Buscar

SUPLEMENTAÇÃO CLÍNICA - RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Exercício – Suplementação na prática clínica
01) Como a suplementação pode ajudar o profissional nutricionista na prática clínica?
A suplementação permite ao nutricionista complementar o que a dieta habitual não conseguirá fornecer, tendo os mais diversos objetivos, sejam ele saúde e bem estar, fortalecimento do sistema imunológico, dentre outros.
02) Quais as formas farmacêuticas permitidas ao nutricionista para prescrição?
Via oral: Comprimido, cápsula, pastilhas e strip oral, drágeas, gomas e gel, sachês, pós para reconstituição, tintura, gotas, xarope, solução oral ou suspensão.
03) Quais os critérios, relacionados ao paciente, devem ser levados em consideração pelo profissional na escolha da forma farmacêutica?
É necessário avaliar o estado geral do paciente, tendo em vista que alguns pacientes necessitam de doses diferenciadas, ou podem por exemplo, não conseguir digerir formas farmacêuticas sólidas, devendo então direcionar formas farmacêuticas de fácil deglutição nesses casos.
04) Quais os critérios, relacionados ao nutricionista, devem ser levados em consideração pelo profissional na escolha da forma farmacêutica?
O nutricionista deve analisar quais as vantagens e desvantagens que cada forma farmacêutica oferece, bem como a melhor aceitação organoléptica, a disponibilidade financeira do paciente, de forma a tornar mais aceitável a posologia e assim contribuir para aceitação do tratamento.
05) Por que a escolha dos excipientes é tão importante quanto os nutrientes na elaboração dos suplementos?
Os excipientes possuem importantes funções, as quais destacam-se a proteção do fármaco contra oxidação e hidrólise, facilitação da administração e do processo de fabricação do medicamento, além de atuar como agente diluidor e de “suporte” ao princípio ativo.
06) Qual a indicação da recomendação do uso de capsulas com revestimento gástrico?
Algumas das razões mais importantes para se proceder a um revestimento entérico são: proteger fármacos que se decomponham em meio ácido, tais como enzimas e alguns antibióticos; prevenir mal-estar gástrico e náuseas devido à irritação provocada pelo fármaco, como, por exemplo, o salicilato de sódio; administração de fármacos para a ação local nos intestinos, como os anti-sépticos intestinais; quando for importante que o princípio ativo não sofra diluições antes de atingir o intestino, como, por exemplo, mesalazina e sulfassalazina.
07) A escolha aleatória do excipiente pode oferecer risco a saúde do paciente. Porquê?
Pois se não selecionados de forma correta, podem interferir no aproveitamento da substância pelo paciente, além disso a escolha incorreta pode implicar na reação do excipiente com o fármaco, modificando suas características.
08) Qual seria sua sugestão de excipiente para manipulação de vitaminas A, D, E e K?
Alfa tocoferol ou BHT;
09) Qual o benefício da associação de Vit E ao ômega 3?
O uso de ômega 3 em alto nível intensifica os processos oxidativos aumentando a formação de radicais livres, peróxidos, hidroperóxidos e outros componentes secundários e terciários da oxidação lipídica. Usualmente a vitamina E é utilizada com o objetivo de evitar o processo oxidativo. Além disso, por ser um ácido graxo, a ingestão de compostos que contenham o ácido linoleico permite uma maior absorção da Vitamina.
10) O que você observaria para avaliar a qualidade na escolha dos suplementos comerciais disponíveis na farmácia, drogaria e similares?
Devem ser avaliados as informações nutricionais presentes na rotulação, a qual devem atender as necessidades nutricionais do paciente, segundo prescrição pós avaliação prévia pelo profissional, além disso devem ser analisados se estes seguem a legislação nacional quanto à rotulagem, onde deve estar contido informações como indicações de uso, dados do fabricante, valor nutricional, conteúdo líquido, ingredientes. E observar se segue as resoluções de acordo com a Anvisa, por exemplo, um suplemento proteico tem que ter no mínimo 10 g de proteína na porção, se o suplemento não seguir essa norma, a qualidade do mesmo se torna deficiente.
