Buscar

Técnicas de Seleção de Pessoal

Prévia do material em texto

A seleção de pessoas constitui, para o meio corporativo, a chance de "importar" talentos que enriqueçam a equipe e troquem informações que farão oxigenar todo o meio de produção. Várias são as técnicas utilizadas pelos agentes de seleção para atenderem a esses objetivos. A técnica mais utilizada é:
	
	
	
	Testes de simulação de desempenho
	
	
	Grafologia
	
	
	Entrevistas
	
	
	Avaliação de desempenho
	
	
	Testes objetivos
	
Explicação:
 
A entrevista é a ferramenta mais completa pois, através de um diálogo, podemos extrair todas as informações importantes para um processo seletivo o mais adequado possível. As demais alternativas também fazem parte do processo seletivo mas são ferramentas complementares.
 
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A seleção de pessoas deve atender ao perfil de candidato desejado pela organização para a(s) vaga(s) a ser preenchida(s). França (2005); Robbins (2005) e Chiavenato (2002) nomeiam este como: Assinale a única alternativa correta neste caso:
	
	
	
	Processo individual
	
	
	Perfil organizacional
	
	
	Processo grupal
	
	
	Perfil profissiográfico
	
	
	Perfil individual
	
Explicação:
É a descrição detalhada e individualizada de cada cargo  existente nas organizações. Encontra-se nessa ferramenta as tarefas que são inerentes ao cargo, equipamentos de proteção individual e coletivos, equipamentos e máquinas utilizadas, meio ambiente de trabalho, rítmo de trabalho e área de trabalho.
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Para selecionar um candidato para um cargo, é preciso obter informações a respeito deste. Qual das técnicas apresentadas NÃO se utiliza dentro do processo de seleção de candidatos?
	
	
	
	Entrevista.
	
	
	Provas de conhecimento ou capacidade
	
	
	Bafômetro
	
	
	Técnicas de Simulação.
	
	
	Testes Psicológicos
	
Explicação:
O bafômetro é um aparelho que permite determinar a concentração de bebida alcoólica analisando o ar exalado dos pulmões de uma pessoa, portanto não faz parte do processo seletivo. 
	
	
	
	 
		
	
		4.
		O que não deve faltar ao agente de treinamento quando se fala de treinamento com ética?
	
	
	
	Opinar sobre raça
 
	
	
	Tolerância
	
	
	Opinar sobre etnia
	
	
	Opinar sobre política
	
	
	Opinião própria
	
Explicação:
Ao agente de treinamento não devem faltar traços como: tolerância, empatia e respeito às diferenças; além de oferecer condições de estímulo para os aprendizados. No caso de manuseio de máquinas e/ou processos de produção muito específicos, muitas vezes se faz necessário eleger um par que acompanhe o treinando de modo que esteja sempre assistido.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Uma das técnicas utilizadas em seleção de pessoal consiste na avaliação das características das pessoas em interação com outras a partir de situações estruturadas, jogos e vivências, que contribuem para análise de competências e modos de se comportar. Esta técnica denomina-se:
	
	
	
	Dinâmicas de grupo
	
	
	Análise de curriculum vitae
	
	
	Prova de conhecimentos escrita
	
	
	Testes psicológicos
	
	
	Entrevista
	
Explicação:
As dinâmicas de grupo são muito utilizadas em processos seletivos e envolvem jogos, com situações estruturadas, relativas ou não ao cargo e valem para medir características das pessoas em interação com outras e, ainda, a administração da pressão e competitividade normal à situação da seleção.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A entrevista de seleção de pessoal é um dos instrumentos mais utilizados e de maior peso no processo de recrutamento e seleção. Geralmente, quando um candidato vai mal na entrevista, ele é cortado do processo, independente de sua experiência profissional e do resultado de seus testes. Sabendo disso, muitos candidatos em busca de emprego aprendem técnicas que os permitem se sair bem nas entrevistas e muitas vezes o recrutador é capturado nessa armadilha. Para que isso não ocorra, o recrutador:
	
	
	
	Deve privilegiar apenas os testes e a experiência profissional do candidato;
	
	
	Deve estar atento a esse fato e dar continuidade ao processo seletivo.
	
	
	Não deve se preocupar, porque esse fato não acontece em um processo seletivo;
	
	
	Deve privilegiar seu processo de formação profissional contínua e estar consciente das relações de transferências que ocorrem entre o recrutador e o candidato durante a entrevista de seleção;
	
	
	Não deve se preocupar, porque sua experiência profissional detectaria facilmente esta estratégia do candidato;
	
Explicação:
Para evitar essse tipo de problema , o selecionador deve sempre estar atento ao seu processo de formação profissional contínua, atualização, e ter atenção aos erros que se pode cometer no momento de uma entrevista. Geralmente, o candidato que conhece bem as técnicas de seleção, acaba manipulando o selecionador.
	
	
	 
		
	
		7.
		A correta alocação de pessoas nos cargos requer um alinhamento entre as características dos cargos e das pessoas que irão ocupá-los. No processo realizado pela empresa para trazer pessoas do mercado, a fase que consiste em uma comparação ou escolha entre candidatos é denominada:
	
	
	
	DESENVOLVIMENTO
	
	
	TRIAGEM
	
	
	RECRUTAMENTO
	
	
	SELEÇÃO
	
	
	TREINAMENTO
	
Explicação:
O processo de comparação entre candidatos e a escolha de um candidato a uma vaga de trabalho é chamado de Seleção.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Em uma organização foi realizada uma seleção por competências. As habilidades avaliadas foram: criatividade, liderança e comunicação. Essa empresa estava buscando:
	
	
	
	Proporcionar dinâmicas de grupo para treinamento de pessoal.
	
	
	Dificultar o processo seletivo para os candidatos.
	
	
	Adequar as competêncais do candidato às exigidas no cargo.
	
	
	Destacar perguntas fechadas no momento da entrevista para facilitar o processo.
	
	
	Repetir processos seletivos para facilitar o trabalho do RH.
	
Explicação:
O processo de seleção visa escolher os candidatos mais qualificados e de acordo com o perfil exigido para  o cargo vago na empresa. Ele é estruturado a partir da definição do perfil das capacidades técnicas e comportamentais, organizacionais e individuais para cada função.

Mais conteúdos dessa disciplina