Buscar

Psicometria ED MODULO 7 NORMATIZAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Modulo 07: Normatização 
Exercício 10: Para um teste ser aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) é preciso que sejam desenvolvidos criteriosos estudos que busquem a padronização, normatização, fidedignidade e validade dos instrumentos. O teste das Matrizes Progressivas de Raven, por exemplo, passou por todos esses estudos apresentando bons resultados, que são apresentados no manual do teste. Após a tradução e adaptação do instrumento para a população brasileira foram feitos estudos de____________________ cujos resultados podem ser encontrados nos apêndices do manual e são usados para comparação de média do examinando com uma amostrada população. Qual das alternativas preenche corretamente a lacuna?
A - Padronização 
B - Normatização 
C - Fidedignidade 
D - Validade e construto 
E - Validade de conteúdo. 
Comentários: A normatização de um teste " diz respeito a padrões de como se deve interpretar um escore que o sujeito recebeu num teste" (PASQUALI, 2001, p. 143). Os escores brutos de um teste devem ser convertidos em medidas relativas, com dois objetivos: indicar a posição relativa do indivíduo na amostra normativa, avaliando seu desempenho em relação a outras pessoas, e oferecer medidas comparáveis que permitam comparação direta do desempenho do indivíduo em testes diferentes. 
Exercício 1: Correlacione:
(a) Padronização
(b) Fidedignidade
(c) Normatização
(d) Validade
(I) Quando um teste mede sempre a mesma coisa e suas medidas são as mais precisas possíveis. 
(II) Para que os escores obtidos por pessoas diferentes sejam comparáveis, as condições de testagem devem ser as mesmas. 
(III) Procedimento de composição dos valores de referência de uma amostra da população
(IV) Quando um teste mede o que realmente tem a intenção de medir.
 A - A) - (I); (B) - (II); (C) - (III); (D) - (IV)
 B - A) - (I); (B) - (III); (C) - (IV); (D) - (II)
 C - A) - (II); (B) - (I); (C) - (III); (D) - (IV) 
 D - A) - (II); (B) - (IV) ; (C) - (III); (D) - (I)
 E - A) - (I); (B) - (II); (C) - (IV); (D) - (III)
Comentários: A padronização refere-se à necessária existência de uniformidade, tanto para a aplicação do instrumento, como nos critérios para a interpretação dos resultados obtidos. A fidedignidade diz respeito à coerência sistemática, precisão e estabilidade do teste. Normatização: uniformidade na interpretação dos escores dos testes segundo (tabelas, percentis, escore z, estanino etc.). A validade reflete se o teste mede realmente o que pretende medir.
Exercício 2: É preciso haver uniformidade em todos os procedimentos no uso de um teste válido e preciso e isto se refere à Normatização dos Testes. As ocorrências abaixo são normas para a Normatização do Teste, exceto: 
A - A qualidade do teste, ou seja, sua validade e precisão devem ser respeitadas ou o profissional estará eticamente incorreto 
B - O teste tem que ser utilizado de acordo com a conveniência do profissional, pois é quem decide qual o momento certo de usar cada teste 
C - Os procedimentos devem ser respeitados sempre que o teste assim exigir, pois caso contrário cairá por terra a validade do teste 
D - No ambiente físico está inserido desde as condições atmosféricas da sala, até a vestimenta e postura do aplicador 
E - O aplicador deverá se manter neutro durante toda a aplicação do teste.
Comentários: O teste deve ser utilizado de acordo com a adequação do sujeito avaliado: nível intelectual, idade, etc. Verificar as condições de saúde física e psicológica. Verificar-se o sujeito compreendeu exatamente a tarefa a realizar, tendo cuidado para não mudar as instruções do manual.
Exercício 3: Um dos vários aspectos importantes com relação a um teste diz respeito à interpretação dos resultados obtidos em sua aplicação. Com relação a isso, podemos afirmar que:
I) normatização diz respeito a padrões de como se deve interpretar um escore que o indivíduo recebeu num teste;
II) entre as normas desenvolvi mentais, podemos citar a idade mental, a série escolares os estágios de desenvolvimento;
III) entre as normas referentes a grupo, podemos citar o percentil e o escore padrão (z);
IV) entre as normas referentes a critério, podemos citar a idade mental e a série escolar.
