planejamento, que deve atender às demandas político-econômicas.
	
	E
	A escola é o espaço onde o processo de transmissão de conhecimentos se desenvolve.
Questão 10/10 - Didática, Currículo e Sociedade
Leia o texto:
Aprender é um processo permanente de busca por parte do estudante, pesquisa e interatividade com a realidade em que vive.
Fonte: Texto elaborado pelo autor da questão.
Considerando o texto e conteúdos do livro-base Didática sobre o pressuposto da aprendizagem com ênfase no aprender a aprender,difundido nos anos 2000, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Os alunos devem ser produtivos, ativos, criativos, com aprendizagem centrada no fazer e nas práticas de interação.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “A expressão aprender a aprender é do final do século XIX e início do século XX, tendo surgido no movimento da Escola Nova. Hoje volta a ser utilizada, mas com outro sentido. Não é mais centrada no sujeito psicológico, mas, sim, no sujeito produtivo, intelectualmente ativo, criativo, capaz de dominar os processos de aprender”. [...] volta-se a discutir a importância de centrar o fazer e as práticas de interação entre professores e alunos no aprender a aprender” (livro-base, p. 24-25).
	
	B
	Os educandos devem ser críticos e autônomos, capazes de aprender sozinhos e, gradativamente, vai sendo retirado o papel do professor no processo da aprendizagem.
	
	C
	Os estudantes devem ser passivos e disciplinados, sendo o professor a figura central do processo de aprendizagem.
	
	D
	Os professores têm papel fundamental na transmissão do conhecimento teórico, sendo os alunos coadjuvantes nesse processo.
	
	E
	Aprender a aprender significa dizer que os alunos do século XXI são mais capazes de aprender sozinhos do que os alunos do século XX.

Continue navegando