Prévia do material em texto
Apol 1 e 2 Consolidadas - Legislação Trabalhista e Previdenciária Questão 1 - Legislação Trabalhista e Previdenciária A Constituição Federal em seu artigo 7º, incisos IV, VI e X estabelece como regra a irredutibilidade salarial, donde se garante ao trabalhador a remuneração devida, autorizado previamente os descontos legais como INSS e Imposto de Renda. Sobre os descontos salariais é correto dizer: PROVA Assinale a única alternativa correta: A Os descontos salariais, tais como, desconto de falta, desconto de contribuição previdenciária e Imposto de renda precisam de autorização expressa do empregado de acordo com o artigo 462 da CLT. B Os descontos legais, tais como contribuições previdenciárias e Imposto de Renda não precisam de anuência expressa do empregado visto que são descontos obrigatórios definidos em lei. C A partir de janeiro de 2020 as alíquotas de contribuição para o trabalhador empregado passam a ser nos percentuais de 7,5%, 9%, 12% e 14%. D O desconto da contribuição previdenciária leva em conta apenas o salário fixo do trabalhador sem os adicionais de horas extras e demais valores remuneratórios. E Além das faltas injustificadas, o empregador poderá descontar os atrasos diários, respeitando sempre o limite de 2 minutos na entrada ou na saída, sendo total de 8 minutos diários nos termos do artigo 58 da CLT. Questão 2 - Legislação Trabalhista e Previdenciária A duração do trabalho normal não será superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho (Art. 7º, XIII, da CF/88). Sobre a duração do trabalho ou jornada de trabalho é correto dizer: I – Tanto a Constituição Federal de 1988 como a CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas) estabelecem a jornada máxima de trabalho diário de 08 horas diárias e 44 horas semanais. II – A legislação prevê o limite máximo, podendo as partes, de comum acordo, estabelecerem jornadas inferiores aos limites máximos legais. III – A jornada de 08 horas diárias se aplica a todos os tipos de contratos e trabalhadores sem exceções. IV - A duração do trabalho corresponde sempre ao lapso temporal de trabalho em que o empregado esteve disponível aguardando ordens e, esse período, será considerado como tempo de serviço prestado. V - A CLT em seu artigo 59, §2º, permite a compensação da jornada quando existir o acréscimo em outro dia, como é o caso da jornada de trabalho de sábado. Analise as assertivas acima e assinale a alternativa correta: D I, II, IV e V estão corretas. Você acertou! Gabarito: D I – Tanto a Constituição Federal de 1988 como a CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas) estabelecem a jornada máxima de trabalho diário de 08 horas diárias e 44 horas semanais. Resposta correta: A Jornada de trabalho, em regra, é de 08 horas diárias e 44 horas semanais nos termos do art. 7, XIII da CF/88 e art. 58 da CLT. (Aula 2, Tema 01 – Duração 01: jornada de trabalho, intervalos, hora extra e as exceções, p. 3). II – A legislação prevê o limite máximo, podendo as partes, de comum acordo, estabelecerem jornadas inferiores aos limites máximos legais. Alternativa correta: Tanto a Constituição Federal quanto a CLT estabelecem o limite máximo de jornada diárias, podendo as partes estabelecerem jornadas inferiores com salários proporcionais a duração do trabalho. (Aula 2, Tema 01 – Duração 01: jornada de trabalho, intervalos, hora extra e as exceções, p. 3). III – A jornada de 08 horas diárias se aplica a todos os tipos de contratos e trabalhadores sem exceções. Alternativa errada: algumas categorias de trabalhadores possuem jornadas diferenciadas, como é o caso dos empregados nos serviços de telefonia, telegrafia submarina, subfluvial, radiotelegrafia e radiotelefonia, nos termos do artigo 227 e seguintes da CLT. IV - A duração do trabalho corresponde sempre ao lapso temporal de trabalho em que o empregado esteve disponível aguardando ordens e, esse período, será considerado como tempo de serviço prestado. Alternativa correta: a duração do trabalho corresponde sempre ao lapso temporal de trabalho em que o empregado esteve disponível aguardando ordens e, esse período, será considerado como tempo de serviço prestado, conforme artigo 4 da CLT. (Aula 2, Tema 01 – Duração 01: jornada de trabalho, intervalos, hora extra e as exceções, p. 3). V - A CLT em seu artigo 59, §2º, permite a compensação da jornada quando existir o acréscimo em outro dia, como é o caso da jornada de trabalho de sábado. Alternativa correta: A CLT em seu artigo 59, §2º permite a compensação da jornada quando existir o acréscimo em outro dia, como é o caso da jornada de trabalho de sábado. Algumas empresas optam em estabelecer jornadas de trabalho de 44 horas semanais, e no próximo contrato de trabalho incluem a cláusula de compensação do sábado durante a jornada da semana. (Aula 2, Tema 01 – Duração 01: jornada de trabalho, intervalos, hora extra e as exceções, p. 4). Questão 3 - Legislação Trabalhista e Previdenciária A jornada de trabalho consiste na duração do trabalho diário. Sobre a jornada de trabalho é correta afirmar: Assinale a alternativa correta: B De acordo com o artigo 7º da Constituição Federal, a jornada de trabalho não poderá exceder a 8 horas diárias e 44 horas semanais. Você acertou! Gabarito: B A jornada de trabalho diária poderá chegar ao total de 10 horas diárias. Alternativa errada: o Artigo 7º da Constituição Federal e o art. 58 da CLT limitam a jornada em 08 horas diárias o que exceder isso será horas extras. (Aula 2, Tema 1 – Duração do trabalho - Jornada, Intervalos, Hora extra e as exceções, p. 3). De acordo com o artigo 7º da Constituição Federal, a jornada de trabalho não poderá exceder a 8 horas diárias e 44 horas semanais. Alternativa correta: o Artigo 7º da Constituição Federal e o art. 58 da CLT limitam a jornada em 08 horas diárias o que exceder isso será horas extras. (Aula 2, Tema 1 – Duração do trabalho - Jornada, Intervalos, Hora extra e as exceções, p. 3). O artigo 58 da CLT estabelece também o limite de 08 horas diárias se somando a jornada os excedentes a 5 minutos, respeitando o limite de 10 minutos diários. Alternativa errada: O artigo 58 da CLT estabelece também a limitação da jornada em 08 horas diárias, excluindo da jornada de trabalho as variações do registro de ponto não excedentes a 5 minutos, respeitado o limite de 10 minutos diários. (Aula 2, Tema 1 – Duração do trabalho - Jornada, Intervalos, Hora extra e as exceções, p. 3). A jornada de trabalho noturna é estabelecida entre as 22horas e se estende até as 06 horas da manhã, não tendo o trabalhador qualquer adicional neste período. Alternativa errada: A Jornada noturna está prevista no artigo 73 da CLT e estabelece que a jornada de trabalho noturna será remunerada com um acréscimo de 20 % sobre a hora normal de trabalho e corresponde ao trabalho executado entre as 22 horas e as 5 horas do dia seguinte. (Aula2, Tema 1 – Duração do trabalho - Jornada, Intervalos, Hora extra e as exceções, p. 7) Os intervalos de alimentação são computados na jornada de trabalho. Alternativa errada: Os intervalos de descanso não serão computados na duração do trabalho nos termos do artigo 71, §2º da CLT. (Aula2, Tema 1 – Duração do trabalho - Jornada, Intervalos, Hora extra e as exceções, p. 8) Questão 4 - Legislação Trabalhista e Previdenciária A legislação atual prevê diversos tipos de estabilidade para os trabalhadores e trabalhadoras como, por exemplo, estabilidade gestacional, estabilidade para o membro da CIPA, dirigente sindical entre outros. Referente a estabilidade é correto dizer: I – A estabilidade gestacional tem início com a confirmação da gravidez e termina logo após o parto; II – A estabilidade da gestante tem início com a confirmação da gestação (concepção do bebê) e se estende até 05 meses após o parto. III – O membro da CIPA indicado pelo empregador está excluído da estabilidade provisóriaprevista na NR-5, em seu item 5.8. IV - O artigo 543, §3º da CLT prevê a garantia de estabilidade para o dirigente sindical desde o registro da candidatura até um ano após o término do mandato. V – A estabilidade acidentária inicia-se com a ocorrência do acidente de trabalho ou da confirmação da doença ocupacional. Analise as assertivas acima e assinale a alternativa correta: D II, III e IV estão corretas; Você acertou! Gabarito: D - II, III e IV estão corretas I – A estabilidade gestacional tem início com a confirmação da gravidez e termina logo após o parto; Alternativa errada: A estabilidade gestacional tem início com a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto (artigo 10, inciso II, letra “b”, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias). (Aula3, Tema 02 – Espécies de Estabilidade, p. 13-14) II – A estabilidade da gestante tem início com a confirmação da gestação (concepção do bebê) e se estende até 05 meses após o parto. Alternativa errada: A estabilidade gestacional tem início com a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto (artigo 10, inciso II, letra “b”, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias). (Aula3, Tema 02 – Espécies de Estabilidade, p. 13-14) III – O membro da CIPA indicado pelo empregador está excluído da estabilidade provisória prevista na NR-5, em seu item 5.8. Alternativa correta: Somente os membros eleitos possui estabilidade. Os indicados pelo empregador não passam pelo processo de eleição. NR-5 - 5.8 É vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa do empregado eleito para cargo de direção de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes desde o registro de sua candidatura até um ano após o final de seu mandato. (Aula 3, Tema 02 – Espécies de Estabilidade, p. 16) IV - O artigo 543, §3º da CLT prevê a garantia de estabilidade para o dirigente sindical desde o registro da candidatura até um ano após o término do mandato. Alternativa correta: O dirigente sindical é o membro de uma determinada categoria de trabalhadores. Normalmente são empregados. O artigo 543, §3º da CLT prevê a garantia de estabilidade a essa categoria de trabalhadores, desde o registro da candidatura até um ano após o término do mandato. (Aula 3, Tema 02 – Espécies de Estabilidade, p. 16) V – A estabilidade acidentária inicia-se com a ocorrência do acidente de trabalho ou da confirmação da doença ocupacional. Alternativa errada: A estabilidade está prevista na legislação previdenciária, mais precisamente na Lei nº 8.213/91, artigo 118. E estabelece que o empregado que permanecer afastado de suas atividades, com recebimento de auxílio-doença acidentário, terá direito a manutenção do seu contrato de trabalho por pelo menos 12 meses após a cessação do benefício. (Aula 3, Tema 02 – Espécies de Estabilidade, p. 16) Questão 5 - Legislação Trabalhista e Previdenciária A legislação prevê que a jornada de trabalho é o tempo em que o empregado fica à disposição do trabalhador trabalhando ou aguardando ordens. O horário de trabalho de cada empregado deve estar previsto no seu contrato de trabalho. A legislação trabalhista estabelece que a jornada normal de trabalho para empregados em qualquer atividade não deve exceder a: D 44 horas semanais Você acertou! GABARITO: d) 44 HORAS SEMANAIS (Guia de estudos, aula 02, p. 16-17) Questão 6 - Legislação Trabalhista e Previdenciária A Previdência Social está entre os três pilares da Seguridade Social. Sobre a Previdência Social é correto dizer que: I – O Regime Geral de Previdência Social possui caráter contributivo e, como regra, de filiação obrigatória. II – A Previdência Social concede coberturas de doenças, invalidez, morte exceto salário-família. III – Estão obrigados a custear a Previdência Social, ou seja, Estado, a sociedade, as pessoas físicas e jurídicas, direta ou indiretamente. IV – Após a Reforma Previdenciária o auxílio-reclusão deixou de ser custeado pela Previdência Social. V – O Salário-maternidade é um benefício previdenciária devido a todas as mulheres que contribuem para a previdência Social. Analise as assertivas acima e assinale a alternativa correta: D I, III e V estão corretas; PROVA Você acertou! Gabarito : D I – O Regime Geral de Previdência Social possui caráter contributivo e, como regra, de filiação obrigatória. Alternativa correta: com base no artigo 201 da CF/88, o Regime Geral de Previdência Social possui caráter contributivo e, como regra, de filiação obrigatória. (Aula 06, Tema 01 – Previdência Social, p. 3). II – A Previdência Social concede coberturas de doenças, invalidez, morte exceto salário-família. Alternativa errada: O salário-família também é um benefício previdenciário. (Aula 06, Tema 01 – Previdência Social, p. 3). III – Estão obrigados a custear a Previdência Social, ou seja, Estado, a sociedade, as pessoas físicas e jurídicas, direta ou indiretamente. Alternativa correta: podemos ver que todos estão obrigados a custear a Previdência Social, ou seja, Estado, a sociedade, as pessoas físicas e jurídicas, direta ou indiretamente. (Aula 06, Tema 01 – Previdência Social, p. 3). IV – Após a Reforma Previdenciária o auxílio-reclusão deixou de ser custeado pela Previdência Social. Alternativa errada: O auxílio-reclusão permanece no rol dos benefícios concedidos pela Previdência Social. (Aula 06, Tema 01 – Previdência Social, p. 3). V – O Salário-maternidade é um benefício previdenciária devido a todas as mulheres que contribuem para a previdência Social. Alternativa correta: com base no artigo 201 da CF/88. (Aula 06, Tema 01 – Previdência Social, p. 3). Questão 7 - Legislação Trabalhista e Previdenciária A Previdência Social tem uma gama de benefícios que são devidos de acordo com a situação em que o segurado se encontre. Os benefícios concedidos pelo INSS são destinados a todos os segurados, ou seja, aqueles que contribuem para o sistema. Sobre os benefícios previdenciários é correto dizer: I – O auxílio-reclusão será concedido ao segurado recluso em regime fechado. II – A concessão dos benefícios previdenciários de auxílio-doença