Buscar

MET DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA- VA2 - 2020

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FAMATH
FACULDADES INTEGRADAS MARIA THEREZA
	Ano/ Semestre:
	2020/1
	
	
	TRABALHO AVALIATIVO
	Nota
	
	Disciplina: Metodologia de História e Geografia I
	VA 1
	
	
	Turno: Noite Turma: 752
	VA 2
	
	Data ___ / ___ / ____
	Professor(a): Sandra Cunha
	2ª CH.
	
	
	Nome: Brenno Luiz 
	FINAL 
	
	Visto
	As provas deverão ser entregues corrigidas no prazo de 15 dias
O aluno deverá pedir vista de prova ao professor no mesmo dia de entrega da mesma
A solicitação de revisão de prova deverá ser feita por processo no prazo de 48 horas após a entrega da mesma
 I - QUESTÕES OBJETIVAS : NORMAS GERAIS:
1. Preencher o cabeçalho;
2. O trabalho avaliativo vale 10 pontos;
3. Entregar impreterivelmente até o dia 02/07/2020; 
4. Todo material poderá ser consultado, mas não poderá haver nenhuma cópia sem menção ao autor, o que irá zerar a nota;
 5. Deve ser usada a coerência, a coesão e a concisão na escrita;
 6. O trabalho pode ser feito no computador (salvar como arquivo PDF) ou à mão (fotografar ou escanear);
7. O trabalho deverá ser feito em uma única página tamanho A4 (papel de impressão) ou numa folha de caderno tamanho grande;
8. O trabalho deverá ser enviado para o e-mail (profsandracunhac@gmail.com);
9. Devem ser seguidos todos os critérios solicitados para a realização da atividade;
10. As notas serão divulgadas no site da FAMATH, na área do aluno.
1 - Precisamos assimilar ativamente os conhecimentos para depois usufruir dos mesmos, demonstrando assim que ocorreu uma aprendizagem significativa.
Analise o caso e reconheça a que fator o mesmo se refere, para que ocorra uma aprendizagem significativa.
“Os alunos da professora Carla aprendem melhor quando a aula de História é desenvolvida através de uma entrevista com moradores locais sobre o lugar de importância para a formação da cidade/localidade. Essa entrevista foi uma das metodologias que a professora costumava usar para estimular seus alunos a refletir sobre suas vivências com aquele local”. ( 1,0 ponto)
(A) Estímulos
(B) Motivação intrínseca
(C) Motivação extrínseca
(D) Prática
(E) Contextualização
2 - No Colégio Rocha Silva, durante o mês de agosto, foi proposto pela escola, trabalhar o tema Folclore, onde vários professores de disciplinas diferentes englobaram o tema em seus conteúdos de aula, sem envolver outras áreas de conhecimento”. No caso acima citado, os professores trabalharam, utilizando-se dá: ( 1,0 ponto) 
 
