Buscar

APx3 - Prática de Ensino II - INGRID GARCIA DA CONCEIÇÃO_ 16215100028

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CEDERJ – UAB – LICENCIATURAS – UFRRJ
PRÁTICA DE ENSINO II
Profª. Silvia Moreira Goulart
APx3 -2020/1
Aluna: Ingrid Garcia da Conceição - Mat.: 16215100028
1ª. Questão: (2,0 pontos)
a) Qual é a proposta curricular adotada para a Educação Básica no Brasil atual ?
No ano de 1996, foi aprovada a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN 9.394/96 (BRASIL, 1996) que orienta as linhas gerais de funcionamento da educação no país para todos os níveis e modalidades de ensino (incluindo da Educação Infantil ao Ensino Superior). A Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil. Ela estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
b) Como essa proposta curricular está organizada ?
O currículo é o principal meio de implementação dos princípios de inclusão e equidade dentro de um sistema educacional. Na atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) 9.394/96 - Seção III, Do Ensino Fundamental temos:
Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: (Redação dada pela Lei nº 11.274, de 2006) 
I - o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; 
II - a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
[...]
Na Seção IV, Do Ensino Médio, também da LDBEN 9.394/96 cita-se:
Art. 35. O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades: 
I - a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos; 
II - a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.
[...]
2ª. Questão: (2,0 pontos)
	Leia com atenção as três afirmações sobre o conceito de currículo:
I - Currículo é a organização do conhecimento escolar, representada em um documento que reúne uma lista dos conteúdos considerados relevantes para o ensino e para a adequação dos alunos à sociedade em que vivem.
	II – Currículo é o documento de identidade da instituição escolar, expressa a sua função político social, sua organização e funcionamento, e as expectativas da sociedade e da cultura onde está inserido.
	III – Currículo é o documento de identidade da instituição escolar, expressa sua função político social, sua organização e funcionamento, e as expectativas relacionadas às possibilidades de interação social e cultural no mundo contemporâneo.
	Quais das afirmativas estão vinculadas à perspectiva pós-crítica do currículo ?
(X) I e II
(b) II e III
(a) I, II e III
(b) Apenas II
(c) Apenas III
3ª. Questão: (2,0 pontos)
	Na organização do ensino por Complexos Temáticos, o processo de ensino visa a transformação social, é dialógico, interdisciplinar, participativo,e parte de uma problematização inicial, igual à organização do ensino por Temas Geradores.
Mas entre a organização do ensino por Temas Geradores e a organização do ensino por Complexos Temáticos há uma diferença. Escreva qual é essa diferença entre essas duas formas de organização do ensino.
A organização do ensino por Temas Geradores – Uma forma de organização do ensino que, partindo da ideia de planejamento dialógico, é adotada em algumas experiências escolares que tentam romper com as perspectivas tradicionais de ensino. Esse tipo de planejamento pode ser adotado em qualquer sala de aula, de qualquer disciplina escolar, em qualquer tempo. Trata-se de uma possibilidade de organização dos estudos dos conteúdos escolares que parte de um problema (uma questão social relevante para o grupo da escola).
A organização do ensino por Complexos Temáticos - Uma forma dialógica de planejamento escolar, que busca dotar os conhecimentos a serem trabalhados na escola de um sentido para os alunos e para a sua comunidade, e que articula as diferentes disciplinas escolares no estudo de problemas sociais relevantes. Para que possa envolver todas as turmas de uma escola, o complexo temático apresenta uma metodologia de construção do planejamento que prevê, após uma proposta inicial a ser desenvolvida com todas as turmas, o desdobramento do planejamento adequando-o às diferentes faixas etárias.
4ª. Questão: (4,0 pontos)
	Descreva uma situação problema e um procedimento didático para iniciar o processo de ensino em uma turma do Ensino Médio, diurno, de uma escola pública localizada em uma comunidade no Município do Rio de Janeiro, nessa época de isolamento social.
(A) Considere a sua área de conhecimento na Licenciatura CEDERJ.
(B) Considere o diagnóstico sobre condições de vida no Município do RJ (Dados do IBGE e de estudo da FIOCRUZ, 2015): 
- densidade demográfica de 5.265,82 (hab/km²)
- 100% da população vive em áreas urbanas
- Índice de Desenvolvimento Humano Municipal = 0,799 (escala de 0 a 1)
- Índice de Vulnerabilidade da Saúde = 0,71 (escala de 0 a 1)
- Índice de Vulnerabilidade Social da Família = 0,64 (escala de 0 a 1)
- Índice de Eventos Extremos com vítimas fatais = 0,88 (escala de 0 a 1)
- Índice de Cobertura Vegetal = 0,43 (escala de 0 a 1)
- Renda média per capita de habitantes =R$ 1.492,63 por domicílio. 
- Desigualdades sociais - 20% da população mais pobre detêm 2,52% de toda a riqueza do município; 10% mais ricos detêm 50,63% de toda a riqueza.
- Os resultados mostram que a população do município do Rio de Janeiro apresenta maior vulnerabilidade em relação aos demais municípios.
 (C) Considere situação em 26/06/2020 sobre a disseminação do coronavirus (Dados da CDC-OMS-ECDC atualizados nas últimas 24 horas, apenas para o Município do Rio de Janeiro):
	- Casos de contaminação confirmados – 105.897
	- Mortes – 9.450
	- Casos recuperados – 0 (zero)
Área de conhecimento na Licenciatura CEDERJ: Turismo
Situação Problema: Milhões de pessoas vão todas as semanas às lojas Wal-Mart, que possuem novecentos empregados proibidos de se sindicalizarem. Os trabalhadores da empresa McDonald’s são tão desprezados como a comida que servem. Eles também não podem se sindicalizar. Na Malásia, o governo criou a “União Livre”, uma organização do setor eletrônico independente de sindicatos. No Brasil, de cada cinco operários da Volkswagen, só um é empregado da empresa. A China produz a metade de todas as bonecas Barbie do mundo com 300 empresas terceirizadas. Oito de cada dez novos empregos na Argentina estão sem nenhuma proteção legal.
GALEANO, E . Os Direitos dos trabalhadores: um tema para arqueólogos? (Adaptado)
a) Competência e Habilidade a ser tratada: A compreensão do que é a Globalização implica no entendimento de que esse fenômeno é gerado pela necessidade do sistema capitalista de formar uma aldeia global que permita a ampliação dos mercados consumidores de países cujos mercados internos já estão saturados. Essa dinâmica do modo de produção capitalista é perceptível nos produtos oriundos de vários países que são facilmente encontrados nos diferentes lares.
b) Recurso(s) didático(s) a serem empregados: Através de explicação expositiva demonstraremos qual a relação do desenvolvimento e evolução dos transportes com a globalização e a partir desta explanação iremos construir uma linha do tempo apresentando esta evolução dostransportes, e será proposto que os alunos criem suas próprias linhas do tempo de produtos diversos e relacionem com o processo da globalização
c) Procedimento didático (incluindo avaliação da aprendizagem): Construir a partir de dados históricos um conceito de globalização;
Contextualização histórica da globalização.

Continue navegando