e salário maternidade são concedidos somente para aqueles que contribuem para a Previdência Social. III - O Auxílio-doença é um benefício concedido em virtude de incapacidade total e temporária do segurado. A incapacidade pode ser decorrente de uma doença comum, acidente de trabalho típico ou doença ocupacional. IV - O segurado recluso em regime fechado está impedido de receber o auxílio-doença. Se estiver recebendo o benefício, na data que foi recolhido a prisão, o benefício será cessado pelo INSS. V – Para o recebimento do auxílio-doença não será necessário a manutenção da qualidade de segurado. Analise as alternativas e assinale a opção correta: D I, II, III, e IV estão corretas; PROVA Você acertou! Gabarito: D I – O auxílio-reclusão será concedido ao segurado recluso em regime fechado. Alternativa correta: Este benefício é destinado aos dependentes do segurado de baixa renda recolhido à prisão remuneração da empresa nem estiver em gozo de auxílio-doença, de pensão por morte, de salário-maternidade, permanência em serviço (§ 3º e § 4º do artigo 80 da Lei nº 8.213/91) (Aula 6, Tema 5 – Benefícios Previdenciários, II – A concessão dos benefícios previdenciários de auxílio-doença e salário maternidade são concedidos Previdência Social. Alternativa correta: para o recebimento destes benefícios é necessário contribuir para a Previdência Social. Previdenciários, p. 15) III - O Auxílio-doença é um benefício concedido em virtude de incapacidade total e temporária do segurado. uma doença comum, acidente de trabalho típico ou doença ocupacional. Alternativa correta: O Auxílio-doença é um benefício concedido em virtude de incapacidade total e temporária decorrente de uma doença comum, acidente de trabalho típico ou doença ocupacional. (Aula 6, Tema 5 – IV - O segurado recluso em regime fechado está impedido de receber o auxílio-doença. Se estiver recebendoprisão, o benefício será cessado pelo INSS. Alternativa correta: O segurado recluso em regime fechado não poderá receber o auxílio-doença. Se estiver recolhido a prisão, o benefício será cessado pelo INSS. Se a prisão for declarada ilegal, o segurado terá direito todo o período devido. (Aula 6, Tema 5 – Benefícios Previdenciários, p. 18) V – Para o recebimento do auxílio-doença é dispensada a manutenção da qualidade de segurado. Alternativa errada: se o trabalhador perder a qualidade de segurado, para a obtenção do auxílio-doença deverá Previdência Social, com metade do período de carência, ou seja, pelo menos 06 meses antes de requerer o 8.213/91. (Aula 6, Tema 5 – Benefícios Previdenciários, p. 18 Questão 8 - Legislação Trabalhista e Previdenciária A rescisão do contrato de trabalho poderá ser iniciada tanto pelo empregado quanto pelo empregador. Sobre as formas de extinção do contrato de trabalho é correto afirmar que: I – O pedido de demissão deve ser formalizado por escrito e sempre é um vinculado ao empregado. O empregador não pode negar-se a receber o aviso. II – O pedido de demissão poderá ser realizado verbalmente a qualquer tempo. III – O cumprimento do aviso prévio, no pedido de demissão, possui redução de 02 horas ou 07 dias a ser escolhido pelo empregado. IV – No pedido de demissão não existe redução de jornada, logo, o empregado deverá cumprir integralmente sua jornada pelos 30 dias. V – No pedido de demissão, em regra, não há liberação do FGTS. Analise as assertivas acima e assinale a alternativa correta: C I, IV e V estão corretas; Você acertou! Gabarito: C – I, IV e V estão corretas. I – O pedido de demissão deve ser formalizado por escrito e sempre é um vinculado ao empregado. O empregador não pode negar-se a receber o aviso. Alternativa correta: O pedido de demissão é utilizado para designar o tipo de terminação unilateral iniciada pelo empregador. Logo, o pedido é formalizado pelo empregado a qualquer momento, sendo-lhe garantido todos os direitos trabalhistas. Não poderá o empregador negar-se a receber o aviso, uma vez que se trata de um direito exclusivo do empregado. (Aula 4, Tema 4 – Extinção do Contrato de trabalho, p. 11-12) II – O pedido de demissão poderá ser realizado verbalmente a qualquer tempo. Alternativa errada: O pedido de demissão do trabalhador sempre deverá ser formalizado por escrito e a próprio punho, para que não ocorram contestações futuras. Como mencionamos anteriormente, o aviso prévio sempre terá início no dia seguinte ao da comunicação. (Aula4, Tema 5 – Aviso prévio, p. 24). III – O cumprimento do aviso prévio, no pedido de demissão, possui redução de 02 horas ou 07 dias a ser escolhido pelo empregado. Alternativa errada: A dispensa sem justa causa, dá ao trabalhador o direito de reduzir duas horas diárias da sua jornada habitual de trabalho ou sete dias ao final do aviso, essa opção deverá ser uma opção do empregado, devendo conter um campo específico no aviso para essa decisão. (Aula 4, Tema 5 – Aviso prévio, p. 24). IV – No pedido de demissão não existe redução de jornada, logo, o empregado deverá cumprir integralmente sua jornada pelos 30 dias. Alternativa Correta: a redução de 02 horas ou 7 dias no cumprimento do aviso só se aplica nas dispensas sem justa causa. (Aula 4, Tema 5 – Aviso prévio, p. 24). V – No pedido de demissão, em regra, não há liberação do FGTS. Alternativa correta: o saque do FGTS não é devido nos casos de pedido de demissão. (Aula 4, Tema 4 – Extinção do Contrato de trabalho, p. 12) Questão 9 - Legislação Trabalhista e Previdenciária A Reforma Trabalhista promovida pela Lei nº 13.467/2017 alterou significativamente a CLT no que tange a algumas previsões relacionadas ajornada de trabalho. Sobre a jornada de trabalho e seus intervalos analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta: PROVA D O intervalo de alimentação poderá ser reduzido para 30 minutos desde que previsto em Convenção Coletiva, ou ainda, acordo coletivo. Você acertou! Gabarito: D PROVA 1. O intervalo de alimentação pode ser reduzido sem anuência do Sindicato. Alternativa errada: O intervalo de alimentação só pode ser reduzido com a anuência do Sindicato se expressamente previsto em Acordo e Convenção Coletivas – art. 611-CLT e art. 71). (Aula 02, Tema 01 – Duração do trabalho, jornada de trabalho, intervalos, hora extra e as exceções, p. 10). 1. O intervalo de alimentação após a Reforma Trabalhista somente pode ser realizado para as empresas que possuem refeitórios. Alternativa errada: Cumpre ressaltar que a partir da Lei nº 13.467/2017, o intervalo poderá ser reduzido para 30 minutos, mesmo que a empresa não possua refeitório. Antes dessa alteração, o intervalo não poderia ser reduzido, nem por norma coletiva, uma vez que a concessão do intervalo era considerada indispensável para a saúde do trabalhador (Súmula 437, II do TST), salvo nos casos de motoristas, cobradores e fiscais (art. 71, §5º da CLT). (Aula 02, Tema 01 – Duração do trabalho, jornada de trabalho, intervalos, hora extra e as exceções, p. 9). 1. A jornada de trabalho 12x36 mesmo prevista da CLT após a Reforma trabalhista, só pode ser realizada com anuência do Sindicato. Alternativa errada: Antes da Reforma Trabalhista a jornada de trabalho 12x36 somente poderia ser pactuada através de acordo ou convenção coletiva. A Lei nº 13.467/2017 incluiu o artigo 59-A na CLT, permitindo assim que a jornada 12x36 seja pactuada através de acordo individual. (Aula 02, Tema 01 – Duração do trabalho, jornada de trabalho, intervalos, hora extra e as exceções, p. 5). 1. O intervalo de alimentação poderá ser reduzido para 30 minutos desde que previsto em Convenção Coletiva, ou ainda, acordo coletivo. Alternativa correta: O intervalo de alimentação só pode ser reduzido com a anuência do Sindicato se expressamente previsto em Acordo e Convenção Coletivas – art. 611-CLT e art. 71). (Aula 02, Tema 01 – Duração do trabalho, jornada de trabalho, intervalos, hora extra e as exceções, p. 10). O intervalo denominado interjornada é o nome dado para o intervalo de alimentação de 1h diária. Alternativa errada: Intervalo interjornada: aquele concedido entre uma jornada e outra e não poderá ser inferior a 11 (onze) horas – art. 71 da CLT. (Aula 02, Tema 01 – Duração do trabalho, jornada de trabalho, intervalos, hora extra e as exceções, p. 8). Questão 10 - Legislação Trabalhista e Previdenciária A reforma trabalhista também alterou os prazos de pagamento das verbas rescisórias bem como a legislação sobre a homologação da rescisão junto aos Sindicatos. Sobre a rescisão contratual e seu prazo de pagamento e homologação é correta afirmar que: I – A partir da Reforma trabalhista vigente desde 11/11/2017 na rescisão contratual o empregador deverá realizar apenas a comunicação da dispensa aos órgãos competentes sem a necessidade de anotação na Carteira de Trabalho. II - Na extinção do contrato de trabalho, o empregador deverá proceder à anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social, comunicar a dispensa aos órgãos competentes e realizar o pagamento das verbas rescisórias no prazo. III – O prazo de pagamento das verbas rescisórias é de 10 (dez) dias contados da cessação da prestação de serviços pelo empregado IV – A assistência à rescisão contratual continua vigente mesmo após a reforma trabalhista. V – A partir da vigência da Lei nº 13.467/2017 a homologação da rescisão deixou de ser obrigatória. Analise as assertivas acima e assinale a alternativa correta: D II, III e V estão corretas; Você acertou! Gabarito: D - II, III e V estão corretas; I – A partir da Reforma trabalhista vigente desde 11/11/2017 na rescisão contratual o empregador deverá realizar apenas a comunicação da dispensa aos órgãos competentes sem a necessidade de anotação na Carteira de Trabalho. Alternativa errada: além da comunicação da dispensa deverá ocorrer a anotação da CTPS do trabalhador. (Aula5, Tema 3 – Prazo para pagamentoda rescisão e homologação, p. 5) II - Na extinção do contrato de trabalho, o empregador deverá proceder à anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social, comunicar a dispensa aos órgãos competentes e realizar o pagamento das verbas rescisórias no prazo. Alternativa correta: Art. 477 da CLT. (Aula 5, Tema 3 – Prazo para pagamento da rescisão e homologação, p. 5) III – O prazo de pagamento das verbas rescisórias é de 10 (dez) dias contados da cessação da prestação de serviços pelo empregado. Alternativa correta: Art. 477, § 6o da CLT- A entrega ao empregado de documentos que comprovem a comunicação da extinção contratual aos órgãos competentes bem como o pagamento dos valores constantes do instrumento de rescisão ou recibo de quitação deverão ser efetuados até dez dias contados a partir do término do contrato. (Aula 5, Tema 3 – Prazo para pagamento da rescisão e homologação, p. 5) IV – A assistência à rescisão contratual continua vigente mesmo após a reforma trabalhista. Alternativa errada: A partir da Reforma trabalhista não há necessidade de homologação de qualquer rescisão contratual junto ao Sindicato ou Ministério do Trabalho (atual Ministério da Economia). (Aula 5, Tema 3 – Prazo para pagamento da rescisão e homologação, p. 6) V – A partir da vigência da Lei nº 13.467/2017 a homologação da rescisão deixou de ser obrigatória. Alternativa correta: A partir da Reforma trabalhista não há necessidade de homologação de qualquer rescisão contratual junto ao Sindicato ou Ministério do Trabalho (atual Ministério da Economia). (Aula 5, Tema 3 – Prazo para pagamento da rescisão e homologação, p. 6) Questão 11 - Legislação Trabalhista e Previdenciária A Reforma Trabalhista promovida pela Lei nº 13.467/2017 alterou significativamente a CLT no que tange a algumas previsões relacionadas a jornada de trabalho. Sobre a jornada de trabalho e as alterações promovidas pela Reforma trabalhista, é possível afirmar que: I – A jornada de trabalho 12x36 antes prevista somente através das Convenções Coletivas a partir da Reforma trabalhista a sua previsão está na CLT. II - A redução do intervalo intrajornada antes da reforma só poderia ser realizado para aquelas empresas que possuíam refeitórios. A partir da Lei 13.467/2017 o intervalo poderá ser reduzido para 30 minutos, mesmo que a empresa não possua refeitório. III - O artigo 611-A à CLT instituiu a prevalência da norma coletiva sobre a legislação, retirando a obrigatoriedade da concessão do intervalo mínimo de 1 horas de que trata o artigo 71 da CLT, possibilitando assim a redução para 30 minutos sem a necessidade de previsto em Convenção Coletiva. IV – A Reforma trabalhista excluiu os trabalhadores que trabalham em home office (teletrabalho) do capítulo da duração do contrato, ou seja, inexistindo obrigatoriedade no contrato da jornada diária. Analise as assertivas acima e assinale a alternativa correta: B I, II e IV estão corretas; Você acertou! Gabarito: b) I, II e IV estão corretas. I – A jornada de trabalho 12x36 antes prevista somente através das Convenções Coletivas a partir da Reforma trabalhista a sua previsão está na CLT. Alternativa correta: Antes da Reforma Trabalhista a jornada de trabalho 12x36 somente poderia ser pactuada através de acordo ou convenção coletiva. A Lei nº 13.467/2017 incluiu o artigo 59-A na CLT, permitindo assim que a jornada 12x36 seja pactuada através de acordo individual, acordo ou convenção coletiva de trabalho. (Aula2, Tema 1 – Duração do trabalho - Jornada, Intervalos, Hora extra e as exceções, p. 5) II - A redução do intervalo intrajornada antes da reforma só poderia ser realizado para aquelas empresas que possuíam refeitórios. A partir da Lei 13.467/2017 o intervalo poderá ser reduzido para 30 minutos, mesmo que a empresa não possua refeitório. Alternativa correta: a partir da Lei nº 13.467/2017, o intervalo poderá ser reduzido para 30 minutos, mesmo que a empresa não possua refeitório. Antes dessa alteração, o intervalo não poderia ser reduzido, nem por norma coletiva, uma vez que a concessão do intervalo era considerada indispensável para a saúde do trabalhador. (Aula2, Tema 1 – Duração