Buscar

Avaliação II-Estrategias de Leitura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Estratégias de Leitura 
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual 
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Para facilitar a compreensão textual por parte do aluno-leitor, ou ainda para o estabelecimento do sentido do texto lido, é de grande importância valer-se, o professor, de certos procedimentos que concorram para este fim. Tais procedimentos são aplicados não simultaneamente, mas adotados conforme o objetivo do trabalho realizado a partir do texto. Todos os recursos adotados para facilitar e melhorar os conhecimentos no que concerne à leitura têm por objetivo a formação de leitores autônomos, capazes de ler e compreender textos com maior profundidade. Acerca da estratégia de leitura denominada Previsão ou Antecipação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Por esta estratégia, o aluno resume o texto que leu, separando pontos relevantes.
(    ) Por esta estratégia, o aluno cria hipóteses acerca do texto, e confirmará, durante a leitura, a sua realização ou não.
(    ) Por esta estratégia, o aluno pode confirmar a realização de determinada hipótese, o que poderá resultar no acréscimo de conhecimento.
(    ) Por esta estratégia, o aluno-leitor consegue colocar em prática conhecimentos prévios.
(    ) Por esta estratégia, o aluno-leitor consegue agregar conhecimentos ínfimos no que concerne ao ato de leitura.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F - V.
	 b)
	F - V - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - V - V.
	 d)
	F - F - V - F - F.
	2.
	O ato de leitura tornou-se uma das exigências da sociedade de hoje. Por isso, poder-se-ia dizer que é uma necessidade. E a leitura não pode ficar somente nos livros, nas palavras escritas, mas ela deveria passar da palavra ao mundo. Mais do que isso, o ato de se observar a sociedade, os acontecimentos, os fenômenos do dia a dia, compreendê-los e interpretá-los, e relacioná-los àquilo que já se leu ou, ainda, compreender e explicar os fatos a partir de conhecimentos adquiridos via textos lidos também constitui leitura. Residiria ali o intertexto. Daí entender-se o leitor como alguém que não é um mero decodificador de sinais escritos, mas alguém que interage, que relaciona o texto à realidade, que constrói significado a partir do texto, relacionando as suas vivências, os seus conhecimentos anteriores aos conteúdos do texto lido. Acerca do leitor considerado crítico, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A leitura implica observar palavras e decifrá-las.
	 b)
	A leitura implica possuir capacidade para compreender as ideias do autor do texto.
	 c)
	A leitura implica estar alfabetizado, a fim de entender as palavras escritas.
	 d)
	A leitura implica o conhecimento das letras do alfabeto e compreender as palavras.
	3.
	A escola, para que o processo da promoção da leitura realmente se efetive, necessita, dentre suas atividades diárias, conceber meios em que a leitura seja vista como uma forma de interação. Para tanto, a leitura pressupõe várias atividades que envolvem desde o aprender a ler e interpretar até tê-la como prazerosa. Sobre a leitura, analise as seguintes afirmativas:
I- Um processo de leitura organizado em uma escola engloba interação, exteriorização de pensamento, informações, ações, entre outras.
II- O professor precisa propor atividades diferenciadas para que a promoção do processo de leitura aconteça com êxito, como pontuar trechos importantes, destacando capítulos ou seções, separar e explicar trechos confusos etc.
III- A leitura se dá pelo simples entendimento do sentido denotativo do texto.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	4.
	Para que ocorra o processo de leitura, é necessário que muitos tipos de conhecimento sejam colocados em ação. De acordo com Kleiman (2000), entre estes conhecimentos podem ser citados o linguístico, o textual e o conhecimento de mundo. Para a autora, estes são indispensáveis para que o leitor compreenda o sentido do texto. Acerca dos conhecimentos necessários para uma leitura bem-sucedida, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para que a leitura seja bem-sucedida, é necessário que o leitor compreenda a estrutura de argumentação do texto.
(    ) A análise da credibilidade e da veracidade das evidências apresentadas no texto são uma consequência da leitura e devem ser realizadas após o estudo do texto.
(    ) Um texto que apresenta linguagem emocional é sempre classificado como literário, pois este tipo de linguagem pressupõe ficção.
(    ) Um texto pode apresentar possíveis estereótipos (religiosos, étnicos ou culturais) e pode apresentar também parcialidade político-partidária, cultural, entre outros. Isso dependerá do objetivo do texto e a quem ele se destina.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 2000.
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	5.
	A leitura crítica é a capacidade de compreender as ideias contidas em um texto. Nesta perspectiva, o leitor analisa as evidências e os argumentos contidos no texto, a fim de validá-los ou refutá-los. A leitura crítica, quando efetuada, passa por algumas etapas importantes para que possa ser concluída com sucesso. Sobre essas etapas, analise as sentenças a seguir:
I- São etapas da leitura crítica a decodificação, a compreensão, a interpretação e a retenção, respectivamente.
II- A decodificação consiste em fazer uma leitura superficial que pode ser realizada mais de uma vez durante o processo.
III- Durante a etapa de retenção, o leitor faz a verificação do vocabulário para que não haja dúvidas quanto à linguagem utilizada no texto.
IV- Na compreensão, o leitor grava as informações obtidas nas etapas anteriores e estabelece a importância delas para seu cotidiano.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	6.
