Buscar

PCC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL


Continue navegando


Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
ROSILAINE DOS SANTOS DA SILVA CACHERO
CURSO PEDAGOGIA – 8º PERÍODO
MATRICULA: 201703400569
PROPOSTA DE PRÁTICA COMO COMPONENT E CURRICULAR DISCIPLINA: AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
NITERÓI
2020
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
ROSILAINE DOS SANTOS DA SILVA CACHERO
CURSO PEDAGOGIA - 8º PERÍODO
MATRICULA 201703400569
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO BRASIL NA ATUALIDADE.
Proposta de Prática Como Componente Curricular da Disciplina Avaliação Institucional ( CEL 30379)da Universidade Estácio de Sá.
Profª. Orientadora: VALÉRIA FURLAN SEDANO
NITERÓI
2020
O objetivo dessa pesquisa é entender e conhecer como funcionam os métodos de avaliação no Brasil da Educação básica, analisando a importância dessas avaliações no atual contexto da educação brasileira.
“Diante deste quadro, escolher apenas 
Uma variável, desempenho do aluno, para a nalisar a 
Educação básica brasileira, como o IDEB faz, é 
Certamente temerário em face deste complexo de 
variáveis” (FREITAS, 2007, p. 972).
IDEB: ( Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) , criado em 2007 pelo INEP, como parte do PDE( Plano de Desenvolvimento da Educação), para mapear as escolas e determinar investimentos, classificando as escolas em uma escala de zero a dez.
Trata-se do cálculo do rendimento escolar ( aprovação e evasão) e análise do desempenho dos alunos com base no SAEB.
Os resultados do IDEB apresentam o desempenho de todas as instituições de ensino do país. Podemos constatar através de números e gráficos que a educação no Brasil tem apresentado melhoras nos seus índices em relação aos anos iniciais do ensino fundamental alcançando em 2017, um índice igual a 5,8.
Os levantamentos do IDEB demonstram que apesar das melhoras nos índices para as séries finais do ensino fundamental, a meta proposta não foi atingida. Das 27 unidades da Federação, 23 aumentaram o IDEB, todavia apenas 7 alcançaram a meta proposta para 2017: Rondônia, Amazonas, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso e Goiás. O registro negativo foi a queda do IDEB nos anos finais do ensino fundamental no Estado de Minas Gerais. ( Brasil, 2015).
O SAEB ( Sistema de Avaliação da Educação Básica), implementado em 1990, depois de criado em 1988,coordenado pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ( INEP).
Trata-se de um levantamento e informações realizadas a cada dois anos, o qual pretende fornecer uma amostra probabilística da educação fundamental em todo Brasil, estendida ao ensino médio a partir de 1995.
Pretende avaliar o desempenho dos alunos, a infraestrutura educacional, o perfil do diretor e da gestão, a prática docente e as características socioculturais do educando, incluindo seus hábitos escolares.
Assim, gera dados para serem usados pelos gestores e professores, por meio de um questionário de múltipla escolha.
O Senso Escolar é o maior levantamento de dados estatísticos da educação brasileira, o Senso Escolar e realizado anualmente com a colaboração de todas as instituições públicas e privadas com oferta de ensino infantil, fundamental e médio.
O ENEM Desde 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho do estudante brasileiro, permitindo o acesso à Educação Superior e ao financiamento estudantil, além de promover o desenvolvimento pessoal e melhorias na educação.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. Realizado anualmente pelo Inep, desde 1998, o Enem colabora para o acesso à educação superior – por meio do Sisu, do Prouni e de convênios com instituições portuguesas – e a programas de financiamento e apoio estudantil, caso do Fies. Os resultados também permitem o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais. Qualquer pessoa pode fazer o Enem, entretanto, participantes “treineiros” podem usar o resultado somente para auto avaliação de conhecimentos.
O Enem é aplicado em dois domingos. Os participantes fazem provas de linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, que somam 180 questões. Os participantes também são avaliados por meio de uma redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema. A Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep garante atendimento especializado e tratamento pelo nome social, além de diversos recursos de acessibilidade.
Em 2020, pela primeira vez, o Inep realizará o Enem Digital. A prova em computador será aplicada para 100 mil participantes.
CONSULTA DAS METAS PROPOSTAS NO IDEB PARA O MUNICÍPIO DE TANGUÁ – RJ 
 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA http://ideb.inep.gov.br/resultado/home.seam?cid=821410)
Diante dos resultados do ano de 2017, os mais recentes do município sobre os anos iniciais que o mesmo vem atingindo as metas desde 2005, onde os índices estavam em 3,2. Apresentou em 2017, 4,9 alcançando a meta, mas não chegou a 6,0. Vemos também que o aprendizado está 5,81 e o fluxo 0,85. Com esses dados avalia que vem sendo priorizada a educação e a qualidade do ensino dos alunos, pensando também nos profissionais que atuam em concordância com a comunidade escolar para o crescimento desses índices. 
Diante