do trabalho - Jornada, Intervalos, Hora extra e as exceções, p. 9) III - O artigo 611-A à CLT instituiu a prevalência da norma coletiva sobre a legislação, retirando a obrigatoriedade da concessão do intervalo mínimo de 1 horas de que trata o artigo 71 da CLT, possibilitando assim a redução para 30 minutos sem a necessidade de previsto em Convenção Coletiva. Alternativa errada: A introdução do artigo 611-A à CLT instituiu a prevalência da norma coletiva sobre a legislação, retirando a obrigatoriedade da concessão do intervalo mínimo de 1 horas de que trata o artigo 71 da CLT, possibilitando assim a redução para 30 minutos desde que expressamente previsto em Convenção Coletiva firmada entre sindicato patronal e dos empregados. (Aula2, Tema 1 – Duração do trabalho - Jornada, Intervalos, Hora extra e as exceções, p. 10) IV – A Reforma trabalhista excluiu os trabalhadores que trabalham em home office (teletrabalho) do capítulo da duração do contrato, ou seja, inexistindo obrigatoriedade no contrato da jornada diária. Alternativa correta: Existe um grupo de trabalhadores que estão excluídos do Capítulo II da CLT “Da duração do Trabalho”, ou seja, os empregados que ocupam cargos de confiança, alguns trabalhadores externos e os teletrabalhadores na forma do artigo 62 da CLT. (Aula2, Tema 1 – Duração do trabalho - Jornada, Intervalos, Hora extra e as exceções, p. 11) Questão 12 - Legislação Trabalhista e Previdenciária A reforma Previdenciária trazida pela Emenda Constitucional nº 103/2019 trouxe significativas alterações na concessão dos benefícios, mas também na forma contributiva. Sobre as contribuições sociais, é correto dizer: I – A contribuição patronal consiste apenas nos 20% prevista no art. 22 da Lei nº 8.212/91 que será calculada sobre o total da folha de pagamento da empresa; II – A contribuição patronal é devida pelas empresas de regime normais, ou seja, de Lucro Real, Lucro Presumido e Lucro Arbitrado, associações, sindicatos, igrejas, partidos políticos, entre outros. III – O Microempreendedor Individual contribui com 3% da cota patronal, não lhe sendo vido RAT e outras entidades. IV – A contribuição patronal dos empregadores, em regra, consiste na contribuição dos 20% patronal mais alíquota SAT (Seguro Acidente de Trabalho). V – Todas as empresas enquadradas no Simples Nacional contribuem na folha de pagamento com os 20% patronal. Analise as assertivas acima e assinale a alternativa correta: C II, III e IV estão corretas; Você acertou! Gabarito: C – II, III e IV estão corretas. I – A contribuição patronal consiste apenas nos 20% prevista no art. 22 da Lei nº 8.212/91 que será calculada sobre o total da folha de pagamento da empresa; Alternativa errada: As empresas contribuem também com a alíquota SAT prevista no art. 22 da Lei n] 8.212/91. (Aula6, Tema 03 – Encargos Patronais na Folha de Pagamento, p. 6) II – A contribuição patronal é devida pelas empresas de regime normais, ou seja, de Lucro Real, Lucro Presumido e Lucro Arbitrado, associações, sindicatos, igrejas, partidos políticos, entre outros. Alternativa correta: A contribuição patronal é devida pelas empresas de regime normais, ou seja, de Lucro Real, Lucro Presumido e Lucro Arbitrado, associações, sindicatos, igrejas, partidos políticos, entre outros. (Aula6, Tema 03 – Encargos Patronais na Folha de Pagamento, p. 6) III – O Microempreendedor Individual contribui com 3% da cota patronal, não lhe sendo vido RAT e outras entidades. Alternativa correta: Para o empregador na qualidade de Microempreendedor Individual (MEI) o custo na folha de pagamento é menor. De acordo com o Portal do Empreendedor, o MEI deverá contribuir com o percentual de 3% da cota patronal, não lhe sendo vido RAT e outras entidades. (Aula6, Tema 03 – Encargos Patronais na Folha de Pagamento, p. 8) IV – A contribuição patronal dos empregadores, em regra,consiste na contribuição dos 20% patronal mais alíquota SAT (Seguro Acidente de Trabalho). Alternativa correta: As empresas contribuem com a alíquota SAT prevista no art. 22 da Lei nº 8.212/91. (Aula6, Tema 03 – Encargos Patronais na Folha de Pagamento, p. 6) V – Todas as empresas enquadradas no Simples Nacional contribuem na folha de pagamento com os 20% patronal. Alternativa errada: Para as empresas tributadas pelo Simples Nacional, nos termos da Lei Complementar nº 123/2006, em regra, não é devida a contribuição supracitada. Apenas as empresas enquadradas no anexo IV da LC nº 123/2006, que possuem a obrigatoriedade na contribuição. (Aula6, Tema 03 – Encargos Patronais na Questão 13 - Legislação Trabalhista e Previdenciária A Seguridade Social está prevista na Constituição Federal de 1988, a partir do artigo 194, este artigo declara que a seguridade “compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social”. Sobre o custeio da Seguridade Social é correta dizer: C Constituem contribuições sociais, entre elas, as das empresas, incidentes sobre a remuneração paga ou creditada aos segurados a seu serviço, dos trabalhadores, as das empresas, incidentes sobre faturamento e lucro. Você acertou! Gabarito: C PROVA A Seguridade Social é custeada apenas pelas contribuições das empresas e empregados com uma pequena colaboração da União; Alternativa errada: A Seguridade Social é custeada por todos aqueles elencados no artigo 195 da CF/88. (Aula 06, Tema 01 – Previdência Social, p. 3). O orçamento da Seguridade Social é composto apenas da Receitas da União e das empresas; Alternativa errada: A Seguridade Social é custeada por todos aqueles elencados no artigo 195 da CF/88. (Aula 06, Tema 01 – Previdência Social, p. 3). Constituem contribuições sociais, entre elas, as das empresas, incidentes sobre a remuneração paga ou creditada aos segurados a seu serviço, dos trabalhadores, as das empresas, incidentes sobre faturamento e lucro. Alternativa correta: A definição de contribuições sociais está descrita no art. 11 da Lei 8.212/91. (Aula 06, Tema 01 – Previdência Social, p. 5) São consideradas contribuições indiretas as contribuições incidentes sobre a folha de pagamento dos trabalhadores. Alternativa errada: Como fontes diretas de custeio temos as contribuições sociais previstas no art. 195 da Constituição Federal de 1988 arrecadadas dos empregadores e trabalhadores em geral. (Aula 06, Tema 01 – Previdência Social, p. 5) O Distrito Federal não contribuiu para a Seguridade Social. Alternativa errada: A Seguridade Social é custeada por todos aqueles elencados no artigo 195 da CF/88 entre eles o Distrito Federal. (Aula 06, Tema 01 – Previdência Social, p. 3). Questão 14 - Legislação Trabalhista e Previdenciária Ajuda de custo é a “indenização das despesas feitas pelo empregado com a sua transferência para local diverso daquele em que está domiciliado, onde passará a exercer seu trabalho para a empresa empregadora” (Dicionário jurídico, V.1, p. 153, Maria Helena Diniz). A Reforma Trabalhista alterou significativamente o conceito e a concessão da ajuda de custo. Sobre a ajuda de custo é correto dizer: I - Com a Reforma Trabalhista a ajuda de custo passou a compor a remuneração do trabalhador quando paga de forma habitual. II – Antes da Reforma trabalhista a ajuda de custo possuía caráter indenizatórios e estava vinculada a transferência do trabalho e seu pagamento ocorria uma única vez. III – O pagamento da ajuda de custo, antes da reforma trabalhista estava limitado a 50% do salário, salvo contrário, os valores integrariam a remuneração do trabalhador. IV – A partir da vigência da Reforma Trabalhista a ajuda de custo deixou de ser considerada salário mesmo que paga com habitualidade e não existindo limitação do seu valor, ou seja, poderá exceder a 50 % do salário do trabalhador. Analise as assertivas acima e assinale a alternativa correta: B II, III e IV estão corretas; Você acertou! Gabarito: B I - Com a Reforma Trabalhista a ajuda de custo passou a compor a remuneração do trabalhador quando paga de forma habitual. Alternativa errada: Independente do valor pago, a ajuda de custo deixou de ser considerada salário mesmo que paga com habitualidade e não existindo limitação do seu valor, ou seja, poderá exceder a 50 % do salário do trabalhador. (Aula 02, Tema 03 – Ajuda de custo, diárias de viagens e prêmio, p. 16) II – Antes da Reforma trabalhista a ajuda de custo possuía caráter indenizatórios e estava vinculada a transferência do trabalho e seu pagamento ocorria uma única vez. Alternativa correta: Antes da reforma a ajuda de custo era paga com o objetivo de indenizar as despesas efetuadas pelo empregado em virtude de sua transferência (art. 469 e 470 da CLT). O pagamento era realizado uma única vez e não poderia exceder a 50% do salário, salvo contrário, os valores integrariam a remuneração do trabalhador. (Aula 02, Tema 03 – Ajuda de custo, diárias de viagens e prêmio, p. 16) III – O pagamento da ajuda de custo, antes da reforma trabalhista, estava limitado a 50% do salário, salvo contrário, os valores integrariam a remuneração do trabalhador. Alternativa correta: Antes da reforma, o pagamento era realizado uma única vez e não poderia exceder a 50% do salário, salvo contrário, os valores integrariam a remuneração do trabalhador. (Aula 02, Tema 03 – Ajuda de custo, diárias de viagens e prêmio, p. 16) IV – A partir da vigência da Reforma Trabalhista a ajuda de custo deixou de ser considerada salário mesmo que paga com habitualidade e não existindo limitação do seu valor, ou seja, poderá exceder a 50 % do salário do trabalhador. Alternativa correta: Após a Reforma, a ajuda de custo deixa de ser considerada salário mesmo que paga com habitualidade e não existindo limitação do seu valor, ou seja, poderá exceder a 50 % do salário do trabalhador. (Aula 02, Tema 03 – Ajuda de custo, diárias de viagens e prêmio, p. 16) Questão 15 - Legislação Trabalhista e Previdenciária Após o processo de recrutamento, seleção e escolha do candidato, é iniciado o processo de contratação do empregado, quando a empresa irá solicitar documentação necessária para o registro do empregado. Dentre a documentação inicial para o registro do empregado, podemos citar: I - CPF (Cadastro de Pessoas Física) II - RG (Registro Geral) III - Cadastramento no PIS (Programa de Integração Social) IV - Exame médico admissional V - CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) Analisando as proposições acima, assinale a alternativa correta: E Estão corretas as assertivas I, II, III, IV e V Você acertou! ESTÃO CORRETAS AS ASSERTIVAS I, II, III, IV E V (Guia de estudos, aula 01, p. 10-12) Questão 16 - Legislação Trabalhista e Previdenciária Após a rescisão contratual o trabalhador dispensado poderá ter acesso ao seguro desemprego e em algumas hipóteses também terá direito ao levantamento do FGTS. Diante desta afirmativa é correto dizer: I – O seguro desemprego é um benefício integrante da seguridade social, concedido aos empregados que tenham sido dispensados sem justa causa. II – A legislação prevê a possibilidade de suspensão do recebimento do benefício caso o trabalhador tenha um novo emprego. III – A concessão das parcelas do seguro desemprego em nenhuma hipótese poderá ser prorrogada. IV – A multa do FGTS é de 40% nas rescisões operadas por culpa recíproca. V – Na rescisão por acordo entre as partes a multa do FGTS será de 20% apenas. Analise as assertivas acima e assinale a alternativa correta: B I, II e V estão corretas; Você acertou! Gabarito: B – I, II e V estão corretas. I – O seguro desemprego é um benefício integrante da seguridade social, concedido aos empregados que tenham sido dispensados sem justa causa. Alternativa correta: Com base no estudo do tema 04 da aula 5: O seguro-desempregoé um benefício integrante da seguridade social, é concedido aos empregados que tenham sido dispensados sem justa causa. (Aula05, tema 4 – Seguro desemprego, p. 6). II – A legislação prevê a possibilidade de suspensão do recebimento do benefício caso o trabalhador tenha um novo emprego. Alternativa correta: é uma das possibilidades de suspensão do recebimento do benefício conforme Lei nº 7.998/1990. (Aula 5, tema 04 – Seguro Desemprego, p. 11). III – A concessão das parcelas do seguro desemprego em nenhuma hipótese poderá ser prorrogada. Alternativa errada: A concessão das parcelas do seguro-desemprego poderá ser prorrogada por até 2 (dois) meses, para grupos específicos de segurados. (Aula 5, tema 04 – Seguro Desemprego, p. 9). IV – A multa do FGTS é de 40% nas rescisões operadas por culpa recíproca. Alternativa errada: Na rescisão por culpa recíproca a multa corresponde ao percentual de 20% de acordo com o artigo 18, §2º, da Lei nº 8.036/90. (Aula 5, tema 04 – Seguro Desemprego, p. 9). V – Na rescisão por acordo entre as partes a multa do FGTS será de 20% apenas. Alternativa correta: Na rescisão por acordo entre as partes a multa será de 20% nos termos do artigo 484-A da CLT. (Aula 5, tema 04 – Seguro Desemprego, p. 9). Questão 17 - Legislação Trabalhista e Previdenciária As contribuições previdenciárias são devidas pelas empresas e pelos trabalhadores em geral conforme estabelecido na Lei nº 8.212/91. Sobre as contribuições previdenciárias é correto afirmar. Analise as alternativas e marque a opção correta: PROVA E Até março de 2020 as alíquotas continuam sendo aquelas previstas no artigo 22 da Lei nº 8.212/91, ou seja, nos percentuais de 8%, 9% ou 11% nas faixas de salário-de-contribuição estabelecidas pelo governo. A partir de março de 2020 as alíquotas passam a ser progressivas Você acertou!Gabarito: E O Microempreendedor Individual contribui com 20% patronal na folha de pagamento. Alternativa errada: O MEI recolhe na folha de pagamento apenas 3% de cota patronal. (Aula 6, Tema 4 – Contribuição Previdenciária dos trabalhadores, p. 8) O empregador doméstico está obrigado ao recolhimento da cota patronal no percentual de 3% e está dispensado do recolhimento contribuição contra acidentes de trabalho (SAT). Alternativa errada: O empregador doméstico contribui com 8% de cota