(A) Transdisciplinaridade
(B) Interdisciplinaridade
(C) Pluridisciplinaridade 
(D) Multidisciplinaridade
(E) Disciplinarização 
3 - Entendemos que a interdisciplinaridade é uma palavra com muitos sentidos, muitas concepções como muitos outros conceitos em educação. A verdade é que a interdisciplinaridade é uma questão que envolve cultura e prática que permeia as ações educativas em ambientes que valorizam a complexidade do conhecimento nas ações educativas.
De acordo com as alternativas abaixo, aquela que melhor caracteriza a interdisciplinaridade é: (2,0 pontos)
(A) A interdisciplinaridade é a ação simultânea de uma gama de disciplinas em torno de uma temática comum.
(B) A interdisciplinaridade é a interação entre conhecimentos inter-disciplinares que se situam em um mesmo nível hierárquico, não havendo nenhum tipo de coordenação que integre esses conhecimentos.
(C) A interdisciplinaridade caracteriza-se pelo diálogo e cooperação entre as disciplinas do conhecimento, mas isso se dá por uma ação coordenada, visando a um interesse comum.
(D) A interdisciplinaridade pressupõe uma atitude de justaposição de conteúdos de disciplinas heterogêneas ou a integração de conteúdos numa mesma disciplina.
 (E) A interdisciplinaridade é a justaposição de matérias diferentes, oferecidas de maneira simultânea, com intenção de esclarecer alguns elementos comuns, sem explicitar claramente as possíveis relações.
	4 - Com base nos estudos discutidos em aula, elabore um texto dissertativo partindo da reflexão acerca da BNCC sobre as Ciências Humanas História e Geografia. ( 6,0 pontos)
Leia:
 “Nos anos iniciais, é recorrente e legítima a preocupação em garantir que os alunos sejam devidamente apresentados ao mundo das letras e dos números. Por isso, muitos professores investem mais tempo nas aulas de Língua Portuguesa e Matemática. Porém, ignorar ou minimizar a importância das Ciências Humanas, traduzidas pelas disciplinas de História e Geografia, faz com que as crianças não explorem todas as possibilidades de interpretar o mundo e se inserir nele de maneira consciente e atuante. O trabalho com as duas áreas desenvolve competências importantes, que vão muito além da capacidade de decorar datas ou nomes de capitais, rios ou heróis, como ainda se vê”. 
Bons Estudos! 
Respostas: 
1- E
2- D
3- C
4- Desde os primórdios as escolas visam a formação dos alunos voltada à para o mercado de trabalho, logo, os docentes caem em um erro, que por ser reproduzido tantas vezes, acabou se tornando comum, que é trabalhar com o foco voltado para matérias como português e matemática Deixando de lado matérias importantes, como a história e a geografia. E com esse foco voltado para um mercado de trabalho, os alunos passam a ter formação voltada para um mercado profissional, logo se deixa de lado uma formação, se não a mais importante, que é de um aluno critico, um aluno que é capaz de confrontar a realidade na qual está inserido, através de melhorias não só para si, mas como também a sua realidade.
A história e a geografia nos anos iniciais são as principais matérias que trazem um pensamento reflexivo nos alunos, enquanto não se tem matéria de cunho totalmente critico como a sociologia, por exemplo, a história e a geografia são as matérias que se enquadram no campo social, cultural, regional e histórico. 
A história trazendo o estudo dos fatos com uma narrativa temporal, esse estudo do tempo trará a conscientização do atual momento no qual estamos passando, ou seja, a história nos traz a compreensão do presente com base no estudo do passado. Logo. Entende-se que a História é um estudo do tempo.
A geografia ela ajuda contribuir com a compreensão do espaço, pois seu objeto de estudo é justamente o estudo da superfície da terra no qual todos vivem, esses estudos se estendem ao aspecto social, cultural e físico. Um dos objetivos docentes na geografia é mostrar aos seus alunos que o mundo não é estático, e que ele estará sempre em constantes mudanças e abordar as diversidades regionais e culturais. 
Por isso a história e a geografia elas são matérias que mesmo que sejam distintas elas andam juntas, pois uma facilita a compreensão da outra, onde enquanto a história visa mostrar as modificações do homem, a geografia ela vem acompanhando juntamente essas mudanças físicas. A ideia central é desenvolver além de uma formação mais crítica e concreta, elas trazem consigo uma formação de cidadão. 
Por isso se faz necessário a construção de um currículo, currículo esse, que segundo Libanêo necessite que integre o aluno e o forme um cidadão completo. Currículo esse sendo o real, que estude a regionalidade de uma maneira geral, esse documento que é emitido pelos órgãos públicos de educação, e mexe diretamente com as escolas, e com base nesse currículo formal, o professor trabalhará com seus alunos, onde ocorrerá um currículo oculto, e nesse momento, é onde os professores trabalham de acordo com a realidade vivenciada em sala de aula. 
Atualmente a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem um objetivo de trazer uma formação integral do aluno, através de atividades interdisciplinares, e com base nas necessidades regionais de cada aluno, juntamente com as áreas dos conhecimentos e assim não só formar o aluno para um mercado de trabalho, mas também para formar um cidadão crítico e consciente, que sempre buscará o melhor não só para si, mas também para a sua sociedadeE por fim, conclui-se que exista uma falta de um ensino mais ativo, onde o aluno vira o foco da educação, e então suas necessidades passem a ser atendidas, e logo, o conhecimento passa a ser mais crítico, e a educação deixa de ser voltada apenas para o mercado de trabalho e passe a ser uma educação transformadora.

Continue navegando