Buscar

bioquímica dos alimentos

Prévia do material em texto

Avaliação On-Line 6 (AOL 6) - Atividade Contextualizada
Bioquímica dos Alimentos
Aluno: Tálisson Gustavo Santos de Morais
Matrícula: 01354169 
Curso: Nutrição 
Disciplina: Bioquímica dos Alimentos
A atividade proposta aborda acerca dos macronutrientes, farei uma breve explicação embasada nos conteúdos estudados.
Os macronutrientes podem ser definidos como os elementos que fornecem grande parte da força e do vigor físico necessário para o nosso corpo se manter ativo. Por reporem as energias gastas durante o dia a dia, são considerados indispensáveis para uma vivência saudável. Como estão presentes em quase todos os itens básicos de nosso cardápio, os macronutrientes formam a base de toda a cadeia alimentar.
Os 6 alimentos escolhidos são eles:
· Banana
· Pão integral
· Aveia
· Ovos
· Peito de frango
· Arroz integral
a) Principal macronutriente dos alimentos escolhidos:
· Banana: 26g de carboidrato em uma porção de 100g
· Pão integral: 23,6g de carboidrato em uma porção de 46g
· Aveia: 17g de carboidrato em uma porção de 30g
· Ovos: 6,3g de proteína em uma porção de 50g
· Peito de frango: 32g de proteína em uma porção de 100g
· Arroz integral: 44,8g de carboidrato em uma porção de 195g
b) citar duas funções desse nutriente que você citou no item anterior;
· Carboidratos: Principal fonte de energia do corpo. Regulam o metabolismo proteico, poupando proteínas. A quantidade de carboidratos da dieta determina como as gorduras serão utilizadas para suprir uma fonte de energia imediata. Necessários para o funcionamento normal do sistema nervoso central. A celulose e outros carboidratos indigeríveis auxiliam na eliminação do bolo fecal. Apresentam função estrutural nas membranas plasmáticas das células.
· Proteínas: As proteínas desempenham quatro funções importantes para os seres vivos. Entre estas funções podemos citar a função estrutural ou plástica, hormonal, anticorpos (imunização) e enzimática. As proteínas estruturais estão presentes em estruturas esqueléticas, como ossos, tendões e cartilagens, unhas, cascos, etc., além da membrana celular. As proteínas hormonais atuam no metabolismo como mensageiros químicos, como a insulina e o glucagon que controlam a glicemia do sangue e o hormônio de crescimento denominado somatotrofina, secretado pela hipófise. As proteínas de defesa imunológica são as imunoglobulinas (anticorpos). As proteínas de ação enzimática (enzimas) são importantes como catalisadores biológicos favorecendo reações do metabolismo celular, como as proteases, a catalase, a desidrogenases, entre outras.
C) citar outros dois exemplos de alimentos que também são ricos nesse nutriente:
· Carboidrato: macarrão e batata
· Proteína: salmão e soja
Existe uma relação direta entre nutrição, saúde e bem-estar físico e mental. As pesquisas comprovam que a boa alimentação tem um papel fundamental na prevenção e no tratamento de doenças. Há milhares de anos, Hipócrates já afirmava: “que teu alimento seja teu remédio e que teu remédio seja teu alimento”. É isso mesmo. O equilíbrio na dieta é um dos motivos que permitiu ao homem ter vida mais longa neste século.
Referências: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alimentacao_saudavel.pdf
https://brasilescola.uol.com.br/biologia/carboidratos.htm
https://blog.biologiatotal.com.br/proteinas-em-5-minutos/
http://gnt.globo.com/bem-estar/materias/alimentos-ricos-em-proteinas-conheca-10-deles-e-saiba-como-usa-los-na-sua-dieta.htm

Continue navegando