Buscar

trabalho Orientador Educacional

Prévia do material em texto

Trabalho Orientação Educacional
Comentário sob a ótica da Orientação Educacional e Vocacional sobre os três links trabalhados em aula.
Definição: o orientador educacional é um dos membros da equipe gestora, ao lado do diretor e do coordenador pedagógico. Ele é o principal responsável pelo desenvolvimento pessoal de cada aluno, dando suporte a sua formação como cidadão, à reflexão sobre valores morais e éticos e à resolução de conflitos.
Nas redes públicas, a presença do Orientador Educacional é obrigatória, de acordo com a lei esse profissional trabalha para intermediar os conflitos escolares e ajudar os professores a lidar com alunos com dificuldade de aprendizagem.
Trabalham como moderadores, articuladores das relações no ambiente escolar, verificando problemas e buscando soluções conjuntas, com vistas no desenvolvimento cognitivo dos alunos. Colaborando com a administração dos indivíduos com os próprios conflitos.
 
Antigamente esse profissional era tido como o responsável por encaminhar os estudantes considerados "problema" a psicólogos, depois foi especializado e passou a dar subsídio a Educação. Foi integrado à equipe educacional, passando a participar no estabelecimento de objetivos, procedimentos, estratégias, critérios de avaliação e assim o orientador educacional ganhou uma nova função, passou a atuar de forma a atender os estudantes levando em conta que eles estão inseridos em um contexto social, o que influencia o processo de aprendizagem.
OS projetos pedagógicos das escolas, cada vez mais pautados pela psicologia do desenvolvimento.
Cabe ao orientador ajudar a pessoa a enxergar a saída e acionar os recursos disponíveis.
 Por exemplo, sua atuação como articulador numa situação de indisciplina, dificuldade de aprendizagem e baixa frequência ou mesmo de problemas familiares que afetam o aluno, colaborando nas soluções, sempre com a intenção de ajudar o docente a encontrar o melhor caminho para o aluno, prestando apoio ao professor, ao estudante e à família.
Atuando com base na realidade do cotidiano escolar, vai trabalhar fundamentado em teorias coerentes com essa realidade e vai atuar dentro desse cotidiano conectando conhecimento e a ação, pois as necessidades são dinâmicas e precisam ser adequadas.
Um exemplo seria uma criança que apresenta um comportamento diferente na escola, se não se sabe que ela acaba de receber um novo membro na família, um novo irmão, o Orientador Educacional fará um tipo de registro do desempenho dela, mas, se colher dados do cotidiano dessa criança estará consciente dessa mudança na rotina dela, terá dados para saber a razão.
Ele aproxima o cotidiano da criança, no sentido do intercambio constante e na interação dos propósitos e valores desse cotidiano.
Ajuda a construção da cidadania, não só assinalando seus direitos, mas é mais abrangente, é tema de construção diária, é uma construção de valores através dos documentos legais e através da vivencia. 
A Orientação Vocacional é uma extensão da Orientação Educacional, seu objetivo é orientar os alunos para as escolhas de carreira e dar condições para que eles sejam capazes de enfrentar novas situações de aprendizagem.
Por isso o processo de autoconhecimento é essencial, é indispensável que o adolescente consiga definir os traços da sua personalidade, suas aptidões, habilidades e gostos pessoais que definirão os caminhos a serem trilhados e para ajudar nisso o trabalho do Orientador Vocacional envolve colaborar com a gestão para apoiar os alunos sobre o futuro profissional e para esse novo ciclo em suas vidas e preparar os docentes para lidar com esse tema, refletirem sobre os fatores que influenciam as escolhas e avaliar as expectativas depositadas sobre os projetos de vida dos jovens, ajudar os alunos a obter informações sobre opções de formação em nível superior e ingresso no mercado de trabalho e receber orientação para definir suas expectativas pessoais e ainda,   aos pais a participar do processo, por meio do diálogo com o estudante e com a escola.   
.
 Não basta saber opções de carreiras e cursos, mas orientar para refletir sobre as escolhas, assim os alunos devem receber informações e apoio para refletir sobre suas decisões.
O primeiro passo é conhecer a si mesmo, as habilidades, os desejos para o futuro. Em seguida procurar saber quais são as áreas que mais despertam a atenção ou com as quais se tem mais facilidade
Bibliografia:
https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/orientacao-vocacional/as-12-principais-duvidas-sobre-escolha-profissao.htm# Acessado em 02/05/2020
https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/orientacao-vocacional Acessado em 02/05/2020
https://gestaoescolar.org.br/conteudo/53/projeto-institucional-orientacao-profissional Acessado em 02/05/2020
https://novaescola.org.br/conteudo/7976/ajuda-na-hora-de-decidir-o-futuro Acessado 02/05/20
https://novaescola.org.br/conteudo/450/mediador-escola Acessado em 02/05/2020

Continue navegando