Buscar

AV 1 METODOLOGIA DO ENSINO DA HISTÓRIA

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Metodologia do Ensino da História (HID23)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX 
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A frase de Paulo Freire (1981, p. 79): ? Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo? pode ser encontrada nas concepções de ensino-aprendizagem de diversos estudiosos e professores que se dedicam às questões de ensino-aprendizagem a partir dos mais diversos espaços e indivíduos da sociedade. A partir desta afirmação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(V) O processo de ensino e aprendizagem não reside somente no bom planejamento, criatividade e alcance dos objetivos que foram estruturados pelo professor em seu plano de ensino.
(F) A autoridade e a exclusividade do papel do professor nos processos de ensino e aprendizagem já existia no interior dos espaços escolares e deve ser resgatada com urgência. 
(V) O professor deve estar atento à diversidade e à heterogeneidade do qual o processo de ensino e aprendizagem é constituído, no sentido de fazer alianças, parcerias com os mais diversos âmbitos e espaços sociais.
(V) Nem o professor, nem a unidade escolar podem articular suas atividades e conteúdos de forma isolada ou centradas somente no universo escolar, antes precisam estabelecer relações e parcerias com os demais espaços coletivos de sociabilidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
	
	a) V - V - V - F.
	
	b) F - V - V - V.
	
	c) V - V - F - V.
	
	d) V - F - V - V.
	
	 
	2.
	Os estudiosos indicam que, a partir do século XX, ocorre um gradual processo de renovação do pensamento histórico e historiográfico, que procurava superar as concepções e teorias que prevaleciam ao longo do século XIX e previam mudanças nas concepções de tempo, espaço, história e do ofício do próprio historiador. Sobre as perspectivas que se abrem à história ao longo do século XX, analise as sentenças a seguir:
I- A renovação do conhecimento histórico é fomentada pelos estudiosos da Escola dos Annales, que aproximou a história das demais ciências humanas e sociais.
II- As pesquisas históricas passam a se preocupar com questões econômicas, em especial pelas consequências da Primeira e Segunda Guerras Mundiais, deixando de lado as temáticas da política e dos grandes vultos históricos.
III- Os estudiosos do século XX passaram a compilar os documentos da Igreja, as biografias dos santos, organizar e catalogar relíquias e objetos sagrados.
IV- Alguns estudiosos passaram a pesquisar temáticas pertencentes a períodos anteriores à época industrial e capitalista, ou a investigar a vida das vítimas e dos excluídos dos processos de modernização.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças II e III estão corretas.
	
	c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 
	 
	3.
	Um dos principais aspectos discutidos e refletidos na época contemporânea diz respeito ao papel e à relação que deve ser construída entre professores dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem. Por muito tempo, prevaleceram concepções que revelam uma hierarquia rígida, vertical e autoritária entre ambos, e que atualmente vem sendo debatida no sentido de se alcançar superação. Com relação entre estudantes e professores nos processos de ensino e aprendizagem, analise as sentenças a seguir:
I- As principais teorias e concepções educacionais contemporâneas indicam que os conhecimentos prévios e as experiências sociais dos estudantes devem ser consideradas no fazer dos professores desde a elaboração de currículos e planos.
II- O professor deve estar atento à diversidade em termos de faixas etárias, as origens étnicas e culturais dos estudantes, bem como às problemáticas sociais e políticas que ocorrem em sua localidade e região.
III- Os estudantes devem se aproximar dos professores e dos demais colegas, demonstrando pleno domínio das normas cultas de tratamento e relacionamento interpessoal.
IV- No fazer educacional, o professor pode construir parcerias e contatos com diversos movimentos sociais, espaços ou experiências solidárias ou de justiça social, reunir e envolver os mais diversos indivíduos que possam contribuir e fortalecer o processo educativo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I e III estão corretas.
	
	b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças II e III estão corretas.
	
