Buscar

DIREITO ADMINISTRATIVO APLICADO10

Prévia do material em texto

DIREITO ADMINISTRATIVO APLICADO
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	CCJ0276_A9_201904079598_V1
	
	
	
	
		Aluno: BÁRBARA HELENA MELO NICÁCIO DA SILVA
	Matr.: 201904079598
	Disc.: DIR.ADM.APLICADO 
	2020.3 EAD (GT) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		(ACAFE - 2009 - MPE-SC - Analista do Ministério Público). Sobre a Lei 8.666/93, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública, é correto afirmar, EXCETO:
 
 
	
	
	
	A licitação será sigilosa, sendo impedido ao  público acesso ao resultado, salvo quanto ao conteúdo das propostas forem de interesse coletivo.
	
	
	A licitação não será sigilosa, sendo públicos e acessíveis ao público os atos de seu procedimento, salvo quanto ao conteúdo das propostas, até a respectiva abertura.
	
	
	Em igualdade de condições, como critério de desempate, será assegurada preferência, inicialmente, aos bens e serviços produzidos ou prestados por empresas brasileiras de capital nacional.
	
	
	O procedimento licitatório caracteriza ato administrativo formal, dependendo, contudo, da esfera da Administração Pública.
 
	
	
	A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia e a selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, impessoalidade, moralidade, igualdade e publicidade, dentre outros.
	
Explicação:
Licitação é o processo administrativo responsável pela escolha da empresa apta a ser contratada pela administração pública para o fornecimento de seus produtos e / ou serviços. Assim, licitação nada mais é que o conjunto de procedimentos administrativos (administrativos porque parte da administração pública ) para as compras ou serviços contratados pelos governos Federal, Estadual ou Municipal, ou seja todos os entes federativos. De forma mais simples, podemos dizer que o governo deve comprar e contratar serviços seguindo regras de lei, assim a licitação é um processo formal onde há a competição entre os interessados.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Declarado o vencedor em procedimento licitatório na modalidade pregão, de acordo com as disposições da Lei n. 10.520/2002,
	
	
	
	os demais licitantes não poderão apresentar recursos admitindo-se a impugnação por vício no procedimento, no prazo de 8 (oito) dias.
	
	
	os demais licitantes não poderão apresentar recursos admitindo-se a impugnação por vício no procedimento, no prazo de 18 (dezoito) dias.
	
	
	apenas os licitantes que apresentaram proposta até 10% superior à do vencedor, poderão apresentar recurso, no prazo de 8 (oito) dias.
	
	
	os demais licitantes poderão manifestar imediata e motivadamente a intenção de recorrer, apresentando as razões de recurso no prazo de 3 (três) dias.
	
	
	os demais licitantes poderão manifestar a intenção de recorrer, cabendo ao pregoeiro, em face das razões apresentadas, conceder prazo de 3 (três) a 8 (oito) dias para apresentação de contra-razões.
 
	
Explicação:
Após declarado o vencedor do pregão, qualquer licitante poderá manifestar a intenção de recorrer. No entanto, a Lei do Pregão exige que tal manifestação ocorra de maneira imediata e motivada. Uma vez manifestada a intenção, o licitante terá o prazo de 3 dias para apresentação das razões do recurso (ou seja, as razões de fato e de direito que fundamentam seu recurso). Em igual prazo, os demais licitantes poderão apresentar contrarrazões, prazo este que começará a correr do término do prazo do recorrente, sendo assegurada aos demais licitantes vista imediata dos autos (art. 4º, XVIII, Lei 10520/02).
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O prazo máximo previsto na Lei de Licitações para a aplicação da sanção de suspensão temporária de participação em licitações e impedimento de contratar com a Administração é:
	
	
	
	 Não superior a cinco anos.
 
	
	
	 Não superior a dois anos.
	
	
	Superior a dois anos.
	
	
	Não superior a um ano.
	
	
	Não superior a três anos. 
	
Explicação:
De acordo com o artigo 87, inciso III, da Lei 8.666/93: "Pela inexecução total ou parcial do contrato a Administração poderá, garantida a prévia defesa, aplicar ao contratado as seguintes sanções: III. suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração, por prazo não superior a 2 (dois) anos".
	
