Buscar

Biografia de Burrhus Frederic Skinner

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Burrhus Frederic Skinner, conhecido como B. F. Skinner (Susquehanna, 20 de março de 1904 — Cambridge, 18 de agosto de 1990), foi um psicólogo behaviorista, inventor e filósofo norte-americano. Foi professor na Universidade Harvard de 1958 até sua aposentadoria, em 1974.[1][2][3][4]
Skinner considerava o livre arbítrio uma ilusão e ação humana dependente das conseqüências de ações anteriores. Se as conseqüências fossem ruins, havia uma grande chance de a ação não ser repetida; se as conseqüências fossem boas, a probabilidade de a ação ser repetida se torna mais forte. Skinner chamou isso de princípio de reforço.[5]
Para fortalecer o comportamento, Skinner usou o condicionamento operante e considerou a taxa de resposta como a medida mais eficaz de força de resposta. Para estudar o condicionamento operante, ele inventou a câmara de condicionamento operante, também conhecida como Skinner Box, e, para medir a taxa, inventou o registrador cumulativo. Usando essas ferramentas, ele e C. B. Ferster produziram seu trabalho experimental mais influente, que apareceu em seu livro Schedules of Reinforcement (1957).[6]
Skinner desenvolveu a análise do comportamento, a filosofia dessa ciência que ele chamou de behaviorismo radical,[7] e fundou uma escola de pesquisa experimental em psicologia - a análise experimental do comportamento. Ele imaginou a aplicação de suas ideias no projeto de uma comunidade humana em seu romance utópico, Walden II, e sua análise do comportamento aplicada culminou em seu trabalho, Verbal Behavior. Skinner foi um autor prolífico que publicou 21 livros e 180 artigos. A academia contemporânea considera Skinner um pioneiro do behaviorismo moderno, junto com John B. Watson e Ivan Pavlov. Uma pesquisa de junho de 2002 listou Skinner como o psicólogo mais influente do século XX.[8]
O sistema de psicologia de Skinner é sob muitos aspectos um reflexo das suas primeiras experiências de vida. Ele considerava a vida um produto de reforços passados e afirmava que sua própria vida fora tão predeterminada, organizada e ordeira quanto seu sistema ditava que todas as vidas humanas fossem.
Skinner afirma que é possível ensinar um aluno a estudar, e que estudar por si mesmo é um comportamento e, portanto, também deve ser aprendido.
O quê Skinner defende?
O conceito-chave do pensamento de Skinner é o de condicionamento operante, que ele acrescentou à noção de reflexo condicionado, formulada pelo cientista russo Ivan Pavlov. Os dois conceitos estão essencialmente ligados à fisiologia do organismo, seja animal ou humano.
Qual era a teoria de Skinner?
A obra Burrhus Frederic Skinner é a expressão mais célebre do behaviorismo - corrente que dominou o pensamento e a prática da psicologia, em escolas e consultórios, até os anos 1950. ... A teoria de Skinner baseia-se na ideia de que o aprendizado ocorre em função de mudança no comportamento manifesto.
Quais são elementos importantes na teoria de B.F. Skinner? e. Estímulo, resposta e consequência.
O que é o behaviorismo de Skinner?
O Behaviorismo compreende uma corrente da psicologia que tenta explicar o comportamento como influencias dos estímulos do meio. ... Para esta corrente o ser humano se resume às contingências observáveis.
Qual o principal objetivo de Skinner?
De acordo com a teoria de Skinner, os alunos recebem passivamente o conhecimento do professor. Em sua visão, conhecida como Behaviorismo, os comportamentos são obtidos pelo reforço - estímulo do comportamento desejado. ... De acordo com Skinner, o seu interesse está em compreender o comportamento humano, não e manipulá-lo.
O que o behaviorismo defende?
O Behaviorismo, também chamado de Comportamentismo ou Comportamentalismo, tem como objeto de estudo o comportamento. Essa teoria psicológica defende que a psicologia humana ou animal pode ser objetivamente estudada por meio de observação de suas ações, ou seja, observando o comportamento.
Qual é o processo de aprendizagem que Skinner descreve?
O processo de aprendizagem descrito pelo psicólogo norte-americano Burrhus Frederic Skinner é sobre o condicionamento operante. O pensamento de BG Skinner teve influência da lei do efeito de Edward Thorndike, que afirma que o reflexo condicionado é uma reação a um estímulo casual.
Como ocorre o processo de condicionamento operante?
O condicionamento operante é baseado em uma premissa simples: as ações seguidas pelo reforço tenderão a se repetir. Por outro lado, as ações que resultarem em punições ou consequências indesejáveis enfraquecerão e serão menos prováveis de ocorrer novamente no futuro.
Porque Skinner é considerado radical?
O Behaviorismo Radical e a Análise do Comportamento foram criticados inúmeras vezes ao longo da história como sendo propostas extremistas de psicologia. O Behaviorismo Radical só é radical porque entende que o objeto de estudo fundamental da psicologia é o comportamento.
O que é estímulo para o behaviorismo?
O behaviorismo estuda esta relação e, como o meio e o comportamento são conceitos muito amplos, definiu estímulo e resposta como unidades básicas da descrição e como ponto de partida para que fosse possível realizar uma ciência do comportamento.
Como Skinner morreu?
Leucemia
Para que serve a caixa de Skinner?
Uma caixa de Skinner, também conhecida como câmara de condicionamento operante, é um aparelho fechado que contém uma barra ou chave que um animal pode pressionar ou manipular de modo a obter alimentos ou água como um tipo de reforço.
O Behaviorismo e sua contribuição para a Educação
Considerações iniciais sobre o Behaviorismo: SKINNERA relação comportamental operante: o papel das conseqüências Para Skinner, a maior parte do comportamento humano é operante. Isto significa dizer que aquilo que fazemos ou deixamos de fazer hoje tem a ver com as conseqüências que se seguiram às nossas ações no passado. Quando o comportamento é fortalecido pelas conseqüências, aumenta a probabilidade de sua re-ocorrência no futuro.
O que é Behaviorismo
Essa teoria psicológica defende que a psicologia humana ou animal pode ser objetivamente estudada por meio de observação de suas ações, ou seja, observando o comportamento. Os Behavioristas acreditam que todos os comportamentos são resultados de experiência e condicionamentos.
Quais os principais autores do behaviorismo?
Os principais representantes do behaviorismo são: Ivan Pavlov e Burrhus Frederic Skinner.
Qual é o mais importante teórico do behaviorismo?
Watson que foi o fundador e suas diferem; as eram comportamentalismo, Teoria comportamental, Analise experimental do comportamento e Analise do comportamento. ... QUAL O MAIS IMPORTANTE TEÓRICO DO BEHAVIORISMO? O Behaviorismo, que tem como seu principal teórico Skinner (1904-1990) 5.
Uma caixa de Skinner, também conhecida como câmara de condicionamento operante, é um aparelho fechado que contém uma barra ou chave que um animal pode pressionar ou manipular de modo a obter alimentos ou água como um tipo de reforço. Desenvolvida por BF Skinner.

Continue navegando