	A comparação de textos é uma atividade comumente aplicada em sala de aula, durante as aulas de Língua Portuguesa. Comparar textos similares, sejam eles paródias ou simplesmente textos que tratem do mesmo assunto, é uma estratégia bastante eficaz para auxiliar a desenvolver nos leitores a habilidade da argumentação e da criticidade. A partir do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Comparar textos valoriza a leitura de textos literários. As intervenções do professor auxiliam na percepção de aspectos como recursos linguísticos, contexto e tema.
(    ) Antes da leitura dos textos que serão comparados, o professor pode fomentar nos alunos a curiosidade e, a partir da estratégia de previsão e antecipação, fazer com que eles conversem acerca do que ambos os textos tratarão.
(    ) A atividade de comparação de textos deve ocorrer somente nas séries finais, mais especificamente no Ensino Médio, pois os alunos, nesta etapa, já são proficientes.
(    ) A partir da comparação de textos, os alunos conseguem perceber a maneira como os acontecimentos são narrados nos textos. Neste caso, o professor pode questionar os alunos acerca das intenções do autor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	7.
	A leitura é utilizada em diversos locais e com diferentes finalidades. A formação do leitor inicia-se também na escola e se processa a longo prazo com a mediação do professor. O leitor crítico estabelece uma relação com a linguagem e suas significações, diferenciando-se do leitor que lê de maneira mecanizada. Sobre o leitor crítico,assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Para desenvolver a criticidade, a leitura não pode ser delegada somente à escola, deve ser uma parceria entre escola e família.
	 b)
	A leitura crítica de um texto é a decodificação de sinais e a reprodução de informações.
	 c)
	O leitor crítico lê as entrelinhas, sem estabelecer uma conexão com o autor do texto.
	 d)
	Para ler com criticidade, não há a necessidade de dominar as habilidades de estratégias que nos fazem compreender, basta decodificar as palavras.
	8.
	Frequentemente, na educação básica e também no Ensino Superior, percebe-se a grande dificuldade de os alunos lerem e interpretarem e, consequentemente, estudarem corretamente. E disso depreende-se que ler não é uma atividade tão simples como se pensa. A leitura, efetuada de maneira crítica, implica a tomada da várias atitudes. Ler criticamente não é um simples ato de decodificar, de ler despreocupadamente, de ler para adquirir informações ou acumular saberes ou ainda ampliar os conhecimentos. Ler criticamente, ao contrário, resume-se em concentrar-se naquilo que o texto expõe de mais importante, nos pontos mais relevantes, destacar ideias consideradas centrais e ideias tidas como secundárias, ditas menos importantes. Tal aspecto requer, da parte do leitor, reflexão, análise comparativa, saber diferenciar aspectos maiores, melhores, piores, mais relevantes, menos importantes, poder de síntese, julgar as ideias expostas pelo autor da obra, estabelecer intertexto. Para se efetuar uma leitura de maneira crítica, além disso, é importante que se coloquem em prática alguns conhecimentos básicos, conforme apresentado nos itens que seguem. No que se refere ao processo de leitura crítica e os conhecimentos necessários, analise as sentenças a seguir:
I- A leitura crítica requer que sejam analisadas a veracidade e a credibilidade do que é exposto no texto.
II- Para se ler um texto criticamente, é preciso que se analise a escolha efetuada das palavras e da sua significação.
III- A leitura crítica requer da parte do leitor única e exclusivamente a interpretação de palavras e a decifração de sinais.
IV- É importante que, para ler criticamente, o leitor consiga compreender a presença de estereótipos e a parcialidade no texto.
V- Ler de modo crítico significa também analisar a presença da linguagem que trabalha com aspectos emocionais.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II, IV e V estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III, IV e V estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II, III e V estão corretas.
	9.
	Aprender a ler não é só uma das maiores experiências da vida escolar. É uma vivência única para todo ser humano. Ao dominar a leitura, abrimos a possibilidade de adquirir conhecimentos, desenvolver raciocínios, participar ativamente da vida social, alargar a visão de mundo, do outro e de si mesmo. Baseado no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As atividades de leitura devem ser planejadas com objetivos definidos.
(    ) Levantar hipóteses, antecipar previsões e acontecimentos a respeito do texto a ser lido, baseado no gênero, título, subtítulo etc.
(    ) Selecionar sempre textos complexos, para estimular o senso crítico dos alunos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: RAMOS, Heloísa Cerri. Compreender, eis a questão! Revista Nova Escola. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/linguaportuguesa/praticapedagogica/compreendereisquestao423576.shtml>. Acesso em: 26 set. 2013.
	 a)
	F - F - V.
	 b)
	V - V - F.
	 c)
	V - F - V.
	 d)
	F - V - V.
	10.
	Dentre as estratégias de leitura, a leitura pontual considera o fato de que o leitor consegue separar as informações essenciais das pouco relevantes. Sobre esta estratégia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A leitura pontual permite ao leitor compreender quais são os pontos relevantes no texto.
(    ) Com esta estratégia, o leitor participa do processo de maneira dialógica, utilizando suas experiências culturais para o entendimento do texto.
(    ) A leitura pontual faz com que os trechos desconhecidos se tornem conhecidos.
(    ) A estratégia de leitura pontual ajuda o leitor a compreender um texto não familiar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	F - V - V - V.
Parte inferior do formulário

Outros materiais