Buscar

Prévia do material em texto

Atividade Discursiva – Patricia Carsoni do Nascimento
MRP - Material Requeriment Planning (Planejamento Necessidades de materiais)
O planejamento das Necessidades dos Materiais (MRP), é aplicado na coordenação de pedidos internos e externos das fabricas. Para atendimento das necessidades de materiais utiliza-se o foco nos pedidos de compras e programação das requisições. 
Esse sistema permite uma previsibilidade para as empresas se programarem com as necessidades de materiais, assim as elas poderão prever quais os tipos e em que momento estes materiais serão necessários. 
As principais características são: Melhor atendimento ao cliente com redução nos atrasos de entregas, redução de custos com estoques, minimiza as perdas nos processos produtivos por improdutividade por falta de materiais; redução dos custos fixos de produção e variáveis; maior integração do planejamento da empresa com o dos subfornecedores/terceirizados; Maior previsibilidade para o setor de manutenção.
JTI – Just in time (“Na hora certa”)
É baseado na premissa que nenhum produto deve ser produzido, comprado ou transportado antes do momento certo. Ou seja, primeiro o produto precisa ser vendido e depois as matérias primas devem ser compradas.
Surgiu no Japão com o sistema Toyota em meados da década de 70;
Layout do processo de produção deve ser celular, montar pequenas linhas de produção (células), de modo a tornar o processo mais eficiente, reduzir a movimentação e o tempo gasto com a preparação da máquina.
A gerência da linha de produção coloca ênfase na autonomia dos encarregados no balanceamento da linha, na não aceitação de erros, paralisando-se a linha até que os erros sejam eliminados.
A responsabilidade pela qualidade é transferida à produção e é dada ênfase ao controle da qualidade na fonte, adotando os princípios do controle de qualidade total. A redução de estoque e a resolução dos problemas de qualidade forma um ciclo positivo de aprimoramento contínuo.

Mais conteúdos dessa disciplina