patronal. (Aula 6, Tema 4 – Contribuição Previdenciária dos trabalhadores, p. 8) As novas alíquotas de contribuição são aplicadas desde janeiro de 2020 de acordo com a Emenda Constitucional nº 103/2019. Alternativa errada: as novas alíquotas passaram a valer a partir da competência de março de 2020. (Aula 6, Tema 4 – Contribuição Previdenciária dos trabalhadores, p. 12) O desconto do INSS é sempre proporcional ao salário do empregado, ou seja, sempre calculado sobre a remuneração líquida recebida. Alternativa errada: A contribuição é calculada sobre o valor bruto da remuneração do empregado. O salário-de-contribuição é definido pelo artigo 28 da Lei nº 8.212/91. (Aula 6, Tema 4 – Contribuição Previdenciária dos trabalhadores, p. 13-14) Até março de 2020 as alíquotas continuam sendo aquelas previstas no artigo 22 da Lei nº 8.212/91, ou seja, nos percentuais de 8%, 9% ou 11% nas faixas de salário-de-contribuição estabelecidas pelo governo. A partir de março de 2020 as alíquotas passam a ser progressivas. Alternativa correta: as novas alíquotas passaram a valer a partir da competência de março de 2020. (Aula 6, Tema 4 – Contribuição Previdenciária dos trabalhadores, p. 12) Questão 18 - Legislação Trabalhista e Previdenciária As contribuições sindicais são a principal forma de custeio do sindicato, bem como do sistema confederativo. Analise as assertivas e assinale a alternativa CORRETA: B A contribuição sindical anual, descontada no mês de março de todo empregado, no valor equivalente a um dia de salário do empregado deixou de ser compulsória após a Reforma Trabalhista. Você acertou! Gabarito: B A contribuição sindical anual, descontada no mês de março de todo empregado, no valor equivalente a um dia de salário do empregado permanece compulsória após a Reforma Trabalhista. Alternativa errada: a contribuição sindical anual deixou de ser obrigatória a partir da vigência da Reforma Trabalhista. (Aula 3, Tema 1 – Descontos Salariais, p. 8) A contribuição sindical anual, descontada no mês de março de todo empregado, no valor equivalente a um dia de salário do empregado deixou de ser compulsória após a Reforma Trabalhista. Alternativa correta: Nos termos do artigo a contribuição sindical anual deixou de ser obrigatória a partir da vigência da Reforma Trabalhista. Art. 582 da CLT (Aula 3, Tema 1 – Descontos Salariais, p. 8) A partir da Lei nº 13.467/2017 a contribuição sindical obrigatória descontada do mês de março permanece obrigatório para os empregados sindicalizados. Alternativa errada: a contribuição sindical antes devida no mês de março não poderá ser descontada dos empregados sem prévia anuência. Art. 582 da CLT (Aula 3, Tema 1 – Descontos Salariais, p. 8) O desconto das contribuições sindicais, a partir da Reforma Trabalhista, independe de autorização prévia do empregador. Alternativa errada: De acordo com o artigo 582 da CLT o desconto deverá ser autorizado pelo trabalhador. (Aula 3, Tema 1 – Descontos Salariais, p. 8) As convenções coletivas estão autorizadas a estabelecer critérios de descontos das contribuições sindicais mesmo sem autorização prévia dos trabalhadores. Alternativa errada: não poderá a norma coletiva estabelecer como obrigatória tal contribuição ou criar outra que a substitua, pois tal prática ficou vedada pelo artigo 611-B da CLT, que só autoriza a cobrança desde que expressamente autorizado pelo empregado. (Aula 3, Tema 1 – Descontos Salariais, p. 8) Questão 19 - Legislação Trabalhista e Previdenciária Considera-se empregador a empresa que assume os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviços. Já como empregado temos toda pessoa física que presta serviços de natureza não eventual a um empregador sob a dependência deste e mediante salário. Sobre a constituição do vínculo empregatício podemos dizer: I – Para a caracterização do vínculo empregatício é imprescindível que ocorra a pessoalidade na em relação a pessoa do empregado. II – Considera-se trabalho de natureza não eventual quando existe a necessidade permanente da mão de obra de forma contínua ou intermitente. III - Para que o vínculo empregatício seja configurado basta existir os requisitos de pessoalidade e subordinação entre as partes. IV – O vínculo empregatício se configura diante dos seguintes requisitos: pessoalidade, subordinação, onerosidade e natureza não eventual da prestação de serviços cumulativamente. V – Poderá existir vínculo empregatício na prestação de serviço eventual. Analise as assertivas acima e assinale a alternativa correta: E I, II, IV e V estão corretas. Você acertou! Gabarito: E I – Para a caracterização do vínculo empregatício é imprescindível que ocorra a pessoalidade na em relação a pessoa do empregado. Alternativa correta: o contrato de trabalho é pessoal em relação a pessoa do empregado, ou seja, não poderá ser executado por pessoa diversa. (Aula 1, Tema 2 - Contrato de Trabalho e os seus sujeitos: empregador e empregado, p. 11) II – Considera-se trabalho de natureza não eventual quando existe a necessidade permanente da mão de obra de forma contínua ou intermitente. Alternativa correta: Trabalho de natureza não eventual: necessidade permanente da mão de obra de forma contínua ou intermitente. Ou seja, o empregado deverá cumprir a jornada de trabalho estabelecida no contrato de trabalho, mantendo a continuidade da prestação de serviços. (Aula 1, Tema 2 - Contrato de Trabalho e os seus sujeitos: empregador e empregado, p. 11) III - Para que o vínculo empregatício seja configurado basta existir os requisitos de pessoalidade e subordinação entre as partes. Alternativaerrada: os requisitos da pessoalidade, subordinação, onerosidade e natureza não eventual são cumulativos para que o vínculo seja caracterizado. (Aula 1, Tema 2 - Contrato de Trabalho e os seus sujeitos: empregador e empregado, p. 11) IV – O vínculo empregatício se configura diante dos seguintes requisitos: pessoalidade, subordinação, onerosidade e natureza não eventual da prestação de serviços cumulativamente. Alternativa correta: Os requisitos da pessoalidade, subordinação, onerosidade e natureza não eventual são cumulativos para que o vínculo seja caracterizado. Tais requisitos são extraídos do artigo 2 e 3 da CLT. (Aula 1, Tema 2 - Contrato de Trabalho e os seus sujeitos: empregador e empregado, p. 11) V – Poderá existir vínculo empregatício na prestação de serviço eventual. Alternativa errada: os requisitos da pessoalidade, subordinação, onerosidade e natureza não eventual são cumulativos para que o vínculo seja caracterizado. (Aula 1, Tema 2 - Contrato de Trabalho e os seus sujeitos: empregador e empregado, p. 11) Questão 20 - Legislação Trabalhista e Previdenciária Entre os motivos de afastamento do trabalho podemos citar os afastamentos decorrentes de doenças, maternidade, paternidade, serviço militar. Sobre estes afastamentos é correto dizer: I – Estão abrangidos pela licença maternidade bem como com direito ao salário maternidade a mãe adotante, biológica e empregada doméstica. O pagamento do salário maternidade para a empregada mãe biológica deverá ser realizado pela empresa. II – O afastamento por doença gera o pagamento dos 15 primeiros dias pelo empregador, tal pagamento ocorre tanto nos afastamentos por doença ou acidente de trabalho. III – A licença paternidade é um direito constitucional e corresponde a um afastamento de 5 dias. IV – A licença militar é uma suspensão do contrato e corresponde ao período obrigatório de serviço militar. V – A licença paternidade não é devida aos pais adotivos uma vez que a Constituição Federal não estabelece essa previsão. Analise as assertivas acima e assinale a alternativa correta: PROVA D I, II, III e IV estão corretas; Você acertou! Gabarito: D I – Estão abrangidos pela licença maternidade bem como com direito ao salário maternidade a mãe adotante, pagamento do salário maternidade para a empregada mãe biológica deverá ser realizado pela empresa. Alternativa correta: Este direito é garantido para a mãe biológica, mãe adotante e empregada doméstica. Este mãe adotante e empregada doméstica. A diferença apenas consiste no pagamento do benefício, que ocorre mãe adotante, bem como para a empregada doméstica, o benefício será pago diretamente pelo INSS. (Aula Licença maternidade e paternidade, p. 6) II – O afastamento por doença gera o pagamento dos 15 primeiros dias pelo empregador, tal pagamento ocorre acidente de trabalho. Alternativa correta: de acordo com o artigo 75 do Decreto nº 3.048/99 os 15 primeiros dias do afastamento Afastamentos do Empregado, Auxílio-doença, acidente de trabalho e doença ocupacional, p.3). III – A licença paternidade é um direito constitucional e corresponde a um afastamento de 5 dias. Alternativa correta: A licença está prevista inicialmente pela Constituição Federal de 1988, art. 7, inciso de 01 (um) dia previsto no art. 473 da CLT, foi ampliado para 05 (cinco) dias. (Aula 4, Tema 02 – Afastamentos paternidade, p. 7) IV – A licença militar é uma suspensão do contrato e corresponde ao período obrigatório de serviço militar. Alternativa correta: A licença é uma hipótese de suspensão contratual é o afastamento do empregado para nos termos do artigo 472 da CLT. Durante esse período o empregado não receberá qualquer ônus salarial Tema 02 – Afastamentos do Empregado, Licença Maternidade e Paternidade, p. 7-8). V – A licença paternidade não é devida aos pais adotivos uma vez que a Constituição Federal não estabelece Alternativa errada: Os pais adotivos também possuem esse direito, a Constituição Federal expressa, em seu nenhum tipo de distinção entre filhos adotivos e biológicos. (Aula 4, Tema 02 – Afastamentos do Empregado, 7-8). Questão 21 - Legislação Trabalhista e Previdenciária Florisbal da Silva foi desligado da empresa BETA Ltda. sendo este o seu primeiro emprego, buscou o recebimento do seguro desemprego e recebeu 04 (quatro) parcelas de outubro de 2017 a janeiro de 2018. Em 02/02/2018 foi admitido na empresa ALFA Ltda. e permaneceu como empregador até o dia 02/02/2020. Em 02/02/2020 Florisbal foi desligado sem justa causa e buscou novamente o recebimento das parcelas do seguro desemprego. Sobre o recebimento do seguro desemprego por Florisbal é correto dizer: I – O seguro-desemprego é concedido por período máximo de 3 a 5 meses, de forma contínua ou alternada, a cada período aquisitivo, contados sempre da data da rescisão que deu origem à última habilitação. II – Para a segunda solicitação do seguro desemprego, Florisbal deverá comprovar pelo menos nove meses de vínculo empregatício nos últimos doze meses imediatamente anteriores à rescisão. III – Florisbal só terá direito ao seguro desemprego se comprovar, pelo menos vinte e quatro meses de vínculo empregatício antes da rescisão contratual. Sem este período Florisbal estará excluído do programa. IV – Florisbal terá direito a 4 parcelas de seguro desemprego visto que comprova vínculo empregatício de, no mínimo, doze meses anteriores a dispensa. V – Para o recebimento do Seguro desemprego Florisbal deverá apresentar o Termo de Rescisão contratual devidamente homologado. Assinale a alternativa correta: C I, II e IV estão corretas; Você acertou! Gabarito: C I – O seguro-desemprego é concedido por período máximo de 3 a 5 meses, de forma contínua ou alternada, a cada período aquisitivo, contados sempre da data da rescisão que deu origem à última habilitação. Alternativa correta: O seguro-desemprego é concedido por período máximo de 3 a 5 meses, de forma contínua ou alternada, a cada período aquisitivo, contados sempre da data da rescisão que deu origem à última habilitação. (Aula 05, Tema 4 – Seguro Desemprego, p. 8) II – Para a segunda solicitação do seguro desemprego, Florisbal deverá comprovar pelo menos nove meses de vínculo empregatício nos últimos doze meses imediatamente anteriores à rescisão. Alternativa correta: Para a solicitação do seguro pela segunda vez, o trabalhador deverá comprovar pelo menos 09 meses de vínculo empregatício nos últimos 12 meses imediatamente anteriores à rescisão. (Aula 05, Tema 4 – Seguro Desemprego, p. 8) III – Florisbal só terá direito ao seguro desemprego se comprovar, pelo menos vinte e quatro meses de vínculo empregatício antes da rescisão contratual. Sem este período Florisbal estará excluído do programa. Alternativa errada: Para a solicitação do seguro pela segunda vez, o trabalhador deverá comprovar pelo menos 09 meses de vínculo empregatício nos últimos 12 meses imediatamente anteriores à rescisão. (Aula 05, Tema 4 – Seguro Desemprego, p. 8) IV – Florisbal terá direito a 4 parcelas de seguro desemprego visto que comprova vínculo empregatício de, no mínimo, doze meses anteriores a dispensa. Alternativa correta: Como mencionado no enunciado, Florisbal recebeu pela primeira vez o seguro desemprego na dispensa da empresa BETA. Logo, quando dispensado da empresa ALFA solicitou pela segunda vez as parcelas do seguro desemprego. Como Florisbal permaneceu mais de 12 meses no último emprego terá direito ao recebimento de 04 parcelas do seguro. (Aula 05, Tema 4 – Seguro Desemprego, p. 8) V – Para o recebimento do Seguro desemprego Florisbal deverá apresentar o Termo de Rescisão contratual devidamente homologado. Alternativa errada: Para vínculos trabalhistas com mais de um ano de duração e com data de rescisão anterior à 11/11/2017 a apresentação do Termo de rescisão homologado será necessária. Questão 22 - Legislação Trabalhista e Previdenciária Independentemente da forma de contrato, apessoa física que prestar serviços a um terceiro, seja este pessoa física, seja jurídica, será um trabalhador. Temos diversos tipos de trabalhadores no Brasil que não são caracterizados como empregados por não cumprirem integralmente os elementos da relação de emprego. A pessoa física que exerce por conta própria atividade econômica com fins lucrativos ou não, de forma não habitual, sem subordinação na relação de trabalho é definida como sendo: A Autônomo Você acertou! GABARITO: