Buscar

DESAFIO RIO 92, RIO +10, RIO +20

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DESAFIO – UNIDADE 2 RIO 92, RIO +10, RIO +20
Você é produtor rural e empresário de uma linha de produtos orgânicos e irá representar um grupo da sociedade civil em uma das cúpulas de uma conferência socioambiental. Você e seu grupo deverão apresentar e discutir com representantes políticos, Anvisa e outras grandes empresas sobre o real sentido da segurança alimentar dentro de um desenvolvimento sustentável.
O Brasil enfrenta barreiras em conciliar o crescimento dos grandes centros agrícolas com a preservação dos ecossistemas e recursos disponíveis; junto a larga utilização de pesticidas químicos; abrindo as discussões de segurança alimentar, situação que se alastra e reflete na nossa qualidade de vida. Para que possamos consumir e nos alimentar, foi adotado rapidamente, após a Revolução Industrial, outro sistema de produção alimentícia, que acompanha o grande crescimento populacional e o ritmo acelerado de trabalho.
Embora tenhamos um aumento significativo da produção mundial de alimentos, a desnutrição e a insegurança alimentar continuam em níveis inaceitáveis. O desafio atual da agricultura mundial consiste em aumentar a produção de alimentos sem aumentar os impactos negativos ao meio ambiente e saúde. Estruture e organize suas ideias/propostas sobre os reais princípios da segurança alimentar sustentável, buscando informar, sensibilizar e persuadir com seus dados e ponto de vista. Apresente práticas, medidas e metas que levam à produção e ao consumo mais saudável e vantajoso nas dimensões sociais e ambientais.
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
O caminho é a economia verde, o estímulo ao agricultor e a reforma agrária, distribuindo e legislando em direção à preservação de terras e territórios, tornando essa parcela de terras e propriedades, que já foram exploradas, produtivas e cultiváveis com estímulos ao pequeno agricultor e troca e diversidade de culturas regionais ao cooperativismo. Prezando por solos e águas salubres, livres de químicos. Recursos naturais (terras, ar, água) mais salubres e de acesso a todos de forma mais igualitária. Estimular e facilitar o comércio dos orgânicos, sobrepondo o mercado dos grandes alimentos industrializados.
Algumas ferramentas que levam a isso são as tecnologias limpas, que permitem avanços e desenvolvimento de uma forma mais inteligente e menos impactante. Cooperativismo com a economia colaborativa, economia verde, investimento em educação e pesquisa, além da erradicação da cultura do desperdício, principalmente advindo dos alimentos industrializados, que delimitam muitos prazos de validade para se encaixar nos processos de vendas nos mercados.
MINHA RESPOSTA
O destino é a economia verde, o incentivo ao agricultor e a remodelação agrária, compartilhando e legislando em direção à proteção de terras e extensões, conduzindo essa parcela de terras e propriedades, que já foram exploradas, produtivas e cultiváveis com estímulos ao pequeno agricultor e troca e diversidade de culturas regionais ao cooperativismo. Prezando por solos e águas salubres, livres de químicos. Recursos naturais (terras, ar, água) mais salubres e de acesso a todos de forma mais igualitária. Estimular e facilitar o comércio dos orgânicos, sobrepondo o mercado dos grandes alimentos industrializados. Algumas recursos que levam a isso são as tecnologias limpas, que provocam avanços e desenvolvimento de uma forma mais inteligente e menos perturbador. Cooperativismo com a economia colaborativa, economia verde, investimento em educação e pesquisa, além da extinção da cultura do desperdício, principalmente advindo dos alimentos industrializados, que delimitam muitos prazos de validade para se encaixar nos processos de vendas nos mercados.

Mais conteúdos dessa disciplina