Buscar

FUND DA EDUC DE JOVENS E ADULTOS E EDUC POPULAR

Prévia do material em texto

Disciplina: FUND. DA EDUC. DE JOVENS E ADULTOS E EDUC. POPULAR 
	AV
	Aluno: 
	
	Professor: REJANE APARECIDA MENEGHINI KOBORI
 
	Turma: 9007
	CEL0359_AV_202002557273 (AG) 
	 04/05/2020 14:49:36 (F) 
			Avaliação:
10,0
	Nota Partic.:
	Av. Parcial.:
2,0
	Nota SIA:
10,0 pts
	 
		
	FUND. DA EDUC. DE JOVENS E ADULTOS E EDUC. POPULAR
	 
	 
	 1.
	Ref.: 715733
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	O início dos anos 60 marca a emergência de novas ideias pedagógicas e a instauração de um novo paradigma educativo para a área. Paulo Freire passa a relacionar a questão do analfabetismo á situação de miséria que grande parte da população brasileira estava submetida. Por esse paradigma, educar é acima de tudo
		
	
	o ensino de conteúdos.
	
	uma ação cotidiana nas escolas.
	 
	um ato político.
	
	mais uma tarefa profissional.
	
	mais um fazer pedagógico.
	
	
	 2.
	Ref.: 123735
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Durante o período militar, a educação dos Jovens e Adultos passa por transformações significativas no que tange à sua oferta por parte do poder público. Assinale a opção que retrata esse período:
		
	
	Desvincula-se à educação das necessidades de formação de mão-de-obra.
	
	Pode-se afirmar que a política nacional de educação de adultos foi conduzida pelo regime militar no sentido de eliminar qualquer iniciativa pública de oferta.
	
	A criação de núcleos de educação popular vinculada a Igreja Católica.
	
	Na educação, observa-se a incorporação das orientações impostas pelas organizações multilaterais, consolidam-se a influência da Teoria do Capital Humano, ligada as matrizes socialistas de educação.
	 
	As principais ações governamentais foram: a expansão da Cruzada Ação Básica Cristã, entre 1965 e 1967 e, após 1970 o Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral) e, depois de 1971, o Ensino Supletivo, no interior dos sistemas públicos.
	
	
	 3.
	Ref.: 124090
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Após o Golpe Militar de 1964, as políticas educacionais ganharam contornos definidos havendo uma ampliação dessas políticas e assim a educação passou a ser considerada um espaço privilegiado de produção e reprodução das relações sociais. As transferências de verbas públicas para o empresariado foi uma das maiores marcas da expansão da educação ocorrida por forte influência de técnicos norte-americanos. O sistema escolar brasileiro, a partir de então passou a ser encarado como um investimento apresentando como resultado o aumento da produtividade. Após ler e analisar o texto, escolha dentre os itens abaixo aquele que melhor apresenta a situação a qual passou a se adequar o sistema escolar brasileiro.
		
	
	A importância dada às áreas humana.
	
	As teorias dialéticas de Paulo Freire.
	
	A melhoria da formação geral.
	 
	Aos preceitos da teoria do Capital Humano.
	
	A escalada de uma escolarização informal.
	
	
	 4.
	Ref.: 124243
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Analise as colocações abaixo e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA, de acordo com o art. 5º, da Resolução CNE/CEB nº. 01, de 05 de julho de 2000.
I - Sobre o princípio da equidade no âmbito da Educação de Jovens e Adultos podemos afirmar que o mesmo pressupõe a distribuição específica dos componentes curriculares a fim de propiciar um patamar igualitário de formação e restabelecer a igualdade de direitos e oportunidades face ao direito à educação.
II - Sobre o princípio da diferença no âmbito da Educação de Jovens e Adultos podemos afirmar que o mesmo pressupõe a identificação e o reconhecimento da alteridade própria e inseparável dos jovens e adultos em seu processo formativo, da valorização do mérito de cada qual e do desenvolvimento de seus conhecimentos e valores.
III - Sobre o princípio da proporcionalidade no âmbito da Educação de Jovens e Adultos podemos afirmar que o mesmo pressupõe a disposição e alocação adequadas dos componentes curriculares face às necessidades próprias da Educação de Jovens e Adultos com espaços e tempos nos quais as práticas pedagógicas assegurem aos seus estudantes identidade formativa comum aos demais participantes da escolarização básica.
São verdadeiras as seguintes colocações:  
		
	
	I e III.
	
