Buscar

Avaliação e Instrumentos de Avaliação

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Michele Cristiny Generoso Dias Macedo (286153)
	
	Disciplina:
	Didática e Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura (LED01)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:512324) ( peso.:3,00)
	Prova:
	21723848
	Nota da Prova:
	-
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A avaliação foi usada, durante muito tempo, como instrumento para classificar e rotular os alunos entre os bons, os que dão trabalho e os que não têm jeito. Esse modelo ficou ultrapassado e, atualmente, a avaliação é vista como uma das mais importantes ferramentas à disposição dos professores para alcançar o principal objetivo da escola: fazer todos os estudantes avançarem. Existem muitas possibilidades de avaliar e para saber qual dos instrumentos se deve utilizar, é preciso pautar-se nos objetivos de aprendizagem que foram traçados. Sobre o instrumento de avaliação denominado prova, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	As provas podem ser objetivas, descritivas ou mistas.
	 b)
	As provas podem ser realizadas com consulta baseadas na aula.
	 c)
	As provas devem permitir ao professor um feedback do ensino e aprendizagem.
	 d)
	As provas devem servir somente para classificar os alunos.
	2.
	A palavra currículo, de maneira simplista, significa curso a ser seguido. No entanto, várias questões filosóficas, sociais, culturais e ideológicas estão relacionadas a este termo. Com o decorrer do tempo, as concepções de currículo também sofreram alterações. Sobre a teoria tecnicista, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Considera o currículo um produto, um conjunto de conhecimentos a transmitir e que não podem ser questionados. De acordo com essa concepção, o ensino ocorre de forma mecanicista, desvinculado da realidade e sem considerar as experiências dos alunos.
(    ) É influenciada pela teoria Taylor-fordista e buscam a formação de "operários". A perspectiva do ensino era voltada para a instrumentalização para o trabalho e a escola de certa forma reproduzia o funcionamento da fábrica.
(    ) Passou a considerar que dentro dos espaços educacionais também havia injustiças e desigualdade social. Assim, as relações de poder e as questões culturais deveriam ser levadas em conta ao selecionar os conteúdos. O currículo, nesta concepção, traduzia as ideologias que circulavam na sociedade em que ele estaria inserido.
(    ) Adota um viés multiculturalista, em que o currículo deve ter como base o reconhecimento das diversas realidades culturais, considerando o "outro" e seus elementos representacionais. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - V - V - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	3.
	Ao elaborar nossos planos de aula, precisamos considerar a heterogeneidade da sala de aula. Isso inclui a etapa de avaliação do conhecimento. Sobre as ações que são favoráveis para o aprendizado, considerando-se a heterogeneidade das turmas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Utilizar instrumentos variados de avaliação, que favoreçam a todos os estilos de aprendizagem dos alunos (visuais, auditivos, cinestésicos).
(    ) Eleger um instrumento único de avaliação que será seguido durante o ano todo.
(    ) Promover a interação em sala de aula, por meio de atividades em duplas, grupos, monitorias, em que os alunos possam trocar informações, conhecimentos e experiências.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V.
	 b)
	V - F - V.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	V - F - F.
	4.
	Os trabalhos individuais e em grupo são bastante utilizados como instrumento avaliativo em sala de aula. Sobre esse instrumento de avaliação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Em um trabalho em grupo, cada integrante da equipe deve trabalhar de maneira isolada e, no final, as partes produzidas individualmente se agrupam. 
(     ) Com a realização de trabalhos, o professor pode acompanhar o desenvolvimento cognitivo do aluno, suas possíveis dificuldades e avanços.
(    ) Nos trabalhos, não é possível identificar se os objetivos de aprendizagem foram atendidos ou não.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	V - F - V.
	 d)
	F - F - V.
	5.
	A avaliação da aprendizagem deve servir para nortear o trabalho do docente, ela deve ser utilizada para orientar a aprendizagem escolar dos alunos. Sendo assim, alguns instrumentos são utilizados para que a avaliação possa ser aplicada de maneira adequada. Os instrumentos de avaliação devem ser escolhidos de acordo com o objetivo do professor no momento de avaliar. Sobre as perguntas que devemos fazer ao escolher o instrumento avaliativo, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Será utilizado para uma avaliação diagnóstica?
	 b)
	Qual instrumento é o mais adequado para mostrar a aprendizagem dos alunos?
	 c)
	O instrumento atende ao nível de aprendizagem dos alunos?
	 d)
	Qual instrumento favorece os meus alunos preferidos?
	6.
	É a partir da década de 1960 que começam no Brasil os estudos linguísticos. Por meio desses estudos é que houve modificação da ideia de língua que vinha sendo utilizada e, também, ensinada nas escolas. Dito de outra maneira, a linguística foi a responsável em trazer ao ambiente escolar uma nova perspectiva: a de que a língua é algo dinâmico e vivo. Sobre a linguística, analise as afirmativas a seguir: 
I- A língua possui variações que decorrem de questões econômicas, sociais, regionais e de faixa etária, entre outras. 
II- Não houve a necessidade de repensar o ensino da língua portuguesa, pois esta não sofreu alteração em sua estrutura. 