a) AUTÔNOMO (Guia de estudos, aula 01, p. 07-09) Questão 23 - Legislação Trabalhista e Previdenciária Independentemente da forma de contrato, a pessoa física que prestar serviços a um terceiro, seja este pessoa física, seja jurídica, será um trabalhador. Temos diversos tipos de trabalhadores no Brasil que não são caracterizados como empregados por não cumprirem integralmente os elementos da relação de emprego. A pessoa física que presta serviço a várias empresas sem vínculo empregatício, seja rural ou urbano, com intermediação do sindicato, é definida como sendo: C Avulso Você acertou! GABARITO: c) AVULSO (Guia de estudos, aula 01, p. 07-09) Questão 24 - Legislação Trabalhista e Previdenciária Independentemente da forma de contrato, a pessoa física que prestar serviços a um terceiro, seja este pessoa física, seja jurídica, será um trabalhador. Temos diversos tipos de trabalhadores no Brasil que não são caracterizados como empregados por não cumprirem integralmente os elementos da relação de emprego. A pessoa física que presta serviço a uma empresa, para atender à necessidade transitória de substituição de seu pessoal regular e permanente ou devido ao acréscimo extraordinário de serviços, é definida como sendo: E Temporário Você acertou! GABARITO: e) TEMPORÁRIO (Guia de estudos, aula 01, p. 07-09) Questão 25 - Legislação Trabalhista e Previdenciária João da Costa possui um salário de R$ 3.000,00 mensais e faltou ao trabalho nos dias 15 de abril. A jornada de trabalho de João é de 08 horas por dia e seu DSR ocorre aos domingos. Com base nessas informações analise as assertivas abaixo e assinale o valor correspondente ao desconto da falta injustificada e do DSR (Descanso Semanal Remunerado) de João. D João terá o desconto equivalente a R$ 109,04 (cento e nove reais e quatro centavos) de horas faltas correspondentes a 8 horas diárias de trabalho e R$ 199,80 (cento e noventa e nove reais e oitenta centavos) correspondente aos DSRs do domingo e ao feriado da semana seguinte. CALCULO: 220 horas mensais / 30 dias = 7,33 horas (cálculo decimal – correspondente a 7 horas e 20 minutos). Total de R$ 308,84 de desconto do empregado: R$ 3.000,00 / 220 = R$ 13,63; R$ 13,63 x 8 = R$ 109,04; Horas faltas – R$ 109,04. R$ 3.000 / 220 = R$ 13,63; R$ 13,63 x 7,33 (domingo) = R$ 99,90; Desconto DSR sobre faltas *2 R$ 99,90= 199,80. Questão 26 - Legislação Trabalhista e Previdenciária José foi contratado pela empresa Alvorada Ltda. para exercer a função de auxiliar de logística. O salário inicial foi no valor de R$ 1500,00. José permaneceu 02 anos da função de auxiliar e foi remanejado para a função de Gerente de logística (cargo de confiança) onde permaneceu 11 anos. Em 09 de novembro de 2017 José voltou a função de auxiliar de logística onde foi retirada a gratificação de função recebida no cargo de Gerente. Diante do caso apresentado, analise as alternativas abaixo e assinale a resposta correta: I – A alteração do contrato de José só poderia ter ocorrido com a sua anuência. II – O retorno de José ao cargo de auxiliar de logística pode ser realizado e a gratificação de função retirada independente do tempo de permanência no cargo de Gerente. III – José permaneceu mais de 10 anos no Cargo de confiança e o retorno a função anterior ocorreu em 09 de novembro de 2017, logo, a gratificação de função não pode ser retirada de José. IV – A partir da Reforma Trabalhista vigente desde 11.11.2017 a gratificação de função poderá ser retirada quando do retorno do empregado ao cargo anterior, independentemente do tempo que se mantenha no cargo de confiança. Logo, no caso de José a gratificação deve ser mantida. V – A nova regra trazida pela Reforma trabalhista, válida a partir de 11.11.2017 não assegura ao empregado o direito à manutenção do pagamento da gratificação correspondente, que não será incorporada, independentemente do tempo de exercício da respectiva função. Analise as assertivas acima e assinale a alternativa correta: E III, IV e V estão corretas. Você acertou! Gabarito: E I – A alteração do contrato de José só poderia ter ocorrido com a sua anuência. Alternativa errada: O parágrafo único do artigo 468 da CLT, vigente antes da reforma estabelecia que: não se considera alteração unilateral a determinação do empregador para que o respectivo empregado reverta ao cargo efetivo, anteriormente ocupado, deixando o exercício de função de confiança. No caso de José a alteração do contrato realizando o retorno a função de auxiliar de logística ocorreu antes da vigência da Reforma Trabalhista e consequentemente, a alteração contratual poderia ter sido realizada sem a sua anuência. (art. 468 da CLT) (Aula 1, na prática, p. 25). II – O retorno de José ao cargo de auxiliar de logística pode ser realizado e a gratificação de função retirada independente do tempo de permanência no cargo de Gerente. Alternativa errada: A gratificação de função antes da alteração trazida pela reforma trabalhista (Lei nº 13.467/17) não poderia ser suprimida quando recebida por mais de 10 anos, logo, ela era incorporada ao salário (art. 468 da CLT). (Aula 1, Tema 01 – Direito do Trabalho, p.6 e p. 25). III – José permaneceu mais de 10 anos no Cargo de confiança e o retorno a função anterior ocorreu em 09 de novembro de 2017, logo, a gratificação de função não pode ser retirada de José. Alternativa correta: A gratificação de função antes da alteração trazida pela reforma trabalhista (Lei nº 13.467/17) não poderia ser suprimida quando recebida por mais de 10 anos, logo, ela era incorporada ao salário (art. 468 da CLT). (Aula 1, Tema 01 – Direito do Trabalho, p.6 e p. 25). IV – A partir da Reforma Trabalhista vigente desde 11.11.2017 a gratificação de função poderá ser retirada quando do retorno do empregado ao cargo anterior, independentemente do tempo que se mantenha no cargo de confiança. Logo, no caso de José a gratificação deve ser mantida. Alternativa correta: A gratificação de função antes da alteração trazida pela reforma trabalhista (Lei nº 13.467/17) não poderia ser suprimida quando recebida por mais de 10 anos, logo, ela era incorporada ao salário de José já que a alteração do contrato ocorreu antes da vigência da Reforma (art. 468 da CLT). (Aula 1, Tema 01 – Direito do Trabalho, p.6 e p. 25). V – A nova regra trazida pela Reforma trabalhista, válida a partir de 11.11.2017 não assegura ao empregado o direito à manutenção do pagamento da gratificação correspondente, que não será incorporada, independentemente do tempo de exercício da respectiva função. Alternativa correta: Alternativa correta, prevista no artigo 468, §2º da CLT estudada na aula 01. (Aula 1, Tema 01 – Direito do Trabalho, p.6 e p. 25). Questão 27 - Legislação Trabalhista e Previdenciária Madalena buscou afastamento por motivo de doença não relacionada ao trabalho e apresentou, para a empresa, um atestado de 5 dias em 02/02/2020, em 20/02/2020 outro atestado de mais 5 dias e somente em 20/03/2020 apresentou outro atestado de afastamento por mais 60 dias. Todos os atestados pelo mesmo motivo de doença. Diante deste caso, quanto ao afastamento do trabalho analise as assertivas abaixo e marque aquela que corresponde aos procedimentos que deverão ser adotado pela empresa: I – A apresentação dos atestados médicos separadamente exclui a possibilidade de somatória para afastamento previdenciário. Neste caso, a empresa deverá realizar o pagamento separado dos dois primeiros atestados. II – Os atestados médicos foram apresentados dentro do prazo de 60 dias etodos pelo mesmo motivo de doença, logo, a empresa poderá realizar a somatória dos atestados para afastamento de Madalena. III - Durante os primeiros quinze dias consecutivos de afastamento da atividade por motivo de doença, incumbe à empresa pagar ao segurado empregado o seu salário. Este critério também é adotado nos casos de somatório dos atestados médicos. IV – A somatória dos atestados será permitida para todos os casos, mesmo que as doenças sejam distintas. V – Se o trabalhador ficar afastado por mais de 06 (seis) meses, embora descontínuos, com recebimento de auxílio-doença a empresa deverá registrar a perda do direito de férias. Analise as assertivas acima e assinale a alternativa correta: PROVA B II, III e V estão corretas; Você acertou! Gabarito: B I – A apresentação dos atestados médicos separadamente exclui a possibilidade de somatória para afastamento deverá realizar o pagamento separado dos dois primeiros atestados. Alternativa errada: Nos casos em que o atestado é inferior a 15 dias, o artigo 75 do Decreto nº 3.048/99, permite apresentados num período de 60 dias desde que pelo mesmo motivo de doença. (Aula 04, Tema 1 – Afastamentos acidente de trabalho e doença ocupacional, p. 4) II – Os atestados médicos foram apresentados dentro do prazo de 60 dias e todos pelo mesmo motivo de somatória dos atestados para afastamento de Madalena. Alternativa correta: Nos casos em que o atestado é inferior a 15 dias, o artigo 75 do Decreto nº 3.048/99, apresentados num período de 60 dias desde que pelo mesmo motivo de doença. (Aula 04, Tema 1 – Afastamentos acidente de trabalho e doença ocupacional, p. 4) III - Durante os primeiros quinze dias consecutivos de afastamento da atividade por motivo de doença, incumbe empregado o seu salário. Este critério também é adotado nos casos de somatório dos atestados médicos. Alternativa correta: A legislação previdenciária estabelece o pagamento dos 15 primeiros dias pelo empreinterrupção do contrato de trabalho (art. 59 da Lei nº 8.213/91 c/c art. 476 da CLT). (Aula 04, Tema 1 – Afastamentos acidente de trabalho e doença ocupacional, p. 3) IV – A somatória dos atestados será permitida para todos os casos, mesmo que as doenças sejam distintas. Alternativa errada: A soma dos atestados pode ser realizado para os atestados emitidos pela mesma doença. empregado, auxílio-doença, acidente de trabalho e doença ocupacional, p. 4) V – Se o trabalhador ficar afastado por mais de 06 (seis) meses, embora descontínuos, com recebimento de perda do direito de férias. Alternativa correta: poderá ocorrer a perda do direito aquisitivo de férias, nos casos em que o afastamento acidente de trabalho superar os 6 meses consecutivos ou não durante o período aquisitivo de férias – art. Afastamentos do empregado, auxílio-doença, acidente de trabalho e doença ocupacional, p. 5) Questão 28 - Legislação Trabalhista e Previdenciária Maria de Jesus está gestante e teve o início da sua licença maternidade em 01/07/2020. O salário de Maria é de R$ 1.500,00 além disso, Maria recebeu da empresa, nos últimos 03 meses, comissões sobre vendas. Diante deste caso, analise as alternativas abaixo e assinale a resposta correta referente ao valor do salário maternidade a ser pago à Maria: D O salário de benefício equivale à remuneração devida no mês do afastamento da trabalhadora. Existindo realizar a média dos últimos seis meses para integrar ao salário maternidade. Gabarito: D a) O salário maternidade corresponde apenas ao salário fixo de Maria sem acréscimo das comissões. Alternativa errada: As comissões são acrescidas ao salário maternidade com média dos 6 meses. (Aula5, maternidade e Paternidade, p. 6). b) O salário maternidade será pago diretamente pela Previdência Social, devendo a empresa afastar Maria Alternativa errada: O salário maternidade da empregada celetista é pago pela empresa. (Aula5, Tema 2, Afastamento maternidade e Paternidade, p. 6). c) Quando a remuneração é variável, para composição da renda do benefício, será necessário a realização meses. Alternativa errada: Quando a remuneração é variável, por exemplo, salário fixo mais as comissões, estas composição da renda do benefício. Para isso, será necessário a realização da média aritmética simples dos Afastamento do Empregado, Licença maternidade e Paternidade, p. 6). d) O salário de benefício equivale à remuneração devida no mês do afastamento da trabalhadora. Existindo média dos últimos seis meses para integrar ao salário maternidade. Alternativa correta: Quando a remuneração é variável, por exemplo, salário fixo mais as comissões, estas composição da renda do benefício. Para isso, será necessário a realização da média aritmética simples dos Afastamento do Empregado, Licença maternidade e Paternidade, p. 6). e) O salário maternidade será calculado considerando os últimos 12 meses de salário de contribuição. Alternativa errada: O salário de benefício equivale à remuneração devida no mês de seu afastamento. Quando salário fixo mais as comissões, estas serão somadas ao salário fixo para composição da renda do benefício. média aritmética simples dos últimos 06 meses. (Aula5, Tema 2, Afastamento do Empregado, Licença maternidade Questão 29 - Legislação Trabalhista e Previdenciária Maria foi admitida em março de 2020, na empresa GAMA Ltda. para exercer a função de balconista. Seu salário corresponde ao valor de R$ 1.200,00. Além do salário base, Maria também receberá um valor de R$ 250,00 referente a ajuda de custo. Sobre o cálculo da contribuição previdenciária é correta dizer: I - A contribuição previdenciária de Maria é calculada considerando o salário-de-contribuição mensal, de forma não cumulativa. II – O cálculo da contribuição previdenciária da competência de março é realizada com base nas novas alíquotas de contribuição e de forma progressiva. III – A Ajuda de custo deverá ser excluída do salário de contribuição para fins de cálculo da contribuição previdenciária. IV - O desconto do INSS é sempre proporcional ao salário do empregado, ou seja, sempre calculado sobre a remuneração líquida recebida. V - A empresa está obrigada a realizar a retenção e o recolhimento das contribuições previdenciários de seus empregados, trabalhadores avulsos e autônomos. Assinale a alternativa correta: D I, II, III e V estão corretas; Você acertou! Gabarito: D I - A contribuição previdenciária de Maria é calculada considerando o salário-de-contribuição mensal, de forma não cumulativa. Alternativa correta: A contribuição do empregado, inclusive o doméstico, trabalhador avulso é calculada considerando o salário-de-contribuição mensal, de forma não cumulativa (art. 22 da Lei nº 8.212/91). (Aula 6, Tema 4 – Contribuição Previdenciária dos trabalhadores, p. 12-13) II – O cálculo da contribuição previdenciária da competência de março é realizada com base nas novas alíquotas de contribuição e de forma progressiva. Alternativa correta: A partir de março de 2020 as alíquotas passam a ser progressivas e com os novos percentuais de 7,5%, 9%,12% e 14%. (Aula 6, Tema 4 – Contribuição Previdenciária dos trabalhadores, p. 12-13) III – A Ajuda de custo deverá ser excluída do salário de contribuição para fins de cálculo da contribuição previdenciária. Alternativa correta: A ajuda de custo perdeu a natureza salarial mesmo paga com habitualidade e consequentemente, não será contada como salário de contribuição (art. 469 e 470 da CLT). (Aula 02, tema 3 – Ajuda de Custo, diárias de viagens e prêmio, p. 16-17). IV - O desconto do INSS é sempre proporcional ao salário do empregado, ou seja, sempre calculado sobre a remuneração líquida recebida. Alternativa errada: A contribuição é calculada sobre o valor bruto da remuneração do empregado. O salário-de-contribuição é definido pelo artigo 28 da Lei nº 8.212/91. (Aula 6, Tema 4 – Contribuição Previdenciária dos trabalhadores, p. 13-14) V - A empresa está obrigada a realizar a retenção e o recolhimento das contribuições previdenciários de seus empregados, trabalhadoresavulsos e autônomos. Alternativa correta: A empresa está obrigada a realizar a retenção e o recolhimento das contribuições previdenciários de seus empregados, trabalhadores avulsos e autônomos. (art.22 e 29 da Lei nº 8.212/91). (Aula 6, Tema 4 – Contribuição Previdenciária dos trabalhadores, p. 12-13) Questão 30 - Legislação Trabalhista e Previdenciária Na legislação brasileira, temos algumas regras de proteção ao salário, uma vez que a remuneração atende às necessidades essenciais do trabalhador e de sua família. Acerca das regras de proteção salarial, a Constituição Federal prevê que o empregador não poderá reduzir o valor do salário do empregado, já que ele conta com o valor mensalmente. Neste sentido estamos falando de: A Irredutibilidade do salário, salvo o disposto em convenção ou acordo coletivo Você acertou! Gabarito: A resposta correta é IRREDUTIBILIDADE (Guia de estudos, p.7-8) Questão 31 - Legislação Trabalhista e Previdenciária O afastamento por motivo de doença relacionada ou não ao trabalho é uma das causas de suspensão do contrato de trabalho. Diante desta afirmativa, é correto dizer: I – O afastamento por acidente de trabalho, inferior a 15 dias gera o direito a estabilidade provisória que iniciar-se-á após o retorno do trabalho as atividades laborativas. II – Somente terá direito a estabilidade provisória decorrente de acidente de trabalho, o empregado que se afastar do trabalho com recebimento de auxílio-doença acidentário. III – A suspensão do contrato de trabalho inicia-se a partir do 16º dia de afastamento, antes disso, a doutrina compreende que os 15 primeiros dias iniciais de afastamento é uma hipótese de interrupção do contrato, visto que o empregador continua pagando os salários neste período. IV – Se o empregado se afastar das atividades com atestado médico inferior a 15 dias e voltar a apresentar novos atestados, pelo mesmo motivo de doença, nos próximos 60 dias, os atestados poderão ser somados para afastamento previdenciário. V – Ocorre a perda do direito ao gozo de férias quando o afastamento por doença for superior a 6 meses no mesmo período aquisitivo. Analise as assertivas acima e assinale a alternativa correta: D II, III, IV e V estão corretas; PROVA Gabarito: D – II, III, IV e V estão corretas; I – O afastamento por acidente de trabalho, inferior a 15 dias gera o direito a estabilidade provisória que atividades laborativas. Alternativa errada: A estabilidade somente existe quando o trabalhador se afasta com período superior a 15 acidentária nos termos do artigo 118 da Lei nº 8.213/91. (Aula 04, Tema 01 – Afastamentos do empregado doença ocupacional, p. 3). II – Somente terá direito a estabilidade provisória decorrente de acidente de trabalho, o empregado que se auxílio-doença acidentário. Alternativa correta: A estabilidade somente existe quando o trabalhador se afasta com período superior a acidentária nos termos do artigo 118 da Lei nº 8.213/91. (Aula 04, Tema 01 – Afastamentos do empregado doença ocupacional, p. 3). III – A suspensão do contrato de trabalho inicia-se a partir do 16º dia de afastamento, antes disso, a doutrina iniciais de afastamento é uma hipótese de interrupção do contrato, visto que o empregador continua pagando Alternativa correta: A legislação previdenciária estabelece o pagamento dos 15 primeiros dias pelo empregador, interrupção do contrato de trabalho (art. 59 da Lei nº 8.213/91 c/c art. 476 da CLT). Somente a partir do 16receber o benefício de auxílio-doença do INSS, iniciando a suspensão do contrato de trabalho. (Aula 04, auxílio-doença, acidente de trabalho e doença ocupacional, p. 3). IV – Se o empregado se afastar das atividades com atestado médico inferior a 15 dias e voltar a apresentar doença, nos próximos 60 dias, os atestados poderão ser somados para afastamento previdenciário. Alternativa correta: A empresa poderá somar os atestados médicos apresentados no período de 60 dias. doença, acidente de trabalho e doença ocupacional, p. 5) V – Ocorre a perda do direito ao gozo de férias quando o afastamento por doença for superior a 6 meses no Alternativa errada: Poderá ocorrer a perda do direito aquisitivo de férias, nos casos em que o afastamento acidente de trabalho superar os 6 meses consecutivos ou não durante o período aquisitivo de férias – art. do empregado-auxílio-doença, acidente de trabalho e doença ocupacional, p. 5) Questão 32 - Legislação Trabalhista e Previdenciária O aviso prévio é a forma escrita pelo meio da qual uma das partes comunica a outra o fim da relação de emprego. É importante ressaltar que o aviso prévio é apenas o comunicado do desejo de interromper a rescisão. O aviso prévio ___________________ é aquele em que uma parte informa à outra que estará se desligando da empresa no final de 30 dias da data do aviso Complete a lacuna assinalando a alternativa que satisfaz a definição. B Trabalhado Você acertou! GABARITO: b) O aviso prévio trabalhado é aquele em que uma parte informa à outra que estará se desligando da empresa no final de 30 dias da data do aviso (Guia de estudos, aula 05, p. 12) Questão 33 - Legislação Trabalhista e Previdenciária O descanso semanal remunerado é o período em que o empregado deixa de prestar serviços uma vez por semana ao empregador percebendo remuneração, também chamado de repouso semanal remunerado (DSR ou RSR). De acordo com a Lei n. 605/1949, todo empregado tem direito ao Descanso Semanal Remunerado de pelo menos ________________ consecutivas, preferencialmente aos ________________. Analisando a proposição acima, assinale a alternativa correta: B 24 horas; domingos Você acertou! 24 horas; domingos (Guia de estudos, aula 02, p. 21). Questão 34 - Legislação Trabalhista e Previdenciária O Direito do Trabalho é um ramo do direito composto por diversos institutos, princípios, regras e valores dirigidos as partes da relação de trabalho, ou seja, aos trabalhadores e aos empregadores. No que tange ao objetivo central do Direito do Trabalho, analise as assertivas e assinale a resposta correta: B O direito do trabalho tem por objetivo principal a proteção dos direitos do trabalhador. Respeitando sempre os princípios constitucionais, principalmente o da dignidade da pessoa humana. Você acertou! Gabarito: B O objetivo principal do direito do trabalho é a proteção do empregador que sempre é a parte mais frágil do contrato de trabalho. Alternativa incorreta: O direito do trabalho tem como objetivo principal a proteção dos direitos do trabalhador. (Aula1, Tema 1 – Direito do Trabalho, p. 3) O direito do trabalho tem por objetivo principal a proteção dos direitos do trabalhador. Respeitando sempre os princípios constitucionais, principalmente o da dignidade da pessoa humana. Alternativa correta: Tem como objetivo principal a proteção dos direitos do trabalhador. A finalidade básica desse ramo do direito é a garantia da igualdade substancial entre as partes, para que isso ocorra, é necessário a proteção da parte mais frágil dessa relação que, nesse caso, é o trabalhador. (Aula1, Tema 1 – Direito do Trabalho, p. 3 e p.6) A OIT – Organização Internacional do Trabalho é um órgão internacional voltado apenas a fiscalização das relações trabalhistas. Este órgão não tem poder de elaborar regras internacionais. Alternativa incorreta: A OIT – Organização Internacional do Trabalho, fundada em 1919, pôs fim à Primeira Guerra Mundial, seu objetivo principal é promover a justiça social. A OIT é responsável por elaborar convenções, recomendações, tratados em matéria trabalhista a serem aplicados entre os seus países membros. (Aula1, Tema 1 – Direito do Trabalho, p. 4) A CLT é a norma maior que rege o direito do trabalho, estando assim, acima da Constituição Federal do Brasil. Alternativa incorreta: Pela hierarquia das normas a Constituição Federal é o instrumento legal supremo do nosso país. A proteção dos direitos dos trabalhadores urbanos e rurais está previsto no artigo 7º. Nesse caso,a CLT vem em segundo lugar. O Direito do trabalho possui regras e normas voltados apenas as relações individuais excluindo, portanto, os direitos coletivos e sociais. Alternativa incorreta: A divisão clássica do Direito do Trabalho constitui-se em direito individual e direito coletivo. O direito individual visa proteger a relação jurídica entre o empregador e o empregado de forma individual (indivíduo a indivíduo). Já o direito coletivo do trabalho foca sua proteção nos interesses abstratos de um grupo ou categoria. (Aula1, Tema 1 – Direito do Trabalho, p. 6) Questão 35 - Legislação Trabalhista e Previdenciária O Direito do Trabalho também aborda o aspecto econômico das relações trabalhistas quando envolve os tributos e encargos patronais sobre a folha de pagamento, quando trata do mercado de trabalho e da globalização. O Direito do trabalho nasce com função tutelar, econômica, política, coordenador e social. Sobre as funções do direito do trabalho, assinale a alternativa correta: B A função econômica do direito do trabalho visa injetar capital no mercado e democratizar o acesso às riquezas, de abalar a economia do país. Você acertou! Gabarito: resposta correta – B A função de tutelar visa proteger o empregador contra cláusulas abusivas, garantindo-lhe o básico e regras mínimas para reger seu contrato de trabalho. Alternativa errada: A função de tutelar visa proteger o trabalhador e não o empregador contra cláusulas abusivas. (Aula1, Tema1 – Direito do Trabalho, p. 6) A função econômica do direito do trabalho visa injetar capital no mercado e democratizar o acesso às riquezas, de abalar a economia do país. Alternativa correta: A função econômica, em face da sua necessidade de realizar valores, de injetar capital no mercado e democratizar o acesso às riquezas, de abalar a economia do país. (Aula1, Tema1 – Direito do Trabalho, p. 6) A função coordenadora ou pacificadora tem por objetivo harmonizar os conflitos naturais entre as partes da relação trabalhista - empregado e empregador. Alternativa errada: A função coordenadora ou pacificadora visa a harmonizar os naturais conflitos entre capital e trabalho. (Aula1, Tema1 – Direito do Trabalho, p. 6) A função política do direito do trabalho está relacionada a extensão do direito do trabalho, pois atinge apenas as partes da relação contratual. Alternativa errada: A função política está relacionada a qualquer medida estatal coletiva atinge a toda população e tem interesse público. (Aula1, Tema1 – Direito do Trabalho, p. 6) O direito do trabalho não possui qualquer função social. Alternativa errada: O direito do trabalho possui função social, porque visa à melhoria da condição social do trabalhador, e da sociedade como um todo. (Aula1, Tema1 – Direito do Trabalho, p. 6) Questão 36 - Legislação Trabalhista e Previdenciária O empregador está autorizado a realizar o desconto das faltas injustificadas pelo empregado bem como dos seus atrasos injustificados. Sobre o desconto de faltas e atrasos do salário do empregado é correto dizer que: I – Considera-se falta justificada a ausência do trabalhador em virtude do nascimento de filho no decorrer da primeira semana desde que devidamente comprovado. II – O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário, por até 02 dias, dias para acompanhar consultas médicas e exames complementares durante o período de gravidez de sua esposa ou companheira; III - Além das faltas injustificadas, o empregador poderá descontar os atrasos diários, respeitando sempre o limite de 10 minutos na entrada ou na saída, sendo total de 10 minutos diários. IV – A falta em virtude do falecimento de tios e primos é considerada falta justificada se devidamente comprovado. V – O comparecimento em juízo, pelo tempo que se fizer necessário, é considerado falta justificada. Analise as assertivas acima e assinale a alternativa correta: E I, II e V estão corretas; Você acertou! Gabarito: E PROVA I – Considera-se falta justificada a ausência do trabalhador em virtude do nascimento de filho no decorrer da primeira semana desde que devidamente comprovado. Alternativa correta: Art. 473, inciso III da CLT. (Aula 3, Tema 1 – Descontos Salariais, p. 9) II – O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário, por até 02 dias, dias para acompanhar consultas médicas e exames complementares durante o período de gravidez de sua esposa ou companheira; Alternativa correta: Art. 473, inciso III da CLT. (Aula 3, Tema 1 – Descontos Salariais, p. 9) III - Além das faltas injustificadas, o