Buscar

Prova - Processo Civil II - 1026 - av2 Respostas

Prévia do material em texto

4038213159A
16/06/2020 15:37
Nome: 	
Matrícula: 	
Disciplina: CCJ0244 / DIREITO PROCESSUAL CIVIL II
Data: 19	/ 06	/ 2020	
Período: 2020.1 / AV2
Turma: 1026
OBSERVAÇÕES:
Leia com atenção as questões antes de responder. As questões devem ser respondidas somente à caneta azul ou preta, na folha de respostas.
Será observada uma tolerância máxima de 30 minutos para a entrada dos alunos após o início da prova. Nesse período, nenhum aluno poderá deixar a sala. Terminada a prova, o aluno deverá entregar ao professor a folha de questões e a folha de respostas, devidamente identificadas.
É proibido o uso de equipamentos eletrônicos portáteis e consulta a materiais de qualquer natureza durante a realização da prova. Questões objetivas e discursivas que envolvam operações algébricas devem possuir a memória de cálculo na folha de respostas. Boa prova.
 	 de 2,00
1.
Partindo da premissa que a homologação de decisão estrangeira é uma prerrogativa do Estado, sendo observada como exercício de soberania e discricionariedade do Poder Judiciário brasileira, indaga-se:
Quem possui competência no Brasil para realizar a homologação de decisão estrangeira? Que espécie de análise é realizada pelo referido órgão ? Depois de homologada, a quem compete executar tal decisão ?
A CRFB/88 estabelece em seu artigo 105, I, que a homologação de sentenças estrangeiras é competência do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
De acordo com o artigo 963 CPC o STJ só homologa decisões que tenham cumprido alguns requisitos tais como: Tenha sido proferida no exterior por autoridade competente, As partes tenham sido citadas ou que tenha havido legalmente a revelia, Seja eficaz no país em que foi proferida, Não ofenda a coisa julgada brasileira, Esteja acompanhada de tradução oficial, Não contenha manifesta ofensa a ordem pública e Que tenha transitado em julgado.
No Brasil quem executa a decisão da sentença homologada pelo STJ é a Justiça Federal de 1º grau conforme artigo 965 CPC.
 	 de 2,00
2.
A Administradora Joia Rara Ltda está em litígio com a empreiteira Obra Boa Ltda, contratada para reformar apartamento específico e não consegue se conformar com a decisão do juiz que indeferiu requerimento formulado por seu advogado para realização de prova pericial que comprovasse a má prestação dos serviços prestados, além da não prestação de outros. O juiz indeferiu o pleito, alegando já existir nos autos o requerimento tempestivo (e deferido) do advogado da Administradora Joia Rara sobre produção de provas (documental e testemunhal), não havendo agora, em outro momento processual, possibilidade de novo requerimento para meio probatório distinto. O advogado da Administradora Joia Rara Ltda discorda da posição do juiz e pretende recorrer da decisão de qualquer jeito, pois vislumbra violação legal e constitucional no caso.
Releia e interprete o texto acima para responder aos seguintes questionamentos:
a) Está correta a posição juiz em relação ao momento requerimento de produção de provas? 
O Juiz não está certo. De acordo com o CPC no artigo 435 o mesmo autoriza a juntada de documentos novos no processo, mesmo que já ultrapassada a fase para tanto. Preservando assim o devido processo legal e amplo acesso a justiça.
b) Quais as diferenças entre prova pericial e inspeção judicial ?
Prova pericial: Prevista no artigo 464 do CPC consiste em exame, vistoria ou avaliação realizados por um perito que detenha conhecimento técnico, toda vez que, para o julgamento da causa, se necessitar de tais conhecimento específicos que o Juiz não é detentor.
Inspeção judicial: Prevista nos artigos 481 a 484 do CPC, é o meio de prova em que o próprio Juiz terá contato direto sob pessoas ou coisas, com o fim de esclarecer sobre fato que interesse a decisão da causa.
 	 de 2,00
3.
Em relação ao ônus da prova, qual a regra que prevalece nas ações do consumidor?
 
 De acordo com o CDC artigo 6, VIII, A facilitação da defesa de seus direitos, inclusive com a inversão do ônus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critério do Juiz, for verossímel a alegação ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinárias de experiência;
 	 de 2,00
4.
Explique a distribuição do ônus da prova, indicando um exemplo de sua ocorrência.
Distribuição do ônus da prova consiste em permitir ao Juiz que flexibilize as regras de acordo com o seu próprio convencimento e conforme seja a situação do caso concreto. Pois muitas das vezes não seria possível ofertar uma verdadeira justiça deixando que a parte mais frágil do processo necessitasse obter provas para assegurar o direito por ela invocado. Então o Juiz se manifesta e faz com que essa desigualdade não pese sob quem não tem condições e transfere para a parte mais capaz para que a mesma se manifeste e produza prova essencial para o desenrolar da lide. O artigo 373 do CPC nos dá base legal para a situação.
Ex: art. 6º , VIII , do Código de Defesa do Consumidor .
 	 de 2,00
5.
João ingressa com ação em face de Bruno buscando rescisão de contrato entre eles. O pedido é julgado improcedente e a sentença transita em julgado. Um ano após, João descobre que o Juiz que julgou a causa é amigo do réu por mais de 30 anos, tendo inclusive as famílias viajado vários anos seguidos para o exterior nas férias. Indignado , procura um
advogado que lhe afirma caber na hipótese ação rescisória para rescindir a sentença proferida .
Pergunta-se: 1. Assiste razão ao advogado? Fundamente a resposta 2. Qual o conceito de rescisória?
1. Sim, o advogado de João está correto. De acordo com o artigo 966, II do CPC a sentença proferida por Juiz impedido ou por Juízo absolutamente incompetente cabe ação rescisória. No caso concreto em questão o Juiz seria declarado suspeito de acordo com o artigo 145 , I do CPC por ser amigo íntimo da parte.
2. A ação rescisória deve ser entendida como uma ação autônoma de impugnação. Sua finalidade é cancelar a validade de uma decisão judicial injusta , porém que foi válida na epóca. E conceder uma novo resultado a favor da parte que foi erroneamente frustrada anteriormente com uma decisão desfavorável.
Campus:
RESENDE
Prova Impressa em 16/06/2020 por
VANDERLEI DE MORAES AFONSO
Ref.: 4038213159
Prova Montada em 11/06/2020

Continue navegando