III- A perspectiva de que o contexto é a chave para o entendimento da língua fica evidenciada nessa fase. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa I está correta.
	7.
	Na história do ensino formal, podemos perceber que o professor era o detentor do conhecimento, ou seja, ele detinha o conteúdo e o transmitia aos alunos. O ensino era pautado pelas palavras transmissão e recepção, sendo que os alunos eram vistos como sujeitos passivos. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) No ensino formal, os conteúdos e a didática utilizada não podiam ser questionados. 
(    ) No ensino formal, os alunos apenas reproduziam o que tinham visto em sala de aula. 
(    ) No ensino formal, o currículo apresentava as disciplinas, que seguiam uma sequência de conteúdos interdisciplinares.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V.
	 b)
	F - V - V.
	 c)
	V - F - V.
	 d)
	V - V - F.
	8.
	Para ensinarmos a língua portuguesa aos alunos, precisamos nos apoiar em uma determinada concepção de linguagem. Sendo assim, não basta que apenas a entendamos, é preciso que a concepção de linguagem adotada seja subsídio para as nossas ações e se torne parte fundante do nosso planejamento e de nossas práticas. Geraldi (2006) aponta três concepções de linguagem em seus estudos. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Linguagem como prática de ensino. 
(    ) Linguagem como forma de interação. 
(    ) Linguagem como instrumento de comunicação. 
(    ) Linguagem como reflexo do pensamento. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GERALDI, João Wanderley. Concepções de linguagem e ensino de português. In: O texto na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Ática, 2006. p. 39-53.
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	9.
	O ensino da literatura representa um grande desafio ao professor de língua portuguesa. Os desafios permeiam diversos motivos, desde o docente que não lê, muitas vezes,até o fato de os jovens não despertarem o gosto pelos textos literários. Outro aspecto que pode causar desgosto pela literatura em sala de aula, também, é a utilização da literatura apenas como pretexto para analisar questões da gramática normativa. Sobre o trabalho com o texto literário, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A escola não pode ser vista como um espaço de fruição, enfatizando a literatura, visto que precisa centrar-se nos conhecimentos técnicos.
	 b)
	O texto literário precisa fazer parte do contexto educacional, pois se torna um elemento fundante na ampliação dos horizontes do aluno.
	 c)
	O texto literário por si só não é capaz de promover o pensamento crítico e reflexivo, há de se trabalhar com listas de exercícios.
	 d)
	O texto literário é de difícil acesso e entendimento dos alunos, por isso ocorre a resistência por parte dos alunos.
	10.
	A literatura é um elemento fundante na formação do aluno, que deve permear as aulas de língua portuguesa. Há uma tendência, nos dias de hoje, em se trabalhar o texto literário de maneira fragmentada. Podemos afirmar que o texto literário deve ser visto como uma visão mais ampla da sociedade e não um retrato fiel. Sobre o texto literário, analise as afirmativas a seguir:
I- O texto literário deve ser vislumbrado como um objeto estético. 
II- O ensino da literatura deve propiciar o letramento literário. 
III- O texto literário deve ser utilizado como pretexto para o trabalho gramatical. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	11.
	(ENADE, 2008) Antes de compreender o que significam as inovações tecnológicas, temos de refletir sobre o que são velhas e novas tecnologias. O atributo do velho ou do novo não está no produto, no artefato em si mesmo, ou na cronologia das invenções, mas depende da significação do humano, do uso que fazemos dele.
Juliane Corrêa. Novas tecnologias da informação e da comunicação; novas estratégias de ensino/aprendizagem. In: Carla Viana
Coscarelli (Org.). Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. Belo Horizonte: Autêntica, 2003, p. 44 (com adaptações).
Relacionando as ideias do fragmento de texto acima à formação e à ação do professor em sala de aula, conclui-se que:
	 a)
	os novos modos de ler e escrever no computador devem ser transpostos para a modalidade escrita da língua no
espaço escolar.
	 b)
	a chegada das inovações tecnológicas à escola torna obsoletos os saberes acumulados pelo professor.
	 c)
	as inovações tecnológicas no campo do ensino-aprendizagem não garantem inovações pedagógicas.
	 d)
	a inclusão digital é assegurada quando as escolas são equipadas com computadores e acesso à internet.
	12.
	(ENADE, 2017) Considerando a transposição do cartum para uma situação de ensino e aprendizagem de língua portuguesa, avalie as afirmações a seguir:
I- A concepção de linguagem que a professora revela em sua prática desvincula a língua de seu funcionamento social e histórico.
II- O ensino de língua portuguesa concebido como o ensino do "português correto" toma a língua como um sistema de regras autônomas, privilegiando uma análise interna do objeto.
III- A situação de comunicação apresentada no cartum evidencia a concepção de língua como atividade sociointerativa situada e fonte geradora de aprendizagem.
IV- A valorização do conhecimento linguístico de que o aluno dispõe ao chegar à escola sustenta a noção de língua como sistema de práticas linguísticas não fechadas e em permanente constituição.
É correto apenas o que se afirma em:
	
	 a)
	I, II e IV.
	 b)
	III e IV.
	 c)
	I e II.
	 d)
	II e III.
P
Parte inferior do formulário

Continue navegando