Buscar

Trabalho de Psicologia Jurídica - Abordagem dinâmica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ABORDAGEM DINÂMICA
Na abordagem dinâmica, a inteligência passa a ser entendida como atos inteligentes. A produção intelectual dos indivíduos é analisada nos seus componentes cognitivos, afetivos e sociais. Nesta abordagem dinâmica, supõe-se que o indivíduo, quando está bem do ponto de vista da vida psíquica, conseguindo lidar adequadamente com seus conflitos, tem todas as condições para enfrentar o mundo realizando atos inteligentes, sendo criativo, verbalizando bem suas ideias.
A avaliação dinâmica da inteligência tenta fornecer vários tipos de informação: (a) medidas mais válidas das habilidades mensuradas pelos testes estáticos; (b) medidas de diferentes habilidades, particularmente a habilidade para a aprendizagem ou modificabilidade; (c) compreensão e inferências acerca dos processos cognitivos que os examinandos usam ou fracassam em usar; e (d) indícios sobre os métodos instrucionais que são mais eficazes para os examinados.
Ao lado disso, alguns sistemas de avaliação dinâmica objetivam produzir ganhos duradouros no funcionamento cognitivo dos examinados. A rigor, enquanto a abordagem neuropsicológica dos testes de inteligência oferece uma concepção de habilidades que é uma alternativa àquela psicométrica, a abordagem dinâmica da inteligência focaliza menos a estrutura das habilidades e está mais interessada em um diferente aspecto do comportamento inteligente, nomeadamente, a habilidade para aprender.
As técnicas da abordagem dinâmica podem ser de dois tipos de acordo com os procedimentos utilizados. No primeiro tipo, se faz uso de intervenções clínicas não padronizadas por parte do examinador para revelar os processos cognitivos em que o examinando parece ser mais fraco, identificar os métodos de intervenção mais eficazes e melhorar ou enriquecer os processos cognitivos dos examinados.
O outro tipo consiste das abordagens que fornecem padrões, mais do que intervenções clínicas, e que usam medidas objetivas do número e tipo de acertos requeridos, o grau de evolução alcançado após a intervenção ou o escore total pós-intervenção como resultado básico primário. O Teste de Processamento Cognitivo, elaborado por Swanson em 1996, é o único instrumento deste tipo, normalizado e com as propriedades psicométricas rigorosamente estabelecidas, utilizado nos Estados Unidos.
EXEMPLOS
Há diversos tipos de testes dinâmicos, os quais são utilizados em avaliações de diversas áreas. Como exemplo, tem-se a dinâmica em grupo, a qual é muito utilizada em empresas, especialmente em processos seletivos, porque permite melhor análise de algumas capacidades dos candidatos por meio de testes práticos. Nessas atividades, o avaliador consegue analisar a forma que os candidatos se comportam em diferentes situações. 
Além disso, é possível também utilizar dinâmicas de grupo como forma de desinibição, diversão, reflexão e, também, aprender, apresentar e promover conhecimento. A seguir algumas dinâmicas rápidas:
1. Dinâmica da Ilha Deserta
Trata-se de um exercício bastante simples, mas que pode trazer ótimos resultados, como a dissolução de conflitos ou a melhora nos relacionamentos interpessoais.
A dinâmica consiste em encaminhar um miniquestionário a todos os participantes, propondo que respondam a três questões:
· Se você estivesse perdido em uma ilha deserta, qual membro do grupo você gostaria que estivesse com você?
· Caso você ganhasse uma viagem com direito a três acompanhantes, quais colegas da equipe levaria?
· Se precisasse organizar um evento, qual colega escolheria para ajudá-lo nessa tarefa?
As três respostas devem conter não apenas os nomes, mas também as justificativas.
O preenchimento dos cartões é feito de forma discreta (sem que ninguém veja), e o autor não é identificado.
Em seguida, cada questionário é colocado em um envelope e, então, dentro de uma caixa fechada.
Depois, todos os participantes se reúnem em uma roda e o líder da dinâmica pede que cada um deles comente sobre as justificativas utilizadas para as escolhas de companhias, sem a menção de nomes.
As palavras-chave principais são, então, transpostas para um quadro e se transformam em valores importantes de companheirismo.
2. Dinâmica da Observação
Esse teste serve como forma de investimento na dinâmica da observação.
O exercício consiste em reunir a equipe, formando um círculo.
Em seguida, todos devem fechar os olhos.
Feito isso, o gestor dará início a uma rodada de perguntas relativas à apresentação dos integrantes.
Ele pode perguntar, por exemplo, quem está de casaco azul ou quem usa um lenço amarelo.
Quem lembrar da resposta deve levantar a mão, sempre que o primeiro sempre terá prioridade.
A cada resposta certa o membro ganha um ponto, e quem somar mais pontos ganhará um prêmio.
REFERÊNCIAS
APARECIDO, José.
 Avaliação da inteligência: testes estáticos e testes dinâmicos. Disponível em: https://www.revide.com.br/blog/jose-aparecido-da/avaliacao-da-inteligencia-testes-estaticos-e-teste/. Acesso em 25, ago. 2020.
CERES, Vyvian. A inteligência: concepções de inteligência. Disponível em: http://psicologiadaeducaieeem.blogspot.com/2010/09/inteligencia.html. Acesso em 25, ago. 2020.
SBCoaching. Dinâmica de Grupo: 7 Exemplos Práticos e Dicas Para Se Destacar. Disponível em: https://www.sbcoaching.com.br/blog/dinamica/. Acesso em 25, ago. 2020.

Continue navegando