Buscar

ESTUDO DE CASO Cidadania na escola

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO FASE C1
CIDADANIA NA ESCOLA
FLÁVIA RODRIGUES CAETANO
Em vários países existem escolas que conseguem cumprir aprendizado através de ações sociais, provendo a cidadania, entre eles estão o Japão com um projeto de hortas na escolas, onde são desenvolvidas atividades para que os alunos aprendam sobre o cultivo, de onde vem, cuidados e valorização de alimentos saudáveis e os alunos são incentivados a ensinar na comunidade o que aprendem na escola, levado assim informações para pessoas que não a oportunidade de frequentar a escola. 
Nos Estados Unidos da América, o projeto YCWA ( Youth Crime Watch of América) visa levar a segurança da polícia para dentro das escolas, objetivando a valorização dos alunos e seus talentos e desenvolvendo neles o desejo de serem bons cidadãos dentro e fora da escola. Os alunos são incentivados a cuidarem dos atos dos outros alunos e também contribuir com a segurança da rua ou do bairro onde vivem.
No Rio Grande do Sul um projeto voltado para o desenvolvimento da cidadania acontece nas escolas da capital gaúcha, Porto Alegre, a ideia inicial do projeto é trabalhar com os alunos do ensino médio que estão em idade de começarem votar nas eleições municipais, estaduais e federal. O projeto idealiza ensinar sobre a Constituição Federal, como funcionam as leis, como são criadas e para que servem e também a função de cada cargo político dentro de sua esfera. Para ajudar no entendimento das normas das eleições para líderes de turmas e outras votações são feitas seguindo regras do TSE, inclusive com urnas eletrônicas usadas nas eleições oficiais do TSE. 
Na Cidade de Tramandaí temos um problema crítico de abandono de animais, acredito que uma forma das escolas ajudarem é através do recolhimento de tampinhas de garrafas pet e de lacres de latas que a ONG que cuida desses animais vende e reverte o valor para castração e atendimento veterinários de animais em situação de abandono. Criando nos alunos o senso de responsabilidade social e dever de proteger os animais.

Continue navegando