empregador poderá descontar os atrasos diários, respeitando sempre o limite de 5 minutos na entrada ou na saída, sendo total de 10 minutos diários. Alternativa errada: Os atrasos não justificados poderão ser descontados pelo empregador nos termos do art. 58 da CLT. (Aula 3, Tema 1 – Descontos Salariais, p. 9) IV – A falta em virtude do falecimento de tios e primos é considerada falta justificada se devidamente comprovado. Alternativa errada: Somente a falta por falecimento do cônjuge, ascendente, descendente, irmão ou pessoa sob dependência econômica - Art. 473, inciso I da CLT. (Aula 3, Tema 1 – Descontos Salariais, p. 9) V – O comparecimento em juízo, pelo tempo que se fizer necessário, é considerado falta justificada. Alternativa correta: Art. 473, inciso VIII da CLT. (Aula 3, Tema 1 – Descontos Salariais, p. 9) Questão 37 - Legislação Trabalhista e Previdenciária O falecimento do empregado é uma das formas de extinção do contrato de trabalho. Sobre esta rescisão, analise as alternativas abaixo e assinale a assertiva CORRETA: B Os valores rescisórios serão quitados, em quotas iguais, aos dependentes do trabalhador para isso uma das alternativas é a apresentação de alvará judicial para esse fim. Você acertou! Gabarito: B a) Na rescisão por falecimento as verbas rescisórias serão quitadas apenas ao inventariante ou aquele dependente habilitado. Alternativa errada: Os valores rescisórios serão quitados, em quotas iguais, aos dependentes do trabalhador. (Aula 05, Tema 02 – Rescisão por Falecimento do Empregado, p. 4) b) Os valores rescisórios serão quitados, em quotas iguais, aos dependentes do trabalhador para isso uma das alternativas é a apresentação de alvará judicial para esse fim. Alternativa correta: Os valores rescisórios serão quitados, em quotas iguais, aos dependentes do trabalhador. Para comprovar essa dependência, uma das alternativas é a apresentação de alvará judicial para esse fim, cópia de inventário ou arrolamento, ou ainda, decisão judicial que determine os dependentes ou sucessores. (Aula 05, Tema 02 – Rescisão por Falecimento do Empregado, p. 4) c) Na rescisão por falecimento estão abrangidos os valores do aviso prévio e multa do FGTS. Alternativa errada: o aviso prévio e multa rescisória do FGTS não são devidos na rescisão por falecimento do empregador. (Aula 05, Tema 02 – Rescisão por Falecimento do Empregado, p. 4) d) O prazo de 10 dias para o pagamento das verbas rescisórias começa a ser contado a partir do comparecimento dos dependentes na empresa. Alternativa errada: A legislação trabalhista não estabelece um prazo diferenciado para a quitação das verbas rescisórias, é importante que o empregador realize o pagamento no prazo de 10 dias contados da ciência do óbito (art. 477, §6º da CLT). (Aula 05, Tema 02 – Rescisão por Falecimento do Empregado, p. 4) e) Na rescisão por falecimento do empregado serão devidas apenas o saldo de salários e as férias vencidas. Alternativa errada: São devidos o salário de salários, 13º salário, Férias vencidas e proporcional acrescidas de 1/3 constitucional, Salário-família, FGTS do mês anterior e do mês da Rescisão. (Aula 05, Tema 02 – Rescisão por Falecimento do Empregado, p. 4-5) Questão 38 - Legislação Trabalhista e Previdenciária O salário de João é de R$ 8.500,00 mensais. Considerando a nova regra de cálculo das alíquotas de contribuição calcule a contribuição de João para os meses de janeiro fevereiro e março d e 2020.Assinale a alternativa que corresponde aos valores de contribuição previdenciária de João: PROVA D Para as competências de Janeiro e fevereiro a contribuição será de R$ 671.11 (seiscentos e setenta e um reais e seis centavos) e a para março de 2020 a contribuição será de R$ 713,18 (setecentos e treze reais e dezoito centavos). Você acertou! Gabarito: D - Para as competências de Janeiro e fevereiro a contribuição será de R$ 671.11 (seiscentos e setenta e um reais e seis centavos) e a para março de 2020 a contribuição será de R$ 713,18 (setecentos e treze reais e dezoito centavos). Para um salário de R$ 8.500,00 teremos o cálculo de 11%, para as competências de janeiro e fevereiro sobre o teto máximo do salário de contribuição, atualmente em R$ 6.101,06: Questão 39 - Legislação Trabalhista e Previdenciária O seguro-desemprego é um benefício integrante da seguridade social, é concedido aos empregados que tenham sido dispensados sem justa causa. Sobre o seguro desemprego é correto dizer: I – O direito ao seguro desemprego está previsto na Constituição Federal e encontra-se entre os direitos sociais garantidos aos trabalhadores; II – Atualmente o seguro desemprego está dividido em cinco categorias de pagamento, entre elas a chamada Bolsa de Qualificação Profissional. III – Para aqueles trabalhadores que nunca receberam o seguro-desemprego antes, na primeira solicitação do seguro, deverá comprovar pelo menos 12 meses nos últimos 18 meses imediatamente anteriores à data da rescisão. IV – O empregado doméstico só passou a ter direito ao seguro desemprego a partir da Lei Complementar nº 150/2015. V – A Bolsa de Qualificação profissional é uma medida criada para impedir a demissão do trabalhador nos casos de retração da atividade econômica. Analise as assertivas acima e assinale a alternativa correta: D I, II, III e V estão corretas; PROVA Gabarito: D I – O direito ao seguro desemprego está previsto na Constituição Federal e encontra-se entre os direitos sociais Alternativa correta: O seguro-desemprego é um benefício integrante da seguridade social, é concedido aos sem justa causa. Está relacionado entre os direitos sociais garantidos pela Constituição Federal de 1988, em Desemprego, p.6) II – Atualmente o seguro desemprego está dividido em cinco categorias de pagamento, entre elas a chamada Alternativa correta: O Programa do Seguro Desemprego possui 05 modalidades para pagamento, entre elas (Aula5, Tema 04 – Seguro Desemprego, p.6). III – Para aqueles trabalhadores que nunca receberam o seguro-desemprego antes, na primeira solicitação meses nos últimos 18 meses imediatamente anteriores à data da rescisão. Alternativa correta: De acordo com a Lei nº 13.134/2015 que estudamos no tema 04 da Aula 05. (Aula5, IV – O empregado doméstico só passou a ter direito ao seguro desemprego a partir da Lei Complementar Alternativa errada: antes da LC nº 150/2015 o empregado doméstico teria direito ao seguro desemprego se FGTS. (Aula5, Tema 04 – Seguro Desemprego, p.7) V – A Bolsa de Qualificação profissional é uma medida criada para impedir a demissão do trabalhador nos Alternativa correta: Bolsa de Qualificação Profissional foi criada pela Medida Provisória nº 2.164-41/2001 benefício do seguro-desemprego como Bolsa Qualificação Profissional para os trabalhadores que se encontram Trata-se de uma medida criada para impedir a demissão do trabalhador nos casos de retração da atividade Desemprego, p.7) Questão 40 - Legislação Trabalhista e Previdenciária Os benefícios concedidos pela Previdência Social são destinados a todos os trabalhadores que contribuem para o INSS, seja por vínculo empregatício ou contribuição individual. A Previdência Social cobre doença, invalidez, velhice, desemprego, morte e proteção à maternidade, mediante contribuição, concedendo aposentadorias, pensões etc. Assinale a alternativa que não apresenta um tipo de benefício previdenciário: E Aposentadoria voluntária Você acertou! Gabarito: e) Aposentadoria voluntária (Guia de estudos, Rota 06, p.8-9). Questão 41 - Legislação Trabalhista e Previdenciária Os benefícios concedidos pela Previdência Social são destinados a todos os trabalhadores que contribuem para o INSS, seja por vínculo empregatício ou contribuiçãoindividual. A Previdência Social cobre doença, invalidez, velhice, desemprego, morte e proteção à maternidade, mediante contribuição, concedendo aposentadorias, pensões etc. O benefício devido ao trabalhador permanentemente incapaz de exercer qualquer atividade laborativa e que também não possa ser reabilitado em outra profissão, de acordo com a avaliação da perícia médica do INSS é conhecido como: D Aposentadoria por invalidez Você acertou! Gabarito: d) Aposentadoria por invalidez (Guia de estudos, Rota 06, p.8-9). Questão 42 - Legislação Trabalhista e Previdenciária Quanto a composição remuneratória, precisamos fazer distinção entre o conceito de salário e remuneração. Diante destes dois conceitos (salário e remuneração) podemos dizer que: I – O salário compreende a somatória do salário base e os adicionais recebidos pelo empregado durante uma determinada competência; II – A remuneração nada mais é que a soma do salário base com os demais valores recebidos pelo empregado, tais como, gorjetas, comissões, abonos, etc. III – A ajuda de custo compõe a remuneração do trabalhador quando paga de forma habitual. IV – São considerados como salário utilidades a alimentação, habitação, vestuário. Os artigos 81 e 458 da CLT autorizam o pagamento de uma parte do salário em utilidades e determina que o empregado deverá receber pelo menos, 30% em dinheiro. V – As diárias de viagem, após a Reforma trabalhista mesmo que pagas acima dos 50% não compõem a remuneração do trabalhador para todos os fins legais. Analise as assertivas acima e assinale a alternativa correta: PROVA D II, IV e V estão corretas; Você acertou! Gabarito: D - II, IV e V estão corretas; I – O salário compreende a somatória do salário base e os adicionais recebidos pelo empregado durante uma determinada competência; Alternativa errada: O salário pode ser fixo ou variável. Como salário fixo temos a contraprestação garantida e invariável, salvo faltas ou atrasos que são descontados do trabalhador. Já o salário variável ou ainda chamado de salário aleatório é aquele que tem variação mês a mês, normalmente estabelecido por produção, por hora. (Aula2, Tema 2, tema 2 – Salário x Remuneração- composição remuneratória, horas extras e banco de horas, p. 13) II – A remuneração nada mais é que a soma do salário base com os demais valores recebidos pelo empregado, tais como, gorjetas, comissões, abonos, etc. Alternativa correta: A remuneração nada mais é do que a soma do salário base com os demais valores recebidos pelo empregado, tais como, gorjetas, comissões, abonos, etc. (Aula2, Tema 2, tema 2 – Salário x Remuneração- composição remuneratória, horas extras e banco de horas, p. 13) III – A ajuda de custo compõem a remuneração do trabalhador quando paga de forma habitual. Alternativa errada: A Reforma trabalhista promoveu uma alteração significativa no conceito de ajuda de custo. Antes da reforma a ajuda de custo era paga com o objetivo de indenizar as despesas efetuadas pelo empregado em virtude de sua transferência (art. 469 e 470 da CLT). O pagamento era realizado uma única vez e não poderia exceder a 50% do salário, salvo contrário, os valores integrariam a remuneração do trabalhador. (Aula2, tema 3 – Ajuda de custo, Diárias de viagens e prêmio, p. 16). IV – São considerados como salário utilidades a alimentação, habitação, vestuário. Os artigos 81 e 458 da CLT autorizam o pagamento de uma parte do salário em utilidades e determina que o empregado deverá receber pelo menos, 30% em dinheiro. Alternativa correta: O artigo 458 da CLT possibilita o pagamento também de utilidades, ou seja, parte do salário pode ser pago em alimentação, habitação, vestuário, etc. Os artigos81 e 458 da CLT autorizam o pagamento de uma parte do salário em utilidades e determina que o empregado deverá receber pelo menos, 30% em dinheiro. (Aula2, tema 2 – Salário x Remuneração- composição remuneratória, horas extras e banco de horas, p. 13). V – As diárias de viagem, após a Reforma trabalhista mesmo que pagas acima dos 50% não compõem a remuneração do trabalhador para todos os fins legais. Alternativa correta: As diárias de viagem são pagas pelo empregador para ressarcir as despesas de viagens que o empregado realizou para execução do serviço. A Lei nº 13.467/2017 excluiu a natureza salarial dessa parcela na hipótese de pagamento superior a 50%. Antes da reforma, se o valor pago em uma determinada competência ultrapassasse 50% do salário, o valor integral integraria na remuneração do trabalhador. (Aula2, tema 3 – Ajuda de custo, Diárias de viagens e prêmio, p. 16). Questão 43 - Legislação Trabalhista e Previdenciária Referente aos afastamentos dos empregados durante o vínculo empregatício pode ocorrer em virtude de uma suspensão contratual ou ainda mediante a interrupção do contrato. Diante desta afirmativa, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta: B Nos casos de suspensão do contrato de trabalho, empregado e empregador se desobrigam do cumprimento contratuais. Você acertou! Gabarito: B Na suspensão contratual o empregador permanece obrigado ao pagamento total ou parcial do salário durante Alternativa errada: Na interrupção existe o pagamento parcial ou total do salário durante o período. (Aula auxílio-doença, acidente de trabalho e doença ocupacional, p. 3). Nos casos de suspensão do contrato de trabalho, empregado e empregador se desobrigam do cumprimento Alternativa correta: Nos casos de suspensão do contrato de trabalho, empregado e empregador se desobrigam obrigações contratuais. Durante esse período, além da suspensão do pagamento dos salários, as principais (Aula 04, Tema 01 – Afastamentos do empregado – auxílio-doença, acidente de trabalho e doença ocupacional, Os 15 primeiros dias de afastamento do empregado do trabalho por motivo de doença é considerado uma Alternativa errada: A legislação previdenciária estabelece o pagamento dos 15 primeiros dias pelo empregador, interrupção do contrato de trabalho (art. 59 da Lei nº 8.213/91 c/c art. 476 da CLT). (Aula 04, Tema 01 – acidente de trabalho e doença ocupacional, p. 3). Durante o afastamento do empregado para o cumprimento do serviço militar obrigatório o empregador permanece durante todo o período. Alternativa errada: Outra hipótese de suspensão do contrato de trabalho é o afastamento