Buscar

Prévia do material em texto

NOME DA INSTITUIÇÃO:UNINASSAU
NOME DO CURSO: Tecnólogo em Logística
NOME DA DISCIPLINA: Liderança e Desenvolvimento de Equipe
PROFESSOR EXECUTOR: Alessandra de Oliveira
TUTOR: Rodrigo Barbosa Oliveira e Silva
ALUNO: Edison da Silva
MATRÍCULA:01323262
Sou Carlos, fui recentemente promovido a líder da equipe do processo de agregar onde trabalho como analista de recursos humanos há dois anos. Apesar de o gerente de RH, Saturnino Fernandez, me ter informado das minhas novas funções, parece-me que mais ninguém foi informado, pois ninguém comentou o assunto comigo e todos me tratam como antes, como se não tivesse essa função.
Optei por não assumir o papel de líder dos meus colegas, enquanto esta alteração não for explícita para todos, tendo sido repreendido pelo meu superior, por me “demitir das minhas funções”.
Clarifiquei com ele a situação e de fato ele informou ao restante equipe. Os problemas começaram aí:
             - A Iris, analista de recursos humanos, a exercer funções similares às minhas há 6 anos, demitiu-se. Tinha com ela uma boa relação, mas foi-se embora sem sequer se despedir.
             - O Pablo, assistente de recursos humanos, recusa-se a fazer a maioria das tarefas que lhe peço, pois diz que o gerente lhe dá muito serviço e por isso não tem tempo para mais nada, inclusive pôs o estagiário para tirar fotocópias, sem me dar conhecimento.
             - O Rolando amigo de longa data e colega de faculdade, entramos juntos na empresa. Recusa-se a continuar a ter a mesma relação de amizade que tínhamos antes pois considera que não é possível separar a área profissional da esfera pessoal e diz que não quer ser o “amiguinho do chefe”.
O gerente atribui-me cada vez mais responsabilidades e não tenho possibilidade de cumprir com todas as minhas tarefas, apesar de todos os dias voltar para a empresa depois de jantar e ficar até bastante tarde.
Gosto do trabalho de coordenar pessoas, mas às vezes penso que não vai ser possível coordenar esta equipe.
Como posso voltar a ter a boa relação que tinha com estes colegas e ser um bom líder?
(adaptado: https://web.fe.up.pt/~mac/ensino/docs/L20042005/EstudoCasoLideranca.doc)
 
Você é o responsável pelo Programa de Desenvolvimento de Líderes da empresa que Carlos trabalha. Mediante o contexto apresentado e o questionamento de Carlos, apresente para ele três (03) ações que precisa realizar para desenvolver e exercer o papel de líder na sua equipe de trabalho, e justifique a relevância de cada uma das ações apresentadas
ESCREVA SUA PRODUÇÃO TEXTUAL EM FORMATO WORD SOBRE A ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA, COM MÍNIMO DE 30 LINHAS (A DEPENDER DO QUE FOR PROPOSTO NO ENUNCIADO).
A confiança é a pedra fundamental da liderança, quando os colaboradores sentem confiança no seu líder a tendência delas é segui-los e se deixar influenciar por eles. A confiança é uma espera baseada em probabilidades positiva de que outra pessoa não agirá de maneira oportunista. A confiança necessita de tempo para ser conquistada.
A extensões que fundamentam o conceito de confiança são: Integridade, Competência, Consistência, Lealdade e Abertura. No caso do Carlos a primeira atitude que ele deve tomar é estabelecer CONFIANÇA em sua liderança. E principalmente confiar em sua INTEGRIDADE, pois a honestidade e a integridade é a dimensão mais importante da confiança, sem a qual as outras perdem o sentido. Confiar em sua COMPETÊNCIA pois os conhecimentos técnicos e habilidades interpessoais são de suma importância em um líder.
Outra atitude que Carlos deve tomar é desenvolver a inteligência emocional, dentre esta característica a autoconsciência, pois assim será desenvolvido a autoconfiança que um líder deve ter, para contagiar sua equipe para que a mesma o siga. E destacando também a habilidade social que proporcionará mudanças, capacidade de persuasão e competências na construção e lideranças de equipes. 
Outra característica é liderar dando exemplo, pois os lideres são constantemente observados e servem de espelhos aos que querem aprender, por isto o líder deve ser um exemplo de excelência.
Depois de tudo isto chega a hora de observar as variáveis contingenciais do modelo de participação dos liderados, chegou a hora de tomar decisões, tais como: o comprometimentos dos subordinados, os subordinados” vestem a camisa da empresa”, a rotatividade não é o melhor caminho mas as vezes é necessário.
Enfim o melhor modelo para Carlos é o de líder dirigente, onde ele trará direções claras a sua equipe, dizendo exatamente o que espera de cada um. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS
Lideranças e desenvolvimentos de equipe/ organizadora Maria Thereza Rubim Camargo Soares.—1.ed.—São Paulo : Person Education do Brasil,2015.
Dicas de Atenção:
A formatação exigida pelas Normas ABNT são:
· Fonte: Times New Roman ou Arial- tamanho 12 – cor: preta. Nas citações com mais de 3 linhas, notas de rodapé, legendas e tabelas a fonte deve ter o tamanho 10.
· Itálico: Deve ser usado nas palavras de outros idiomas. Esta orientação não se aplica às expressões latinas apud e et al.
· Margens: Direita e inferior: 2cm / Esquerda e superior: 3cm
· Parágrafos / Espaçamento: 1,5 entre linhas;
As referências devem ser separadas umas das outras com espaçamento duplo.
· Alinhamento do texto: O texto do trabalho deve estar justificado para que fique alinhado às margens esquerda e direita. Esta formatação revela uma aparência mais organizada e o escrito fica melhor distribuído.
As Normas da ABNT possibilitam a realização de um trabalho organizado e bem desenvolvido. Além da aparência padrão, é documento de entendimento universal.
.