Buscar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1. DADOS DO ESTUDANTE
Curso: Pedagogia
Instituição: Cruzeiro do Sul Virtual – Educação a Distância
Nome: Keylla Pamella Martins Tavares
RGM: 19380852
Disciplina: Estágio Supervisionado em Educação Infantil
Ano/semestre de realização do estágio: 4° semestre
Quantidade de horas realizadas: 100 horas
2. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO
Instituição de ensino: Viraventos Escola Infantil
 Endereço: SHCS EQS 204/404 Bloco C - Asa Sul
Instituição mantenedora: Associação Brasiliense de Educação Personalizada (ABEP)
Dependência administrativa: Privada
Diretoria: Gisela Rojas 
Níveis escolares observados: Jardim 3 e Jardim 5
3. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
O ambiente interno da escola é amplo facilitando a locomoção das crianças e doas funcionários nas suas respectivas rotinas. A escola conta com nove salas de aulas com capacidade para dezoito alunos em cada, as salas são equipadas com cadeiras e mesas, armários e quadro negro com tamanho adequado para a faixa etária de cada segmento, e dez painéis nos corredores para confecção de mural referente a datas comemorativas. A escola conta também com uma sala de direção, uma recepção onde também funciona a secretaria escolar, uma sala de coordenação, uma sala dos professores, um refeitório para os estudantes, uma cozinha na qual é utilizada pela equipe que presta serviços de lanche e almoço para determinados estudantes, um pátio coberto e um pátio descoberto no qual se encontra os brinquedos para a hora da recreação e ambos possuem grama sintética, um parque de areia, quatro banheiros equipados perante a faixa etária dos estudantes, um banheiro masculino e um banheiro feminino para uso de pais ou visitantes, sala de psicomotricidade. 
4. INTRODUÇÃO
A Viraventos Escola Infantil trabalha na perspectiva de Educação Personalizada sendo um modelo educacional que fundamentado nas teorias do espanhol Victor Garcia Hoz que considera o modo de educar como:
 [...] na consideração do ser humano como pessoa, e não simplesmente como um organismo que reaciona diante dos estímulos do meio, mas principalmente, como um pesquisador ativo, que explora e modifica o mundo que o rodeia. (GARCÍA HOZ, 1970, p. 22).
Os pilares da Educação Personalizada são, a formação integral da pessoa nas suas cinco dimensões (física, intelectual, volitiva, afetiva, transcendente); visão transcendente do ser humano com base na antropologia cristã; e os pais como os primeiros e principais educadores. A comunicação entre pais e professores se dá de modo individualizados chamados de “preceptorias”, os pais contam também com formações trimestrais para auxiliarem no trabalho conjunto entre escola e família. 
Os pais são bem participativos no desenvolvimento de seus filhos, nas preceptorias são conversados de maneira individual sobre cada criança com sua família e logo no fim os pais e a regente assinam o relatório sobre a preceptoria ministrada. A equipe pedagógica da escola conta com diretoria e vice-diretora e coordenadora pedagógica. A instituição promove trabalhos sociais com os estudantes do qual é chamado de “Projeto Generosidade” onde são arrecadados materiais didáticos para fornecer a crianças que vivem em estágio de vulnerabilidade ou baixa renda, a escola também conta com alunos bolsistas dos quais são tratados de maneira igual perante aos alunos pagantes.
5. REFLEXÃO SOBRE A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO 
Os alunos são recepcionados em suas devidas salas de aula que logo após se deslocam para a sala de psicomotricidade onde são trabalhados diariamente toda a parte motora da criança através de circuitos que contribuem para a organização cerebral por meio da interação com o corpo. Logo após as crianças são direcionadas para a sala de aula onde é realizado a passagem de mural, a passagem de mural se dá através de um mural com tags do tamanho de uma folha A4 onde é abordado o momento da oração, o centro de interesse, ditado popular, conta popular, conto do centro de interesse, momento da audição musical sendo músicas de consertos sinfônicos, canções populares e canções que sem baseiem no centro de interesse do mês; as tags são mudadas sempre na primeira segunda-feira de cada mês.
