Buscar

Prova de comunicação nas oganizações

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Um gerente da empresa morreu. Dia do enterro, muitos colegas de trabalho foram ao velório. O diretor compareceu para o último adeus e ficou junto ao caixão. Aí chegou um funcionário e falou ao diretor: - Doutor, será que eu posso ocupar o lugar dele? O diretor olhou para o sujeito e olhou para o caixão do defunto e disse: - Acho que pode. Mas talvez você fique um pouco apertado aí dentro. A incompreensão da mensagem ocorreu, conceitualmente, em virtude de:  (Ref.: 202007205672)
	
	
	
	
	Incorreção comunicativa, por incoerência.
	
	
	Erro de comunicação, por um contraste.
	
	
	Ruído comunicativo, por uma ambiguidade.
	
	
	Incorreção comunicativa, por ambiguidade.
	
	
	Ruído comunicativo, por um contraste.
	
	 
	 
		0,6 pontos
	
		2.
		A Anfal é a entidade nacional dos fabricantes de alimentos para animais de companhia (cães e gatos, especialmente). Em parceria com a Apex, a associação desenvolveu um projeto de valorização da indústria nacional, com objetivos de fomentar a exportação de rações para pets. Inicialmente, o Projeto deveria realizar os objetivos do Endomarketing, propostos no planejamento estratégico de comunicação da organização. Assim, o público a ser atingido seria: (Ref.: 202007206192)
	
	
	
	
	Fornecedores internos e Fornecedores externos.
	
	
	Clientes e funcionários da empresa.
	
	
	Fornecedores internos e colaboradores.
	
	
	Clientes, fornecedores, colaboradores.
	
	
	Clientes e comunidade em geral.
	
	 
	 
		0,6 pontos
	
		3.
		As Informações se distinguem dos Dados por certas características. A correta distinção esta na afirmativa: (Ref.: 202007205870)
	
	
	
	
	As Informações são constituídas de dados, os Dados precisa se converter em ações justificadas.
	
	
	As Informações geram sempre conhecimento, os Dados não geram conhecimento.
	
	
	As Informações são dados testados pelo ser humano, os Dados se convertem em conhecimento.
	
	
	As Informações possuem significado, os Dados são a matéria-prima da informação.
	
	
	As Informações tem valor de uso nas organizações, os Dados tem significado em si mesmos.
	
	 
	 
		0,6 pontos
	
		4.
		30/09/2005 - 10h53 Um em cada 4 brasileiros consegue compreender o texto que lê Da Redação As informações são da Agência Brasil Em São Paulo O Brasil possui 16 milhões de analfabetos com mais de 15 anos (9% da população), segundo dados do Inaf (Indicador Nacional de Analfabetismo Funcional). Apenas 26% da população com mais de 15 anos têm domínio pleno das habilidades de leitura e escrita. Isso significa que um em cada quatro jovens e adultos consegue compreender totalmente as informações contidas em um texto e relacioná-las com outros dados. Os restantes são os chamados analfabetos funcionais, que "mal conseguem identificar enunciados simples, sendo incapazes de interpretar texto mais longo ou com alguma complexidade", aponta o Inaf. O texto apresenta dois tipos de argumento. São eles respectivamente: (Ref.: 202007205701)
	
	
	
	
	Citação e exemplos.
	
	
	Declaração e exemplos.
	
	
	Pesquisa e declaração.
	
	
	Pesquisa e dados estatísticos.
	
	
	Citação e dados estatísticos.
	
	 
	 
		0,6 pontos
	
		5.
		O evento ¿Hoje, eu vou trabalhar com você¿ foi um dos quatro troféus recebidos pela Supera Comunicação no Prêmio Lettering 2012. Conheça sobre esse case vencedor na categoria Evento Interno.
Com participação de 140 crianças e 92% de aprovação em pesquisa respondida em pouco mais de 24 horas, o evento `Hoje eu vou trabalhar com você¿, desenvolvido pela Supera Comunicação para a Redecard em parceria com a área de Gestão de Pessoas, virou case.
A proposta foi trazer alegria para o ambiente de trabalho, proporcionar momentos de lazer e recreação infantil e valorizar o tempo e a qualidade de vida. Além disso, a ação promoveu a aproximação das crianças com o ambiente de trabalho dos pais e agregou valores educacionais pela realização de atividades lúdicas.
O Projeto é uma ação, entre várias, para motivação de funcionários. O Projeto faz parte da  estratégia de:
 (Ref.: 202007206218)
	
	
	
	
	Comunicação Integrada.
	
	
	Cultura Organizacional.
	
	
	Gestão Emocional.
	
	
	Marketing.
	
	
	Endomarketing.
	
	 
	 
		0,6 pontos
	
		6.
		Texto do e-mail:
Prezados Colaboradores,
Escrevo para informar que nossa reunião será dia 23 de julho, às 7 horas.
Não faltem, trataremos assuntos do interesse de todos.
Atenciosamente,
Mario Augusto Portu.
Podemos tecer duas críticas ao e-mail. São elas:
 (Ref.: 202007205874)
	
	
	
	
	É uma mala direta aos funcionários, e o texto é muito breve.
	
	
	Não disse o local da reunião e não identificou os Receptores.
	