Exercício 2
01) A hemoglobina é uma proteína responsável também pela pigmentação presente nas hemácias, sendo importante no transporte de oxigênio e substratos energéticos. Quais minerais podem estar envolvidos na redução de células hematológicas?
Ferro, Cálcio, Cobre e Cobalto.
02) O uso de diuréticos pode causar eliminação de vários minerais, quais podem sofrer influencia do uso dessa classe de medicamentos? Potássio, sódio.
03) Qual a influência do Mg na concentração sérica de Cálcio?
Por ser antagonista fisiológico do Ca+, o magnésio tem importante função no controle dos níveis séricos de Ca+, ou seja, uma menor concentração de Mg promove o aumento de cálcio intracelular, o qual promove ativação de fosfolipases e eicosanóides pró-inflamatórios, podendo desencadear a resistência insulínica.
04) A suplementação de magnésio leva a uma melhora nos sintomas da TPM. Explique o porquê?
Como o magnésio está envolvido na atividade da serotonina e de outros neurotransmissores, na função neuromuscular, na contração muscular, este mineral é citado como importante no alívio das cólicas, propiciando relaxamento muscular, melhora do humor e ajuda na diminuição da retenção de líquidos.
05) Qual a influência do uso de omeprazol na concentração de cálcio sérico? Antiácidos como o omeprazol, dificultam a absorção de cálcio.
06) Qual ação do Cromo no tratamento da obesidade?
O cromo atua sobre o metabolismo lipídico promovendo o aumento das concentrações de lipoproteínas de alta densidade (HDL) e a redução do colesterol total e de lipoproteínas de baixa densidade (LDL, VLDL), por meio do aumento da atividade da enzima lipase de lipoproteínas em indivíduos com dislipidemias. A diminuição da concentração plasmática de colesterol induzida pelo cromo está relacionada ao fato desse mineral promover a inibição da enzima hepática hidroximetilglutaril-CoA redutase, causando, desse modo, efeito hipolipemiante. Além disso, pacientes obesos podem ter tolerância à glicose diminuída, e o cromo atua como um importante componente ativo do Fator de tolerância à glicose (TGF), o cobre também interage com hormônios e neurotransmissores envolvidos na regulação do apetite e da saciedade.
07) Explique a relação do Zinco com a intolerância ao glúten?
O zinco atua como co-fator enzimático no metabolismo da caseína e do glúten, ou seja, a deficiência de zinco ocasiona a má digestão desses compostos.
08) A hipovitaminose A é uma das causas da redução da capacidade visual em ambiente com pouca luminosidade, como o zinco pode contribuir para esse quadro clínico?
A deficiência de zinco pode interferir no transporte da vitamina A, por redução na produção da proteína transportadora, assim como na conversão de retinol em retinal, que requer a ação da retinol- desidrogenase, dependente de zinco. Dessa forma, o tratamento com zinco proporciona a normalização dos níveis séricos de vitamina A, promovendo adequação no seu transporte e metabolismo.
09) A anemia é definida como um quadro clínico onde os níveis hematimétricos estão abaixo do valor de normalidade. Qual a função do Cu (cobre), nessa situação?
A enzima que promove a transferência de ferro do armazenamento para locais de síntese de hemoglobina é cobre dependente, ou seja, o cobre atua como co-fator no metabolismo do ferro facilitando seu transporte.
10)Qual a ação do cobre sobre a melhora do estresse oxidativo?
A metaloenzima superóxido-dismutase que catalisa a dismutação do radical superóxido em peróxido de hidrogênio é dependente de cobre., sendo assim, este mineral é essencial para reduzir o estresse oxidativo.

Continue navegando