Buscar

Prévia do material em texto

Para Vygotsky, enquanto na linguagem socializada a criança faz trocas com o outro, ou seja, pergunta, pede, ameaça, dá e solicita informações, na linguagem egocêntrica:
	
	
	
	a criança fala para o outro, importando-se se está sendo compreendida ou não.
	
	
	a criança brinca, sem usar as referências da linguagem para suas ações na brincadeira.
 
	
	
	a criança fala por falar, mas esperando ser compreendida.
	
	
	a criança fala para si própria, não tem interesse pelo interlocutor, não espera nenhuma resposta externa e, normalmente, nem se preocupa se está sendo ouvida ou não. 
	
	
	a criança não fala, nem para si mesma, desprezando a linguagem usada pelos adultos.
	
Explicação:
Para Vygotsky, enquanto na linguagem socializada a criança faz trocas com o outro, ou seja, pergunta, pede, ameaça, dá e solicita informações, na linguagem egocêntrica a criança fala para si própria, não tem interesse pelo interlocutor, não espera nenhuma resposta externa e normalmente, nem se preocupa se está sendo ouvida ou não. Contudo, Vygotsky entende que esta linguagem desempenha um importante papel na atividade cognitiva infantil, porque além de funcionar como uma forma de explicitar e aliviar a tensão, ainda atua como organizadora do pensamento.
 
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Segundo Vygotsky, as duas funções da linguagem são:
	
	
	
	Comunicação e Expressão.
	
	
	Externar sentimentos e Comunicação.
	
	
	Organização do pensamento e Comunicação.
	
	
	Organização do pensamento e Facilitar as solicitações.
	
	
	Pedir e Ordenar.
	
Explicação:
Vygotsky aceita que a função primária da linguagem é a comunicação e, por isso, a primeira forma de linguagem é sempre essencialmente social. A linguagem egocêntrica introduz-se posteriormente e, ao não se exteriorizar mais, continua como linguagem interior e representa um importante papel na organização do pensamento. Na questão proposta, a resposta certa é, portanto, organização do pensamento e comunicação.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O componente Comportamental das atitudes pode ser explicado como:
	
	
	
	O comportamento em si. Após ser definida a atitude este é o componente da ação.
	
	
	O componente que equilibra a razão e o afeto na formação das atitudes.
	
	
	A predisposição da pessoa em promover comportamentos eficazes e proativos.
	
	
	A predisposição da pessoa a agir de modo coerente com seus conceitos e afetos.
	
	
	O componente responsável pela transformação das atitudes em ações.
	
Explicação:
O conceito de Atitude tem sido, em função de sua utilização leiga, confundido com a ação ou o comportamento que surge como consequência da existência de uma intenção em relação a algo. Atitudes, na verdade, são sentimentos pró ou contra um objeto social, produzidos por um sistema de crenças e cognições e que predispõem o indivíduo a ações coerentes em relação a este objeto social. Ou seja, atitudes não são comportamentos; atitudes produzem comportamentos através dos componentes afetivos e das experiências pessoais do indivíduo. Para que tenhamos uma atitude formada em relação a um objeto, três componentes precisam estar interligados: cognitivo, afetivo e comportamental. O componente comportamental, objeto da questão aqui, corresponde à predisposição para agir de modo coerente com os meus sentimentos em relação ao objeto. Esta predisposição não é efetivamente a ação e nem precisa, necessariamente, ser explicitada o tempo todo; é interna ao indivíduo e ainda não é uma ação. Então, por exemplo, se eu tiver informações positivas em relação a um objeto, gostarei dele e, portanto, estarei, quando necessário, disposto a executar ações de ajuda ou defesa a este objeto.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Para que tenhamos uma atitude formada frente a um objeto, três componentes precisam estar intercalados. O componente formado pelo conjunto de informações, crenças, conhecimentos, aprendizagens e demais experiências cognitivas que possibilitam à pessoa a construção de algum esquema representacional do objeto é chamado:
	
	
	
	componente cognitivo
	
	
	componente assertivo
	
	
	componente comportamental
	
	
	componente social
	
	
	componente afetivo
	
Explicação:
Os componentes que precisam estar interligados para que tenhamos uma Atitude em relação a alguma coisa ou alguém são os componentes cognitivo, afetivo e comportamental. Enquanto o componente cognitivo está referido aos nossos conhecimentos e crenças sobre algo, o componente afetivo se refere ao que sentimos. O componente comportamental é a predisposição às ações coerentes com os meus sentimentos em relação ao objeto. Então, o conjunto de informações, crenças, conhecimentos, aprendizagens e demais experiências cognitivas que possibilitam à pessoa a construção de algum esquema representacional do objeto é chamado componente cognitivo.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A Linguagem se caracteriza por:
	
	
	
	não depender da aprendizagem.
	
	
	dizer respeito a um conjunto de códigos aprendidos e compartilhados por um grupo social.
	
	
	corresponder a um código inato, compartilhado pelos grupos sociais.
	
	
	ser universal, independentemente dos grupos sociais.
	
	
	não estar vinculada à memória.
	