	d) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 
	 
	4.
	Metodologia, didática e transposição didática são expressões muito utilizadas no fazer de qualquer disciplina das licenciaturas, pois tratam de como fazer a adaptação dos conhecimentos científico/acadêmico ao universo escolar. As referências teóricas que tratam deste tema evidenciam que se trata de uma tarefa complexa e que exige muitos cuidados e cautela dos professores, os principais responsáveis em promover este processo. É importante que se esteja atento e que se evitem determinadas posturas. Sobre essas posturas, analise as sentenças a seguir:
I- A didática e a metodologia da história não podem significar um fim em si, antes dar aos conteúdos e temas o maior potencial de significado e relevância ao contexto de vida e expectativas dos estudantes.
II- Os únicos responsáveis pelo processo de transposição do conhecimento histórico são os professores de história, e cabe a estes zelar para que a história não seja confundida com outras disciplinas do conhecimento.
III- A didática e a metodologia em história muitas vezes recebe uma posição periférica na preocupação dos estudiosos e pesquisadores, o que é uma posição que deve ser superada.
IV- Os estudiosos deste tema defendem que diversos indivíduos são responsáveis pelo processo de transposição do conhecimento histórico, tais como coordenadores, diretores, autores dos livros didáticos, os familiares dos estudantes, entre outros.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças I e II estão corretas.
	
	d) As sentenças II e IV estão corretas.
	 
	
	5.
	Parte do pensamento e prática pedagógica do educador e humanista brasileiro Paulo Freire (1921-1997) pode ser compreendido na frase "Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo". Interpretando esta frase, que tipo de postura o autor sugere aos profissionais da educação?
FONTE: Disponível em: <https://pensador.uol.com.br/frase/NTI4NjQw/>. Acesso em: 24 jan. 2017.
	
	a) De que sejam levados em consideração somente os conhecimentos eruditos e históricos no processo de ensino e aprendizagem.
	
	b) De que seja levando em conta os conhecimentos populares e os espaços coletivos no processo de ensino e aprendizagem.
	
	c) De que sejam levados em consideração os conhecimentos lógicos e matemáticos em prejuízo dos conhecimentos humanistas.
	
	d) De que sejam levados em consideração somente os conhecimentos e os espaços científicos no processo de ensino e aprendizagem.
	 
	 
	6.
	Contextualizar acontecimentos no tempo e no espaço é uma das tarefas primordiais do historiador. O estudo de conceitos históricos exige que se tenha alguns cuidados para que estes não desmotivem o interesse ou conduzam a entendimentos equivocados da História. Com relação aos cuidados em termos de uso e adaptação de conceitos históricos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(V) Existem conceitos que se encontram circunscritos em uma determinada época e sociedade, outros são mais dinâmicos e podem ser utilizados em diferentes contextos. 
(V) Independente de qual for o conceito ou categoria teórica, deve-se evitar explicações com juízo de valor ou perspectivas dogmáticas.
(V) Deve-se relacionar de forma mais próxima possível as noções teóricase conceituais da sua representação real e prática.
(F) Os conceitos ou categorias teóricas devem ser abordados pela perspectiva dos juízos de valor vigentes em nossa época.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - F - V.
	
	b) F - V - V - F.
	
	c) V - V - V - F.
	
	d) V - F - V - V.
	 
	 
	7.
	O estudioso francês Fernand Braudel (1902-1985), que pertence à segunda geração do grupo dos Annales, nas suas reflexões sobre o tempo histórico, dedicou-se a compreender e defender a categorização temporal em Acontecimento, Conjuntura e Estrutura, por meio da qual poderiam ser classificados fatos e fenômenos que ocorrem na experiência/trajetória das mais diferentes sociedades e indivíduos. Levando em consideração as definições de Braudel, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Acontecimento.
II- Conjuntura.
III- Estrutura.
(I) É reconhecido(a) nas ocorrências acidentais ou que se dão em esferas políticas, tais como mortes, nascimentos, assaltos, greves, ataques, disparos, invasões, desembarques, entre outros.
(III) Pode ser identificado(a) em meio aos comportamentos e costumes de uma dada coletividade, assim como nas ideologias que permeiam as mentalidades e que se estendem por várias gerações.
(II) Pode ser identificado(a) nas situações de desequilíbrios, oscilações, turbulências e flutuações em meio a regimes, revoluções, crises, guerras, em meio a sistemas que tendem a ser coesos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) III - II - I.
	
	b) II - I - III.
	
	c) II - III - I.
	
	d) I - III - II.
	 
