Buscar

DIDÁTICA aula 7

Prévia do material em texto

DIDÁTICA
7a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: CEL0304_EX_A7_201707099758_V1 
	23/08/2018 23:32:05 (Finalizada)
	Aluno(a): ANDERSON PINTO DE MORAES
	2018.3 EAD
	Disciplina: CEL0304 - DIDÁTICA 
	201707099758
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Quando o currículo não é visto como algo a ser questionado, analisado, negociado e articulado ao significado humano é porque a ênfase se dá:
		
	
	no currículo oculto
	
	na pluralidade cultural
	 
	na disciplinarização do conhecimento
	
	no currículo real
	
	no multiculturalismo
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Os temas transversais fazem parte das diretrizes curriculares elaboradas pelo Governo Federal para orientar a educação no Brasil. De acordo com essa orientação, esses temas devem ser tratados:
		
	
	Fora da escola
	 
	Por todas as disciplinas
	
	Somente em projetos
	
	Separado por disciplina
	
	De forma disciplinar
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Nos PCNs - Parâmetros Curriculares Nacionais, fala-se muito em promover a autonomia do educando, envolvendo a sua capacidade reflexiva e desejo de transformação. Essa proposta está alinhada com o objetivo pedagógico de:
		
	
	preservação do status quo.
	
	observação dos fatos.
	
	garantir a estrutura social vigente.
	 
	mudança social.
	
	manutenção do sistema.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	ENADE-2008- Os alunos do EJA chegam à sala de aula com saberes construídos a partir de suas vivências em todos os contextos por onde circulam- familiar, profissional, de lazer ou religioso. Os professores devem trabalhar tais saberes por meio de atividades em que sejam
		
	
	avaliados para uma compreensão dos erros epistemológicos.
	 
	integrados aos conteúdos das diferentes áreas do conhecimento.
	
	relativizados por serem construídos fora do processo de escolarização.
	
	Esvaziados por sua associação ao fracasso escolar dos alunos.
	
	reconstruídos em torno de parâmetros de correção prévios
	
Explicação:
A discussão da integração das áreas de conhecimentos é fundamental para o trabalho pedagógico... Atualmente trabalhar na perspectiva interdisciplinar visa perceber que o aluno precisa de uma formação educacional que viabilize um processo de compreensão, reflexão e análise crítica da realidade que o circunda. Fazenda (2003, p. 78 ) complementa: O pensar e o agir interdisciplinar se apoiam no princípio de que nenhuma fonte de conhecimento é, em si mesma, completa e de que, pelo diálogo com outras formas de conhecimento, de maneira a se interpenetrarem, surgem novos desdobramentos na compreensão da realidade e sua representação. A interdisciplinaridade também se estabelece a partir da importância e necessidade de uma contínua interinfluência de teoria e prática, de modo que se enriqueçam reciprocamente. Assim, a prática do conhecimento interdisciplinar traz uma imensa riqueza para o desenvolvimento da intelectualidade do ser humano, além de proporcionar uma aprendizagem que esteja atrelada aos porquês, às descobertas, dando origem a um novo conhecimento.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	(UFSC-UFFS/2009) Quando o(a) professor(a) planeja, encontra-se diante de uma opção ou dilema muito genérico: é preciso ensinar a certos(as) alunos(as), simplesmente, ou seja, é preciso desenvolver um currículo. Nesta situação, é preciso partir, ao menos, de três considerações: 1. Condições da situação no qual se realiza [...] 2. O currículo dado aos (às) professores(as) e os materiais. [...] 3. Um grupo de alunos(as) por possibilidades e necessidades concretas. [...] As determinações provenientes destes três âmbitos propõem a cada professor(a) um cenário desde o qual ele se pergunta o que fazer, e frente ao qual cada um responde com certa peculiaridade. Já que em todo grupo de alunos(as) e situação essas demandas seriam idênticas para os(as) professores(as), enquanto que as respostas individuais variariam, é óbvio que a configuração do espaço problemático que cada qual faz para si e as respostas que proporciona têm um caráter singular.(SACRISTÁN, J.G. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: ArtMed, 1998. p. 277-278).Considerando a questão do planejamento e seus elementos, analise as afirmativas abaixo:
I. o planejamento do trabalho pedagógico permite prever diferentes momentos do ensino, adequando-os às necessidades e exigências dos estudantes e da turma.
II. planejar o ensino significa moldar o currículo de modo a preestabelecer uma rotina fixa de atividades, independentemente das metas do ensino.
III. a atividade de planejar o ensino exige a consideração dos elementos já predefinidos nos documentos curriculares e que devem ser todos seguidos.
IV. a coerência entre os objetivos, os tipos de atividades e as formas de avaliar o processo ensino-aprendizagem é fundamental na organização do trabalho pedagógico.
Assinale a alternativa CORRETA.
		
