Buscar

atividade 1 gestao

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

“Argentina, Brasil e México são federações populosas e economicamente relevantes, que em 2014 compreendiam 60,8% da população e 69,1% do PIB da América Latina. Entre 1930 e 1980, vivenciaram processos desenvolvimentistas que envolveram industrialização, legislação trabalhista, criação de instituições de previdência e atenção médica aos trabalhadores formais e implantação de programas de saúde pública para controle de doenças específicas. Nas últimas décadas, as reformas de seus sistemas de saúde apresentaram diferenças, influenciadas por distintos legados institucionais, agendas políticas e orientações governamentais”.
MACHADO, C. V. Políticas de Saúde na Argentina, Brasil e México: diferentes caminhos, muitos desafios. Ciência & Saúde Coletiva, v. 23, p. 2197-2212, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/csc/v23n7/1413-8123-csc-23-07-2197.pdf. Acesso em: 15 de maio de 2020.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados, escolha um sistema de saúde e faça comparações entre ele e sistema de saúde brasileiro (público e privado), quanto a pontos fortes e fracos de ambos os sistemas. 
O Sistema Único de Saúde, mais conhecido como SUS, é um privilégio da população brasileira. Entrou em vigor através da Constituição Federal de 1988 em seu artigo 196, e aprimorado em 1990 por meio da Lei número 8.088/1990. É dever de o Estado garantir saúde a 
Toda população brasileira, atende todos que procurarem suas unidades de saúde ou se houver necessidade de atendimento de emergência. É o único sistema de saúde pública do mundo que atende mais de 190 milhões de pessoas, onde aproximadamente 80% delas dependem exclusivamente dele para qualquer atendimento. Atualmente, o orçamento do Governo. 
Federal repassado para o Ministério da Saúde gira em torno 101 bilhões de reais, o financiamento é feito pelo governo, e parte do dinheiro utilizado para financiar vem de contribuições de empregados e patrões, como o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), por exemplo. A outra parcela é oriunda de diversos impostos pagos pelo povo. 
Apesar de lindo no papel, o SUS apresenta falhas administrativas graves que interferem muito na qualidade do serviço e acesso da população. Unidades de saúde sucateadas, falta de profissionais, filas intermináveis para tratamentos e procedimentos e falta de leitos de internação. Os pontos positivos giram em torno da vacinação gratuita, infantil e adulta, tratamentos medicamentosos gratuitos, remoções terrestres em caso de acidentes para o hospital público mais próximo (já iniciando o tratamento). Todavia, quando falamos Da. 
Assistência privada tem os seguintes pontos: atendimento rápido, facilidade de internação e leitos, quadro de profissionais adequado, fácil acesso às especialidades médicas. Em pontos negativos citamos: custo alto por pessoa, escassez de planos para pessoas físicas (dando m airo ênfase aos planos empresarias), dificuldade de acesso ao idoso (pelo custo), atendimento com 
cobertura pré-estabelecida pelo ROL de Procedimentos da ANS e pelas Diretrizes de utilização , limitando assim o acesso a determinados tipos de procedimento. 
No modelo de saúde Mexicano observamos a divisão também de público e privado, mas diferente do brasil que garante assistência pública a toda a população, o governo do México garante acesso gratuito somente às pessoas que realmente apresentam necessidade financeira, excluindo assim a população que possui maior poder aquisitivo.

Outros materiais