De acordo com os textos que lemos este bimestre, podemos afirmar que estão corretas: 
A - As frases I, II e III
B - As frases I, III e IV 
C - As frases I, II e IV 
D - As frases I e III
 E - As frases II e IV.
Comentários: Pertinência do teste: o teste tem de ser relevante ao problema que se pretende avaliar ou ao problema apresentado pelo sujeito. O profissional precisa conhecer a utilidade do teste e o tipo de avaliação: personalidade, aptidão, etc e a área de avaliação: organizacional, clínica, jurídica, etc. Adequação d o teste ao sujeito avaliado: nível intelectual, idade, etc. Instruções e recomendações do manual do teste: seguir à risca todos os itens referentes ao teste.
Exercício 4: Um escore bruto produzido por um teste necessita ser contextualizado para poder ser interpretado. Desse modo, qualquer escore deve ser referido a algum padrão ou norma para adquirir sentido, tal como a norma intragrupo. Assinale a alternativa que NÃO aponta para uma definição da norma intragrupo: 
A - Nas normas intragrupo, o escore do sujeito toma sentido em relação aos escores dos sujeitos da população 
B - O critério de referência dos escores é o grupo ou a população para a qual o teste foi construído 
C - Para sabermos o significado do resultado de um sujeito em um teste, devemos conhecer os resultados da população como um todo 
D - As normas intragrupo são referenciadas em termos da posição do percentil ou do desvio normal 
E - Nas normas intragrupo, as normas são estabelecidas sobre uma amostra representativa de uma população. 
Comentários: Nem sempre as normas podem ser obtidas através da aplicação da população geral. Por vezes, devemos obter uma amostra representativa da população.
Exercício 5: Nem sempre de sejamos comparar o escore de um sujeito com relação ao um grupo normativo e, assim, as normas referentes a grupo não respondem nossa expectativa de análise do desempenho do sujeito. Assim, quando desejamos decidir se alguém atingiu ou não certo nível de habilidade, de aprendizagem ou de traço de personalidade, utilizamos a norma referente a critério. Leia as proposições abaixo e assinale a alternativa INCORRETA:
I - Um psicólogo que efetua avaliação de seleção em recursos humanos de uma determinada empresa para o cargo de segurança pode decidir pré-selecionar candidatos que apresentem controle de impulsividade encontrado em 2 0% da população, ou seja, o desejo é selecionar candidatos com grau ótimo de controle de impulsividade, o qual é observado em poucas pessoas.
II - Na avaliação escolar, pode-se esperar que um aluno consiga resultado de 70%de aprendizado do conteúdo ministrado em aula; caso não atinja este critério de aprovação, ele será reprovado.
III - Um psiquiatra estava interessado em investigar o nível do sintoma ‘ansiedade’ de um paciente com baixa tolerância a frustração, pois acreditava que este sintoma estava prejudicando sua vida pessoal e profissional. Para verificar o grau de severidade do sintoma utilizou um questionário de ansiedade, no qual oito respostas “sim” dentre dez perguntas da escala indicaria nível patológico de ansiedade, determinando este critério para distinguir entrenormalidade e patologia.
IV - O teste W ISC-III de inteligência pretende aferir o quociente intelectual de crianças entre seis anos e seis anos e onze meses de idade. O resultado bruto é convertido em ponto ponderado, do qual se pode depreender o QI. Sabendo que o QI de um determinado sujeito é 80, podemos inferir que ele possui 80% da inteligência que se pode aferir neste teste.
A - Apenas as proposições I, II e IV estão corretas 
B - Apenas as proposições I, II e III estão corretas 
C - Apenas as proposições II e IV estão corretas 
D - Apenas as proposições II e III estão corretas 
E - Apenas as proposições I e IV estão corretas.
Comentários: A proposição IV está incorreta, pois o QI é distribuído na curva normal (portanto refere-se à normas por grupos) e não na curva J (da norma referente à critério)