	 
	8.
	O conhecimento histórico e a didática/metodologia do ensino da História encontram-se permeados por tendências historiográficas que vigoraram em diferentes momentos sociais e culturais. No momento contemporâneo, as possibilidades e alternativas que se apresentam são de forte crítica e reflexão diante da experiência da modernidade (industrialização, racionalização, urbanização, secularização). Sobre as principais abordagens e temas presentes na historiografia e nos materiais didáticos contemporâneos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A historiografia contemporânea tem-se dedicado a criticar o relativismo, os irracionalismos, o senso comum, o saber popular, as tradições, o folclore e os valores religiosos das comunidades. 
(    ) A micro-história trouxe a possibilidade de incluir no interior da historiografia sujeitos históricos, tais como indivíduos comuns que até então haviam sido esquecidos e excluídos diante de grandes nomes da história política e da ciência mundial.
(    ) Nos anos de 1970, em especial no caso brasileiro, a educação apresentou forte caráter nacionalista, preocupada com a aprendizagem de questões de cronologia cívica e dos grandes fatos e fenômenos da política nacional e mundial.
(    ) A micro-história e a nova história cultural passaram a estudar e compreender os modos de vida que existiram em tempos anteriores ou que sobreviviam em meio aos processos de modernização (artesãos, moleiros, curandeiras, parteiras entre outros).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - V - F.
	
	b) F - V - V - V.
	
	c) V - V - F - V.
	
	d) V - F - V - V.
	 
	 
	9.
	Segundo Glenisson (1991), os eventos e os fatos históricos exigem que o historiador utilize cronologias e marcos históricos, seja sensível e tenha tato em perceber as mudanças e permanências que se sucedem em meio à história e no percurso das sociedades. Para tanto, o pesquisador precisa demonstrar conhecimento de determinadas noções e categorias que pertencem tanto aos ciclos da natureza como às noções abstratas de orientação temporal que foram estabelecidos pelo homem. Sobre as noções e os conceitos necessários quando se pretende abordar e explicar fatos e fenômenos no tempo, analise as sentenças a seguir:
I- Os historiadores precisam perceber as dinâmicas e as variações do tempo vivido, do tempo psicológico, do tempo cronológico, astronômico e biológico.
II- Os historiadores não precisam mais organizar o tempo por meio de datações e cronologias como foi feito pelas gerações anteriores.
III- Os historiadores devem compreender o tempo vivido em outras épocas e converter o passado em presente, ou seja, em nossos tempos.
IV- Os historiadores não podem perder de vista o campo da memória, que é acometida por esquecimentos e lapsos tanto voluntários como involuntários. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: GLÉNISSON, Jean. Iniciação aos estudos históricos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1991.
	
	a) As sentenças I e II estão corretas.
	
	b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 
	 
	10.
	Para Rodrigues (1966), o objetivo da história e o papel do historiador é o de dar sentido ao passado. Para tanto, Rodrigues e outros historiadores em diferentes épocas dedicaram-se a definir o que é história e a importância do conhecimento histórico à ciência e à sociedade. Há muito a ser dito, pesquisado e teses para serem defendidas sobre a especificidade e o alcance deste conhecimento à sociedade e aos problemas e impasses que se apresentam. Com relação à importância e relevância social da história e do historiador, analise as sentenças a seguir:
I- O historiador adquire a habilidade, a competência de perceber e explicar as mudanças das coisas no mundo da vida.
II- A história reúne o conjunto das ações da sociedade e do pensamento humano.
III- O historiador não precisa mais preocupar-se com a conscientização dos movimentos de mudanças que ocorreram.
IV- O historiador deve dedicar-se em libertar consciências, integrar o presente ao passado e ao futuro.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: RODRIGUES, José Honório. Vida e história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1966.
	
	a) As sentenças I e III estão corretas.
	
	b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 
	 
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina