Buscar

Exercícios Lipídeos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIJUI - UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
DCVida - Departamento de Ciências da Vida
Curso: Agronomia/Medicina Veterinária Disciplina: Bioquímica nas Ciências Agrárias
 Prof. Greice Montagner
EXERCÍCIOS 6: LIPÍDEOS
1. Proteínas, ácidos nucléicos e carboidratos são agrupados por características estruturais comuns. Qual é a base para o agrupamento de substâncias como os lipídeos?
As propriedades de solubridade ( insolúveis em solventes aquosas ou polares e solúveis em solventes ''lipídicos'' ou apolares). Alguns lipídios não são estruturalmente relacionados (graxos e esteróides) 
2. Quais são as características estruturais das ceras? Quais são alguns usos comuns de compostos desse tipo?
As ceras são lipídeos simples constituídos por uma molécula de álcool ligada a uma ou mais moléculas de ácidos graxos. ... Industrialmente, as ceras são aplicadas à produção de vernizes, graxas para sapato, velas, sabões, ceras para assoalhos, cosméticos, depilatórios, medicamentos e outros.
3. As margarinas são feitas de óleos vegetais normalmente líquidos. Porque elas são sólidas?
Com a reação de hidrogenação catalítica, as ligações duplas presentes nos óleos são quebradas e transformadas em ligações simples. Isso causa a transformação do óleo em gordura semissólida, isto é, com a consistência mais pastosa, como a da margarina.
4. Plantas suculentas de regiões áridas geralmente têm a superfície coberta por cera. Sugira porque essa cobertura é valiosa para a sobrevivência da planta.
Ela tem a função de reter líquido, e também de defender a planta de predadores.
5. Por que os triacilgliceróis não podem ser componentes significativos das bicamadas lipídicas?
Pois são moléculas apolares e hidrofóbicas, sendo incapazes de se associarem com a água. O triglicerol possui uma coformação semelhante a de um trapézio,o que inviabiliza uma junção concreta e "uniforme" para a membrana celular.
	 6. Pesquise o que significa o termo hidrofóbico. Por que a natureza hidrofóbica dos lipídeos é 		importante?
		 Hidrofóbico é uma substância que não absorve/repele a água. Ela é importante para os 			lipídios pois a insolubilidade permite uma interface mantida entre o meio intra e extracelular.
7. Indique qual ácido nos pares apresentados a seguir tem maior ponto de fusão e explique por quê.
a) Ácido palmítico ou ácido esteárico.
 Ácido esteárico (Pf. 69°C) tem ponto de fusão maior. Pois quanto maior for o número de carbonos mais alto será o ponto de fusão do ácido graxo
b) Ácido araquidônico ou ácido araquídico.
 O ácido araquídico (Pf. 76,5 °C) tem ponto de fusão maior. Pois quanto maior é o número de ligações duplas da molécula, mais baixo é o ponto de fusão e, nesse caso, o ácido araquidônico apresenta mais ligações duplas em sua fórmula.
8. Qual a diferença entre uma proteína integral de membrana e uma periférica?
Proteínas de membrana integrais são aquelas que atravessam toda a superfície da membrana, já as periféricas, são aquelas que permanecem somente na periferia, não chegam ao outro lado da membrana.
9. Quais são as funções da membrana celular? 
Separar o meio extracelular do meio intracelular e permitir uma permeabilidade seletiva, mantendo o equilíbrio e meio necessário para essa célula.
10. Pesquisar e caracterizar as classes principais de lipoproteínas plasmáticas, indicando sua função.
Lipoproteínas de alta densidade (HDL) e lipoproteínas de baixa densidade (LDL). A HDL, que é a menor das lipoproteínas e também a mais densa, é produzida no intestino e fígado. Já a LDL é a lipoproteína mais abundante e também a maior transportadora de colesterol no plasma sanguíneo, estando relacionada diretamente com o risco aumentado de doenças cardiovasculares. Por essa razão, o LDL é considerado o “mau colesterol”.
O HDL apresenta várias funções, sendo o papel mais importante o transporte reverso do colesterol, removendo o excesso em tecidos periféricos e redirecionando o colesterol para o fígado. Além disso, há estudos que relacionam essa lipoproteína com ações anticoagulantes, antioxidantes, anti-inflamatórias e antiagregantes plaquetários. Por causa das suas propriedades, o HDL é considerado o “bom colesterol”.
11. Quais são as moléculas produzidas a partir do colesterol?
Hormônios, vitaminas e ais biliares
12. Por que os triacilgliceróis não podem ser componentes significativos das bicamadas lipídicas?
Pois são moléculas apolares e hidrofóbicas, sendo incapazes de se associarem com a água. O triglicerol possui uma coformação semelhante a de um trapézio,o que inviabiliza uma junção concreta e "uniforme" para a membrana celular.

Continue navegando