do empregado para A previsão legal se encontra no artigo 472 da CLT. Durante esse período o empregado não receberá qualquer 4.375/64). (Aula4, Tema 03 – Afastamento do empregado – serviço militar e representação sindical, p. 9) O afastamento do empregado para cumprimento do mandato sindical somente ocorre mediante o afastamento Alternativa errada: A mandato Sindical pode ser cumprido pelo empregado em dias alternados, algumas horas das atividades laborais. (Aula4, Tema 03 – Afastamento do empregado – serviço militar e representação Questão 44 - Legislação Trabalhista e Previdenciária Referente às espécies de contrato de trabalho podemos dizer que quanto ao tempo ele poderá ser pactuado por prazo determinado ou indeterminado, podendo ser acordado de forma tácita ou expressamente, verbalmente ou por escrito. No que se refere aos contratos de trabalhos, é possível afirmar que: I – Conceitua-se empregado como sendo a pessoa física que presta serviços de natureza não eventual a um empregador sob a dependência deste e mediante salário. II- Poderá configurar como empregador a pessoa física que exercer atividade econômica, os chamados profissionais liberais. III – O contrato de experiência é um contrato por prazo determinado e pode ser realizado por no máximo 60 dias e sempre precede a um contrato por prazo indeterminado. IV – O contrato por prazo determinado, do atleta profissional, está previsto na Lei 9.615/98 e tem duração de até 5 anos. V – O contrato de estágio é um tipo de contrato determinado e regido pelas normas previstas na CLT. Analise as assertivas acima e assinale a alternativa correta: A I, II e III estão corretas; B I, III e IV estão corretas; C I, II e IV estão corretas; D I, II, III e V estão corretas; E I, II, III, e IV estão corretas; Questão 45 - Legislação Trabalhista e Previdenciária Remuneração é o total dos rendimentos devidos aos empregados, sendo comum: salário, hora extra, DSR, comissões, diárias de viagem, ajuda de custo, insalubridade, periculosidade, transferência, adicional noturno, gorjetas, prêmios, in natura e salário família. Quando o funcionário realiza horas extras no sábado, qual o percentual acrescido no salário base? C 50% Você acertou! Gabarito: Na hora extra realizada em dias úteis (incluir o sábado), é acrescida de no mínimo 50% a hora normal do trabalhador (Guia de estudos, p.9). Questão 46 - Legislação Trabalhista e Previdenciária Rescisão contratual é o momento do rompimento do contrato de trabalho, que poderá ser a pedido do empregado ou por dispensa da empresa. O fim do contrato de trabalho pode ocorrer a qualquer momento, por qualquer uma das partes (empregado e empregador), e, assim, tem-se a rescisão contratual por pedido ou por dispensa. “O empregador poderá dispensar o empregado a qualquer momento, devendo pagar todas as verbas que o empregado tiver direito.” No caso acima, estamos tratando de que tipo de rescisão contratual por dispensa pelo empregador? A Dispensa sem justa causa Você acertou! GABARITO: a) Pela dispensa sem justa causa, o empregador poderá dispensar o empregado a qualquer momento, devendo neste caso pagar todas as verbas que o empregado tiver direito (Guia de estudos, aula 05, p. 08-12) Questão 47 - Legislação Trabalhista e Previdenciária Rescisão contratual é o momento do rompimento do contrato de trabalho, que poderá ser a pedido do empregado ou por dispensa da empresa. O fim do contrato de trabalho pode ocorrer a qualquer momento, por qualquer uma das partes (empregado e empregador), e, assim, tem-se a rescisão contratual por pedido ou por dispensa. O empregado poderá pedir demissão da empresa a qualquer momento, tendo todos os seus direitos garantidos, e neste caso, quando o empregado que pedir demissão tiver mais de um ano de trabalho, terá direito a: A Saldo de salário; 13º salário proporcional; férias vencidas (se não tiver usufruído delas); 1/3 sobre as férias vencidas; férias proporcionais; 1/3 sobre as férias proporcionais Você acertou! GABARITO: a) Saldo de salário; 13º salário proporcional; férias vencidas (se não tiver usufruído delas); 1/3 sobre as férias vencidas; férias proporcionais; 1/3 sobre as férias proporcionais (Guia de estudos, aula 05, p. 03-06) Questão 48 - Legislação Trabalhista e Previdenciária Rescisão contratual é o momento do rompimento do contrato de trabalho, que poderá ser a pedido do empregado ou por dispensa da empresa. O fim do contrato de trabalho pode ocorrer a qualquer momento, por qualquer uma das partes (empregado e empregador), e, assim, tem-se a rescisão contratual por pedido ou por dispensa. O empregado poderá pedir demissão da empresa a qualquer momento, tendo todos os seus direitos garantidos, e neste caso, quando o empregado que pedir demissão durante o contrato de experiência (antes deste encerrar), terá direito a: C Saldo de salário; 13º salário proporcional; férias proporcionais; 1/3 sobre as férias proporcionais Você acertou! Saldo de salário; 13º salário proporcional; férias proporcionais; 1/3 sobre as férias proporcionais (Guia de estudos, aula 05, p. 03-06) Questão 49 - Legislação Trabalhista e Previdenciária Salário é a retribuição dos serviços prestados pelo empregado, por força do contrato de trabalho. O empregador não poderá pagar salário menor que o salário mínimo nacional, devendo ainda observar o salário mínimo regional,determinado em seu estado. O salário assume diversas formas, e dentre as formas assinale a INCORRETA: C Salário médio Você acertou! Gabarito: A resposta incorreta é Salário médio (Guia de estudos, p.3-5) Questão 50 - Legislação Trabalhista e Previdenciária Segundo conceitua Martins (2016), intervalos para descanso são períodos de tempo na jornada de trabalho ou entre uma jornada e outra em que o empregado não presta serviços, seja para se alimentar ou para descansar. Os intervalos aplicados são intervalo intrajornada (aquele realizado dentro da jornada de trabalho) e intervalo interjornada (realizado fora da jornada de trabalho). O intervalo interjornada é o espaço de tempo que deve haver entre uma jornada de trabalho e outra, ou seja, o intervalo entre as jornadas. O art. 66 da CLT estabelece que “entre 2 (duas) jornadas de trabalho haverá um período mínimo de ________________ consecutivas para descanso” Analisando a proposição acima, assinale a alternativa correta: C 11 (onze) horas Você acertou! GABARITO: c) 11 (ONZE) HORAS (Guia de estudos, aula 02, p. 20). Questão 51 - Legislação Trabalhista e Previdenciária Sobre as fontes do direito do trabalho podemos dizer que elas se dividem em diretas e indiretas. Sobre as fontes do direito é correto dizer: I - Os acordos coletivos e as convenções coletivas são exemplos de fontes indiretas do direito do trabalho. II - Como fonte direta do direito do trabalho podemos citar a Constituição Federal do Brasil de 1988, esta legislação deve ser aplicada de forma subsidiária a CLT – Consolidação das Leis trabalhistas. III - A Constituição Federal de 1988 é o instrumento legal supremo do nosso país e elenca no artigo 7º os direitos dos trabalhadores urbanos e rurais. Logo, todas as legislações são inferiores a ela e aplicadas subsidiariamente. IV - A CLT é uma fonte direta do direito do trabalho e é aplicada de forma subsidiária a Constituição Federal. V - Como fontes diretas podemos citar as leis ordinárias, os decretos, os acordos internacionais. Analise as assertivas acima e assinale a alternativa correta: C I, III, IV e V estão corretas; Você acertou! Gabarito: C - I, III, IV e V estão corretas; I - Os acordos coletivos e as convenções coletivas são exemplos de fontes indiretas do direito do trabalho. Alternativa correta: Os acordos coletivos e convenções coletivas são fontes indiretas do direito do trabalho. (Aula1, Tema 1 – Direito do trabalho, p. 7) II - Como fonte direta do direito do trabalho podemos citar a Constituição Federal do Brasil de 1988, esta legislação deve ser aplicada de forma subsidiária a CLT – Consolidação das Leis trabalhistas. Alternativa errada: A Constituição Federal de 1988 é o instrumento legal supremo do país. Isso quer dizer que as leis, decretos, só terão validade se não contrariarem a Constituição e são aplicados de forma subsidiária. (Aula1, Tema 1 – Direito do trabalho, p. 7) III - Como fonte direta do direito do trabalho podemos citar a Constituição Federal do Brasil de 1988, esta legislação deve ser aplicada de forma subsidiária a CLT – Consolidação das Leis trabalhistas. Alternativa correta: A Constituição Federal de 1988 é o instrumento legal supremo do nosso país e elenca no artigo 7º os direitos dos trabalhadores urbanos e rurais. Logo, todas as legislações são inferiores a ela e aplicadas subsidiariamente. (Aula1, Tema 1 – Direito do trabalho, p. 7) IV - A CLT é uma fonte direta do direito do trabalho e é aplicada de forma subsidiária a Constituição Federal. Alternativa correta: A CLT é lei ordinária e não está acima da Constituição Federal. A CF/88 é o principal instrumento normativo do nosso país e está acima de todas as legislações. (Aula1, Tema 1 – Direito do trabalho, p. 7) V - Como fontes diretas podemos citar as leis ordinárias, os decretos, os acordos internacionais. Alternativa Correta: As leis, os decretos e acordos internacionais são fontes diretas do direito do trabalho. (Aula1, Tema 1 – Direito do trabalho, p. 7) Questão 52 - Legislação Trabalhista e Previdenciária Todo empregado terá direito, anualmente, ao gozo de um período de férias, sem prejuízo da remuneração. Assim, depois de cumpridos dozes meses de trabalho, que correspondem ao período aquisitivo, o empregador poderá dar férias ao seu empregado, até o prazo do vencimento do próximo período. Considere as assertivas a seguir: I - Não terá direito às férias o empregado que, no curso do período aquisitivo o empregado que permanecer em gozo de licença, com percepção de salários, por mais de 30 (trinta) dias; II - O período de férias pode ser acordado entre empregado e empregador, no entanto, cabe ao segundo determinar a data para início do gozo das férias, não cabendo, nesse caso, escolha por parte do empregado; III - O empregador deverá comunicar por escrito ao empregado, com antecedência de, no mínimo, 10 (dez) dias, o início de suas férias. Assinale a alternativa correta. B As assetivas I e II estão corretas Você acertou! Gabarito: As assetivas I e II estão corretas. Para a assertiva III o correto seria dizer que o empregador deverá comunicar por escrito ao empregado, com antecedência de, no mínimo, 30 (trinta) dias, o início de suas férias (Guia de estudos, p.6-7 – Rota 04). Questão 53 - Legislação Trabalhista e Previdenciária Toda empresa que possua empregados deverá recolher encargos calculados sobre a folha de salários, podendo alterá-los de acordo com o seu regime de tributação. Todo empregador deve contribuir mensalmente, sobre a folha de salários, à Previdência Social, sendo que tal arrecadação será destinada à assistência social. Na forma da Lei n. 8.212, de 24 de julho de 1991 (Brasil, 1991), os empregadores contribuem sobre a folha de salários com D 20% correspondente ao INSS Patronal Você acertou! Gabarito: d) 20% correspondente ao INSS Patronal (Guia de estudos, Rota 06, p.3). Questão 54 - Legislação Trabalhista e Previdenciária Toda empresa que possua empregados deverá recolher encargos calculados sobre a folha de salários, podendo alterá-los de acordo com o seu regime de tributação. Todo empregador deve contribuir mensalmente, sobre a folha de salários, à Previdência Social, sendo que tal arrecadação será destinada à assistência social. Para o empregador doméstico, os valores cobrados sobre a remuneração do seu empregado são de I – 8% de contribuição patronal previdenciária II – 9% de FGTS III – 0,8% de seguro contra acidentes de trabalho Assinale a alternativa correta: B Estão corretas as assertivas I e III Gabarito: b) Estão corretas as assertivas I e III - Para o empregador doméstico, os valores cobrados sobre a remuneração do seu empregado são de: 8% de contribuição patronal previdenciária; 0,8% de seguro contra acidentes de trabalho; 8% de FGTS; 3,2% de indenização compensatória (multa FGTS) (Guia de estudos, Rota 06, p.6). Questão 55 - Legislação Trabalhista e Previdenciária Uma das formas de extinção de contrato de trabalho é a rescisão por aposentadoria do empregado. Sobre este tipo de rescisão, é correto afirmar que: Assinale a alternativa CORRETA: PROVA B A concessão da aposentadoria não gera alterações no contrato de trabalho do empregado, as cláusulas trabalhador não se alteram. A aposentadoria do empregado gera a rescisão automática do contrato; Alternativa errada? Com base no posicionamento jurisprudencial a aposentadoria não gera a rescisão automática OJ SID-1TST nº 361. (Aula 5, Tema 01 – Rescisão por aposentadoria, p. 2). A concessão da aposentadoria não gera alterações no contrato de trabalho do empregado, as cláusulas contratuais alteram. Alternativa correta: O trabalhador que vier a se aposentar poderá continuar trabalhando normalmente. As trabalhador não se alteram. (Aula 5, Tema 01 – Rescisão por aposentadoria, p. 3). A concessão da aposentadoria por invalidez é um motivo de rescisão contratual. Alternativa errada: A concessão da aposentadoria por invalidez apenas suspendeo contrato de trabalho. (aposentadoria, p. 3). Com a aposentadoria espontânea o contrato de trabalho não pode prosseguir normalmente. Alternativa errada: O trabalhador que vier a se aposentar poderá continuar trabalhando normalmente. As trabalhador não se alteram. (Aula 5, Tema 01 – Rescisão por aposentadoria, p. 3). A rescisão de contrato deverá ser realizada com o motivo de rescisão por aposentadoria. Alternativa errada: Existindo interesse na rescisão do contrato de trabalho, por qualquer por uma das partes, empregado aposentado ou como sem justa causa pelo empregador, salvo atos de falta grave, observados sempre empregado em cada modalidade de rescisão. (Aula 5, Tema 01 – Rescisão por aposentadoria, p. 3).