Explicação:
Vinculada à memória, a linguagem vai codificar as informações estocadas e armazenadas e acioná-las de modo imediato através de conceitos compreensíveis dentro de uma função comunicativa. De modo amplo, consideramos como linguagem toda e qualquer modalidade de comunicação entre os seres. A linguagem verbal, ou oral como preferem alguns, não é diferente de nenhuma outra modalidade de linguagem. Resume-se a um conjunto de códigos aprendidos e compartilhados por um dado grupo social que visa o estabelecimento de comunicação conceitual entre seus membros.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Para que eu possa ter uma Atitude formada sobre algo ou sobre alguém, é imprescindível que tenha, em mim, um sentimento pró ou contra em relação ao assunto ou à pessoa que são objetos desta atitude. Quando sou indiferente a alguém, ou a algum assunto, não posso dizer que tenho uma atitude, mas que tenho:
	
	
	
	um pensamento afetivo.
	
	
	um pensamento mágico.
	
	
	uma reação passional.
	
	
	uma opinião.
	
	
	uma predisposição.
	
Explicação:
O Componente afetivo é o componente mais característico das atitudes e alguns autores chegam a considerá-lo como o único componente necessário para a instalação das atitudes por ser, este, o componente que diferencia uma atitude de uma opinião. Na opinião, há o componente cognitivo, mas não o afetivo.
 
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A linguagem verbal, ou oral como preferem alguns, não é diferente de nenhuma outra modalidade de linguagem. Resume-se a:
	
	
	
	um conjunto de estruturas ligadas ao vocabulário da língua, sempre com sentido definido e significado rigidamente estabelecido.
	
	
	um conjunto de palavras sem nenhuma significação previamente estabelecida pelo grupo e que pode ser usado de modo pessoal, sem compromisso com a comunicação.
	
	
	um conjunto de vocalizações que tem natureza inata e que atendem a interesses pessoais e nunca coletivos de comunicação.
	
	
	um conjunto de regras gramaticais e de vocabulário, que não comportam o uso de palavras e expressões novas.
	
	
	um conjunto de códigos aprendidos e compartilhados por um dado grupo social que visa o estabelecimento de comunicação conceitual entre seus membros.
	
Explicação:
De modo amplo, consideramos como linguagem toda e qualquer modalidade de comunicação entre os seres. A linguagem verbal, ou oral como preferem alguns, não é diferente de nenhuma outra modalidade de linguagem. Resume-se a um conjunto de códigos aprendidos e compartilhados por um dado grupo social que visa o estabelecimento de comunicação conceitual entre seus membros.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Sabemos que paraque possamos formar uma Atitude, em relação a algo ou alguém, é preciso que três componentes se articulem na produção da mesma. Então, se amplio meu campo de informação sobre algum tema, lendo sobre o assunto ou ouvindo especialistas se pronunciarem sobre ele, produzirei elementos que influenciarão significativamente um dos componentes de minha atitude. Este componente gerado pela informação obtida ou pela aprendizagem realizada é o componente:
	
	
	
	Verbal.
	
	
	Lógico.
	
	
	Cognitivo.
	
	
	Afetivo.
	
	
	Comportamental.
	
Explicação:
Para que tenhamos uma atitude formada em relação a um objeto, três componentes precisam estar intercalados: o componente cognitivo, o componente afetivo e o componente comportamental. O componente cognitivo corresponde ao conjunto de informações, crenças, conhecimentos, aprendizagens e demais experiências cognitivas que possibilitam à pessoa a construção de algum esquema representacional do objeto. Estas informações são diretamente provenientes da comunicação dos outros conosco e de nossas próprias experiências pessoais. Se a pessoa não tiver nenhuma informação sobre um objeto, jamais poderá desenvolver uma atitude acerca dele

Mais conteúdos dessa disciplina