	
	
	 
		
	
		4.
		De acordo com a Lei n.º 8.666/1993, assinale a opção CORRETA.
	
	
	
	Constitui motivo para a rescisão do contrato administrativo o atraso superior a noventa dias dos pagamentos devidos pela administração decorrentes de obras, serviços ou fornecimento, ou parcelas destes, já recebidos ou executados, salvo em caso de calamidade pública, grave perturbação da ordem interna ou guerra, assegurado ao contratado o direito de optar pela suspensão do cumprimento de suas obrigações até que seja normalizada a situação.
 
	
	
	Será dispensável a licitação para as compras de material de uso pessoal e administrativo pelas Forças Armadas, quando houver necessidade de manter a padronização requerida pela estrutura de apoio logístico dos meios navais, aéreos e terrestres, mediante parecer de comissão instituída por decreto.
	
	
	É inexigível a licitação nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem.
	
	
	Não se admite a rescisão judicial do contrato administrativo, uma vez que apenas à administração, em juízo de conveniência e oportunidade, cabe decidir acerca da manutenção da avença contratual.
	
	
	Será inexigível a licitação quando não acudirem interessados à licitação anterior e esta, justificadamente, não puder ser repetida sem prejuízo para a administração, mantidas, nesse caso, todas as condições preestabelecidas.
	
Explicação:
Ocorrendo atraso no pagamento devido, a Lei de Licitações estabelece, em seu artigo 78, inciso XV, da Lei 8.666/93:
XV - o atraso superior a 90 (noventa) dias dos pagamentos devidos pela Administração decorrentes de obras, serviços ou fornecimento, ou parcelas destes, já recebidos ou executados, salvo em caso de calamidade pública, grave perturbação da ordem interna ou guerra, assegurado ao contratado o direito de optar pela suspensão do cumprimento de suas obrigações até que seja normalizada a situação;
Na situação em que a empresa optar pela rescisão contratual, deve-se perceber que a lei não autoriza ao particular a rescisão contratual de forma unilateral, sendo prerrogativa apenas da Administração, conforme estabelece o artigo 79 da Lei 8.666/93. Sendo assim, sugere-se que a rescisão seja requerida formalmente ao Órgão, que poderá ou não, aceitar o pedido da contratada. Em não havendo resposta ou aceitação por parte do Órgão contratante, será necessário requerer judicialmente a referida rescisão, na medida em que a empresa não poderá ¿abandonar¿ o contrato, ainda que tenha motivos, enquanto não formalizada a rescisão, caso contrário, poderá ser penalizada.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		De acordo com a Lei no 8.666/93, é dispensável a licitação:
	
	
	
	 para compra de produto de marca preferencial da Administração.
	
	
	nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem.
	
	
	para contratação de serviços comuns, de natureza contínua.
	
	
	para compra de produtos estrangeiro.
	
	
	para alienação de imóvel, desde que desafetado do serviço público.
 
	
Explicação:
Fala-se em licitação dispensável quando a lei traz ao administrador, a possibilidade de dispensar a licitação. Com a discricionariedade que lhe é conferida, é ele quem decide se a realizará ou não. Trata-se de disposição do art. 24 da Lei 8.666 /93, que nos contemplacom 23 hipóteses específicas, dentre elas, aquela em que resta configurada si (rol taxativo) tuação de emergência ou calamidade pública, objeto de questionamento no enunciado em análise.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Tomada de preços é modalidade de licitação
 
 
	
	
	
	que não pode ser substituída por concorrência.
	
	
	empregada apenas para obras e serviços de engenharia.
	
	
	exigível para obras e serviços de engenharia até 2.000.000,00.
	
	
	entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.
 
	
	
	entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o quinto dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.
	
Explicação:
Tomada de Preços: para licitantes previamente cadastrados ou que atendam a todas as exigências para o cadastramento, até 3 dias antes da licitação. Portanto, exige que o licitante seja previamente cadastrado perante a Administração Pública.
	
	
	
	 
	 
	Não Respondida
	 
	 
	 Não Gravada
	 
	 
	Gravada
	
Exercício inciado em 20/09/2020 12:13:33.

Continue navegando

Outros materiais