Buscar

Aluno_Ivair_Arlindo_Francisco_-_Matrícula_1106504_-_INSTITUIÇÃO DO DIREITO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DE UBERABA
ENGENHARIA CIVIL – TURMA 99
DISCIPLINA: INSTITUIÇÕES DO DIREITO 
Nome do Aluno: Ivair Arlindo Francisco - Matrícula: 1106504
POLO: Belo Horizonte/MG
Ano: 2020
ATIVIDADE AVALIATIVA ABERTA – INSTITUIÇÕES DO DIREITO
	Questão 1/1
	Valor da questão: 21,00 
Olá, estimado(a) aluno(a)
É com grande alegria que chegamos à ACQA da disciplina de Instituições do Direito... e nossa alegria tem toda a razão: é que será a oportunidade de nós, seus professores, conhecermos um pouquinho mais de sua pessoa. Bom demais, não?
 
Para a realização de nossa ACQA, você deverá escrever um texto, de no mínimo 20 linhas.
E o que você deve fazer nesse texto? 
 
1) Introdução, com sua apresentação (nome, onde vivem, quais as características principais de sua cidade etc.). Essa etapa valerá 05 pontos
 
2) Desenvolvimento, com a apresentação do tema indicado para você, que é:  O QUE SIGNIFICA A PROTEÇÃO CONSTITUCIONAL DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA? EXPLIQUE (NÃO É NECESSÁRIO EXPLICAR OS SUBDIREITOS - OU SUBPRINCÍPIOS -, MAS APENAS NOMINÁ-LOS. Essa etapa valerá 11 pontos.
 
3) Concusão, onde você deverá informar como, ou em quais aspectos, a disciplina Instituições do Direito pode ser aplicada em sua atividade profissional futura, bem como suas críticas e sugestões para o aprimoramento da matéria. Além de eventuais elogios, você pode ficar à vontade para tecer críticas negativas também, ok? Pois as críticas nos impulsionam ao aperfeiçoamento mais até que os elogios. Essa etapa valerá também 05 pontos.
 
Também não se esqueça que a escrita correta e clara, será avaliada em cada ítem. Isso porque nós, da Uniube EaD, temos a preocupação de que você saiba não só o conhecimento científico, mas também que consiga se expressar de forma correta, clara e coesa... isso é fundamental para as nossas atividades profissionais hoje em dia.
 
 
Tendo qualquer, mas qualquer dúvida mesmo, podem nos chamar no tira-dúvidas... é sempre uma satisfação poder colaborar.
 
Tudo certinho?
 
Um imenso abraço e conte conosco para o que precisar! Estamos sempre juntos nesse caminhar rumo ao aprendizado constante!
Eu me chamo Ivair Arlindo Francisco, tenho 49 anos, sou casado, pai de duas crianças (11 anos e 14 anos), nasci na cidade de Ouro Preto/MG, sou Estudante do oitavo período de Engenharia Civil na UNIUBE, estudei um Período (Primeiro) de Direito em 2005 na Universidade de Itaúna, moro com minha família em Mariana/MG (Essa Cidade é histórica, já foi a Capital de Minas Gerais no seu início até passar para Belo Horizonte), sou o filho caçula dos décimo segundo filhos que meus pais tiveram, formei-me como técnico em mineração em 1991 pela (ETEFOP), trabalhei nessa área até final de 2013. 
O QUE SIGNIFICA A PROTEÇÃO CONSTITUCIONAL DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA?
Têm a sua fonte ética na dignidade da pessoa humana os direitos, liberdades e garantias pessoais e os direitos econômicos, sociais e culturais comuns a todas as pessoas.
Mais precisamente, várias são as passagens na Constituição Federal que denotam a dignidade da pessoa humana, como no artigo 5º, incisos III (não submissão a tortura), VI (inviolabilidade da liberdade de consciência e de crença), VIII (não privação de direitos por motivo de crença ou convicção), X ( inviolabilidade da vida privada, honra e imagem), XI (inviolabilidade de domicílio), XII (inviolabilidade do sigilo de correspondência), XLVII (vedação de penas indignas), XLIX (proteção da integridade do preso) etc.
Temos por dignidade da pessoa humana a qualidade intrínseca e distintiva de cada ser humano que o faz merecedor do mesmo respeito e consideração por parte do Estado e da comunidade, implicando, neste sentido, um complexo de direitos e deveres fundamentais que assegurem a pessoa tanto contra todo e qualquer ato de cunho degradante e desumano, como venham a lhe garantir as condições existenciais mínimas para uma vida saudável, além de propiciar e promover sua participação ativa co-responsável nos destinos da própria existência e da vida em comunhão dos demais seres humanos.
A dignidade da pessoa humana, prevista no artigo 1º, inciso III da Constituição Federal, constitui um dos fundamentos do Estado Democrático de Direito, inerente à República Federativa do Brasil. Sua finalidade, na qualidade de princípio fundamental, é assegurar ao homem um mínimo de direitos que devem ser respeitados pela sociedade e pelo poder público, de forma a preservar a valorização do ser humano.
Sendo a dignidade da pessoa humana um fundamento da República, a essa categoria erigido por ser um valor central do direito ocidental que preserva a liberdade individual e a personalidade, portanto, um princípio fundamental alicerce de todo o ordenamento jurídico pátrio, não há como ser mitigado ou relativizado, sob pena de gerar a instabilidade do regime democrático, o que confere ao dito fundamento caráter absoluto.
	A disciplina Instituições de Direito pode e irá me auxiliar na minha carreira profissional, porque dentro dos trabalhos de obras vou está lidando diretamente com pessoas e instituições, para isso devo conhecer os Direitos que o cidadão tem para poder gerenciar bem o grupo que estiver comandando, assim também conhecer as Leis para lidar com os trabalhos que dependem de licenças e autorizações para execução de serviços para implantação de obras.
1

Continue navegando