	
	Faltam dizer se 7 horas, da manhã ou da noite, e nome dos Receptores.
	
	
	Faltam em que local será realizada a reunião e o cargo do Mário.
	
	
	Não disse a pauta da reunião e não identificou o departamento.
	
	 
	 
		0,6 pontos
	
		7.
		Não basta ajudar ao chefe um dia... Texto veiculado na Web, Sem autoria Um guarda-noturno trabalhava numa empresa especializada na lapidação de diamantes. Uma manhã ele contou a seu chefe um sonho que tivera na noite anterior. Disse-lhe que o avião que ele iria tomar com destino à Rússia sofreria um acidente e, em consequência, morreriam todos os passageiros. . . Seu chefe, um jovem executivo, dinâmico e empreendedor, que tinha verdadeiro pânico de aviões, assustado com a informação de seu empregado, decidiu cancelar o voo. Três dias mais tarde, leu nas manchetes dos principais jornais que o jumbo, o qual ele deveria ter tomado, caíra no mar, e, até o momento, não havia notícias de sobreviventes. Imediatamente, chamou o guarda-noturno, mostrou a notícia do jornal, agradeceu-lhe efusivamente o aviso que lhe salvara a vida e, a seguir, sem nenhuma explicação adicional, despediu-o da companhia. O guarda não compreendia por que havia sido despedido depois de salvar a vida de seu chefe. Baseado na compreensão do texto, o único argumento que justifica a demissão do guarda é:  (Ref.: 202007205695)
	
	
	
	
	Levar o chefe a perder a viagem de negócio - fato.
	
	
	Dormir na hora em que trabalhava - fato.
	
	
	Colocar em risco o gestor da empresa ¿ inferência..
	
	
	Prospectar a morte do chefe sem certeza - exemplo.
	
	
	Salvar o patrão do acidente, caso viajasse - inferência.
	
	 
	 
		0,6 pontos
	
		8.
		Como falar melhor Não estou dizendo que o vocabulário mais formal deva ser abandonado, ao contrário, em determinadas circunstâncias a comunicação precisa ser revestida de certa formalidade para que a mensagem seja respeitada e valorizada. Entretanto, se você não estiver familiarizado com essa maneira mais cerimoniosa de se expressar, será preferível que se apresente usando palavras mais simples, com as quais possa externar a mensagem de forma espontânea, do que tentar interpretar um papel que demonstre qualquer tipo de artificialismo. Lembre-se de que se usar um vocabulário mais simples e continuar falando com naturalidade, os ouvintes ainda poderão confiar em sua mensagem, entretanto, se você usar palavras mais sofisticadas, mas de maneira artificial, provavelmente ficarão resistentes às suas intenções. (Reinaldo Polito) Polito nos fala sobre algo primordial, quando realizamos a comunicação, diz respeito à adaptação que se faz no uso da língua ao contexto em que atuamos, conceitualmente, refere-se à:  (Ref.: 202007205696)
	
	
	
	
	Direção da informação para aqueles que recebem a mensagem.
	
	
	Expressão do que se traz de bagagem cultural.
	
	
	Informação daquilo que é esperado pelo receptor.
	
	
	Adequação do que se sabe às situações sociais.
	
	
	Inovação da informação para que haja enriquecimento.
	
	 
	 
		0,6 pontos
	
		9.
		Prezados Colegas,
O Evento do Dia do Contabilista contou com um quadro diversificado de convidados altamente qualificados. Estavam presentes: a representante da IOB-RJ, a representante da Casa de Amparo à Criança Ronald Mc Donald¿s, o representante do CRC/RJ, o
representante da COAD-RJ e outros colegas, não menos importantes. .Na palestra, foram abordados temas como: a nova visão do contabilista, do contador e o futuro da profissão. Assim, organizou-se a comemoração.
Atenciosamente,
Álvaro de Castro.
Supervisor de Marketing CRC
O e-mail enviado pelo Supervisor deseja registrar o evento pela passagem do Dia do Contador. Contudo, para que o texto fosse eficaz, era necessário:
 (Ref.: 202007206445)
	
	
	
	
	Informar sobre o dia, o horário e o local de realização do evento.
	
	
	Produzir o e-mail marketing com, no mínimo, três parágrafos.
	
	
	Criar o texto do e-mail com mais detalhes sobre o evento.
	
	
	Apresentar, no e-mail, comentário sobre o evento realizado.
	
	
	Identificar o local de realização do evento, com endereço.
	
	 
	 
		0,6 pontos
	
		10.
		O Gerente de RH da Empresa CCVXC solicitou ao supervisor de treinamento o envio de e-mail às empresas cadastradas informando sobre a licitação de duas turmas do Curso de Multiplicadores, com cópia para ele e para o Diretor da Divisão. O supervisor disse: - Poderia me dar algumas recomendações? Entre as recomendações dadas, uma não deve cumprir:  (Ref.: 202007205867)
	
	
	
	
	Não permita que o texto exija rolar a tela.
	
	
	Não use a 1ª pessoa do plural, fale em meu nome.
	
	
	Não esqueça de colocar as informações necessárias.
	
	
	Não use linguagem complexa, mas correta e formal.
	
	
	Faça texto breve com poucos parágrafos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?