Buscar

Biografia de Burrhus Frederic Skinner

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Biografia de Burrhus Frederic Skinner
Burrhus Frederic Skinner (1904-1990) foi um psicólogo norte-americano, seguidor do Behaviorismo de J. B. Watson, mas na década de 40, criou o Behaviorismo Radical com uma proposta filosófica sobre o comportamento humano.
Burrhus Frederic Skinner nasceu em Susquehanna, Pensilvânia, Estados Unidos, no dia 20 de março de 1904. Filho de um advogado e de uma dona de casa desde cedo despertou o interesse sobre o comportamento dos animais. Ingressou no Hamilton College em Nova Iorque, com o objetivo de se tornar escritor. Em 1926 concluiu o bacharelado em Literatura Inglesa e Línguas Românicas. Durante dois anos se dedicou a escrever, mas concluiu que lhe faltava habilidades literárias.
Em 1928, Skinner inscreveu-se no curso de pós-graduação em Psicologia pela Universidade de Harvard, embora nunca tenha estudado psicologia antes. Concluiu o mestrado em 1930 e o doutorado em 1931, permanecendo na Universidade, como pesquisador, até 1936. Nesse mesmo ano, casou-se com Yvonne Blue, com quem viria a ter dois filhos. Ainda em 1936 começou a lecionar na Universidade de Minnesota, onde permaneceu durante nove anos. Entre 1945 e 1947 lecionou na Universidade de Indiana, onde se tornou presidente do Departamento de Psicologia. Em 1948 retornou para Harvard como professor titular.
Teoria Comportamental
Influenciado pela teoria dos reflexos condicionados de Pavlov e pelo estudo do comportamento de John B. Watson, Skinner acreditou que era possível explicar a conduta dos indivíduos como um conjunto de respostas fisiológicas condicionadas e se dedicou ao estudo das possibilidades que oferecia o controle científico da conduta mediante técnicas de reforço (estímulo do comportamento desejado). Para ele, a aprendizagem concentra-se na capacidade de estimular ou reprimir comportamentos, desejáveis ou indesejáveis.
Seu encontro com o Behaviorismo de Watson o levou ao desenvolvimento de sua própria versão, o “Behaviorismo Radical”, que se definia contra causas internas (mentais) para explicar a conduta humana e negou também à realidade e a atuação dos elementos cognitivos, opondo-se a concepção de Watson. Para ele, o indivíduo era um ser único, homogêneo e não um todo construído de corpo e mente.
Burrhus Frederic Skinner escreveu vários livros e centenas de artigos sobre teoria do comportamento, reforço e teoria da aprendizagem. Seu radicalismo ao rejeitar a maioria das teorias no campo da psicologia levantou diversas polêmicas em seu país. Sua maior crítica foi contra o pensamento de Sigmund Freud. Skinner acreditava que examinar os motivos inconscientes de seres humanos era uma perda de tempo, pois a única coisa que vale investigar é o comportamento. As ideias de impulsos internos com Id, Ego e Superego, eram vistas como absurdas.
Burrhus Frederiic Skinner faleceu em Cambridge, Massachusetts, no dia 18 de agosto de 1990.
Obras de Burrhus Frederic Skinner
· O Comportamento dos Organismos (1938)
· Walden II (1948)
· Ciência e Comportamento Humano (1953)
· Comportamento Verbal (1957)
· Além da Liberdade e da Dignidade (1971)
Skinner afirma que é possível ensinar um aluno a estudar, e que estudar por si mesmo é um comportamento e, portanto, também deve ser aprendido.
O quê Skinner defende?
O conceito-chave do pensamento de Skinner é o de condicionamento operante, que ele acrescentou à noção de reflexo condicionado, formulada pelo cientista russo Ivan Pavlov. Os dois conceitos estão essencialmente ligados à fisiologia do organismo, seja animal ou humano.
Qual era a teoria de Skinner?
A obra Burrhus Frederic Skinner é a expressão mais célebre do behaviorismo - corrente que dominou o pensamento e a prática da psicologia, em escolas e consultórios, até os anos 1950. ... A teoria de Skinner baseia-se na ideia de que o aprendizado ocorre em função de mudança no comportamento manifesto.
Quais são elementos importantes na teoria de B.F. Skinner? e. Estímulo, resposta e consequência.