	
	Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
	
	Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
	
	Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
	 
	Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras
	
	Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
	
Explicação:
Trata-se de um planejamento flexível e contextualizado a proposta que se pretende.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	"A complexidade das relações sociais e interculturais no mundo contemporâneo requer novas formas de se elaborar o conhecimento no campo da pesquisa em educação." (Reinaldo Matias Fleuri, 2001). Tendo em vista esta concepção, assinale a alternativa que destaca um objetivo da Pluralidade Cultural no ensino fundamental.
		
	
	Desenvolver uma atitude de repúdio às ideias que valorizem o potencial educativo dos conflitos, tendo em vista a não crença de possibilidade de enriquecimento mútuo sem a perda de identidade.
	 
	Compreender a desigualdade social como um problema de todos e a ser enfrentados por todos, pois que deve ser encarada como uma realidade passível de mudanças.
	
	Justificar a fragmentação de formação de guetos culturais, entendendo cada cultura válida em si mesma e considerando a coabitação das diferenças culturais como um processo histórico natural.
	
	Valorizar, na relação dos povos, a sobreposição de uma cultura sobre outras, fazendo preponderar a ideia de superioridade cultural, priorizando povos mais desenvolvidos.
	
	Promover alternativas de modo a garantir a legitimação e dominação de uma cultura sobre as minorias.
	
Explicação: Lei no. 10639/2003, que determina, na organização dos currículos escolares, o fortalecimento de políticas que discutam e valorizem a cultura brasileira na sua formação histórica.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Sacristán (1995) propõe que o currículo se fundamente no multiculturalismo, no qual os interesses de todos sejam representados democraticamente. Mas, para torná-lo possível, é necessária uma estrutura curricular diferente da dominante e uma mentalidade diferente por parte dos sujeitos envolvidos no processo educativo: alunos, professores reflexivos e culturalmente comprometidos, conforme sinaliza Canen (1997), pais, direção e agentes que confeccionam os materiais escolares. Essa mentalidade, essa estrutura e esse currículo têm de ser elaborados e desenvolvidos de modo que a escola seja considerada um projeto aberto, no qual caiba uma cultura que:
		
	
	enfatize o conhecimento científico e a aprovação nas disciplinas
	 
	respeite a heterogeneidade e seja um espaço de diálogo e de comunicação entre grupos sociais diversos
	 
	se preocupe com o desempenho dos melhores alunos no vestibular
	
	garanta a manutenção das estruturas sociais vigentes
	
	fortaleçaa ideologia dominante prevista nos conteúdos escolares
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	É considerado curricular aquilo que foi planejado pelos educadores, denominado de currículo pensado, mas também o que foi de alguma forma vivenciado na escola, o currículo em que se considera certas posturas dos professores, as conversas no corredor, amores e conflitos vividos entre os próprios alunos denominado de currículo:
		
	
	erudito
	
	normativo
	 
	real
	
	disciplinar
	
	universal
	
Explicação:
Trata-se do currículo real. O ¿currículo real¿ envolve um conjunto de conhecimentos prescritos pelas instituições de educação, ganha efetividade no dia a dia da sala de aula, nas relações que se estabelecem entre professores(as) e estudantes, nas particularidades de suas vivências e de suas maneiras de pensar. Ele é composto, por exemplo, de todas aquelas adaptações feitas cotidianamente pelo professor que percebe que um determinado assunto despertou o interesse dos(as) estudantes, ou das estratégias usadas para aproximar a temática de suas realidades. Para saber mais: http://egpbf.mec.gov.br/modulos/mod-4/saibacurriculos.html

Continue navegando