Buscar

Competência comunicativa e leitura na escola

Prévia do material em texto

Partindo da concepção de que cada aluno já possui uma gramática internalizada ao ingressar na escola, é correto afirmar que:
	
	
	
	As aulas de português seriam um exercício contínuo do uso da gramática padrão, sem a estratégia de reconhecimento das variações de cada grupo social.
	
	
	As aulas devem procurar sempre privilegiar o uso da variante padrão, sem observar as realidades de fala presentes no ambiente de aprendizagem.
	
	
	O aluno deve desenvolver a sua competência comunicativa de tal modo que possa utilizar da melhor maneira possível a sua língua em todas as situações de fala e escrita.
	
	
	As aulas focariam somente o uso da língua culta, na leitura, na fala de gêneros variados e na escrita.
	
	
	A escola deve desprezar as variantes sociais, culturais e regionais e desenvolver apenas as modalidades normativas.
	
Explicação:
Como o aluno já traz uma competência linguística apreendida no ambiente da família, cabe à escola desenvolver outras competências, apontando suas diferenças, explicando como a sociedade termina por prestigiar determinado tipo em detrimento de outros, mostrando os preconceitos linguísticos e valorizando a bagabem linguística do aluno para que o mesmo possa utlizar com habilidade as modalidades da sua língua materna.
 
 
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Apresenta competência comunicativa aquele que tem capacidade de
	
	
	
	compreender e interpretar textos de acordo com o contexto social e situacional.
	
	
	usar a língua como forma de produzir e compreender textos adequados a que se obtenha de efeitos de sentido desejados em situações específicas e concretas de interação comunicativa.
	
	
	preocupar-se com o discurso a ser utilizando nas diferentes situações de vida.
	
	
	usar corretamente as diversas possibilidades presentes na estrutura da língua padrão.
	
	
	produzir frases que sejam consideradas apenas as estruturas da língua na sua variante padrão - a de maior prestígio social -, sendo assim mais apropriadas ao que se quer dizer em dada circunstância.
	
Explicação: "A competência comunicativa é a capacidade do usuário da língua de produzir e compreender textos adequados à produção de efeitos de sentido desejados em situações específicas e concretas de interação comunicativa. Portanto, é a capacidade de utilizar os enunciados da língua em situações concretas de comunicação. A competência comunicativa envolve a competência linguística ou gramatical para produzir frases que sejam vistas não só como pertencentes à língua, mas apropriadas ao que se quer dizer em dada circunstância. Envolve também a competência textual, vista como a capacidade do usuário de, em situações de interação comunicativa, produzir, compreender, transformar e classificar textos que se mostrem adequados à interação comunicativa pretendida, utilizando regularidades e princípios de organização e construção dos textos e do funcionamento textual, já que os textos são a unidade da língua em uso." Site CEALE, acesso em 29/11/2016.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A leitura tem sido discutida intensamente ao longo dos tempos, pois, com ela, há a possibilidade de conhecer-se outras realidades e, principalmente, ampliar-se e desenvolver-se o conhecimento a respeito do mundo e de si mesmo. Para que o aluno crie o hábito e gosto pela leitura, algumas ações podem ser desenvolvidas tanto na família quanto na escola. Sobre isso, é correto afirmar que:
	
	
	
	a carência de boas práticas de leitura nas escolas faz com que as crianças e os jovens não se interessem por ela.
	
	
	pais e professores devem escolher todos os livros que serão lidos pelas crianças, seja em casa ou na escola.
	
	
	a literatura infantil oral e as cantigas não contribuem para despertar o gosto pela leitura.
	
	
	somente os professores podem impulsionar o gosto pela leitura.
	
	
	os professores não precisam gostar de ler para passar aos futuros leitores uma boa imagem da leitura.
	
Explicação:
Observe que na opção "a carência de boas práticas de leitura nas escolas faz com que as crianças e os jovens não se interessem por ela." temos a questão da carência, da falta de boas práticas de leitura nos estabelecimentos de ensino. Essa prática provoca na criança e no jovem um total desinteresse pela leitura.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Sobre o ensino da ortografia no Ensino Fundamental I, assinale a afirmativa correta.
	