O que é o behaviorismo de Skinner?
O Behaviorismo compreende uma corrente da psicologia que tenta explicar o comportamento como influencias dos estímulos do meio. ... Para esta corrente o ser humano se resume às contingências observáveis.
Qual o principal objetivo de Skinner?
De acordo com a teoria de Skinner, os alunos recebem passivamente o conhecimento do professor. Em sua visão, conhecida como Behaviorismo, os comportamentos são obtidos pelo reforço - estímulo do comportamento desejado. ... De acordo com Skinner, o seu interesse está em compreender o comportamento humano, não e manipulá-lo.
O que o behaviorismo defende?
O Behaviorismo, também chamado de Comportamentismo ou Comportamentalismo, tem como objeto de estudo o comportamento. Essa teoria psicológica defende que a psicologia humana ou animal pode ser objetivamente estudada por meio de observação de suas ações, ou seja, observando o comportamento.
Qual é o processo de aprendizagem que Skinner descreve?
O processo de aprendizagem descrito pelo psicólogo norte-americano Burrhus Frederic Skinner é sobre o condicionamento operante. O pensamento de BG Skinner teve influência da lei do efeito de Edward Thorndike, que afirma que o reflexo condicionado é uma reação a um estímulo casual.
Como ocorre o processo de condicionamento operante?
O condicionamento operante é baseado em uma premissa simples: as ações seguidas pelo reforço tenderão a se repetir. Por outro lado, as ações que resultarem em punições ou consequências indesejáveis enfraquecerão e serão menos prováveis de ocorrer novamente no futuro.
Porque Skinner é considerado radical?
O Behaviorismo Radical e a Análise do Comportamento foram criticados inúmeras vezes ao longo da história como sendo propostas extremistas de psicologia. O Behaviorismo Radical só é radical porque entende que o objeto de estudo fundamental da psicologia é o comportamento.
O que é estímulo para o behaviorismo?
O behaviorismo estuda esta relação e, como o meio e o comportamento são conceitos muito amplos, definiu estímulo e resposta como unidades básicas da descrição e como ponto de partida para que fosse possível realizar uma ciência do comportamento.
Como Skinner morreu?
Leucemia
Para que serve a caixa de Skinner?
Uma caixa de Skinner, também conhecida como câmara de condicionamento operante, é um aparelho fechado que contém uma barra ou chave que um animal pode pressionar ou manipular de modo a obter alimentos ou água como um tipo de reforço.
O Behaviorismo e sua contribuição para a Educação
Considerações iniciais sobre o Behaviorismo: SKINNERA relação comportamental operante: o papel das conseqüências Para Skinner, a maior parte do comportamento humano é operante. Isto significa dizer que aquilo que fazemos ou deixamos de fazer hoje tem a ver com as conseqüências que se seguiram às nossas ações no passado. Quando o comportamento é fortalecido pelas conseqüências, aumenta a probabilidade de sua re-ocorrência no futuro.
O que é Behaviorismo
Essa teoria psicológica defende que a psicologia humana ou animal pode ser objetivamente estudada por meio de observação de suas ações, ou seja, observando o comportamento. Os Behavioristas acreditam que todos os comportamentos são resultados de experiência e condicionamentos.
Quais os principais autores do behaviorismo?
Os principais representantes do behaviorismo são: Ivan Pavlov e Burrhus Frederic Skinner.
Qual é o mais importante teórico do behaviorismo?
Watson que foi o fundador e suas diferem; as eram comportamentalismo, Teoria comportamental, Analise experimental do comportamento e Analise do comportamento. ... QUAL O MAIS IMPORTANTE TEÓRICO DO BEHAVIORISMO? O Behaviorismo, que tem como seu principal teórico Skinner (1904-1990) 5.
Uma caixa de Skinner, também conhecida como câmara de condicionamento operante, é um aparelho fechado que contém uma barra ou chave que um animal pode pressionar ou manipular de modo a obter alimentos ou água como um tipo de reforço. Desenvolvida por BF Skinner.

Outros materiais