	Nenhuma das afirmativas é correta.
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	II e III.
	
	I e II.
	
	
	 5.
	Ref.: 212039
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Sabemos que as escolas de EJA recebem como alunos e alunas uma juventude com histórias e experiências de vidas diversificadas: vida profissional, histórico escolar, ritmo de aprendizagem, estrutura de pensamento, origens, etnias, idades, crenças etc. No entanto a riqueza desse universo, marcado pela diversidade e pluralidade, não é reconhecida e valorizada no ambiente escolar. Para atender essa diversidade que CURRÍCULO propor?
		
	
	d. Um currículo tecnicista, preparando mão de obra para o mercado.
	 
	b. Um currículo multicultural, plural contemplando essa realidade.
	
	a. Um currículo monocultural, ignorando essa realidade.
	
	c. Um currículo tradicional, não levando em conta a realidade dessa juventude.
	
	e. Um currículo pré-fabricado e formalista.
	
	
	 6.
	Ref.: 567991
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Sabemos que as escolas de EJA recebem como alunos e alunas uma juventude com histórias e experiências de vidas diversificadas: vida profissional, histórico escolar, ritmo de aprendizagem, estrutura de pensamento, origens, etnias, idades, crenças etc. No entanto a riqueza desse universo, marcado pela diversidade e pluralidade, não é reconhecida e valorizada no ambiente escolar. Para atender essa diversidade que estratégias utilizar.
		
	
	apresentar um currículo monocultural, ignorando essa realidade.
	 
	apresentar um currículo multicultural, plural contemplando essa realidade.
	
	apresentar um currículo tecnicista, preparando mão de obra para o mercado.
	
	apresentar um currículo tradicional, não levando em conta a realidade dessa juventude.
	
	apresentar um currículo pré-fabricado e formalista.
	
	
	 7.
	Ref.: 204984
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	"O sistema fordista/taylorista, ao implantar a linha de produção, e reduzir a participação do trabalhador a procedimentos repetitivos e mecânicos, processa a separação entre o sujeito e o saber, entre o pensar e o fazer." Este trecho, extraído de uma de nossas aulas, nos ajuda a entender as razões que levaram a criação de uma determinada: modalidade de ensino, chamada de:
		
	
	1. Educação de Jovens e Adultos.
	 
	5. Ensino Técnico/Profissionalizante.
	
	2. Ensino Médio.
	
	6. Ensino Regular
	
	3. Ensino Supletivo.
	
	
	 8.
	Ref.: 571863
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Historicamente composto por pessoas pertencentes à parte empobrecida da sociedade, o alunado de EJA traz consigo, dialeticamente, a riqueza das experiências vivas e vividas nas esferas das relações sociais, do trabalho, da família a da comunidade. Portanto, o docente, ao preparar sua aula deve considerar oportunamente...
		
	
	( ) Apenas o conteúdo que está no livro didático.
	
	( ) Apenas os seus interesses pessoais, pois como educador, sabe o que é melhor para os seus alunos.
	
	( ) Apenas as determinações de sua coordenação pedagógica.
	 
	( ) Essa experiência carregada para a sala de aula como um aditivo, senão o ponto de partida para as suas escolhas pedagógicas: dos conteúdos, das formas e dos materiais didáticos.
	
	( ) Apenas os interesses da Secretaria de Educação.
	
	
	 9.
	Ref.: 622629
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Freire nos alertou ao longo de sua vida para a necessidade de reagir criticamente ao poder de persuasão da ideologia. Para ele o exercício crítico da própria resistência ao poder da ideologia vai gerando qualidades indispensáveis à prática docente. Assinale a alternativa que apresenta uma dessas qualidades.
		
	
	Domínio
	
	Reprodução
	
	Opressão
	
	Autoritarismo
	 
	Sabedoria
	
	
	 10.
	Ref.: 123603
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Paulo Freire trouxe para a educação brasileira alguns conceitos que se tornaram referência para o Brasile para outros países. Dentre eles podemos citar:
a. Leitura de mundo
b. Conscientização
c. Feedback
d. Libertação
e. Autonomia
Estão corretos apenas os itens:
		
	
	a,b
	 
	a,b,d,e
	
	a,c,d
	
	a,b,c
	
	a,b,c,e

Continue navegando