	
	
	O uso do ditado como treino ortográfico faz com que o aluno escreva corretamente as palavras desde que pense para escrever.
	
	
	É na alfabetização que os alunos devem aprender a ortografia de todas as palavras, aliás, este é um dos critérios para aprovação ou retenção.
	
	
	Tão importante quanto ensinar o que é ortografia e quais os mecanismos do nosso sistema de escrita em geral, é ensinar como ter uma dúvida ortográfica e como resolvê-la.
	
	
	Com as novas ideias pedagógicas, a ortografia não é mais tão importante, melhor é que o aluno escreva do seu jeito e o professor evite as correções.
	
	
	Para garantir a eficiência da escrita sem erros ortográficos deve-se fazer uso diariamente do ditado, visto que tal prática acaba facilitando o trabalho do aluno.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Sobre a fonologia é correto dizer:
	
	
	
	Preocupa-se com os sons da língua, mas na perspectiva de sua função. Ocupa-se dos aspectos interpretativos dos sons, de sua estrutura funcional.
	
	
	Preocupa-se com o significado, a natureza e os usos desses significados.
	
	
	Estuda o tipo de construção e organização das frases.
	
	
	Estuda os sons da fala, preocupando-se com os mecanismos de produção e audição.
	
	
	Estuda o signo linguístico reduzido a sua expressão mais simples (morfemas), e a combinação entre esses morfemas formando unidades maiores, como a palavra e o sintagma.
	
Explicação:
A opção "Preocupa-se com os sons da língua, mas na perspectiva de sua função. Ocupa-se dos aspectos interpretativos dos sons, de sua estrutura funcional." é a que melhor explica a fonologia.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Sobre a morfologia é correto dizer:
	
	
	
	Estuda o tipo de construção e organização das frases.
	
	
	Estuda o signo linguístico reduzido a sua expressão mais simples (morfemas), e a combinação entre esses morfemas formando unidades maiores, como a palavra e o sintagma.
	
	
	Preocupa-se com os sons da língua, mas na perspectiva de sua função. Ocupa-se dos aspectos interpretativos dos sons, de sua estrutura funcional.
	
	
	Preocupa-se com o significado, a natureza e os usos desses significados.
	
	
	Estuda os sons da fala, preocupando-se com os mecanismos de produção e audição.
	
Explicação:
Estuda o signo linguístico reduzido a sua expressão mais simples (morfemas), e a combinação entre esses morfemas formando unidades maiores, como a palavra e o sintagma.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A orientação pedagógica das Diretrizes Curriculares Nacionais indicam que o trabalho com Língua Portuguesa deve estar pautado no uso do TEXTO, desde a mais tenra idade. Marque, abaixo, a alternativa que NÃO contempla uma concepção adequada do que se entende por TEXTO:
	
	
	
	O texto é uma produção de caráter semiótico, ou seja, traz infinitas possibilidades de desdobramentos de um signo, de modo que até mesmo a disposição das palavras na folha pode se tornar um signo passível de significação.
	
	
	É o trabalho com textos, por meio do estudo dos gêneros textuais, que permitirá um maior número de possibilidades comunicativas, fator indispensável para desenvolvimento da competência linguística do aluno
	
	
	Um texto se caracteriza por uma sequência de frases sobrepostas que tratem de um mesmo assunto
	
	
	É qualquer passagem, falada ou escrita, capaz de formar um todo significativo (independente do tamanho)
	
	
	A percepção de tipos e gêneros textuais surge como uma forma de dinamizar a prática do ensino de Língua Materna, contextualizando-a em relação às diferenças sociais e culturais de nossopaís e do mundo contemporâneo
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Para a professora Irandé Antunes, existem, pelo menos, cinco concepções de gramática. Corresponde  à Gramática da Norma Culta.
	
	
	
	Funcionamento das regras.
	
	
	Livros que tratam de gramática
	
	
	Saber intuitivo
	
	
	Tradicional, Gerativa, Estruturalista, Funcionalista
	
	
	Aula de Gramática
	
Explicação:
A Gramática da norma culta se dedica às regras que definem o funcionamento de determinada norma.

Continue navegando