Buscar

A diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla decorrente da falta de insulina

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla decorrente da falta de insulina, causando o aumento de glicose ( açúcar) no sangue. O diabetes acontece porque o pâncreas não e capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente ara suprir as necessidades do organismo. A insulina promove da redução de glicemia ao permitir que o açúcar que esta presente no sangue possa penetrar dentro das células, para ser utilizado como fonte de energia. Então, houver falta desse hormônio, ou mesmo se ele não agir corretamente haverá aumento da glicose no sangue e, consequentemente, o diabetes.
Tipos de diabetes
Diabetes tipo 1: O pâncreas perde a capacidade de produzir insulina em decorrência de um defeito do sistema imunológico, fazendo com que os nossos anticorpos ataquem as células que produzem esse hormônio. O diabetes tipo 1 ocorre em cerca de 5 a 10% dos pacientes com diabetes.
Pre-diabetes: e um termo usado para indicar que o paciente tem chances para desenvolver a doença, e como se fosse um estado intermediário entre o saudável e o diabetes tipo 2, pois o caso tipo 1 o pre diabetes a pessoa já nasce com uma predisposição genética ao problema e a impossibilidade de produzir insulina, podendo desenvolver o diabetes em qualquer idade.
Diabetes tipo 2: existe a combinação de dois fatores, a diminuição de secreção de insulina e um defeito de sua ação, conhecido como resistência a insulina. O diabetes tipo 2 pode ser tratados com medicamentos via oral e injetáveis, mas com o passar do tempo a doença pode se agravar. O diabetes tipo 2 ocorre em 90% dos pacientes com diabetes.
Diabetes gestacional: E o aumento da resistência a ação da insulina na gestação levado ao aumento nos níveis de glicose no sangue diagnosticado pela primeira vez na gestação, podendo persistir após o parto. A causa exata ainda não e conhecida, mas envolve mecanismo relacionados a resistência a insulina.
Outros tipo de diabetes: Esses outros tipos são decorrentes dos defeitos de genéticas associados a outras doenças ou uso de medicamentos. Podem ser:
- Diabetes por defeitos genéticos por função da célula beta.
- Por defeitos de genética na ação da insulina.
- Diabetes por doença do pâncreas exócrino ( pancreatite, neoplastia, hermocromatose, fibrose, sistica e etc). 
- Diabetes por defeitos induzidos por drogas ou produtos químicos ( diuréticos, corticoides, contraceptivos etc).
Complicações das diabetes 
O mau controle do diabetes pode causar complicações e diferente parte do corpo. Porque a hiperglicemia( altas taxas de açúcar no sangue) danifica os nervos e os vasos sanguíneos. As complicações do diabetes podem ser divididas em 3 partes.
1 Neuropatia diabética: E uma doença que ataca os nervos, prejudicando a transmissão de mensagens para o corpo. O tipo mais comum e a neuropatia periférica que afeta os braços e pernas. Causa falta de sensibilidade nos pes, há mais chances de lesão, nos membros que não tratados corretamente, podendo levar a amputação. Entre os principais sintomas estão a demência, dor, fraqueza e sensações de formigamentos nas mãos, braços, pes e pernas. A neuropatia também pode acometer potros locais como, o sistema digestivo, o coração e órgãos sexuais. Cerca de 50% das pessoas que tem diabetes tem algum grau de danos nos nervos, mas nem todos apresentam sintomas.
2 Doença macro vascular: O acumulo de glicose no sangue pode provocar o endurecimento das artérias, que podem desencadear o ataque cardíaco, derrame ou ma circulação dos pes. 
A doença cardíaca e a principal causa de morte relacionada a diabetes. Pesquisas mostram que adultos diabéticos apresentam taxas de mortalidade relacionadas a doenças cardíacas de 2 a 4 vezes maior que os sem a doença. O risco de acidente cardiovascular cerebral também e de 2 a vezes maior que os portadores de diabetes. 
3 doença microvascular: O excesso de glicose no sangue também pode lesionar pequenos vasos, reduzindo a circulação de sangue para pele, braço. Pernas, pes, olhos e rins. Assim a redução de fluxo sanguíneo capilar pode causar algumas manchas marrons nas pernas.
Para prevenir o desenvolvimento das complicações, e fundamental controlar a glicemia priorizando , mantes da hemoglobina ( HbA1c) igual ou inferior a 7% de HbA1, há uma diminuição de 14% do risco de ataque cardíaco, 37% do risco da doença microvascular e 43% do risco da doença vascular periférica.
NA presença de algumas dessa complicações existem diversos tratamentos disponíveis atualmente.

Continue navegando