Nas terças-feiras os alunos possuem aula de ensino religioso logo após a aula de psicomotricidade, nessas aulas são ensinados os lemas deixados por Jesus Cristo buscando a formação da criança como um bom ser no meio social em que vive. Ás quartas-feiras as crianças participam das aulas de música logo após a aula de psicomotricidade, da qual tem por objetivo favorecer o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, ritmo, memorização, atenção, concentração e corporeidade. A regente de música fornece aos alunos instrumentos musicais aguçando assim sua percepção pelos ritmos musicais existentes.
Em seguida as crianças têm o momento do lanche que realizado no refeitório e logo após o termino do lanche as crianças são liberadas para o momento do parque, as professoras regentes e auxiliares participam das brincadeiras promovendo a interação entre alunos. Algumas dessas brincadeiras são pega-pega, pique esconde, pula corda, danças reforçando assim alguns movimentos trabalhados nas aulas de psicomotricidade. Logo após o momento de recreação no parque as crianças retornam para a sala de aula e seguem com a rotina, a regente neste momento ministra as aulas de matemática de maneira lúdica a promover o raciocínio logico dos alunos de maneira desenvolve-los para o ensino fundamental, nesse momento são ministradas as aulas de HD (hora da descoberta) da qual são apresentadas curiosidades que se relacione com o centro de interesse do mês, esse momento se dá com os alunos sentados em círculo podendo ocorrer o debate, interação entre todos. Após o momento do HD as crianças recebem a regente de inglês em sala, a maneira como é ministrada as aulas de inglês são de forma lúdica com a utilização de músicas, vídeos animados, brincadeiras, histórias e até mesmo a utilização do livro de atividades em inglês fazendo com que as crianças tenham uma facilidade maior em entender os comandos, memorização de palavras e entendimento em outras línguas, as aulas de inglês são ministradas diariamente com a duração de quarenta minutos. 
Após as aulas de inglês a professora regente retorna para o momento das estações. As estações são atividades ministradas em grupos dos quais são divididos por etapas no decorrer da semana, essas atividades são subdivididas em tópicos tais como: linguagem, lógico/matemático, criatividade e experiência. 
Na estação de linguagem são trabalhadas palavras, grafias, jogos lúdicos de língua portuguesa; a estação lógico/matemático as crianças trabalham o raciocínio lógico, a memorização dos números, operações matemáticas, quantidades de grandezas; já na estação de criatividade são feitos trabalhos manuais que agucem a criatividade e o lado artístico de cada um deles; a estação de experiência é trabalhado os contextos de ciências através de experimentos e atividades de curiosidades. As estações funcionam em forma de rodizio no decorrer da semana, os alunos se dividem em equipes de quatro a cinco estudantes e a cada dia as equipes realizam uma das estações propostas até que se conclua o ciclo na quinta-feira. Às sextas-feiras as crianças são liberadas para o dia do brinquedo que são tragos de casa, o momento do brinquedo é uma forma de interação e relaxamento entre as crianças promovendo o ato de generosidade de compartilhar e aprender a dividir seus pertences trocando assim experiências entre si.
6. PERFIL DOS PROFESSORES
As regentes que acompanhei seguem bem a linha a metodologia aplicada pela escola, sendo uma delas um pouco mais flexível quanto ao temperamento dos alunos. Já a outra regente pelo fato de ministrar aulas para alunos do Jardim 5 tem uma liberdade maior para questionar e corrigir os temperamentos dos estudantes pelo fato dos mesmos já compreenderem com mais facilidade as rotinas diárias e os comandos das professoras. Ambas as regentes se formaram no curso de pedagogia e ministram aulas na instituição a anos, trabalhando com
competência, dedicação e amor pela profissão que decidiram seguir.
7. PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES
A escola conta com formações semanais e semestrais para o corpo docente esse tipo de formação continuada procura proporcionar um aprimoramento das práticas pedagógicas exigidas pela instituição aprimorando o modelo de educação personalizada, essas formações contam com palestrantes diversos que enriquecem o corpo docente e promovem visões e abordagens diferentes.
