Buscar

ATIVIDADE 1 (A1) - Gestão das Organizações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Resposta:
Para o referido estudo, eu apresento a empresa Itaú Unibanco S.A, no qual sou correntista a muitos anos. Sendo o maior banco privado do pais, a burocracia não poderia ser diferente, pois segundo Chiavenato (2003) a burocracia é uma forma de organização que o ser humano desenvolveu para obter o melhor resultado perante a um objetivo. 
A burocracia pode ser vista logo ao entramos no banco, pois para sermos atendidos, precisamos retirar uma senha e aguardar. Após a finalização do primeiro processo, logo nos deparamos com outro, que é a abertura de uma conta onde precisamos apresentar diversos documentos e no fim assinar um contrato com termos pré-definidos, afim de estabelecer um acordo profissional e aberto entre o cliente e o banco, o qual é de extrema importância, visto que o mesmo irá armazenar e se responsabilizar por cuidar de seus rendimentos mensais, talvez por esse motivo o grau de burocracia seja maior entre todas as organizações que podemos ver na sociedade. Acredito que no caso dos grandes bancos como o Itaú, o mesmo poderia manter seu modelo atual de trabalho, fundamentado na divisão do trabalho por departamentos e setores, com o propósito de melhorar a entrega de resultados, entretanto podemos apresentar alguns pontos importantes que o excesso de burocracia trouxe a esse seguimento e como podemos melhorar os mesmos, como por exemplo o excesso de papelada e formalidade para realizar procedimentos simples em bancos e agencias o que caracteriza uma disfunção da burocracia, esse seria um ponto a se melhorar. Uma possível forma de desburocratização seria a utilização de menos papeladas na hora de fechar contratos mais simples e também priorizar a utilização de atendimentos digitais. 
Referência 
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. Revisada e atualizada. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.