O planejamento das aulas é feito mensalmente pelas professoras regentes juntamente com o auxílio da coordenadora pedagógica, planejando sempre coisas inovadoras e que despertem a curiosidade dos estudantes, nas aulas ministradas no dia a dia são ensinados o ser social da criança como o trato com os colegas de classe, o cumprimento de rotina, regras, valores, a higiene pessoal, a aprendizagem através de bits que estimula a concentração, memorização e a ampliação do vocabulário. As regentes recebem formações para trabalharem com os estudantes no âmbito das Virtudes que se dá através da prática de pequenos hábitos adequados a cada faixa etária e trabalhados sempre de maneira lúdica para que no futuro lhe permita fazer boas escolhas com liberdade, autonomia e responsabilidade. O momento da contação de histórias se dá semanalmente com contos populares e contos que enfatizem as virtudes trabalhadas em sala de aula com os estudantes.
8. FOCO 1: “MÚSICA”
Na educação infantil o momento da música se torna importante, pois ‘foge’ da rotina habitual e cansativa das atividades. Através da música podemos estimular áreas do cérebro não desenvolvidas por outras linguagens, como na linguagem oral e escrita, podemos também estimular a audição, o espaço físico e motor assim desenvolver melhor o ritmo de cada criança etc. A música promove também a imaginação, o lúdico, a memorização, o conhecimento de novas palavras. Algumas das músicas que tive a oportunidade de escutar no momento do estágio foram entre as músicas clássicas: Johann Sebastian Bach – Tocata e Fuga em Ré Menor, BWV 565, Johann Strauss I - Marcha Radetzky; entre as músicas populares: Bia Bedran - Boneca de Lata, Quintal da Cultura - Eu Tirei Um Dó da Minha Viola. 
9. FOCO 2: INCLUSÃO
Na instituição consta alunos com necessidades intelectuais tais como: transtorno de espectro do autismo, transtorno opositivo desafiador, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. Porém precisa criar espaços para o atendimento exclusivo para a realização de alguns tipos de atividades pedagógicas potencializando as habilidades presentes nas crianças.
A inclusão está também no modo a ensinar as outras crianças ao trato com os estudantes que possuem essas necessidades, o respeito as diferenças, a generosidade em se colocar no lugar do próximo para assim se tornarem seres melhores que se preocupam com o bem-estar não só de si mais também do próximo.
10. CONSIDERAÇÕES FINAIS
O estágio é um dos momentos mais importantes da formação, apesar de já exercer a função como auxiliar de sala tive a oportunidade de entrar a fundo na realidade de uma professora regente. Com o estágio pude investigar e me dedicar mais aos comportamentos dos alunos visando assim melhor as práticas pedagógicas realizadas em sala de aula. O que fez compreender também que nem sempre o que é visto na graduação pode ser o suficiente para lidar com aquele aluno que possui alguma dificuldade de aprendizagem fazendo do trabalho em sala de aula cada vez mais desafiador.
As formações semanais e semestrais são gratificantes a instituição se dedica de maneira integral na formação de seus colaboradores os auxiliando nesse mundo pouco conhecido da educação personalizada, são dedicados livros de leitura, grupos de estudos, reuniões todos de maneira lúdica a modo de fazer com que você se sinta encantada por esse método de ensino. Gostaria de agradecer a escola por ter me recebido em turno contrário ao que exerço minha função de auxiliar, sempre dispostos a me auxiliarem em tudo que é relacionado a escola, alunos e metodologia de ensino. Agradeço a minha orientadora por ter me guiado nesse meio da educação infantil.
11. REFERÊNCIAS 
· HOZ, Víctor García. Educação Personalizada. 1. ed. rev. São Paulo: Kirion, 2018. 300 p. v. 1.
· ESCOLA INFANTIL, Viraventos. Proposta Pedagógica. 1. Ed. Brasília: 2016

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais